Como Cuidar de Begônia: Os Segredos para Ter Begônias Saudáveis e com Florações Intensas!

Tempo de leitura: 15 min

como cuidar de begônia

Begônias são uma das plantas mais queridas por jardineiros e amantes de plantas, pois tem lindas flores e folhagens maravilhosas. No entanto poucas pessoas sabem como cuidar de begônia pode ser difícil para um iniciante.

Elas exigem solo úmido, mas se estiver muito úmido elas morrem, além de precisar de podas corretas para ficar com a folhagem vistosa e densa. Mas mesmo sendo um iniciante esse artigo irá te transformar em uma especialista em begônias. Não vou te esconder nada!

Vou te mostrar como cuidar de begônias, como plantar begônias, o substrato certo, a poda para deixar a folhagem volumosa técnicas de floração e muito mais!

Mas antes vamos conhecer mais sobre essa planta…

Direto ao ponto.

Informações Sobre as Begônias;

Essas plantas hoje são um dos maiores grupos de plantas ornamentais cultivadas no mundo.

A planta begônia foi inicialmente encontrada em países equatoriais como a Costa Rica, de lá foram levadas para a Inglaterra onde foram introduzidas em 1777.

Hoje mais de 1000 variedades são encontradas na natureza, em todo o globo, exitem variedades de em praticamente todos os continentes.

O tamanho entre as variedades varia muito, algumas como a Asa-de-Anjo chegam aos 3 metros. No entanto a maioria se mantem entre 30 cm aos 90 cm.

como cuidar de begônia - begônia prateada
Sim, essa especie é real! Seu nome é “looking glass” ou begônia espelho.

Solo e Substrato

Como sempre dizemos aqui, acertar o solo ira definir se sua planta será saudável ou não. O solo para cada planta varia e para o caso das begônias uma das vantagens é que mesmo com muitas variedades, todas tem os mesmo requisitos de solo.

Todas as plantas begônia, gostam de solo úmido, mas ainda com muita drenagem. Aqui vou te mostrar varias formas de conseguir esses dois fatores no solo, para que suas begônias cresçam saudáveis.

Para que um solo permaneça úmido, a unica maneira eficiente de conseguir é com matéria orgânica no solo.

Já a drenagem podemos conseguir com areia, vermiculita ou perlita.

A matéria orgânica, também irá deixar solos argilosos que costumam reter muita água mais drenáveis e macios. Além disso a matéria orgânica irá permitir que micro-organismo benéficos vivam no solo, deixando o solo fértil.

O solo para planta begônia deve ser drenável, pois as raízes e tubérculos dessas plantas são sensíveis a umidade, o que pode causar podridão nas plantas. Isso é causado por muita água no solo que geralmente vem em solos argilosos.

Como matéria orgânica você pode usar, folhas, compostagem, fibra de coco e a famosa cobertura de solo, que pode ser usada em canteiros e vasos.

Ao preparar o solo em canteiros, verifique se o solo é argiloso e compactado, caso seja quebre todo ele e misture um pouco de areia, e depois misture a matéria orgânica. Cuidar de begônia em solo compactado será um desafio para você.

Caso prefira, pode complementar adicionando húmus de minhoca, entre outros tipos de solo especiais para jardim.

Substrato para Begônias em Vaso:

Existem muitas maneiras de preparar um substrato para begônias em vaso, até por que essas plantas são de certa forma resistentes, apenas não tolerando solo encharcado e sol intenso.

Mas uma mistura de solo que lhe renderá muitas flores e belas folhagens é a seguinte:

  • 1 parte de perlita, vermiculita ou areia.
  • 2 parte de húmus de minhoca ou terra vegetal.
  • 1 parte de casca de coco.

Existem muitas outras opções de substrato para begônias, e alguns podem ser até melhores do que esse, já que o ambiente também define muita coisa.

Esse substrato é excelente para begônias em locais como uma varanda bem iluminada indiretamente.

Você pode ficar a vontade para adaptar esse substrato conforme suas necessidades.

Jardim com Begônia

Cobertura de solo:  

A cobertura de solo é indicada por muitos especialistas do ramo de jardinagem, não só para cuidar de begônia, mas para qualquer outra planta. Ela ajuda de muitas maneiras, protege o solo do sol, segura mais umidade mantendo-o fresco e evita o crescimento de ervas daninhas.

Mas como as begônias são suscetíveis à podridão devido a condições úmidas, então a cobertura deve ser feita com cautela. 

A melhor cobertura para begônias é a casca de pinus em torno das plantas para manter o solo fresco. Apenas não sufoque o pé da planta com a cobertura.

Um detalhe é que as begônias em vasos não precisam de cobertura no solo, pois elas mesmas iram cobrir tudo.

Rega

A rega regular é importante para se ter plantas saudáveis. O solo deve sempre permanecer úmido para begônias, mas nunca úmido demais, pois isso já pode causar podridão nas raízes.

Ao regar também lembre-se de manter a folhagem sempre seca, molhando diretamente no solo. A folhagem úmida por muito tempo, pode causar manchas de fungos na folhagem das suas begônias. São dicas de como cuidar begônias como essa que deixaram sua planta bonita.

As begônias tem caules carnudos e folhas que armazenam água por longos períodos de tempo, para que não precisem de rega constante. Quando o solo estiver quase secando ele deve ser regado novamente.

Você pode fazer o teste do dedo onde, caso a superfície de pelo menos 5 cm esteja seca a rega pode ser regada novamente.

A principal regra para regar as begônias é não deixar o solo secar completamente entre cada rega.

Mas qual o papel da umidade para as begônias?

Devido à sua origem tropical, como cuidar de begônia no Brasil é relativamente fácil, elas prosperam em áreas com umidade relativamente alta. Em áreas mais secas, eles apreciarão ser regadas diariamente.

Dessa forma o solo úmido proporciona um ambiente mais úmido para as begônias, já que a água vai evaporando diretamente nas folhas. Você também pode fazer nebulização em suas begônias.

No entanto, não use água da torneira para nebulização, pois a alta alcalinidade de um pouco da água da torneira fará com que as folhas da sua planta caiam.

Em vez disso, use água destilada, que não contém minerais. Na verdade água destilada é a melhor opção até para se regar as begônias. Talvez você tenha percebido já que a água da chuva é melhor para as plantas do que a água da torneira.

Iluminação

As begônias são plantas que não gostam de sol pleno, no máximo o sol da manhã e do fim da tarde, elas preferem luz filtrada ou muita luz indireta, sem exposição direta.

Algumas espécies até mesmo resistem em áreas de sombra muito escura. No entanto essas plantas ainda precisam de áreas com muita ventilação para evitar doenças fúngicas.

Muitas espécies podem até mesmo ficar como plantas de interior, em cestas e vasos.

Ambiente.

O ambiente interfere em muitas coisas na hora de descobrir como cuidar de begônia e de qualquer outra planta.

A maioria da variedades de begônia preferem temperaturas entre 15°C e 26°C, embora ainda assim elas suportam calor leve e umidade.

E por outro lado não suportam seca, geadas extremas, sol pleno e calor intenso. Por isso a rega, cobertura, sombra, umidade e ventilação devem ser usadas corretamente.

Em dias muito quentes você pode até mesmo regar as folhas de suas begônias, desde que que seja feita no horário mais quente do dia.

Como Podar Begônia

Como Podar Begônia

Talvez você fique com dó de suas plantas, mas essas praticas são extremamente necessárias para que sua plantas se mantenham sempre bonitas, e com a folhagem densa, o que permite muitas flores.

Uma técnica que lhe dará bons resultados é apertar as pontas em crescimento das begônias tuberosas na primavera. Aperte de volta repita esse processo mensalmente até meados do verão para incentivar o arbusto à dar mais flores.

Corte as folhas mortas regularmente para limpar a aparência da begônia tuberosa e para remover as velhas flores podres que podem infectar as plantas.

Corte com uma tesoura limpa, as folhas secas, amareladas e queimadas. Quando antes você remover uma folhas danificada mais cedo a planta irá se esforçar para se recuperar.

Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI! Aposto que suas amigas iram amar cuidar de plantas como as begônias.!

Propagação

Ao aprender como cuidar de begônia saudáveis em sua casa você certamente irá se empolgar e querer fazer muitas mudas, por isso sempre separo varias formas de como você pode fazer mudas de suas begônias.

Como Fazer Muda de Begônia por Estaquia

Fazer mudas de begônia a partir da estaquia é a forma mais rápida de conseguir muitas begônias. No entanto saiba que a planta que surgira é exatamente um clone da outra.

  • Pegue sempre um galho que vai florescer. Você pode querer pegar aqueles que estão com brotos, mas funciona apenas com os que iram gerar flores.
  • Esse galho deve ter uns 5 cm e um corte na vertical, formando tipo uma lança com a ponta.
  • Agora coloque 1/3 do caule na água.
  • E depois que você perceber existem raízes crescendo, diminua a água.
  • Deixe o caule na água até que as raízes tenham no minimo 4 cm.
  • Transplante sua muda para um local sombreado e em solo fértil.

Assim que a muda pegar e se estabelecer você pode transplanta-la em um pote maior, e vá levemente expondo as suas plantas a uma quantia de luz maior.

https://www.youtube.com/watch?v=6ui_hTyIrlE

Como Fazer Muda de Begônia por sementes

Você também pode fazer mudas de begônia a partir das sementes, no entanto cuidar de begônia vindas de semente demorar muito mais tempo para crescer e florescer.

Mas por outro lado essas plantas tendem a ser muito mais saudáveis do que as mudas de estaquia.

Esse processo é realizado em bandejas em qualquer período do ano, que seja mais fresco. Os transplantes para recipientes e para o local definitivo ocorrem cerca de 7 a 12 semanas após a semeadura, respectivamente.

Como Fazer Muda de Begônia por divisão

Algumas espécies de begônias produzem tubérculos, esses tubérculos podem ser divididos em alguns casos. Mas em muitos casos esses tubérculos iram gerar brotos e nesse momento podem ser retirados do solos.

Como Plantar Begônia

Agora que você sabe como cuidar de begônia, por que não aprender detalhadamente como plantar begônia. Tanto em canteiros quanto em vasos.

Canteiros

Encontre um local onde o solo drene bem, ou seja não seja um solo argiloso. Se ainda houver poças d’água depois de 5 a 6 horas após uma chuva forte, procure outro local. Ou altere o solo com a adição de metria orgânica

Coloque suas begônias onde elas receberão sombra parcial, principalmente nas horas mai quentes do dia. E quanto mais quente sua região for, mais sombra eles preferem.

Afofe o solo se necessário e plante seus tubérculos de begônia, ou mudas, colocando-os no solo sem cobri-los.

Após o plantio, regue as begônias generosamente para assentar o solo ao redor dos tubérculos e mudas.

Depois continue a rega de sua begônia para o solo se manter suficientemente úmido, mas nunca o suficiente para ficar encharcado.

Vasos

Flores em vasos

Primeiramente verifique se o vaso possui orifícios de drenagem, caso não tenha faça ou troque de vaso. Caso você plante sua begônia em vasos sem orifícios elas provavelmente iram apodrecer.

No vaso faça uma camada inferior com pedras e um filtro de café descartável por cima das pedras. As pedras iram facilitar a drenagem do solo e o filtro irá impedir que o solo precha o espaço entre as pedras.

Depois use o substrato que eu lhe mostrei no inicio desse artigo. Encha o recipiente com esse substrato.

Coloque suas begônias onde elas receberão sombra parcial. Quanto mais quente sua região de cultivo, mais sombra eles preferem.

Solte um pouco o solo e plante seus tubérculos de begônia, colocando-os no solo sem cobri-los. Plante os tubérculos 10 “-12” separados com o lado recuado voltado para cima. Este é o lado em que brotos de folhas se formarão.

Após o plantio, regue as begônias apenas para acomodar o solo ao redor dos tubérculos e raízes das mudas. Então cuide de sua flor begônia regando para mantê-las em um ambiente úmido.

Floração

Como você já deve saber existem muitas espécies e variedades de begônias, muitas das quais possuem flores sem valor ornamental algum, e cada uma exige de você uma forma de como cuidar de begônias diferente.

No entanto as duas variedades mais conhecidas e comuns, que são as begônias de cera (Begonia semperflorens), e as begônias tuberosas (Begonia tuberhybrida), possuem muitas flores.

E você pode mante-las sempre floridas se seguir todas as técnicas acima e as dicas que vou lhe mostrar.

Para fazer sua begônia florescer novamente você pode fazer uma poda após a primeira floração. Isso força a planta begônia a entrar no “modo de sobrevivência” para recuperar o dano da poda, e se propagar antes de “morrer”, não que ela vá morrer, mas ela acha que sim.

O que acontecerá neste momento é que a planta crescerá novamente e tentará fazer ainda mais flores.

Um pouco a mais de luz e fertilizantes nesse momento também pode ajudar a planta a florescer com ainda mais intensidade do que antes.

Fertilizantes Naturais.

Begônias são plantas de floração intensa, e para ajuda-las nessa missão você pode adicionara ao solo fertilizantes naturais como sementes de aboborá trituradas. As sementes de aboborá é rica em magnésio que é um mineral determinante na hora das plantas florescerem.

Você também pode aplicar esterco de gado, borra de café ou carvão para aumentar o nível de nitrogênio no solo, deixando as folhagens das begônias ainda mais bonitas.

Casca de ovo e casca de banana podem adicionar cálcio e potássio nas plantas, assim elas tendem a ficar mais resistentes.

3 Dicas Secretas de Como Cuidar de Begônia.

Dica 1: As belas folhas de begônia podem ser manchadas e descoloridas pela água. Evite molhar com água fria ou com água da torneira que possui muitos minerais e alcalinidade alta. Sempre que possível use água da chuva, ela é destilada.

Dica 2: As begônias são umas das poucas plantas que o vasinho de água é recomendado, já que essas plantas precisam de muita umidade. Então nesse caso preencha os pratos com água.

Dica 3: Não force a sua flor begônia a dar uma segunda floração. Depois que a floração terminar, deixe a folhagem no lugar e não a corte. As folhas capturam a luz do sol, fornecendo alimento através da fotossíntese e assim a planta begônia se torna mais forte e resistente à possíveis ameaças, como cuidar de begônia fica fácil se elas fores resistentes.

Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI! Assim suas amigas poderão conhecer as belezas dessa plantas!

Dicas Secretas de Como Cuidar de Begônia
A misteriosa begônia de folhas azuis brilhantes.

Tipos de Begônia que se Pode Encontrar no Brasil para Comprar

Dentre as 1400 variedades de begônias, apenas 250 podem ser encontradas no Brasil, nas quais apenas algumas tendem a ser mais cultivadas e fáceis de encontrar.

Pode ficar tranquila que essas especies seguem praticamente todas as dicas que eu te mostrei neste artigo. Aposto que você irá se encantar com essas plantas.

Begônia Comum

Begônia Comum

Dentre os tipos de begônia, essas flores begônias são as mais comuns, e é uma plantas nativa da America do Sul e Central. No Brasil ela é uma das plantas mais cultivadas dessa lista. São baixas atingindo até 40 cm de altura.

Suas raízes são tubérculos, por isso elas não devem ficar em solo encharcado. Suas flores se assemelham á rosas e tem cores variadas, como branco, rosa, amarelo, salmão e vermelho, além de combinações entre essas cores.

Begônia-Asa-de-Anjo

Begônia-Asa-de-Anjo

Suas folhas parecem pares, tem pintas brancas que se destacam em meio as folhas verdes escuras. Em 2019 muitos jardineiros voltaram a cultivar essa variedade pelo mundo.

Elas podem atingir até 2 metros de altura ou mais, essa é uma das maiores especies de begônia. Por serem plantas nativas são uma ótima opção de folhagem ornamental para seu jardim na sombra. Suas flores crescem em cachos e são parecidas com a próxima especies.

Com tanta beleza exótica da begônia asa de anjo você deve estar se perguntando “Como Cuidar de Begônia Asa de Anjo”; É simples siga os mesmos passos que te mostrei acima, a unica diferença são seus hábitos.

