32 Plantas para jardim resistente ao sol, flores e folhagens.

Tempo de leitura: 13 min

Se existe uma coisa pela qual o Brasil é muito invejado na maior parte do mundo é por ser um pais de muito sol e calor. Por isso também é importante escolhermos plantas para jardim resistente ao sol, caso o contrario as plantas podem simplismente queimar e morrer.

Essa é a intenção desse artigo te mostrar plantas com flores ou folhagens exuberantes que vão dar mais vida e cor ao seu jardim de inúmeras formas. Imagine só alguns crisântemos brilhando com o por do sol em seu jardim, não seria incrível?

Grande parte dos problemas em plantas é resultado da má escolha de plantas quanto a quantidade de luz, se você começar seu jardim com as plantas certas, você não terá cerca de 1/3 dos problemas mais comuns.

Então aproveite para conhecer as belas flores e folhagens que separei, elas vão deixar seu jardim ainda mais bonito e colorido e você nem vai precisar se preocupar com o calor e o sol…

Direto ao ponto.

Por que sol é tão importante para as plantas?

A resposta é simples, plantas não vivem sem sol. É com a ajuda da energia do sol que as plantas absorvem os nutrientes do solo e produzem seu alimento. Este processo chama-se fotossíntese.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Peônia

Peônias são uma das plantas para jardim resistente ao sol perenes mais amadas do mundo. Isso não é de se surpreender até porque essas plantas possuem lindas flores perfumadas e são capazes de resistir a altas e baixas temperaturas.

No entanto as peônias são plantas que precisam de estacas para mostrarem seu verdadeiro potencial.

Peônias preferem um local ensolarado com solo drenável. Assim como uma boa circulação de ar na planta. Tornando se dessa forma excelentes plantas para jardim resistentes ao sol

Tampala; 

Da mesma família dos amarantos a tampala, é também conhecida como bredo, caruru ou caruru-de-mancha. Ela é uma planta nativa da Asia, podendo chegar 0,5 1 até 1,5 metros de altura.

Em diversas partes do mundo além de ser utilizada como planta ornamental é também usada como alimento.

O que mais chama atenção nessas plantas para jardim resistente ao sol são as suas cores de folhagem tipicas dessa especie, podendo variar de vermelho, laranja e amarelo.

Campânula;

A Campânula é uma planta perene que pode encher seu jardim de flores facilmente. Ela é uma planta nativa da Asia e Europa, suas flores podem ter cores azuis, brancas, lilases ou róseas, de acordo com a cultivar.

Essas plantas precisam de muita luz e solo úmido para se desenvolver, mas mesmo assim não tolera o calor intenso o que pode ser um problema para certos estados do Brasil

Arméria marítima;

Com sua belas flores essa planta para jardim resistente ao sol acaba por preferir solo inférteis, secos, com drenagem e em locais a pleno sol. Essa é uma planta de baixo crescimento que acaba por formar uma densa moita de folhas verdes escuras.

É também uma ótima planta para se ter em regiões litorâneas com solo mais salino. Fica muito bem também em jardins com pedras e como cobertura de solo.

Crisântemo;

Uma tradicional planta com cultivo milenar na Asia, com nome que significa “flor de ouro”. Suas muitas cores contribuem muito para alegrar um jardim durante a floração

O formato de suas flores pode variar muito desde pequenos botoes, a pompons de pétalas ou grandes flores semelhantes a dálias.

Crisântemos são plantas para jardim resistente ao sol relativamente fáceis de cultivar, exigindo apenas muito sol para crescerem fortes, saudáveis e com muitas flores.

Gerânio;

Gerânios são flores fácil manutenção que geram muitas flores. Suas flores podem ser vermelhas escarlate, bronze e até mesmo ouro. Sua vantagem é que é uma planta baixa atingindo no máximo 20 cm.

São plantas ideais para adicionar um clima de campo a sua casa e jardim, dando esse toque ainda mais quando plantados em cestas em locais com sol.

Uma das vantagens do gerânio é que mesmo sem flores ele é capaz de colorir jardins com sua folhagem verde escura. Dependendo da cultivar existem também outras cores de folhagem muito parecidas com Hera

Jade;

Essas mini arvores são suculentas, e por ter esse formato acabam sendo muito usadas em decoração de interiores de casa. Uma qualidade dessas plantinhas é que elas podem viver por muito tempo chagando até quase um metro de altura.

Como qualquer outra suculentas as jades se sentem a vontade em sol pleno, mas essas plantas para jardim resistente ao sol, diferentes das outras suculentas gostam de solo mais úmido, nas suas estações de crescimento.

Palmeira do mediterrâneo;

Uma palmeira resistente muito comum de se encontrar aqui no Brasil, é também conhecida por muitos outros nomes. A Palmeira do mediterrâneo pode chegar a até 4 metros de altura e acaba por preferir climas mais secos.

Suas folhas lembram muito leques, o que lhe rederam o nome de palmeira-leque-da-Europa. Essa é uma planta perfeita para se ter em locais com muito sol e nem tanto úmidos.

Menta;

Erva muito saborosa e perfumada, sendo uma das plantas para jardim resistente ao sol mais aromáticas mais populares, mas você sabia que ela também dá lindas flores violetas?

Ter menta em casa além de ter uma erva e planta de forração você terá uma planta que dará muita mais vida com suas cores de flor.

A menta é uma planta de fácil cultivo desde que tenha sol e água, ela é capaz de se espalhar rapidamente pelos seus canteiros.

Lirio de um dia;

lírio de um dia

Flores lindas e únicas, no entanto cada flor dura apenas um dia. Mas isso não é motivo para deixar de amar essa planta, até porque as flores viram aos montes! Uma planta adulta pode gerar em apena um mês entre 200 e 400 flores.

São plantas de bulbos extremamente fáceis de cuidar prosperando quase sem cuidado algum e sendo praticamente livre de pragas. A unica coisa que essas plantas exigem é muito sol e solo úmido.

Flor-de-cone;

Parente das margaridas essa perene é outra planta de fácil cultivo que você irá querer ter em seu jardim. As Flores-de-cone são capazes de continuar florescendo por meses atraindo beija-flores e insetos polinizadores muito importantes.

Sua gama de cores também é muito impressionante geralmente são roxos, mas variedades de rosa, vermelho, laranja, branco, amarelo e verde também existem.

Essa também é uma daquelas plantas para jardim resistente ao sol que gostam de solo pouco férteis, por exemplo se o solo for muito fértil as flores serão pequenas e a folhagem irá aumentar muito

Sedum;

Essa também é uma suculenta, mas a variedade da imagem acima (Sedum stonecrop) possui muitas flores. Sendo assim plantas muito boas para bordaduras e outro contornos.

A variedade de Sedum é enorme, mas todas possuem algo em comum: Gostar de sol e solo fraco. Alguns jardineiro dizem inclusive que apenas pedras precisam de menos cuidado que essas plantas.

Papoulas Perenes;

As delicadas pétalas das flores de papoula lembram muito papel crepom, mas essa planta gosta é de solo pedregoso, úmido e muito sol. Essa é uma planta utilizada na medicina a muito tempo, na verdade a quase 5 mil anos.

Já as cores das flores podem ser brancas, rosas, violetas ou ainda vermelhas. A unica dificuldade ao criar essas plantas para jardim resistente ao sol é a sua germinação que precisa de frio para ocorrer.

Verbena;

Essas são plantas para as áreas mais ensolaradas do seu jardim, isso se você estiver procurando por plantas perenes que duraram um longo tempo. Assim como gostam de sol as verbenas preferem solos secos para viver.

Desse modo planta sua verbena em conjunto com outras plantas para jardim resistente ao sol com as mesmas necessidades de água.

Mesmo sendo uma planta de ambiente escasso seus conjuntos de flores são um espetáculo variando nas cores vermelho, roxo, branco, azul e rosa.

Malva;

Malvas são parentes próximas do hibisco e assim como seus parentes sua flores são espetaculares. Elas são arbustos que podem chegar aos 2 metros de altura.

Para cultiva-la ela irá precisar de sol pleno, solo fértil e muito bem drenável. Mas esse cuidado valerá o esforço, pois suas flores são grandes e podem variar nas cores rosa, vermelho, amarelo, branco, violeta e até mesmo o preto, que como você sabe é muito rara em flores.

Agastache;

As Agastaches são plantas muito aromáticas, sendo geralmente cultivadas por esse motivo e pela abundancia de flores. O solo para essa planta deve ser fértil, rico em matéria orgânica e mantido sempre úmido.

É uma planta comum por ser cultivada em muitas lavouras no Brasil, devido ao seu alto valor farmacêutico e aroma semelhante ao de canfora.

Essas plantas são pouco exigentes com o solo, mas gostam de regas mais frequentes. Suas flores são constantemente visitadas por pássaros e inseto polinizadores.

Cravina;

Com aroma e sabor de cravo essa belíssima e delicada flor carrega o nome de cravina. As cores de suas flores podem ser branca, rosa, vermelha ou roxa, porém elas são flores solitárias.

É muito comum de se encontrar essas plantas para jardim resistente ao sol no jardim e vasos da região sul, Até por que a cravina prefere o frio para prosperar.

Elas devem ser cultivadas em sol pleno e muito bem fertilizado e da mesma forma bem drenável.

Pentas;

Também conhecida como estrela-do-Egito, essa planta é originaria da África tropical e da Arábia. Ela é relativamente de fácil cultivo que gosta ficar no sol pleno, ela prefere também de solo fértil e permeável.

Seus belos aglomerados de flores formam pompons nas cores rosa, vermelho, branco e lilás. São ótimas plantas para jardim resistente ao sol para atrair beija-flores e borboletas chegando facilmente aos 1 metro de altura.

Plumbago;

Uma das características principais dessa planta é ser muito ramificada, tornando-se assim uma planta muito boa para cerca-viva. O Plumbago pode chegar a até 3 metros de altura e ter um comportamento de plantas arbustivas.

As cores são geralmente azuis ou brancas que formam pequenos buques. É uma planta pouco exigente quanto a fertilidade, mas é uma planta que exige manutenção frequentemente para mante-la com folhagem nova e sempre florida.

Boa-noite;

Apesar do nome que remete ao escuro essas plantas para jardim são resistente ao sol pleno. Essas plantas são trepadeiras nativas das Américas e podem chegar até 3 metros de altura.

Ter uma dessas plantas em casa te proporcionará flores durante o ano todo. Inclusive essas plantas devem ser evitadas por pessoas alérgicas, pois seu perfume é intenso.

O solo para essas plantas deve ser fértil, muito bem drenável e regado constantemente.

Hibisco ;

A planta que só de ver muda o clima para tropical, suas flores com cores vivas vão além do popular vermelho elas podem ser laranjas, rosas, salmão amarelo e branco, mas toda essa beleza tem vida curta.

Para o hibisco contemplar o seu jardim lindas flores como essa ela só irá pedir de você muito sol, matéria orgânica no solo e umidade. O hibisco é também uma das plantas para jardim resistente ao sol mais exigentes quanto a poda que deve ser realizada constantemente.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Onze horas;

Nativas brasileiras que já conquistaram o mundo inteiro. Seu crescimento é muito rápido, mas a planta não passa de 30 cm de altura. O grande atrativo das onze-horas são sua flores relativamente grandes e com cores que variam entre vermelhas, laranjas, amarelas, brancas, rosas e violetas.

Essa é também outra planta da família das suculentas, mas mesmo precisando de muito sol manter o solo úmido ajuda essa planta durante a floração.

Gailárdia;

Primas dos girassóis com o mesmo brilho só que menores. Essa é uma plantas para jardim resistente ao sol que prefere solo fértil e bem drenável com regas constantes, mas essa planta se adapta muito bem em regiões litorâneas com salinidade o solo.

Existem atualmente cerca de 24 especies de gailárdia, que hoje já produziram muitas hibridas que podem ser anãs, eretas ou rasteiras.

Caliandra;

Planta nativa e perene sei por experiencia própria que é uma planta muito resistente e pouco exigente quanto ao solo, necessitando apenas de solo fértil e drenável. O principal aspecto dessas plantas para jardim resistente ao sol são suas flores felpudas em vermelho.

As podas nessa planta ajudam no adensamento que pode por um lado ser muito bom. Por ser nativa é extremamente adaptada ao clima local

Tumbérgia-arbustiva;

Conseguindo chegar aos quase 2,5 metros de altura essa é uma boa planta para se tornar uma cerca viva florida também. Seu caule é muito ramificado e também lenhoso.

As flores também são muito chamativas com sua cor violeta que atrai entre outros animais beija-flores, borboletas e até mesmo as raras mamangavas.

Ela uma planta versátil que exige solo fértil, drenável e com muita matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso se possível.

Agave;

Agaves são plantas para jardim resistente ao sol que remetem ao ambiente desértico e tequila. Existem inúmeras especies de agave todas com formas espetaculares, super indicada para xeriscapes.

Essas plantas podem viver por muitos anos e até mesmo florescer liberando uma grande torre no centro. No entanto a floração das agaves pode levar muitos anos para ocorrer pela primeira vez.

Yucca;

Chegando facilmente aos 9 metros de altura a Yucca, é uma planta perene também comum em regiões desérticas. As Yuccas são plantas para jardim resistente ao sol perfeita para os iniciantes.

Ela tolera os variados tipos de solo, no entanto solos argilosos que retem muita água podem ser fatais para essa planta.

Suculentas;

Eu citei varias especies de suculentas durante esse artigo, quero que você saiba que a maioria das suculentas preferem sol pleno, no entanto algumas acabam se destacando.

Suculentas são plantas para jardim resistente ao sol muito fáceis de cuidar e aqui vou dar mais algumas que você pode plantar em seu jardim:

  • Aloe Vera
  • Echeveria
  • Sempervivum tectorum
  • Colar de perolas
  • Cactos

Essas especies já se desenvolveram em ambientes de calor e muita luz solar, embora cresçam na sombra o melhor é deixa-las no sol.

Evônimo;

Essa uma planta arbustiva nativa da Asia, pode alcançar até de 3 metros de altura e sua folhagem é o que mais impressiona nessa plantas para jardim resistente ao sol.

Essa é uma planta que combina mais com jardim formais de escritórios por exemplo. O Evônimo também possui flores, mas elas são pequenas e verdes, tendo pouca importância ornamental.

Para ter sucesso com essa planta ela irá necessitar de solo fértil e drenável, assim como regar regulares.

Cróton;

Uma planta para jardim resistente ao solde fácil cultivo que precisa de pelo menos 6 horas de sol para crescer e prosperar. Sua folhagem densa e colorida é que se destaca nessa planta também, nas cores vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja com muitas combinações.

O cróton pode chegar também aos 3 metros de altura, sendo normalmente usados em locais como ponto de destaque isolado ou em cervas-vivas

Heuchera;

Existem varias variedades de Heuchera com folhas de cores muito diferentes entre as especies. Seu crescimento é compacto e denso tornando se ótimas plantas para bordaduras.

Mesmo com uma linda folhagem essas flores ainda possuem flores muito charmosas que crescem mais alto que que a altura da folhagem.

Se você esta procurando uma planta com lindas folhagens e ainda é uma plantas para jardim resistente ao sol, acabou de encontrar a planta perfeita.

Coleus;

Assim como as plantas anteriores o que mais se destaca nessa planta de sol pleno são suas folhagens. No entanto essa planta pode chegar aos 2 metros de altura.

Mesmo sendo uma planta planta de sol pleno sua folhagem acaba que ficando mais colorida em locais com sombra parcial.

Mostre esse artigo para seus amigos e amigas é só CLICAR AQUI!

Gostou de conhecer essas plantas para jardim resistente ao sol? Qual dessas plantas você mais gostou? Ainda acha que falta algo nesse artigo? Já teve problemas com plantas queimadas? Deixe seu comentário e vamos melhorar esse conteúdo juntos!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários