Como Fazer Cerca Viva em 11 Passos e Deixar seu Quintal Ainda mais verde.

Tempo de leitura: 9 min

plantas para cerca viva

Fazer sua cerca viva, é uma ótima ideia, assim você esconde aquele muro sem graça, e dá mais vida ao seu jardim. Pode parecer algo difícil, mas vou te mostrar como fazer uma cerca-viva pode ser fácil. Tudo que uma cerca-viva exige é empenho e paciência.

Cercas-vivas são muito versáteis, podem ser uma verdadeira cerca de proteção, mas também podem funcionar como barreiras que bloqueiam a visão.

Em primeiro lugar você precisa entender que cercas vivas são linhas de arbustos ou pequenas árvores que ficam ao longo da borda de um quintal ou jardim.

As vantagens que fazer uma cerca-viva te dá são: proporcionamento de privacidade, proteção e uma adição decorativa para um espaço ao ar livre, se misturam à fauna ao seu redor, reduzem o vento nas suas plantas e podem chegar a até 5 metros de altura.

Enfim existem inúmeras funcionalidades ao como fazer cerca viva, que pode variar dependendo do seu objetivo.

As especies também variam com a função, e vou falar mais sobre elas no final desse artigo, mas resumidamente o que vale é a densidade das folhas e o tipo de caule.

Você vera aqui…

  • 11 passos para começar a plantar cercas vivas
  • Manutenção anual
  • Dicas de poda de cobertura
  • 2 erros comuns que não te contaram
  • Espécies de plantas para cerca viva

As cercas vivas também podem confundir muito com as bordaduras, mas a duas tem seus diferenciais.

Está gostando desse artigo? Então nos ajude compartilhando no Facebook.

Direto ao ponto.

Os 11 Passos para Começar a Fazer suas Cercas Vivas

1. O Primeiro Passo é o mais Importante.

Uma cerca viva colocada em um local errado em uma propriedade pode certamente sofrer danos causados ​​por pessoas e animais e tornar-se raquítica, de modo que escolher o local certo para a cobertura é muito importante.

Segundo os paisagistas, os lugares certos estão nas bordas e nos limites.

Você pode escolher um desses locais, mas também pode escolher qualquer outro local, desde que isso não afete seu movimento nem o impeça de executar tarefas como cavar buracos, instalar as plantas e aparar a cerca.

2. Escolha as Plantas Certas e Desfrute dos seus Benefícios.

As sebes podem ser criadas a partir de trepadeiras, arbustos ou árvores.

Quando você for escolher as plantas certas para fazer sua cerca viva, você precisa saber o propósito da cerca, o clima da sua área, o tipo de solo e as preferências da espécie.

Para uma cerca impenetrável, você pode escolher espécies espinhosa.

Se você quer uma cerca multifuncional, você precisa combinar um número de plantas. Por exemplo uma sebe multiuso é feito de plantas de alto e baixo crescimento que podem ser arbustos ou árvores.

Eu te aconselho a escolher plantas que sejam flexíveis, fáceis e rápidas de se propagar. Sendo também resistentes a secas, pragas e doenças.

No final desse artigo vou te dar algumas dicas de plantas, ai é só você escolher.

3. Quão Alto você quer Ir?

Se você está estabelecendo a cerca para fins de segurança ou privacidade, você deve planejar um padrão bem alto, uns 3 metros quem sabe.

Mas saiba que cercas mais altas não são fáceis de cuidar. Eles são difíceis de cortar, podar e até borrifar venenos.

4. A Largura pode Acabar com seu Espaço.

como fazer cerca viva francesas

Nesse passo você precisa considerar fatores como a quantidade de espaço em sua propriedade e sua planta escolhida.

Geralmente, os arbustos crescem mais e ocupam mais espaço em comparação com as árvores, portanto, se você decidir plantá-los, planeje uma largura maior.

Se você tiver bastante espaço em sua propriedade, poderá planejar uma largura que possa caber duas ou três linhas de plantas, assim sua cerca sica mais densa e forte.