Begônia grandis

Flores nativa do brasil

As begônias mais resistentes, Begônia grandis é uma planta perene tuberosas, conhecidas por sua folhagem requintada e exuberante de folhas verde-oliva em forma de asa, adornadas com veias e nervuras vermelhas e laterais coloridas.

Begônia de Cera

begonia cera

Também nativa do Brasil e o resto da America do Sul a begônia de cera possui as flores com um diferencial, suas flores tem aspecto de cera! Elas são um pouco mais altas que as begônias comuns, atingindo no máximo 60 cm de altura.

Begônia Rex

Folhagens bonitas

A begônia Rex, elas são plantas nativas do Continente asiático, são plantas de pequeno porte podendo chegar até 30 cm de altura. Essas plantas possuem flores, mas todo se valor ornamental está na folhagem.

Um detalhe bem interessante é que as folhas crescem em espiral. Elas são plantas muito diferentes e que darão um contraste legal em meio á outras plantas.

Begônias Fimbriata

Begônias Fimbriata

As petá-las de suas flores são magnificas, com vários babados e formas, se assemelhando muito com as petá-las de cravo. Essas begônias podem atingir no máximo 35 cm de altura. Suas flores também lembram pompons.

Seus caules são robustos sendo uma planta bem rustica, sendo também ridiculamente fácil de cultivar. Mesmo não crescendo em altura essas flores ficam muito bem em jardins de canteiros.

Begônias Pendentes

Begônias Pendentes

Elas não são exatamente uma planta pendente, mas as suas flores são caídas e dai vem seu nome pendente ou pendula. O problema é que essa planta begônia se assemelha muito com plantas murchas, e em dias quentes e difícil de entender o que está acontecendo.

Resumindo…

Como Cuidar de Begônia é simples e fácil, você precisa basicamente de um solo fértil que retenha um nível de umidade media e ao mesmo tempo seja altamente drenável. Você deve as deixar na sombra com luz indireta, jamais em sol pleno.

As begônias são fáceis de propagar por meio de estaquia. E você pode fazer uma poda de adensamento para deixas ainda mais vistosas.

Qual especies de begônia você mais gostou? Você já cria, ou pretende criar begônias? Qual informação mais vai lhe ajudar? Como você pretende cultivar suas begônias? Deixe um comentário e vamos aprender juntos!

Quer mostrar esse artigo para suas amigas? Quer ter um assunto a mais para conversar? Então compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


7 Comentários

  • Eliane de oliveira Gomes disse:

    Gostaria de saber se pode posso mudar de vaso a Begonia, ainda com flores?
    Ganhei uma, mas acho que o vaso é pequeno, e queria mudar para um maior.

    1. Julio Crowford disse:

      Sim, pode mudar. Até recomendo.
      No entanto, mesmo sem saber ao certo a especie que você tem, é bem provável que a florada se interrompa.
      Mas fique tranquila que as begônias são fortes e vão se recuperar rapidamente.

  • sandra disse:

    olá, comprei umas begonias e gostaria de saber se posso plantar nuns vazos que eu tenho daqueles que tem um suporte pra planta tá sempre umida, tipo um barbante , a agua fica no fundo, o barbante que umidece porem não são muito grande.

    1. Julio Crowford disse:

      Acredito que a umidade alta pode ser prejudicial, principalmente para as tuberosas!

  • Pedro Macedo disse:

    Tenho uma begónia Rex, pendurada no teto no interior da sala junto a uma janela. Gostava de saber com que regularidade a devo regar e se a planta irá crescer de forma a esconder o vaso.
    Obrigado.

  • Pedro Macedo disse:

    Regularidade de rega de uma begónia Rex.

  • Bruna disse:

    Bom dia,

    Tenho 02 Begônias, uma sendo rex e a outra Baleaf. Vou apresentar 02 situações:

    Rex: minha Begônia ficou linda no verão, porem entramos no outono e as folhas começaram secar e cair, estou querendo trocar o substrato, deixando ele mais leve com chips de casca de coco e usar bokachi para melhorar a folhagem, quando ela entra em dormência, essa situação ocorre ?
    Baleaf: as folhas não desenvolvem, elas brotam e começam a crescer, mas perdem força, murcham e secam. O que posso fazer para melhorar nesse aspecto?