37 Plantas para Ambientes Fechados que Crescem Longe do Sol (A Numero 29 é Linda!)

Tempo de leitura: 20 min

Encontrar opções de plantas para ambientes fechados é sempre um desafio, uma vez que plantas para esses tipos de ambientes são poucas comuns. Primeiramente essas plantas precisam ser resistentes a falta de luz.

No entanto nesse artigo reuni 37 plantas que se encaixam nesses tipos de ambientes, todas tem tolerância a sombra e são bem adequadas ára salas de estar, lojas, escritórios entre outros ambientes onde outras plantas não sobrevivem.

Existem plantas de folhagem estampadas, flores coloridas e formas estranhas. E no fim do artigo separei plantas para ambientes escuros e outras para ar condicionado.

Direto ao ponto.

As primeiras 29 Plantas para Ambientes Fechados!

Fica tranquila tem 37 plantas nessa lista, essas no entanto são menos resistentes que as outras no fim do artigo.

Mas ainda assim suportam ficar em sombra em locais fechados sem problemas.

1- Maranta;

Maranta

Marantas são ótimas plantas para se criar suas folhas tem cores e formas diferentes e simétricas, dessa forma ela se torna uma plantas muito interessante para jardins internos mais modernos.

Maranta é na verdade um gênero que compõem mais de 30 especies de plantas com belas folhagens. Sendo que essas variedades se espalham por todas as florestas úmidas e tropicais do mundo.

Seu tamanho pode chegar até os 50 cm de comprimento, com seus caules que podem se pender ou crescer para cima.

Por ser nativa de florestas tropicais essa planta não gosta de receber luz direta em sua folhagem. Deixe uma maranta sempre em ambientes fechados, longe do sol, mas que ainda receba de 2 a 3 horas de muita luz indireta.

2- Ficus-lira;

Suas folhas grandes, escuras e brilhantes são fascinantes. Essa maravilhosa arvore lenhosa é nativa das florestas africanas e em seu habitat pode alcançar os 12 metros de altura, no entanto em vasos e em ambientes internos com poda adequada isso possa demorar um pouco.

A Ficus-lira pode ser usada para muitos fins decorativos, tanto em ambientes externos quanto externos. No entanto seu principal uso atualmente é no cultivo dentro de salas, escritórios entre outros locais com espaço.

A Ficus-lira pode ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra dentro de ambientes internos, no entanto ela exige muita luz indireta, dessa forma deve ficar próxima a locais de entrada.

Quando alinhadas a folhagem espeça da Ficus-lira pode atuar como isoladora de som, deixando ambientes mais tranquilos.

3- Planta-chinesa-do-dinheiro;

Também conhecida como planta-panqueca, que por si só já explica todas as características da planta. Ela é uma planta nativa das florestas úmidas e tropicais da china.

Essa planta pode chegar até os 30 cm de altura, sendo assim de baixa estatura. No entanto ela deve ser cuidada e estaqueada mesmo sendo baixa, pois com o tempo ela tente a cair.

Por ser uma planta de pequeno porte pode ser cultivada em diversos espaços para fins decorativos. Mas saiba que essa plantinha exige atenção pois precisa de ambientes com circulação de ar, não gostando de ficar sufocada por outras plantas e objetos.

Quanto a luz ela exige muita luz indireta, devendo sempre fazer a rotação para receber luz em todas as folhas proporcionalmente. Outra exigência é que suas folhas precisem ser limpas para não serem sufocadas com poeira.

4- Violetas;

Quem nunca ganhou uma violeta de lembrança? Essas plantinhas de folhas macias e flores roxas que duram quase o ano todo, são bem exigentes. São nativas das florestas nebulosas da africa onde há muita umidade no ar.

Quando se trata em tamanho elas não crescem muito assim como não possuem raízes profundas, o máximo 20 cm de altura. É raro encontrar plantas que floresçam o ano todo e ainda dentro de casa, esse é uma ótimo motivo para se ter violetas, mas existe um problema.

As violetas são ótimas plantas para se ter como plantas de ambientes fechados, no entanto elas acabam por ser plantas difíceis de cultivar, para jardineiros inexperientes, caso tenha interesse em ter flores de violeta em sua sala veja esse outro artigo para aprender a cuidar.

O que posso dizer por enquanto é que elas são plantas exigentes com o solo e rega além de precisar muita pouca luz indireta.

5- Planta aérea;

As plantas aéreas estão irando febre na decoração de ambientes fechados devido as varias formas que podem ser cultivadas. Imagine só ter plantas que não precisam de solo nem substrato especial? Fácil de cuidar né?

Essas curiosas plantas são nativas da florestas também tropicais do Tailândia e países próximos, normalmente ela cresce, em arvores vivas ou mortas e em pedras.

Existem varias especies de plantas aéreas algumas são maiores que outras, sendo um gênero bem grande e diversificado, o tamanho pode variar de 5 até 50 cm de comprimento.

Quando se trata em usá-las como decoração existem infinitas possibilidades, desde medusas, plantas em vidros, amaradas me fios e muito mais.

A unica coisa que elas exigem é luz indireta e para regar esse tipo de planta você deverá usar simplesmente um spray em sua folhagem.

6- Aloe vera;

babosa

Folhagem verde suculenta e ainda muito medicinal, existem diversas variedades com tamanhos, cores e formatos diferentes, uma das mais bonitas e conhecidas é a rabo de tatu, uma especies pequena mas muito bonita.

As “Aloes” são plantas nativas do continente africano onde crescem até 3 metros, no entanto as variedades de cultivo em casa não chegam nem na metade disso.

Elas podem ser usadas em diversas maneiras, mas são plantas principalmente colocadas em vasos quando ficam dentro de casa.

São plantas muito resistentes, podem tolerar variedades de luz tanto luz indireta quanto sol pleno, solos inférteis e longos períodos de estiagem.

7- Hera inglesa;

Suas folhas são estreladas, e pode ser usada tanto como planta pendente quanto como trepadeira. É uma planta que abrange muitos continentes por se adaptar bem as diferenças climáticas.

Essa tapadeira super resistente pode chegar a ter 12 metros de comprimento. Devido à isso ela é muito usado em treliças, cercas e até mesmo como cobertura.

Mas é claro que se podada corretamente ela permanecerá sempre pequena em um vaso.

A Hera inglesa é uma planta muito versátil, se adaptando a vários ambientes de luz desde sol pleno até sombra, com isso você pode usá-la de diversas formas que sua criatividade permitir.

Uma dica é olhar ideias de inspiração no Pinterest.

Compartilhe esse artigo no Facebook para que suas amigas e amigos também vejam é só CLICAR AQUI!

8- Dragoeiro;

Na africa de onde essa planta é nativa ela pode se tornar uma grande arvore com uma bela copa densa, sua altura pode ultrapassar os 15 metros.

No entanto como planta de ambiente fechado ela poderá ficar por muitos anos com os mesmos 1,20 m. Ela é uma planta de crescimento muito lento.

O Dragoeiro é uma planta muitos resiste, pois consegue armazenar água por mesmo nos desertos africanos. Por ser nativa de deserto essas plantas preferem sol pleno, no entanto podem ficar muito bem em ambientes internos.

Seu caule pode ser manipulado e dobrado dando um efeito legal. Suas folhas nascem apenas no topo do caule.

9- Bromélia;

Bromélias são plantas muito coloridas e vivas, suas flores também podem durar meses. Exitem espalhadas pelas florestas tropicais varias especies dessas plantas, com hábitos, cores, tamanhos e formas muito diferentes.

Algumas especies gostam de solo e outras são como orquídeas, assim como existem especies que preferem sol pleno e outras que gostam de sombra. As de sombra são as melhores para se ter dentro de casa.

As Bromélias são plantas fáceis de certa forma fáceis de cultivar, mas possuem exigências bem incomuns como o solo fresco, regas nas folhas além do fato delas morrerem depois da floração.

10- Planta Jade;

Certamente uma suculenta bem simpática e fáceis de cultivar, o interessante é que ela pode se tornar uma mini arvore em sua casa, sem muito esforço!

Ela é nativa da Africa do Sul, onde pode se tornar um arbusto de quase 2 metros de altura.

Normalmente é cultivada em vasos decorativos dentro de casa, tolerando muito bem a falta de luz direta, no entanto pode ser cultivada em ambientes externos com sol pleno também.

Seu cultivo é fácil apenas exigindo solo arenoso, e boa drenagem, pois não tolera solo encharcado.

11- Kalanchoe;

Como cuidar de kalanchoe

Muitas flores vivas, por muitos dias e com pouco trabalho. Se eu fosse você não perderia tempo e iria logo adquirir essa planta suculenta.

As são nativas de países quentes como a africa, não crescem mais do que 40 cm e são super resistentes. Elas podem ser usadas de varias formas dentro de ambientes fechados.

Mas tenha em mente que ela serve mais para dar cor e vida aos ambientes, é ideal para uma sala de estar, não combinando muito com um escritório

Quanto a luz ela pode tolerar sem problemas meia-sombra, mas caso queira que ela floresça será necessário fornecer pelo menos muita luz indireta.

Para aprender mais sobre como cuidar de Kalanchoe veja esse outro artigo, também mostro varias especies diferentes de Kalanchoe.

12- Pata de Elefante;

Parece uma palmeira, mas não é nem de perto uma. Essa planta é mais parente das agaves do que das palmeiras. Suas folhas são alongadas e sua base, que dá origem ao nome, é achatada.

Ela é nativa dos desertos do México, em seu habitat natural a Pata de Elefante pode chegar aos 6 metros de altura, no entanto no em ambientes internos dificilmente ela passará do 3 metros de altura.

Mesmo podendo chegar aos 3 metros isso levará muitos anos para acontecer. Pois assim como o Dragoeiro ela prefere sol pleno para crescer.

Uma vantagem de se ter uma Pata de Elefante é que mesmo grande ela pode ser cultivada em vasos pequenos, devido as suas raízes curtas.

Aprenda como criar Pata de Elefante com esse outro artigo.

13- Orquídea Phalaenopsis;

Quem não gosta de Orquídeas? A maioria das orquídeas são fáceis de cultivar, assim como a Phalaenopsis, são plantas com muitas flores e flores lindas.

As orquídeas Phalaenopsis são nativas das Américas, são plantas epífitas, que sendo ainda de pequeno porte. No entanto é uma planta que não tolera luz direta e deve ficar a meia sombra.

As regas das orquideas Phalaenopsis também devem ser regulares e o solo, bom deve ser especialmente apenas madeira.

14- Philodendron;

Philodendron são normalmente plantas fáceis de cultivar, exigindo poucos cuidados, além disso existem muitas especies para você escolher como planta de ambientes fechados.

Normalmente o ponto ornamental dessas plantas são suas folhagens que variam as formas e cores de especie para especie.

Os Philodendrons podem ser plantas pendentes, arbustivas, ou ainda trepadeiras, mas não passam dos 2,5 metros de comprimento. Normalmente essas plantas preferem sombra e luz indireta para prosperarem.

Na decoração os Philodendron servem para muitas funções, e assim se adequam desde que não fiquem em local apertado, já que não se tratam de plantas pequenas.

Atualmente estão registradas 160 espécies de Philodendrons, existem muitas opções para vários gostos.

15- Begônia;

É incrível como todos os dias descubro que existem uma nova especie de begônia, essas plantas são maravilhosas! Algumas com folhas ornamentais e estampadas, outras com flores belas e vivas.

Além de serem lindas as begônias são fáceis de cultivar. O tamanho varias de especie para especie já que são 1400 especies, você tem muitas opções. A maioria das especies exige meia sombra, mas normalmente resistem bem sol pleno

Na decoração podem ser usadas como plantas em vasos, em ambientes que você quer dar mais cor e vida.

16- Coroa de Cristo;

É muito cultivada em locais de sol pleno, como arbusto ou cerca viva. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa planta pode resistir a ambientes com luz indireta e manter um tamanho agradável se podada corretamente.

Elas são nativas da ilha de Madagascar, onde crescem em meio a outras plantas. Elas dever ser mantidas em vasos de tamanho médio em ambientes com muita luz indireta para que floresçam.

O único possível problema dessa planta será seu excesso de espinhos em seu caule.

Compartilhe esse artigo no Facebook para que suas amigas e amigos também vejam é só CLICAR AQUI!

17- Flor de maio;

A flor de maio é um cacto nativo de florestas tropicais do Brasil e do restante da América latina. Elas florescem apenas 1 vez ao ano sempre no mês de maio.

Seu tamanho dificilmente passa dos 40 cm de comprimento, mas normalmente assume a forma de planta de sombra pendente.

Como disse essas plantas são cactos tropicais, eles crescem em meio a matas e por isso se adaptaram a falta de luz. Dessa forma mantenha essa planta sempre longe da luz direta do sol.

18- Cheflera;

Um arbusto de muitas folhas que podem ir desde amarelo até tons de verde escuro, mas são sempre folhas muito brilhantes. Esses arbustos são nativos da Asia, onde normalmente chegar a ter quase 4 metros de altura.

No entanto quando colocadas em ambientes fechados e de sombra tendo a manutenção certa dificilmente essa planta planta chegará próximo a essa altura.

Mesmo sendo um arbusto ela pode ser cultivada em ambientes de meia- sombra e luz indireta, dessa forma ela também produzira flores amarelas muito ornamentais.

19- Comigo-ninguém-pode;

Uma planta tão fácil de cultivar que chega a ser difícil de eliminar depois de estabelecida. A Comigo-ninguém-pode é nativa das florestas da América do sul e central, onde atinge no máximo 50 cm de altura.

Ela pode ser cultivada em vários ambientes como escritórios, por ter uma pegada mais seria. No entanto mantenha sempre essa planta longe de crianças e animais já que é venenosa.

Exige pouca luz, mas tolera diversas variações assim como as copos de leite.

20- Aspidistra;

Sua folhagem impõe força e exuberância, são plantas nativas do continente asiático e podem chegar a ter quase 1 metro de comprimento.

Para quem está apenas iniciando o cultivo de plantas de interior essa é uma otina opção já que tem poucas exigências quanto a rega, solo e luz. Ela apenas não tolera sol direto.

Se você quer ter uma planta em escritório essa talvez seja uma das melhores opções é simples, organizada e resistente, isso sem perder o brilho.

21- Pothos;

Existem varias variedades dessa planta, todas sempre com folhagem ornamentais. São nativas de florestas tropicais de todo o mundo, devido a isso necessitam de pouca luz, ou luz indireta.

São plantas fáceis de cultivar que normalmente não passam do 3 metros, pois tem uma forma de plantas trepadeira ou plantas pendentes. Uma das mais lindas plantas de compõe as especies de Pothos e a prateada.

22- Antúrio;

Como cuidar de antúrio

Cores vermelhas radiantes que duram meses sem perder a vida, são super resistentes e fáceis de cultivar, tudo que exigem é solo como o de orquídeas e sombra.

Os Antúrios são plantas nativas da floresta amazônica onde crescem sob outras arvores, atingindo no máximo 50 cm de altura. Podem ser cultivadas em ambientes para dar coloração vibrante por muito tempo.

23- Samambaia de Chifre-de-veado;

Uma das especies de samambaias mais incomuns que podem existir, na verdade que já existiu, pois essa especie habita a terra desde a ero dos dinossauros.

Elas não gostam de sol, crescem apoiadas es arvores, e atingem tamanho colossal! Uma planta adulta pode chegar a custar R$2400 tranquilamente.

Essas plantas são nativas da Austrália, onde crescem em arvores assim como orquídeas, lembrando que ela é uma samambaia pré-histórica.

24- Bambu da sorte;

Por que não trazer sorte para dentro de casa com um bambu da sorte, essas plantas nem de muito solo precisam. Além disso podem ser esculturadas de varias formas.

Os Bambus da sorte são nativos do continente africano, chegam próximo aso 2 metros, mas podem ser podados para manter o tamanho controlado.

São plantas que não toleram sol pleno exigindo sempre meia sombra e luz indireta para crescer. Normalmente em ambientes internos elas são cultivadas de maneira hidropônica.

Seguindo as exigências pouco comuns dessa planta ela se torna muito fácil de cultivar, ficando muito bem em ambientes como o de escritórios.

25- Palmeira-de-kentia;

A Palmeira-de-kentia mesmo sendo de grande porte para plantas de interior ela não precisa de vasos grandes para acomodar suas raízes. E assim deve ser já que com muito espaço essa planta adquiri tamanho colossal de até 12 metros.

Mas como sempre digo em ambientes externos e vasos pequenos elas dificilmente terão esse tamanho. A Palmeira-de-kentia é nativa da Austrália tropical e litoral.

Pode ser cultiva em ambientes de luz indireta e meia sombra para dar uma toque tropical em ambientes fechados.

26- Costela de Adão;

Quando pensamos em plantas para ambientes fechados, pensamos em Costela de Adão. Certamente essa planta é uma das mais utilizadas em ambientes internos.

Sua folhagem é absurdamente majestosa e unica. No entanto não é uma planta que precisa de pouco espaço para se desenvolver, e além disso precisa de cuidados de limpeza nas folhas para se manterem brilhosas.

As Costelas de Adão não necessitam de pouca de muita luz para crescer, mas devem ser cultivadas em luz indireta.

27- Orelha de elefante (Xanthosoma);

Folhas grandes e e achatadas, a Alocasia ou Orelha de elefante pode ter varias cores diferentes dependendo da variedade, algumas por exemplo tem coloração branca.

Assim como a costela de Adão suas folhas podem ser gigantes, mas isso depende da especies, existem muitas plantas de tamanho médio. Sobrevivem bem durante com luz indireta ou meia sombra.

Podem ficar muito bem em ambientes mais sérios como escritórios, mas também se adequam a quartos, ou salas. Minhas dica é saber qual variedade você está cultivando.

Compartilhe esse artigo no Facebook para que suas amigas e amigos também vejam é só CLICAR AQUI!

28- Fitônia;

Suas folhas são intensamente coloridas, podem ser verdes escuras com nervuras brancas, verdes claras e rosa, que dão um contrantes muito interessante para a planta.

São plantas nativas da América do sul, e atingem no máximo 30 cm de altura, exigindo regas frequentes. Na decoração podem ser cultivas sozinhas ou em conjunto com outras planta como.

Essas plantas tem muitas poucas exigências além da rega frequente e de não sobreviver em contato direto com o sol.

29- Gloxínia;

As Gloxínias são plantas com folhagem simples, mas suas flores são muito exuberantes. Por serem plantas nativas da America do sul elas são muito bem cultivadas no Brasil, mesmo sendo pouco comum.

Uma Gloxínia pode ter no máximo 30 cm de altura, sendo assim uma planta de porte muito pequeno. Sua floração exuberante ocorre em todos os meses de verão.

É uma planta que exige meia sombra, nunca devendo ficar em sol pleno. A melhor forma de plantar uma Gloxínia são em vasos como centro de mesa.

Plantas para Ambientes Fechados e Escuros:

Mostrei à você varias especies de plantas para ambientes fechados, mas separei uma sessão unica para que você possa ver plantas de ambientes fechados e escuros.

30- Clorofito;

O Clorofito é uma planta muito semelhante a gramíneas, no entanto é mais parente das agaves do que das gramíneas. São plantas com folhas de suas cores, nativas da africa.

Não são plantas grandes, suas folhas atingem no máximo 60 cm de comprimento. O Clorofito é uma planta de fácil cultivo, pode ficar em ambientes escuros ou em sol pleno, resiste a falta de água, ar condicionado. no entanto não tolera pisoteio.

Para ornamentação pode ser usada em vasos no chão ou pendurados. Uma vantagem é que essa planta também capta muitas toxinas do ar.

31- Aglaonema

Folhagem exótica e tropical, sempre multicolorida. O Aglaonema é uma planta comum nos países asiáticos e oceánicos, sendo composta por mais de 50 especies diferentes em questão de tonalidades.

São plantas herbáceas que formas arbustos de folhagens que podem ir desde 40 cm a até 1,5 metros de altura. É uma planta perfeita para decoração de interiores, como escritórios e salas de estar.

No entanto necessitam de boa ventilação, umidade e não tolerem ar condicionado. São planta fáceis de cultivar exigindo apenas pouca luz.

32- Espada de São Jorge;

Muitas pessoas conhecem essa planta, mas poucas tem noção de quantas variedades existem. As Espadas de São Jorge são suculentas super resistentes e versáteis, exigindo pouca manutenção.

A Espada de São Jorge é nativa também do continente africano e seu tamanho dependendo da especie pode ir desde 20 cm até 1 metro.

Pode ser plantada em locais, em diversos locais com níveis de luz diferentes, ela consegue se adaptar à locais com sol pleno e em pontos de muita sombra.

33- Lírio da paz;

Uma das plantas preferidas pelos brasileiros, por terem flores brancas e simples, mas que podem durar meses, e contrasta muito bem com a folhagem verde escura da planta.

É nativa das florestas da Venezuela e Colômbia, onde atinge no máximo 60 cm de altura. É uma planta de volume e charme luxuoso, prefere sempre ficar na sombra e tolera muito bem ambientes que quase não recebem luz.

Além disso é uma planta de umidade, para se manter e crescer rapidamente. Outro fato interessante sobre o Lírio da paz é que ele foi considerada pela NASA uma das plantas puri dicadoras de ar.

Plantas para Ambientes Fechados com Ar Condicionado:

Quem quer conhecer algumas plantas que além de tolerar ambientes fechados tolerão o ar condicionado?

São poucas, mas ainda assim existem plantas que o tolerão.

34- Peperômia;

Uau? Existem muitas especies de Peperômia, a mais famosa atualmente é a Peperômia melancia, por suas folhas apresentarem uma coloração muito semelhante a de uma melancia.

Elas são plantas nativas da América do sul, sendo encontradas na Mata Atlântica do Brasil, raramente pação dos 30 cm de altura sendo plantas de pequenos porte ideais para vasos.

São plantas muito resistentes depois de estabelecidas, toleram ar condicionado, sombra e algumas situações de abandono.

35- Yucca;

Parente próxima do Dragoeiro, apresenta uma folhagem longa que nasce do topo do caule, no entanto muitas vezes pode cobrir todo o caule da planta.

Sua aparência é semelhante a uma palmeira, dessa forma ela pode dar uma toque tropical ao ambiente interno. As Yuccas são plantas que resistir bem a variedades de temperatura e sombra, sendo nativas da América do norte.

Em seu ambiente natural podem chegar a ter mais de 5 metros de altura, mas como a maioria das plantas de interior dificilmente ela chegará na metade disso.

36- Zamioculcas;

Folhas carnudas, com coloração verde escuras, mas muito brilhosas. As Zamioculcas são plantas simples, e ainda muito modernas. São plantas nativas da Africa onde crescem em florestas de sombra.

Plantas muito resistentes, toleram falta de água e ar condicionado, no entanto o sol pode mata-lás. São plantas que gostam de locais escuros onde poucas plantas sobreviveriam.

É uma excelente planta para escritórios, salas de estar, lojas e halls de entrada. É fácil de cultivar uma Zamioculcas deixando á em um solo com rápida drenagem, pois também não tolera excesso de água.

37- Camedórea-elegante;

A Camedórea-elegante é uma palmeira baixa nativa das Américas centrais e do norte, que dificilmente passa de 2 metros na natureza. Já em ambientes fechados ela tende a se mantes muito menor.

É uma planta que tolera ar condicionado sem problemas, e deve ser mantida sempre longe do sol. É uma planta moderna de fácil cultivo, não exige muitos cuidados além da iluminação e de regas frequentes.

Gostou de conhecer essas 37 plantas para ambientes fechados que você pode ter es sua casa? Qual delas você já cultiva? Em qual comodo ou local você pretende deixar essas plantas? Você conhece alguma outra planta que pode ser colocada nessa lista? Deixe um comentário e vamos aprender juntos!

Quer compartilhar essas 37 plantas com alguém? Então compartilhe no Facebook é só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


3 Comentários

  • Joel disse:

    Adorei as dicas!