Agora se você tem um espaço limitado, você vai ter que se contentar com uma única linha e considerar o crescimento de árvores.

5. O Espaçamento entre Plantas.

Para determinar a quantidade de espaço entre as plantas em uma linha, você precisa considerar as espécies de plantas, sua resistência e espessura de cerca desejada.

Se você espera que as plantas cresçam na maturidade, você deve fornecer um espaçamento maior. Por outro lado, para cultivar uma cerca forte e espessa, você precisa se contentar com um espaçamento estreito.

Quando se fala de determinar o espaçamento entre linhas, você precisa considerar a largura da copa das suas plantas e a quantidade de espaço em sua propriedade.

Considerando esses dois fatores, o espaçamento entre linhas deve estar entre 12 e 24 polegadas.

6. Conheça o solo.

Conheça o perfil do solo, se é arenoso, úmido, fértil ou infértil, e a partir da especie que você escolher adapte ao gosto dela, assim a planta crescera muito mais forte e bonita.

7. Plante as Árvores ou Arbustos.

O plantio não deve ser complicado, esteja você usando sementes, mudas, estacas ou brotos de raízes. 

O mais importante é garantir que você tenha mudas e material de plantio suficientes. Com isso, você pode ter certeza de plantar toda a área dentro de alguns dias para ter uma cerca uniforme.

Mudas e brotos radiculares são mais comuns para cercas vivas, já que crescem mais rápido, e isso é um fator muito importante.

8. Ajude a te Ajudar.

Dependendo da espécie você terá que usar estacas para as plantas a se erguerem, assim você garante que ao como fazer cerca viva vai crescer de forma reta e uniforme.

Para estacar suas plantas, você precisa de pequenos postes de madeira e cordas ou fios. Se a sua cerca for mais larga, você também pode precisar de algumas treliças para fornecer suporte a todas as linhas.

9. Proteja de Animais.

Cercas vivas podem ser destruídas por animais herbívoros. Elas também podem ser destruídos por animais de estimação, como gatos e cachorros. Por isso, é importante manter os animais longe de sua cerca.

Saiba que se uma muda for danificada, a planta poderá crescer de forma irregular. Mas normalmente elas já podem se cuidar sozinhas bem rápido.

como fazer cerca viva, poda

10. Apare suas Plantas.

Aparar suas árvores ou arbustos é uma ótima maneira de alcançar alturas, larguras e densidade desejáveis. Ele ajuda a treinar as plantas e estimula o crescimento dos ramos laterais, que tornam sua cerca mais robusta, mais grossa e mais forte.

Para aparar sua sebe, você pode usar um podador para cortar qualquer galho mais alto ou mais longo.

Tenha sempre em mãos uma tesoura de poda.

Aprenda como podar um sebe deixando plano.

11. Seja Reciproco, Proteja sua Cerca de Pragas e Doenças.

Ervas daninhas competem com plantas por água e nutrientes, então você precisa evitar que elas prosperem. Já as e pragas e doenças causam crescimento atrofiado às plantas.

Para controlar as ervas daninhas, você pode simplesmente usar ferramentas. Você também pode arrancá-los ou usar herbicidas.

Para controlar pragas e doenças, você pode usar quaisquer substâncias naturais apropriadas para eliminar os organismos prejudiciais e os microrganismos causadores de doenças.

Você também pode cortar ou arrancar as plantas muito afetadas para evitar a propagação da praga ou doença.

Existem algumas soluções naturais contra pragas e doenças e não é difícil de se encontrar as receitas pela internet.

As cercas verdes atraem insetos benéficos, pássaros e animais, então você precisa manter esses organismos benéficos seguros ao controlar ervas daninhas, pragas e doenças.

Está gostando desse artigo? Então nos ajude compartilhando no Facebook.

Manutenção Anual.

Essas manutenção é um pouco diferente das podas essa é feita pelo menos uma vez por ano, e tem a intenção de livrar a planta de partes mortas.

Já aproveite também, para dar uma boa adubada na terra da sua cerca.

Dicas de Poda de Cobertura.

Uma boa poda melhora a forma do arbusto enquanto aumenta a densidade da folhagem. Use essas dicas de poda:

  • Arbustos floridos ficam melhores em sebes “informais”, onde podem crescer naturalmente.
  • Os arbustos com flores devem ser podados logo após o desbotamento das flores.
  • Arbustos que florescem no verão e no outono são melhor podados no final do inverno ou início da primavera.
  • A maioria dos arbustos de folha caduca precisa de poda no início da estação de crescimento.
  • Pode os arbustos de modo que eles sejam mais estreitos no topo do que no fundo. Dessa forma a luz solar atinge os ramos inferiores e parece mais natural que os lados retos.

2 Erros Comuns que não te Contaram:

como fazer cerca viva, corte

Porque Dentro da Minha Cerca Viva fica sem Folhas?

O uso de podadores manuais com lâminas longas em forma de tesoura ou um aparador elétrico, tiram as pontas dos galhos, assim mantém as cercas, vivas limpas e também estimula a produção de botões perto das bordas das plantas.

Mas, à medida que os botões se multiplicam, um arbusto pode ficar tão denso que a luz solar não consegue penetrá-lo, impedindo o crescimento interior.

O resultado é uma cobertura que fica maior a cada ano e parece sem vida por dentro. A poda adequada permite que a luz solar entre e permita cortar arbustos para que não fiquem muito grandes.

Moldar a Cerca de Modo que o Topo Fique Maior que a base é Errado.

Deixados sozinhos, a maioria das sebes começa a se alargar no topo, onde recebem mais luz solar.

Isso resulta em uma forma em V que deixa os ramos inferiores mais distantes, de modo que eles produzem menos folhagem, dessa forma a parte de baixo fica sem folhas, logo você perde a privacidade.

Espécies de Plantas para fazer Cerca Viva:

Cerca Viva de Murta:

como fazer cerca viva de murta

Essa planta pode atingir de 5 a 7 metros de altura e é nativa no Sul da Índia.

Ela produz flores brancas que duram muito tempo florescendo varias vezes no ano, além disso as flores são absurdamente perfumadas, que deixaram seu quintal ficara mais florido e doce.

É uma planta gosta de solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente; principalmente no primeiro ano após o plantio

Cerca Viva de Sansão do Campo:

sansão do campo

Multifuncional!

Essa especie é muito boa, pois tem uma grande densidade, possui espinhos, e pode chegar de 5 a metros de altura.

Seu período de floração é longo, e as flores abundantes em néctar, são muito atrativas para as abelhas.

O crescimento é muito rápido e com cerca de dois anos já forma uma cerca viva imponente.

Cerca Viva Podocarpo:

cerca viva de podocarpo

É uma muito planta versátil, possui crescimento de lento a moderado e alcança até 20 metros de altura, mas por aceitar bem a poda isto não é problema

Cerca Viva de Hibisco:

cerca viva com flores de hibisco

É um arbusto com folhas ornamentais, e flores também, se bem cuidado consegue uma densidade boa, e também suas flores medicinais.

Cerca Viva Pingo de Ouro:

Esse é um dos mais comuns, é muito ornamental cresce rápido, porem não chega a grandes alturas

Caso queira mais informações sobre essa planta clique aqui.

Outras Especies:

  • Amor agarradinho;
  • Primavera;
  • Buxinho;
  • Tumbergia arbustiva;
  • Azaleia;

Pra quem chegou ate aqui vou contar qual especie de cerca viva cresce mais rápido, não citei ela em nenhuma parte desse post, então saiba que é o Bambu.

Você tem cercas-vivas em casa? Sabe como construir? Qual sua planta preferida para fazer uma cerca-viva? Deixe um comentário com a resposta!

Gostou desse artigo? Então nos ajude compartilhando no Facebook.

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários