Kalanchoe ou flor-da-fortuna é uma planta muito conhecida por suas flores. Mas nesse artigo não vou te mostrar como usa-las para atrair dinheiro, vou te mostrar como cuidar de kalanchoe, pois acredito que existem muitas informações incompletas por ai.
No entanto, pensei em te ensinar algo a mais, por exemplo nesse artigo ensinarei um truque para fazer sua kalanchoe florescer novamente. Assim como ao seguir essas dicas sua kalanchoe dará ainda mais flores.
Além de descobrir como fazer suas plantas ainda mais mostrarei:
Algumas especies de kalanchoe muito lindas, mas que não são a flor-da-fortuna. Como preparar o solo corretamente, como e quando regar e as técnicas corretas e mais efetivas de poda.
Além disso, recebi muitos relatos no Instagram de pessoas que aplicaram o que tem nesse artigo e estão tendo otimos resultados com suas Kalanchoe!
Direto ao ponto.
Solo;
Kalanchoes são plantas suculentas, aquelas com as folhas e caules que armazenam quantidades enormes de água. Assim como a maiorias das suculentas essas plantas não gostam de excesso de água no solo, pois isso pode mata-las.
Conhecendo esse detalhe que devemos preparar o solo para as kalanchoes. Dessa forma devemos preparar o solo pensando em como deixar o solo drenável.
Ele deve ser drenável pois assim a água passara pelas raízes da kalanchoe e não ficará as afogando.
Prepara uma mistura para cactos ou suculentas servirá perfeitamente para as kalanchoes. Mas como fazer?
Caso sua kalanchoe esteja em vasos, o geralmente ocorre monte as seguintes camadas no vaso:
- Camada 1: Pedras no fundo do vaso, elas facilitaram a drenagem.
- Camada 2: Filtro de café de papel. ou outro matéria semelhante. A função dessa camada é impedir que o solo acima entre no meio das pedras.
- Camada 3: 1 dedo de areia.
- Camada 4: O substrato que deve ser preparado com 3 partes de solo para jardim ou compostagem, com 2 partes de areia. Se possível adicione também 1 parte de perlita. Misture e adicione em cima da areia.
- Camada 5: Essa é para decorar o vaso, você pode adicionara pedras coloridas ou simplesmente areia.
Existem muitas combinações de solo possíveis, e você pode usar qualquer uma desde que seja um solo rico em nutriente e também drenável. Uma sica é jamais usar solos argilosos, você verá que como cuidar de kalanchoe é fácil apenas seguindo essa dica.
Já está gostando? Então ajude quem também tem kalanchoe compartilhando no Facebook é só CLICAR AQUI.
Rega;
Como já disse kalanchoes são plantas suculentas com folhas e caules que armazenam água. Isso também significa que você não deve manter as folhas molhadas.
Com um solo já bem drenável, você regará suas kalanchoes profundamente. Profundamente quer dizer que a água escoará por todas as raízes e sairá pelos orifícios de drenagem do vaso.
Não gosto de falar de quantos em quantos dias uma planta deve ser regada, pois isso varia muito das condições do local. No entanto posso dizer que as kalanchoes devem ser regadas sempre que estiverem com o solo seco.
Você pode fazer o teste do dedo para isso. Coloque o dedo no solo e sinta se ele está úmido ou seco.
Rego a mina com mais frequência quando está florescendo. Eles não precisam ser borrifados ou pulverizados, mas se o seu estiver muito sujo, dê uma boa mangueira uma vez por ano.
Quando as kalanchoes estão florescendo elas deveram ser regadas com mais frequência, para garantir flores por mais tempo.
Outra dica que não deve ser esquecida é nunca regalas com borrifadores ou pulverizadores, ainda mais se ela estiver em ambientes mais escuros,
Molhe as folhas apenas se você quiser limpá-las. Isso porque as suculentas não absorvem água pelas folhas como outras plantas.
Se as folhas ficarem úmidas por muito tempo alguns fungos se desenvolveram na planta. Esses fungos levarão suas kalanchoe a morte, por exemplo o oídio.
Se suas kalanchoes estiverem em vasos evite também de usar pratas no fundo. Os pratos acumulam água e assim causa podridão nas raízes e a morte da planta.
NOTA: Essas regras valem para como cuidar de kalanchoe
em: vaso, solo, no sol, ou na sombra.
Iluminação;
A iluminação é outro fator muito importante para conseguir ter kalanchoe saudáveis e florescendo. Kalanchoe gosta de sol e precisa dele para florescer muito.
No entanto as kalanchoes são plantas que conseguem viver em ambientes com iluminações diferentes, como na sombra recebendo luz indireta. No entanto elas não floresceram tanto quanto no sol.
Lado de Fora;
Como disse a kalanchoe gosta de sol, elas crescem melhor em locais ensolarados que recebem algum tipo de sombra contra o sol forte da tarde.
Se você tem kalanchoes dentro de casa pegue-a e mude para o sol gradativamente. Uma mudança brusca na iluminação pode causar alguns problemas como perda de cor, e as vezes as folhas podem até queimar.
Primeiro lugar, coloque a planta em um local que recebe parte da luz do sol ou debaixo de árvores, onde recebe sol filtrado.
Em seguida, mova gradualmente o vaso para onde a planta receberá sol durante a maior parte do dia, com alguma sombra à tarde.
Agora já deu para entender que kalanchoe gasta de sol e elas iram florescer muito mais se tiverem acesso à ele.
No entanto essas plantas também podem ficar na sombra.
Lado de Dentro;
Se você quiser ter cuidar de kalanchoe dentro de casa ou não puder dar luz solar para sua planta. Recomendo que você pelo menos a deixe em um local com muita luz apenas assim ela irá florescer.
Janelas, peitorais e sacada são lugares perfeitos para quem não pode disponibilizar sol pleno para sua kalanchoe.
Bodie Pennisi, especialista em floricultura em extensão, diz que a luz é o fator principal de influencia para o crescimento saudável das plantas.
Você também pode usar fontes de luz suplementares, como iluminação fluorescente, pintura branca nas paredes, etc. Essas técnicas para se cultivar plantas em interior servem muito bem em como cuidar de kalanchoes, pois elas são plantas muito resistentes
Temperatura;
A kalanchoe gosta de sol, mas também aguenta temperaturas muito altas, por ser uma suculenta essa é uma vantagem dessas plantas.
No entanto como qualquer outra planta com flores, quanto mais quente o ambiente é, mais rápido as flores se abrem e menor será o tempo de floração.
Temperaturas menores que 16°C são prejudiciais a planta, assim como temperaturas superiores à 40°C.
Kalanchoe como Podar:
Existem mais de 200 espécies de Kalanchoe encontradas em todo o mundo. Muitos deles tendem a ficar pernudas ao longo do tempo. Mas existe soluções para esse problema, a poda é uma.
Kalanchoe como podar e aumentar o numero de flores e folhas.
Beliscamento;
Essa técnica se consiste em apertar os caules pequenos que seguram as folhas. As folhas já devem estar secas nesse momento.
Os caules devem ser apertados e cortados com a unha bem próximos a base onde começam as folhas.
Isso impede que a planta continue gastando energia e nutrientes com as flores mortas. Kalanchoe como podar da forma certa permite a planta também focar a energia nas folhas e na próxima floração, ou seja aproveitar melhor os nutrientes.
Você verá abaixo como fazer uma kalanchoe florescer novamente.
Corte;
Depois de remover as flores mortas, você pode usar uma tesoura de poda comum para cortar o caule da planta onde estavam as flores.
O corte deve ser feito por volta da segunda ou terceira folha, mas isso também depende de quanto você quer cortar e da altura da planta.
Isso incentiva a ramificação da kalanchoe, e assim a planta crescerá com uma cobertura ainda maior. Além de folhas mais amplas e novas.
Ao usar tesouras de poda, certifique-se de elas estão afiadas e limpas, para não ferir sua planta e ainda contamina-la com alguma doença.
Em como cuidar de kalanchoe e podá-la você deve usar álcool para desinfetar suas tesouras ao podar kalanchoe.
Está gostando? Então ajude quem também tem kalanchoe compartilhando no Facebook é só CLICAR AQUI.
Como Fazer Mudas de Kalanchoe:
Existem varias maneiras de como fazer mudas de kalanchoe, por exemplo ser feito por sementes, divisão ou estaquia que é mais comum. O método com semente é muito difícil e leva tempo, não recomendo.
Como fazer mudas de kalanchoe por divisão? Você deve ter se perguntado.
Acredito que essa seja a maneira mais fácil de fazer udas dessa planta. Se você encontrar uma kalanchoe com a chance de poder se dividir em dois ou 3 partes e ainda ter raízes, você tirou a sorte grande.
No entanto as vezes a planta pode ser muito densa, o que dificulta a divisão dessa maneira.
Você também pode recorrer ao método da estaquia que com suculentas é muito simples e fácil de realizar. Você pode fazer estacas de 4 a 5 cm de comprimento.
Apenas remover algumas das folhas grandes, e cure os ferimento com pó de canela. Assim você evita que as mudas infeccionem.
Ambos os métodos de como fazer mudas de kalanchoe são melhores na primavera ou no verão. Evite propagar uma planta durante a floração. Pois a energia dela está ficada nas flores e não no crescimento.
No entanto também capriche no solo, para as mudas de estaquia, ele deve ser rico em nutriente como cálcio, fosforo e potássio. Você pode misturar casca de ovo, sementes de abobora trituradas e casca de banana.
Já como terra você pode usar composto para jardim. O segundo passo é regar e cobrir o recipiente onde estão as estacas, para isso use um plástico transparente.
Dessa forma você estará simulando uma pequena estufa. Deixe o recipiente em um local com luz indireta. Entre 14 a 21 dias as estacas já terão raízes.
Faça Florescer de Novo em 6 Semanas:
Suas massas enormes de flores são o motivo dessa planta ser tão popular. E elas podem florescer novamente naturalmente em alguns meses, sabia?
Apenas corte as hastes da flor até o fim como já mencionei acima. E como resultado suas plantas iram florescem novamente em aproximadamente 6 meses.
Se você aprendeu como cuidar de kalanchoe, mas ela não florescer novamente, você pode forçá-la a florescer. Essas plantas são fotoperiódicas, o que significa que elas reagem a períodos iguais de luz e escuridão.
Essas plantas precisaram de 12 a 14 horas de escuridão completa para florescer novamente.
Por exemplo: Você deve colocá-las em um armário ou em um quarto escuro por 12 a 14 horas por dia, depois coloque-a no local onde estava.
Sim, essas plantas realmente precisam disso, todas as noites por 6 a 8 semanas. Outra coisa a se fazer é reduzir a rega durante esses dias.
Assim que os botoes de flores começarem a aparecer você poderá retornar a rotina normal.
Dica extra: Misture ao solo sementes de abobora trituradas, elas são ricas em minerais importantes para a floração.
Manutenção:
Todas as plantas exigem manutenção, é claro que algumas exigem mais que outras. Cactos são plantas de pouca manutenção e diferente de bonsai.
Mas por sorte as como cuidar de kalanchoe e fazer sua manutenção é muito simples.
A manutenção de plantas como a kalanchoe consiste em:
- Remover as folhas gastas, amarelas e machucadas para manter sua planta sempre bonita e com aparência viva. Mas esterilize as ferramentas de corte!
- Você também pode limpar ou pulverizar com muito cuidado as folhas para remover a poeira. Usar casca de banana ou um lenço umedecido ajuda com essa tarefa.
Além disso veja algumas dicas legais no vídeo abaixo:
Tipos de Kalanchoe mais Lindas que você Irá querer Ter:
Existem varias espécies e tipos de kalanchoe espalhadas por ai. No total são mais de 200 espécies, da mesma forma para cada espécie existem muitas variedades.
Todas precisam de basicamente as mesmas condições de cultivo, solo drenável e luz abundante. Tanto que algumas espécies como a Orelha-de-Elefante são ótimas para jardins xeriscapes.
Aqueles tipos de jardins com plantas que precisam de pouca água e cuidados.
Certamente você também pode usar kalanchoe em bordaduras de jardim, em canteiros de janela ou ainda como presentes e lembrancinhas
Abaixo estão 5 tipos de kalanchoe para você ter em seu jardim e vasos.
Flor-da-Fortuna (kalanchoe blossfeldiana);
Quando se falamos em tipos de kalanchoe primeira planta que vem a nossa cabeça é a flor-da-fortuna que é a planta mais famosa desta lista.
A Flor-da-fortuna é uma planta nativa da africa e da ilha de Madagascar. Sua altura pode varias entres 30 a 50 cm.
Basicamente todo esse artigo foi baseado nessa planta e ela é realmente a mais comum. Suas flores que a fizeram famosa, pois são muitas flores de cores vivas que iram durar dias.
Essa planta tem cuidados semelhantes ao de suas primas que estão abaixo. Ou seja esse artigo vale para todas essas especies de kalanchoes.
Kalanchoe Fantasma (Kalanchoe fedtschenkoi);
A kalanchoe fantasma é uma planta com folhas suculentas de origem africana. Sua altura pode variar entre 30 a 60 cm, dependo do ambiente.
Essa suculenta assim como a maioria é uma kalanchoe que gosta de sol. Ela prefere ambientes ou de sol pleno ou de muita luz indireta.
Ao aprender como cuidar de kalanchoe você percebera que ela se diferencia das demais pela folhagem, e da folhagem também vem seu nome kalanchoe fantasma.
O nome “fantasma” é explicado, pois, a folhagem dessa planta possui cores em tons acinzentados, assim como as bordas em cores diferentes.
Suas flores também são ornamentais, sendo delicadas de cor alaranjada. O mais interessante é que elas são voltadas para baixo, lembrando sinos.
Essa é também uma especie de suculenta que muda de cor. Por exemplo; as bordas podem ficar vermelhas ou rosadas quando estão em luz forte ou condições de seca.
E a folhagem quanto mais grossa fica, mais escuro ficara o centro das folhas.
Está gostando? Então ajude quem também tem kalanchoe compartilhando no Facebook é só CLICAR AQUI.
Mãe-de-Milhares (Kalanchoe daigremontiana);
Essas plantas são muito conhecidas no Brasil pela forma que se propaga. A Mãe-de-milhares é nativa da ilha de Madagascar.
Entre as plantas dessa lista está é até bem alta, ela varia sua altura entre 0,8 e 1,0 metro de altura. No entanto seu caule é totalmente ereto.
Ela é uma kalanchoe que gosta de sol pleno. Já criei muito dessas plantas e elas se contorcem a procura de sol.
Alias a Mãe-de-milhares é uma ótima planta para iniciantes, é muito bonita com sua folhagem em estilo militar. Mas cuidar de kalanchoe Mãe-de-milhares exigira calma…
Suas flores mesmo demorando para surgirem são muito belas. Ela tem uma floração vermelha rubi também em formato de sinos.
Mas, isso não é nem a metade de informação desta planta.
A principal característica dessa planta é que ela produz milhares de mudas em suas folhas. É essa característica que deu origem ao seu nome mãe de milhares.
Quando essa plântulas caem no chão já desenvolvem suas raízes para crescer. Sua facilidade de propagação é tão rápida que ela facilmente se tornara uma erva-daninha, linda no seu jardim.
Orelha-de-Elefante (Kalanchoe thyrsiflora);
Uma planta suculenta com folhas grandes e palmadas, essa é a Orelha-de-elefante. Também tem sua origem na Africa do sul.
A Orelha-de-elefante é uma planta baixa e densa que forma rosetas de folhas. Assim sua altura varia entre 10 até 60 cm.
Ela também é uma planta que pode ficar tanto no sol quanto na sombra. Mas recomendo que a deixe no sol, pois ela tem um período de floração longo.
Suas flores tem pouco valor ornamental, mesmo com meses de floração. O valor ornamental desses tipos de kalanchoe está mesmo na sua folhagem.
As folhas podem até mesmo mudar de cor assim como a kalanchoe fantasma. Suas mudanças de cores dependem da variedade, temperatura e insolação.
Suas variedades de cores alterna entres o verde natural, azul, rosa, amarelo e as bordas com tons vermelhos. O tom vermelho surge apenas quando esse tipo de kalanchoe está no sol pleno, e mesmo assim por muito tempo..
Uma diferença dessas plantas é que elas não gostam muito de solo úmido por isso deixe-a em um solo para cactos.
Orelha-de-Gato (kalanchoe tomentosa);
A kalanchoe mais fofa e delicada dessa lista, pois suas folhas possuem vários pelinhos ornamentais. Ela como as outras plantas dessa lista também é nativa do continente Africano.
No entanto essa planta exige um cuidado especial quanto a luz. Diferente das outras ela prefere ficar em locais com muita luz indireta.
Mesmo florescendo flores rosa que geram contraste com a cor da folhagem, esses tipos de kalanchoe tem seu valor ornamental na folhagem que gera muita curiosidade.
Sua altura pode variar entre 30 a 60 cm. Minha dica e cultiva-la em local com muita luz solar indireta, assim ela tendera a ficar com uma folhagem densa.
Ela é uma ótima planta para se ter dentro de casa ou em escritórios, destacando-se muito com seu charme. Além disso é super fácil de criar.
Você ver mais 40 especies clicando aqui:
Você cria kalanchoe? Gostou da técnica pra faze-las reflorescer? Qual especie você gostou mais? Tem alguma duvida? Conte para mim nos comentários!
Nos ajude também compartilhando no Facebook é só CLICAR AQUI.
Comentários