Conheça 17 Plantas para Calçada pequenas e grandes que você poderá ter ai na frente de sua casa sem muitas dificuldades.
Imagine esse belas plantas para colocar na calçada crescendo lindamente e dando muito mais vida na frente da sua casa.
Separei nesse artigo folhagens coloridas e baixas, como o coleus além de plantas para calçada fáceis de cuidar como a Dracena. Além disso você encontrara flores!
Nessa lista você encontrará planta para calçada externa de qualquer tipo que quiser!
Direto ao ponto.
Agapanto – Agapanthus
Agapanto é uma planta nativa da África do Sul, é fácil de encontrar essa planta ornamental em jardins e calçadas. É uma planta de fácil cultivo, que se adapta a diferentes tipos de solo e climas.
Os agapanto são plantas para calçada ideais, pois têm folhagem que não morre e apresentam uma longa floração de flores tubulares em formato de sino, geralmente nas cores branco, azul ou lilás, que podem durar de dezembro a fevereiro.
Devido à sua beleza e praticidade, as agapanto são vistos em projetos paisagísticos para compor bordaduras, criar maciços e até mesmo em vasos e jardineiras. Plante elas em conjunto com outras plantas de porte menor para criar composições harmoniosas, certamente você vai gostar.
A altura média das agapanto é de 60-90 cm.
Agave Dragão – Agave attenuata
Agave Dragão é uma planta suculenta originária do México. Conhecida por suas folhas verde-claras e suaves, que não possuem espinhos nas bordas, tornando-a uma planta segura para calçadas e outras áreas que passa muita gente.
Essa planta é popular para uso em projetos de paisagismo de calçadas e jardins, devido à sua adaptação a diferentes tipos de solo e condições climáticas. Além disso, a Agave Dragão é uma excelente escolha para compor arranjos paisagísticos devido ao seu porte escultural e elegante.
Em jardins de estilo tropical ou contemporâneo, plante a agave dragão como elemento de destaque, tanto pela sua forma exótica como pela cor verde clara, pois adiciona um toque de suavidade e tranquilidade ao ambiente.
Ela também é perfeita para jardins de baixa manutenção, pois não precisa de regas frequentes.
A altura média da Agave Dragão é de 60-90 cm, mas ela pode crescer ainda mais em condições ideais de cultivo, é a perfeita planta pequena para calçada fácil de cuidar.
Ave do paraíso – Strelitzia reginae
Ave do paraíso é uma planta perene originária do Brasil, ideal como uma planta ornamental para calçadas e jardins, pois tem muita beleza e adaptabilidade a diferentes tipos de solo e condições climáticas.
Devido à sua aparência exótica e elegante, você poderá encontrar essa plantas em muitos projetos paisagísticos para calçadas, canteiros e jardins.
A altura média da Ave do paraíso é de 1,2 a 1,5 metros, mas ela pode crescer ainda mais em condições ideais de cultivo.
Azaleia – Rhododendron
Azaleia é um gênero de plantas que inclui diversas espécies de arbustos e árvores de flores vistosas. Elas são muito populares como plantas ornamentais, sendo frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos para calçadas e jardins.
Tenho outro artigo sobre arvores para calçada você poderá ver as azaleias lá também
Ela é uma planta perene, e as flores apresentam uma ampla variedade de cores, como rosa, vermelho, branco, amarelo e roxo. Elas florescem no inverno e na primavera, criando um espetáculo de beleza e cores.
Além disso, as flores das Azaleias são uma excelente fonte de néctar para abelhas e outros insetos polinizadores.
As Azaleias são plantas para calçada ideais, pois dão altura e cor a frente da sua casa. Plante elas como foco principal no canteiro que você tem e coloque algumas das outras plantas dessa lista ao redor delas.
A altura média das Azaleias varia entre as espécies, mas geralmente elas crescem de 1,5 a 3 metros de altura.
Bromélias
Bromélias são um grupo de plantas então não separei apenas umas para essa lista, se quiser conhecer mais sobre elas veja esse artigo. Elas são plantas populares para calçadas e jardins, devido à sua beleza e adaptabilidade a diferentes condições de cultivo.
As bromélias apresentam uma grande variedade de formas, tamanhos e cores, mas todas compartilham algumas características em comum. Elas possuem folhas duras e carnudas, que formam uma roseta na base, além disso geralmente crescem em solos pobres e em locais com pouca água.
As flores das bromélias são em sua maioria coloridas e atraem polinizadores como beija-flores e abelhas.
As bromélias são excelentes plantas para calçada porque podem ser cultivadas em vasos ou em solo diretamente na calçada mesmo sendo raso, criando um efeito visual exótico e elegante. T
É comum se encontrar bromélias projetos paisagísticos principalmente de plantas pequenas para calçadas. Pois o clima do Brasil favorece seu crescimento, e além disso suas raízes são inofensivas para calçada
A altura média das bromélias varia entre as espécies, mas geralmente elas crescem de 30 centímetros a 1 metro de altura.
Buxinho – Buxus sp.
Buxinho é um gênero de plantas que inclui diversas espécies de arbustos e pequenas árvores com folhas perenes e pequenas flores. Ideal como plantas para calçada devido à sua folhagem densa e compacta, que cria uma cobertura uniforme.
As folhas do Buxinho são pequenas, verdes e brilhantes, e suas flores são insignificantes e pouco chamativas. Certamente a usam muito como planta para calçada externa pequenas pois pode ser facilmente podada e moldada de acordo com suas preferências, criando uma aparência formal e elegante.
Os Buxinhos são plantas de crescimento lento e de longa vida útil, tornando-os ideais para projetos paisagísticos que requerem uma planta duradoura. Eles crescem bem em solos férteis e bem drenados, em locais com luz solar direta e proteção contra ventos fortes.
A altura média do Buxinho varia entre as espécies e cultivares, mas geralmente eles crescem de 30 centímetros a 3 metros de altura, dependendo das condições de cultivo e poda.
Camarão vermelho – Justicia brandegeana
Camarão vermelho é uma planta ornamental originária do México e América Central, também conhecida como “jacobina”. Ela é uma planta popular para calçadas e jardins, devido às suas flores vistosas e de longa duração.
As flores da Camarão vermelho são em forma de tubo, com pétalas brilhantes e coloridas, que se assemelham a pequenos beija-flores. Elas aparecem em cachos no topo dos caules e podem ser de diversas cores, como vermelho, laranja, rosa, amarelo e branco.
Essa planta é ideal para calçadas porque não cresce muito alta e não requer muita manutenção. Além disso, ela é bastante resistente a pragas e doenças, o que a torna uma boa opção para jardineiros iniciantes.
A altura média da Camarão vermelho varia entre 60 cm a 1,2 metros, dependendo das condições de cultivo e das práticas de poda. Ela prefere solos bem drenados e férteis, e deve ser regada regularmente para se manter saudável e exuberante.
Cica – Cycas revoluta
Cica é uma planta tropical comum em paisagens de jardins em regiões mais quentes do Brasil, sendo frequentemente utilizada como uma planta para calçada externa, você já deve ter visto varias por ai.
As Cicas possuem uma estrutura semelhante a uma palmeira, com um tronco curto e denso e grandes folhas em forma de leque que se desenvolvem a partir do topo do tronco. Essas folhas podem ser verde-escuras ou azul-acinzentadas, dependendo da variedade, e crescem cerca de 1 a 2 metros de comprimento.
Elas são ideais para plantas de calçada, pois não crescem muito alta, o que as torna uma excelente opção para áreas de menor altura, e também não requerem muita manutenção.
Elas também podem ser postas para criar um ponto focal em seu jardim, ou canteiro na frente de sua casa. As Cica são plantas resistentes, e crescem bem em solos bem drenados e com boa exposição solar.
A altura média das Cicas pode variar, dependendo das condições de cultivo, podendo chegar a medir até 3 metros de altura. Elas crescem muito devagar o que as tornam plantas de baixa manutenção.
Cóleus – Coleus sp
O Cóleus é uma planta herbácea perene que pode ser cultivada em diversos lugares, incluindo em calçadas. Suas folhas são grandes, ovais e têm uma textura suave e aveludada, com cores vibrantes como verde, vermelho, roxo e amarelo.
É uma ótima opção para quem busca plantas para calçada, pois é muito resistente. O Cóleus é uma escolha popular para fins paisagísticos, podendo ser utilizado para criar bordaduras, camas e canteiros coloridos e alegres.
Sua altura média é de cerca de 30 a 60 centímetros. Ideal para quem quer plantas pequenas para calçadas.
Dracenas – Dracaena sp.
A dracena certamente é uma planta ótima para você ter como plantas para calçada, pois são resistentes ao sol, sombra e seca. Além disso são muito bonitas.
Ou seja elas são uma planta fácil de cuidar e resistente a muitas condições de clima, exceto muita agua no solo, elas vão crescer nos seus jardins externos na frente de casa sem te dar quase nenhum trabalho.
Sua altura média é de cerca de 1,5 a 2 metros, mas isso varia da variedade que você escolher para ter
Espada de São Jorge – Dracaena trifasciata
A Espada de São Jorge certamente é uma boa opção como plantas para calçada, por sua resistência e capacidade de se adaptar a diversos ambientes.
A espada-de-são-jorge tem também uma irmã que você pode acabar gostando, pois também é muito resistente, ela é a lança-de-são-jorge.
Além de ser utilizada em calçadas, a espada-de-são-jorge é uma opção popular em projetos paisagísticos para a criação de maciços, bordaduras e em áreas de baixa luminosidade. Além disso tudo ela é uma planta de fácil manutenção e pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos.
Sua altura média é de cerca de 30 a 60 centímetros.
Heuchera – Heuchera sp.
Heuchera é uma planta herbácea perene que pode ser cultivada como opção de plantas para calçada. Suas folhas são pequenas, em forma de coração e possuem diversas cores, incluindo verde, roxo, prata e rosa são lindas plantas pequenas para calçadas.
É uma planta que prefere sombra parcial e solo bem drenado. Heuchera é uma opção popular em projetos paisagísticos, especialmente em canteiros mistos e jardins de pedra, pois suas folhas coloridas proporcionam uma bela variedade de texturas e cores.
Sua altura média é de cerca de 30 a 60 centímetros, e suas flores apresentam uma haste fina e elegante.
Hostas – Hosta plantaginea
A Hostas é uma planta herbácea perene que pode ser cultivada como opção de plantas para calçada. Suas folhas são grandes e coloridas. É uma planta que prefere sombra e solo bem drenado.
Então é uma boa opção de folhagem para ficar envolta de uma arvore na sua calçada.
Hostas é frequentemente utilizada em projetos paisagísticos para criar bordaduras e canteiros, bem como em vasos para decorar varandas. Sua folhagem densa é muito atraente em áreas de sombra. Além disso, suas flores brancas em forma de trombeta surgem na primavera e verão, adicionando um toque de cor e textura.
A altura média da Hostas é de cerca de 30 a 60 centímetros.
Ixora – Ixora sp
Ideal para quem quer plantas para calçada com flores em regiões quentes, pois são plantas resistentes e com muitas flores. Suas folhas são pequenas e brilhantes, de cor verde escura, mas as flores em cachos globulares e vibrantes, nascem em uma variedade de cores, incluindo rosa, laranja, amarelo e normalmente vermelho.
É uma planta simples que prefere sol pleno e solo bem drenado.
Com a Ixora você pode fazer uma pequena cerca viva quadrada, ou dar outra forma para essa planta, pois assim como o Buxinho ela pode ser podada de varias formas.
A altura média da Ixora é de cerca de 1 a 1,5 metros.
Liriopes – Liriope muscari
Os Liriopes são uma planta herbácea parecida com grama, que pode ser uma boa opção de planta para calçada, pois é bem resistente a varias condições do clima, como sol pleno e falta de água. Suas folhas são estreitas, longas e de cor verde escura.
A planta produz pequenas flores em cachos, que surgem na primavera e verão. Muito usada em projetos paisagísticos como planta de cobertura de solo, em canteiros e em beira de muros e paredes.
A altura média do Liriopes é de cerca de 30 a 45 centímetros.
Moréia – Dietes bicolor
A Moréia é uma planta perene que pode ser cultivada como opção de plantas para calçada externa. Certamente você já as viu na frente de algum consultório.
Suas folhas são estreitas, em forma de espada e de cor verde escura. A planta produz delicadas flores em tons de branco e amarelo, com uma mancha roxa no centro. É uma planta que prefere sol pleno ou meia-sombra e solo bem drenado, certamente é fácil de cuidar.
Elas se encaixam bem em muitas funções do seu jardim
A altura média da Moréia é de cerca de 60 a 90 centímetros.
Pleomele – Dracaena reflexa
Pleomele uma das melhores plantas para calçada dessa lista, pois é muito resistente e colorida. Suas folhas são longas e estreitas, de cor verde brilhante. É uma planta que prefere sol pleno ou sombra parcial, e solo bem drenado.
Ela é da família das suculentas, então sabe que não precisa se preocupar muito com agua. Usada em projetos paisagísticos como planta de destaque, em bordaduras e canteiros.
A altura média da Pleomele reflexa é de cerca de 1 a 2 metros, mas se podar com frequência ela se mantem bem mais baixa
Comentários