Como fazer mudas de primavera em 7 passos simples.

Tempo de leitura: 3 min

cobertura com primavera

Quem não quer ter primaveras em casa? Essas plantas que florescem, quase que o ano inteiro, e dão um toque colorido a seu jardim. Devido a isso vou te ensinar como fazer mudas de primavera e assim ter flores no seu quintal sem gastar nada com muitas mudas de flores.

Essas plantas iluminam paisagens com suas flores coloridas na primavera, verão e outono, e são muito usadas em cercas vivas. Mas também, essas videiras lenhosas produzem folhas verdejantes, em forma de coração, compondo um fundo com as flores roxas, vermelhas, rosa ou brancas.

Normalmente as mudas de primavera são feitas por estaquia. Também é muito mais simples se fazer mudas de primavera por estacas. Afinal essas plantas tem um crescimento rápido e precisam de podas constantes.

Agora eu vou te dar um passo a passo rápido para você já sair plantando, tanto por estaquia, quanto por sementes.

Direto ao ponto.

Como fazer mudas de primavera por sementes:

Embora a propagação de sementes de primavera seja menos comum, ainda é uma maneira decente de propagação de primaveras. Quando as primaveras formarem vagens haverá sementes dentro da minúscula flor branca em seu centro.

Quando você colher e secar estas vagens deverá haver sementes muito pequenas no interior. Você pode plantar suas sementes em qualquer época do ano, desde que sejam mantidas aquecidas. Seja paciente, pois a germinação pode levar um mês ou mais.

Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

como fazer mudas primavera

Como fazer mudas de primavera por estaquia:

Passo 1:

Corte um caule saudável com a medida entre 15 à 20 cm, com uma pequena angulação, pois cortar a haste com ângulo aumenta sua superfície, permitindo que ela absorva mais umidade e nutrientes do solo de plantio.

Passo 2:

Corte todas as folhas, flores e brotos. Pois essas partes sugaram nutrientes reserva da planta. Agora sem essas partes os nutrientes serão usados apenas para a formação de raízes.

Se você não está pensando em plantar sua muda de primavera agora, veja como fazer mudas de primavera, depois de alguns dias

Primeiramente embrulhe suas mudas em uma toalha de papel úmida. Guarde-as na geladeira em um saco plástico fechado. Isso evitará que sequem por 1 ou 2 semanas.

Passo 3:

Se você preferir dar uma ajuda ao seu futuro broto de primavera, mergulhe a extremidade cortada em hormônio de plantio.

Passo 4:

Prepare um recipiente para o plantio. Ele deve conter solo bem rico em nutrientes, mas ao mesmo tempo deve ser bem drenável. Para preparar esse solo use pedras no fundo do recipiente e misture areia ao substrato.

Apos ter preparado o recipiente para a suas mudas de primavera, plante-a enterrando o corte a 5 cm da superfície.

Passo 5:

Regue bem o corte recém-plantado. Use água suficiente para umedecer a superfície do solo sem supersaturá-lo. Após a rega, deixe o caule repousar sem.

Só tenha cuidado para não matar seu caule de primavera afogado. Muita umidade pode inibir o processo de enraizamento, ou mesmo levar a complicações mais perigosas, como doenças podres ou fúngicas.

Passo 6:

Cubra o caule de primavera no vaso com um saco de plástico. A camada envolvente de plástico irá criar um efeito de estufa em miniatura, aprisionando a umidade, utilize essa técnica, pois as plantas amam. 

Em apenas algumas semanas, a abundância de umidade ajudará a planta a começar a crescer sozinha. Acima de tudo quando estiver coberta, escolha um local fresco e sombreado em sua casa, longe do calor ou luz solar direta. Seu caule pode acabar cozinhando.

A sua primavera começara a brotar dentro de 6-10 semanas. Você saberá que enraizou quando pequenas folhas verdes começam a se formar ao longo do caule. 

Enquanto isso, evite remover a bolsa ou perturbar a planta. Isso pode inibir o processo de enraizamento.

Na maioria dos casos ao começar a “treinar” como fazer mudas de primavera, é melhor esperar até que várias ramificações apareçam ao longo do tronco do que correr o risco de desenraizá-lo muito cedo.

Passo 7:

Para replantar, sua agora muda, espere que ela tenha umas 6 folhas saudáveis, desse modo você terá certeza que a muda já se adaptou ao solo. O que pode levar de 3 até 6 meses para se conseguir. Procure planta-las nos meses de primavera ou verão.

Recomendo que assista esse vídeo para mais dicas também:

Saiba que uma vez estabelecida, a primavera não responde bem a ter suas raízes perturbadas. Portanto caso você queira transplantar um arbusto em crescimento pela segunda vez, pode acabar sendo melhor fazer um novo.

Para dicas de manutenção de primaveras clique aqui

Gostou desse artigo? Se sim nos ajude compartilhando ele no Facebook é só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário