31 plantas que espantam mosquitos, fáceis de cuidar e não fazem mal a saúde.

Tempo de leitura: 19 min

Esse gráfico mostra o aumento no numero de casos de dengue confirmados entre 1991 e 2015. A maioria das pessoas contraem dengue em sua casa, mas felizmente existe uma maneira de “blindar” sua casa contra os mosquitos, veja essas 31 plantas que espantam mosquitos.

Imagine morar em uma casa sem mosquitos naturalmente, você não iria precisar usar químicos para espanta-los, evitaria de pegar varias doenças que esses seres transmitem e dormiria sem o “zuuumm” no ouvido.

Você pode ter tudo isso ao ter plantas que espantam mosquitos em seu jardim ou dentro de casa. Com esse artigo você terá 31 opções além de serem plantas fáceis de cultivar e como usá-las para espantar os mosquitos.

Direto ao ponto.

Incentivo a ter plantas que espantam mosquitos na sua casa e quintal.

O brasil por ser um pais tropical proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento de mosquitos que podem ser muito chatos. Mas o mais terrível é que esses animais transmitem varias doenças.

Só para você ter ideia o no mundo são registradas 1 milhão de mortes por malaria todos os anos. Malaria para quem não sabe é transmitida por mosquitos e esta presente no brasil. Sendo assim os mosquitos são os animais que mais matam no mundo

Mas temos outras doenças como dengue, Zika, Chikungunya, febre amarela e leishmaniose, entre outras…

Agora chega de noticias ruins e vamos aprender a manter essas criaturas longe de casa com plantas que espantam mosquitos

Compartilhe esse artigo com seus amigos no Facebook, eles precisam ficar sabendo disso! É só CLICAR AQUI!

Manjericão canela

Plantas que espantam mosquitos manjericão canela

Contendo cinamato, que também dá sabor a canela. Esta planta em particular vale a pena ter para a sua multiplicidade de usos. Usando em uma horta, repele muitos insetos e aumentará o sabor das frutas próximas, especialmente os tomates.

Seja plantada nas proximidades, ou recém-cortada e colocada estrategicamente, ela ajuda a impedir também que as moscas pousem nos alimentos.

Tecnicamente anual, esta planta irá crescer novamente em climas mais quentes se for permitida e voltar ano após ano. Mas é incrivelmente fácil de cultivar, até mesmo dentro de casa também

Cravo-da-índia

flor de cravos da india | plantas que espantam mosquitos

Os brotos de cravo e o próprio óleo são facilmente encontrados nas lojas, casos não queira criar as suas.

E podem ser usados ​​para ajudar no problema do mosquito, já que é o cheiro que repele os insetos.

Essa árvore nativa asiática é uma árvore perene, são planta que prosperam em ambientes úmidos. Os primeiros 3-4 anos requerem umidade consistente do solo para um bom estabelecimento da raiz.

Porem só devem começar a florescer em cerca de 6 anos, embora a capacidade total de colheita possa levar até 15 anos. Essa é uma das plantas que espantam mosquitos, que levará mais tempo para ter resultados

Os dentes que você compra em uma loja são, na verdade, os botões de flores colhidos antes da floração e secos.

Eles têm muitos usos devido às suas propriedades aromáticos e sabor, e por isso vale a pena o entusiasta da planta assumir o desafio de cultivar sua própria planta.

Ambos os botões secos, bem como plantas vivas, exalam o famoso cheiro de cravo que repele uma variedade de insetos.

Erva-cidreira

planta que espantam mosquitos erva cidreira

Pense em manter essa pequena beleza de planta que espanta mosquitos em um vaso, pois uma vez estabelecida, ela pode ganhar vida própria.

Popular devido a seus muitos benefícios de saúde e aroma, esta é uma planta que é útil em mais de uma maneira em suas camas de jardim.

Usado fresco, seco ou prensado para óleo, a erva-cidreira ajudará a repelir os mosquitos, não importa como você decida usar. Além disso, é uma longa lista de vantagens adicionais que vale a pena considerar ter por perto.

Alecrim

alecrim em vaso serve como umas das plantas que espantam mosquitos

É uma planta amante do sol. Resistente e tolerante a solos mais secos, esta planta é popular devido ao seu aroma e sabor.

Seu cheiro mantém insetos à distância, e você tem um suprimento fresco de tempero para cozinhar.

Lavanda

Lavanda planta que espanta insetos

Esta planta prospera em climas quentes, ensolarados e secos, uma vez estabelecido e é uma obrigação para todos os entusiastas de jardinagem.

A folhagem perfumada e as flores de verão repelem muitos tipos de insetos. As flores colhidas podem ser facilmente secadas e colocadas em armários e gavetas. Assim traças, aranhas e outros incômodos desagradáveis manterão distancia.

Além disso, faz suas roupas cheirarem bem! Umas das plantas que espantam mosquitos que ainda por cima te darão flores.

Monarda Citriodora 

Monarda Citriodora

Também chamada de Bergamota Selvagem, esta planta atraente é resistente a quase todos os tipos de solo, dependendo da variedade.

As flores do fim do verão não apenas repelem os mosquitos. Mas também atraem borboletas, beija-flores e abelhas que são ótimos animais para se ter em um jardim!

Um benefício adicional é o chá que você pode fazer usando folhas e flores, assim como muitas outras propriedades medicinais .

Preferindo uma área ensolarada, a parcialmente sombreada, esta é uma das plantas que espantam mosquitos que pode se tornar um pouco invasiva.

Depois de estabelecida elas tendem a crescer muito e muito rápido, e por isso você deve tomar o cuidado em não deixar ela tomar todo o seu quintal

Flores atraentes e brilhantes começam cedo até o meio do verão em tons rosa, roxo, branco e vermelho. Sente-se e desfrute de noites livres de mosquitos!

Tagetes

tagetes laranja é uma plantas que espantam mosquitos

As versões anuais e perenes dessas plantas espantam mosquitos e muitas outras criaturas consideradas um incômodo para o seu quintal e jardim.

As variedades mais populares destas flores brilhantes são anuais.

Quando plantadas como plantas companheiras em torno de suas frutas e legumes, você também acaba de criar uma barreira inseticida natural .

Hortelã-pimenta

hortelã pimenta

Com toda certeza minhas plantas preferida dessa lista. É um produtor rápido que pode rapidamente dominar o seu jardim. Esta planta perfumada faz muito mais do que manter os mosquitos afastados.

Também popular para repelir aranhas a hortelã-pimenta pode ser usado em chás.

Usado fresco, seco ou prensado para óleo, hortelã-pimenta é versátil em seus muitos usos.

Lúcia-lima

lúcia lima

Esta planta terá o melhor cheiro de limão de tudo o que você tem em seu jardim.

As folhas também têm um sabor de limão tão forte, que é frequentemente usado para substituir o verdadeiro limão em muitas receitas e bebidas.

São esses aromas de limão que a tornam uma das plantas que espantam mosquitos perfeita para suas áreas de estar ao ar livre. Plante junto com uma cerca ou treliça à medida que elas crescem para abranger uma maior área. Depois desfrute de sua fragrância de limão.

Camomila

camomila | plantas que espantam mosquitos

Estas pequenas e alegres flores tipo margarida são uma adição feliz a qualquer jardim e também tem uma variedade de usos.

Usado há séculos medicinalmente, a camomila também é uma erva popular para aliviar os sintomas da enxaqueca.

Embora possa ser ingerida, geralmente como chá, deve-se sempre ter o cuidado de consultar um médico antes de introduzi-lo em sua dieta.

Compartilhe esse artigo com seus amigos no Facebook, eles precisam ficar sabendo disso! É só CLICAR AQUI!

Agerato

agerato

São flores de longa duração e normalmente vêm em tons de azul e roxo, mas foram cultivadas para mostrar rosas, vermelhos e até brancos.

Cultive o agerato em vasos junto a outras plantas que espantam mosquitos que também amam sol. Desse modo você terá um arranjo bonito e proteção contra os mosquitos.

Por causa de sua forte fragrância, eles espantam mosquitos e moscas, mas uma nota de cautela, eles também têm caules e folhas espinhosas, que causam irritação e podem causar uma reação alérgica em algumas pessoas.

Ceanothus  Snowbrush

Snowbrush

Este arbusto sempre-verde é fácil de propagar em seu jardim, dadas as condições corretas. Essa planta gosta de solos rochosos e bem drenados e locais muito ensolarados.

Facilmente propagada a partir de estacas e sementes tratadas.

Ambas as flores e a folhagem emitem um aroma de bálsamo pegajoso e doce que repele muitos insectos que picam.

Apesar de suas preferências crescentes, este arbusto é muito tolerante a uma variedade de tipos de solo, podendo ser cultivado em praticamente qualquer lugar.

Poejo

poejo

Uma planta poderosa no uso de qualquer coisa que não seja como uma planta decorativa. Ajuda a repelir mosquitos, formigas e outros insetos.

Como um impedimento de insetos, essas plantas de baixo crescimento também podem ser extremamente úteis na horta. Atuando como repelente natural.

Simplesmente plante debaixo ou ao redor de plantas suscetíveis para mantê-las livres de pragas.

Outra forma de usar poejo é cultiva-las em um vaso, em ambientes iluminados, durante a noite você pode mover seus poejos para dentro de casa para que eles funcionem como plantas que espantam mosquitos.

Tomilho

tomilho plantas que espantam mosquitos

O tomilho contém um aroma tóxico para muitos insetos e é benéfico para uso como um inseticida natural.

Estas propriedades também tornam uma planta popular para ter em torno de rosas e outras plantas perenes que têm uma tendência a atrair insetos destrutivos.

Ostentando uma flor pequena e atraente, o tomilho vale a pena ter dentro dos canteiros do jardim. Ele deterá insetos e você pode também usar suas propriedades medicinais

Planta-jarro

planta carnivora que como mosquitos

Com os solos corretos, fazem uma bela adição, ainda que mortal, ao seu jardim. As flores chegam na primavera antes de crescerem os lançadores coloridos que duram a estação de crescimento.

São esses jarros que emitem um cheiro doce que atrai insetos e os atrai para a morte.

Pés molhados em solos arenosos, caules secos e muita luz solar são essenciais para o sucesso no cultivo dessas plantas, mas, uma vez estabelecidos, devem ser deixados sozinhos.

Eles são auto-fertilizantes e devem ser deixados fora do seu cronograma de fertilização, uma vez que esse erro é o que muitas vezes mata uma planta madura.

Essa planta não espanta os mosquitos mais vai se alimentar deles ocasionalmente, assim como de outros insetos.

Toreliana

toreliana

Parte da família dos eucaliptos, a Toreliana é nativa da Austrália e é melhor cultivada no Brasil.

O aroma dos eucaliptos os fazem servir como plantas que espantam mosquitos, os óleos encontrados nesta vegetação são altamente eficazes no seu uso contra insetos.

Quando colocados em áreas comunitárias ajudarão a manter uma área livre de mosquitos. Também é uma planta muito interessante de se ver.

Calocedrus decurrens- cipreste

folha de cipreste planta que espanta mosquitos

O cipreste tem agulhas perfumadas. Estas são uma árvore popular para plantar para sombra e quebra-ventos e são fáceis de manter aparadas e moldadas também para uso decorativo.

O crescimento lento, as árvores só crescem aproximadamente 10 cm durante os primeiros 10 anos até que os sistemas radiculares se estabeleçam, mas podem crescer rapidamente até 1,5 m de largura.

Benefícios adicionais vêm de sua fragrância picante, muito popular entre os marceneiros por ser repelente natural de insetos e resistente a deterioração.

Capim-cidreira

capim cidreira plantaçao faz parte das plantas que espantam mosquitos

Devido ao seu alto nível de citral, os óleos usados ​​para repelir insetos, tanto a planta fresca, quanto os óleos, são eficazes no uso como um repelente de insetos natural.

Os óleos devem ser evitados pelas crianças, no entanto, como muitas vezes são muito fortes para peles sensíveis.

Plantas para secar

Enquanto algumas plantas que espantam mosquitos repelem naturalmente as pragas indesejadas, outras precisam ser colhidas e secas para tirar o máximo proveito delas.

Para obter melhores resultados, certifique-se de colher pela manhã após a secagem do orvalho, mas antes que o sol queime os óleos essenciais recém-formados.

A seguir, uma lista das plantas que espantam mosquitos que precisam ser secas.

Compartilhe esse artigo com seus amigos no Facebook, eles precisam ficar sabendo disso! É só CLICAR AQUI!

Matricaria discoidea

 Matricaria discoidea

É uma planta silvestre de baixo crescimento e nativa em todo o mundo e tem sido usada medicinalmente, como conservante, e como repelente por incontáveis ​​anos.

Principalmente encontrada esta pequena planta pode ser cultivada a partir de suas cabeças de flor sem pétalas e plantada onde você pode chegar facilmente para a colheita.

É bom infiltrar-se em chás frescos , uma vez secos, a Matricaria pode ser esmagada e esfregada em sua roupa, ou pendurada em áreas propensas a desenhar insetos para ajudar a repelir. Plantas frescas também podem ser esfregadas em sua pele.

Catinga-de-mulata

Catinga-de-mulata

Embora a Catinga-de-mulata seja uma planta bonita e fácil de cultivar, ela pode ser tóxica quando consumida em grandes quantidades.

A relatos de animais de criação ingerindo a planta e adoecendo, ou mesmo morrendo, foram relatados.

Se você está plantando, certifique-se de mantê-lo em uma área contida, pois ela se espalha fácil e rapidamente através de suas raízes, e que seu rebanho não pode chegar a ele.

Apesar das advertências, é uma das melhores plantas que espantam mosquitos para se ter, especialmente para a colheita de repelentes de insetos caseiros.

Embora folhas frescas possam ser usadas para esta receita, folhas secas criam um spray mais potente, já que os óleos estarão mais concentrados.

A mistura é bastante fácil e requer o embebimento da planta em água quente antes de resfriar e colocar em um frasco de spray. Ao usar para pulverizar nas plantas, use um pouco de sabão de óleo para aderir à planta.

Ao usar em si mesmo, pulverize sua pele e roupas como faria com qualquer outro tipo de repelente de insetos. Além disso, cheira muito melhor!

Absinto

absinto

Conhecido mundialmente como absinto, esta planta tem um significado histórico na medicina que remonta a mais de 3000 anos.

Tradicionalmente usado para doenças estomacais, uma vez seco e armazenado adequadamente, é usado em quantidades pequenas e controladas para uma variedade de desconfortos diferentes.

O absinto é fácil de cultivar e é uma planta benéfica para se ter em seu jardim. As folhas contêm as partículas resinosas que podem ser usadas como um inseticida natural.

Quando secos, os feixes da erva podem ser colocados em portas, armários, etc. Ou até mesmo usados ​​em abas de chapéu ou em bolsos para ajudar a afastar o lamento dos mosquitos.

Extração de óleos das plantas que espantam mosquitos

Embora todas as plantas que espantam mosquitos listadas neste artigo sejam um pouco eficazes para ajudar a manter os mosquitos afastados. Quando usados para extração de óleos, eles se tornam muito mais potentes.

As plantas listadas abaixo precisam de uma liberação de óleos para trabalhar em repelir mosquitos. Tal como acontece com as técnicas de secagem, certifique-se de colher suas plantas no momento ideal para obter o máximo de óleo de suas plantas.

Algumas das plantas listadas só precisam ser esmagadas em suas mãos para liberar os óleos e ser esfregadas em sua pele. Mas se você estiver procurando por mais efeitos a longo prazo, ou quiser otimizar tudo o que sua planta tem a oferecer, siga as instruções abaixo

Extração de óleo primitivo não é tão difícil quanto parece, e você pode facilmente completar o processo com pouco barulho.

Por favor, note que usando os métodos ligados você não estará recebendo óleos 100% puros e eles não devem ser ingeridos. Mas eles são perfeitos para usar em sprays de insetos caseiros e certas aplicações tópicas.

Tomilho limão

Tomilho limão

Cultivada exatamente como é o tomilho mencionado acima, o tomilho limão tem um leve sabor cítrico e às vezes se beneficia de ser cultivado em vaso.

Útil em muitas receitas, o tomilho limão é popular por seus sabores sutis com frango e carne de porco. Deve ser colhido regularmente para incentivar o novo crescimento.

Sozinho, o tomilho-limão não é um bom repelente de insetos, mas os óleos dessas plantas que espantam mosquitos podem ser esfregados em sua pele depois de colhidos.

Por si só, isso é um alívio rápido, mas para torná-lo mais eficaz, extraia os óleos e misture com outros em um spray.

Citronela

citronela

As Citronelas deixam zonas livres de mosquitos onde quer que sejam plantadas. Alguns estudos provaram que é apenas os óleos da planta, e não a própria planta, que provaram ser eficazes para evitar insetos que picam.

Por se tratar de uma planta ornamental, suas propriedades estéticas apenas complementam a eficiência da proteção contra mosquitos

Quebrar uma fronda e esfregá-la na sua pele pode lhe dar algumas horas de alívio. Além disso, o óleo também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, tornando esta uma planta que vale a pena ter por perto!

Certamente a citronela é uma das mais poderosas plantas que espantam mosquitos dessa lista, tenho certeza que ela protegera seu lar e família.

Veja também como fazer velas de citronela que espantaram os mosquitos dentro de casa Clique Aqui.

Compartilhe esse artigo com seus amigos no Facebook, eles precisam ficar sabendo disso! É só CLICAR AQUI!

Gerânio limão

gerânio limão

Os gerânios perfumados são perfeito para se plantar em caixas de janela.

Existe um a historia antiga no EUA onde o geranio era vendido e seu argumento de venda era que, quando colocado em volta de uma propriedade, repeliria os mosquitos.

Depois de uma década de popularidade e pouca prova de sua eficácia, alguns cientistas entraram em cena para examinar essas alegações.

Infelizmente, não era para ser assim, mas o que foi criado foi uma planta perfumada de citronela. Quando esmagada e esfregada na sua pele, não apenas cheira bem, mas ajuda um pouco a ajudar a repelir os mosquitos.

Outros estudos revelaram que todos os gerânios perfumados contem uma pequena porcentagem de óleos de citronela

Menta

menta

Por causa de seus compostos químicos, que incluem citronela, a menta tem um efeito levemente sedativo, e tem sido usada medicinalmente para remédios contra gripes e resfriados.

Mergulhado em um chá também ajuda na digestão e alivia problemas brônquicos. Além disso, os óleos extraídos provaram ser dez vezes mais eficazes na repelência de mosquitos do que o DEET.

Estas plantas que espantam mosquitos perenes fáceis de cultivar, tolerantes à seca, resistentes ao calor e de longa duração apresentam-se em uma grande variedade de altura e cor, além de ostentar uma vistosa folhagem prateada e verde.

Perfeito para crescer em conjunto com rosas, cobrindo as hastes de rosa nua perfeitamente. Em geral, esta é uma fábrica indispensável para o seu jardim por uma variedade de razões vencedoras.

Alho

alho

O alho é considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Contendo grandes quantidades de vitaminas essenciais, auxiliares na saúde do coração, tem propriedades anti-inflamatórias e reduz a pressão arterial, por exemplo.

Se estes não forem motivo suficiente para tê-los como alimento básico em seu jardim. Considere que espremer e borrifar o suco pela casa e também manterá os mosquitos longe por quase uma hora.

Eucalipto

eucalipto

O óleo de eucalipto é derivado das folhas, e tem uma infinidade de benefícios para a saúde. É frequentemente encontrado em enxaguantes bucais e solventes odontológicos.

Mas o mais importante para este artigo é que a planta foi registrada oficialmente como um inseticida e miticida em 1948.

Hortelã

hortelã | plantas que espantam mosquitos

Quando as pessoas ouvem falar de hortelã, muitas vezes pensam automaticamente em hortelã-pimenta como visto acima. Muitas plantas fazem parte da família das hortelã. Assim os jardineiros têm a escolha das fragrâncias que querem em seus jardins.

Os benefícios para a saúde da hortelã somam-se rapidamente. Tudo, desde curar soluços até aumentar a memória, tem sido atribuído a essa abundante planta por meio do uso de folhas frescas na culinária.

Muitas receitas usando hortelã ao redor da casa também estão em existência. Óleos Menta são incrivelmente eficazes para ajudar a repelir insetos ao redor da casa, e como um inseticida natural e spray de plantas que espantam mosquitos.

Simplesmente misturar óleos com um óleo transportador e água, pulverizado ao redor da casa para repelir vários insetos. Esfregou em sua pele também é muito eficaz em manter fora os mosquitos.

Alho poró

alho paró

Existem algumas discrepâncias em relação ao habitat nativo desta planta em particular. Mas uma pesquisa mostrou que ela apareceu historicamente no Canadá.

Uma boa maneira de usar essas plantas é como repelente ao esfregar na pele, pois quando transformadas por suco e óleos, estas plantas que espantam mosquitos podem ser eficazes em repelir mosquitos.

Píretro

Píretro o maior inseticida natural do mundo também serve como uma das plantas que espantam mosquitos

Estas plantas que espantam mosquitos perene parece uma flor inofensiva, mas esconde um importante segredo. Originalmente brancas, essas flores são cultivadas e colhidas por suas propriedades tóxicas usadas no controle de pragas.

Existem muitas versões comercializadas de píretro disponíveis, e tem sido considerado um dos inseticidas mais eficazes disponíveis. No entanto não deve ser usado na pele pois alguns estudo revelam uma certa toxidade.

Em vez disso, um spray nebulizador usado uma ou duas vezes por dia pode ser eficaz no manejo de mosquitos em seu quintal.

Eu não recomendo o uso dessa planta, pois ao mesmo tempo que espantam os mosquitos, ele fara o mesmo com insetos polinizadores

Raiz de pedra

Raiz de pedra repelente para mosquitos

Outro membro da família das mentas, esta planta alta, de caule reto, tem uma flor amarela pálida e cheira a limão.

Tal como acontece com a maior parte da família das mentas. A planta de raiz de pedra tem uma variedade de benefícios para a saúde. Já foi usada para curar feridas, ajudar na digestão e pode ser usada como um anti-séptico moderado.

Atualmente, muitos estudos estão sendo feitos em seu uso como diurético e no tratamento de cálculos renais.

Devido às suas propriedades de hortelã, o óleo de raiz de pedra pode ser extraído de folhas e usado como um spray para repelir mosquitos. Como o resto de sua família, não há nenhum aviso sobre aplicações tópicas. Ambas as folhas e óleos podem ser esfregados na pele.

Árvore do chá- Melaleuca

arvore de chá melaleuca, serve como repelente para mosquitos

As árvores de chá são incrivelmente fáceis de cultivar dentro de um recipiente e são as favoritas dos entusiastas de estufa. Fácil de cultivar e podar, essa árvore de crescimento rápido pode ser cortada para se manter pequena.

O único problema importante é permitir que esta árvore tenha muita água e não deixe secar. É uma planta ideal para recipientes auto-rega.

O óleo da árvore do chá é especialmente útil como um repelente natural. Uma vez pulverizado deve ser esfregado em sua pele, bem como pulverizado em suas roupas para a máxima eficácia.

Dica Bonûs:

Você também pode usar algumas dessas plantas para fazer óleos essenciais, que contem os mesmos elementos que espantam os mosquitos, mas os óleos são mais concentrados. Veja como fazer:

Com o óleo você pode fazer velas, inseticidas e fragrâncias que espantaram os mosquitos de dentro de sua casa. Atenção use apenas flores e folhas secas para a fabricação dos óleos.

Você tem alguma dessas plantas? O que achou da ideia de proteger sua casa com plantas que espantam mosquitos? Quais dessas plantas você pretende usar? Deixe um comentário e vamos conversar!

Compartilhe esse artigo com quem também gostaria de proteger sua família de doenças transmitidas por mosquitos, divulgue no Facebook, eles precisam ficar sabendo disso! É só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários