Lírios são plantas com flores fenomenais, elas são grandes e tem cores muito vivas, mas infelizmente essa beleza aparece apenas uma vez ao ano, quando chega a primavera e as flores surgem. No entanto você pode aproveitar a folhagem dos seus lírios em seu jardim, elas também são bem bonitas agrupadas. Isso tudo nos faz pensar em como cuidar de lírios para que eles floresçam com mais flores e tenham folhas mais bonitas.
Seguindo os passos que irei te dar aqui abaixo, seus lírios iram dar mais flores na primavera, e suas plantas serão visivelmente mais saudáveis e assim você terá lindos lírios que não iram te dar nenhum problema durante anos. A não ser que eles sejam atacados por pragas, mas isso é fácil de resolver.
Existem varias especies de lírios (irei te mostrar as especies mais lindas) os falsos e os verdadeiros essas dicas e técnicas irão funcionar da mesma forma para cada um deles, mesmo não sendo a mesma especies eles necessidades semelhantes. Já vou avisando que o maior segredo está no solo.
Ao fazer o solo perfeito seus lírios nunca iram te dar nenhum trabalho além da rega e iluminação, que são simples de acertar.
Além disso você provavelmente deve ter poucos lírios em casa, isso se tiver, então pensando por esse lado eu irei te ensinar como multiplicar seus lírios. Quando você perceber seu quintal estará repleto de lindas flores e sabendo como cuidar de lírios.
Direto ao ponto.
Solo
Certamente é no solo que fica o maior segredo que irá definir se sua planta prosperara ou morrerá.
Lírios são plantas que gostam de solo bem drenado, mas sempre úmido sendo ligeiramente acido. Eles crescem muito bem em solo com matéria orgânica feito com palha, folhas e outras “sujeiras” naturais.
Ao cuidar de lírios sempre mantenha uma cobertura acima do solo, para mante-los frescos e livres de ervas daninhas.
Ao preparar o solo para seus lírios cave o local a cerca de 30 cm de profundidade, remova pedras e adicione muita matéria orgânica, dessa forma você irá melhorar a estrutura do solo e a drenagem. Misture algumas folhas picadas por exemplo.
Adicionar areia na preparação do solo é muito recomendado também, facilitando na drenagem.
Assim como outros bulbos, lírios gostam de farinha de osso misturado ao solo.
Para a cobertura use, esterco bem apodrecido ou uma cobertura morta de maior duração, como palha de casca, lascas de madeira ou cascas de cacau.
Em climas secos, a cobertura na superfície do solo também reduzirá a perda de umidade e manterá o solo mais frio. Mantenha os lírios sempre com cobertura para que suas raízes fiquem frescas.
Plantar
Quando plantar lírios? Essa é uma pergunta bem comum.
O ideal é planta-los no outono ou na primavera, mas não há problema algum planta-los fora dessa época, ainda mais seguindo as próximas dicas que iram te surpreender.
Qual a profundidade para plantar os lírios?
Planta-los a cerca de 10 a 15 cm funciona como regra geral, mas pode variar muito de acordo com a especie. Caso você tenha comprado os bulbos verifique a profundidade na embalagem.
Uma dica bem legal é plantar seus lírios em grupos, plante alguns bulbos com uma distancia de 20 cm um do outro para ter um resultado incrível!
Outra dica é conforme seu lírio vá crescendo vá adicionando mais terra para que o bulbo fique mais protegido e firme ao solo. Deixe também um espaço para ser completado com terra. Essa é uma maneira inteligente de como cuidar de lírios
Rega
Seus lírios devem ser regados somente quando necessário. Por favor não use aquelas regras de regar a cada 3 dias isso não funciona. Ao cuidar de lírios você irá perceber também que eles não precisam de tanta água assim.
O truque é regar profundamente, sempre que a superfície do solo estiver seca.
Volto a dizer que lírios exigem excelente drenagem para evitar a podridão do bulbo e raiz.
Luz
Quando se trata de como cuidar de lírios saiba que eles adoram o sol pleno, coisa de seis horas ou mais. Os lírios gostam de ter “cabeça no sol e pés na sombra”. Você pode deixá-los a vontade no sol, mas se possível ele também iram gostar de ter uma sobrinha nas horas mais quente do dia.
Poda
Ao cuidar de lírios você poderá querer fazer uma poda remover as folhar e coisas do tipos, e existem muitas formas de se fazer isso.
Por exemplo pode ser necessário que você precise podar as folhes mortas, se for o caso, corte o caule inteiro.
Caso você note a folhagem morrendo, veja a extensão do danos. Se apenas as pontas das folhas estiverem amareladas, corte apenas as pontas. Mas se a folha estiver muito danificada corte-a bem na base.
Quando a floração terminar remova toda a área das flores até o primeiro conjunto de flores.
Outra poda muito comum é a que é feita para que o bulbo volte a florescer com vigor.
Após a floração siga com a rega por 3 meses e depois interrompa, aguarde a haste secar e então remova o bulbo do solo e corte a haste seca. Depois ha um outro processo, mas irei mostrar no próximo tópico.
E claro isso não é nada obrigatório o lírio pode ficar com sua folhagem naturalmente.
Está gostando desse artigo? Então nos ajude compartilhando ele no Facebook é só CLICAR AQUI!
Floração;
Quando os lírios florescem?
Lírios tendem a florescer do início do verão para o outono, dependendo do tipo. Se você misturar cuidadosamente variedades precoces, intermediárias e tardias ao seu jardim, você terá muitas flores do verão até o outono.
Os lírios não florescem mais de uma vez por estação, mas mesmo assim você deve remover as flores desbotadas para que as plantas não desperdicem energia produzindo sementes. A não ser que você queira isso.
Após o lírio ter florescido, o caule deve ser cortado ou toda a planta?
O melhor é apenas remover o caule das flores, os Lírios vão se alimentar usando a folhagem e vão crescer melhor na próxima temporada.
Agora caso você queira guardar os seus lírios para planta-los para a próxima floração veja o vídeo abaixo e entenda aquele processo que eu disse de regar e depois cessar as regas.
Caso esteja em duvidas entre fazer ou não, saiba que eu não faria isso até porque a folhagem dos lírios é muito bonita, mas ele realmente não vai florescer nesse período. As dicas que te mostrei para como cuidar de lírios, iram te ajudar a mante-los saudáveis.
Propagação
Quem tem lírios sempre quer mais! Ainda mais quando você perceber como é fácil cuidar de lírios.
Se você tiver um bulbo verdadeiro, você pode quebrar algumas das escamas no outono ou na primavera e planta-las a cerca de 3 cm de profundidade. Já com o hemerocallis, você simplesmente pode dividir as touceiras e plantá-las.
Algumas especies de lírios também produzem pequenos bulbos que se parecem com sementes, eles brotam entre as folhas e caule. Você também pode planta-los que vão nascer
Descamação:
Para fazer a propagação por descamação, utilize apenas escamas gordas e saudáveis, separando-as o mais próximo possível da base. Se você estiver com medo use apenas uma escama como teste.
Lave a escama e deixe secar por várias horas. Plante ou coloque as escamas em um saco plástico, com húmus de minhoca ligeiramente úmido. Adicione uma pitada de enxofre como fungicida.
Sele o saco e coloque a bolsa em um lugar quente, como um armário. Verifique o saco toda semana para ver se a umidade está mantida. Se a escama mostrar sinais de mofo ou outros fungos, lave tudo.
Em oito a dez semanas, os jovens bulbos devem estar pronto para ser plantados, então é só seguir as dicas de como cuidar de lírios desse artigo.
Bulbos aéreos:
Retire os bulbilhos da haste do lírio quando estiverem soltos e fáceis de remover. Plante-os a três centímetros de profundidade em uma mistura de solo húmus e areia.
Brotos:
Muitos lírios formam brotos de bulbos. Quando eles começarem a brotar já podem ser separados da planta mãe.
Como eles ainda são pequenos plante-os em um recipiente para que você tenha controle de iluminação e água.
A profundidade deve ser entre 3 a 5 cm varia de acordo com o bulbo. Essa é a maneira mais comum e simples de se fazer mudas de lírio.
Como cuidar de lírios em vaso
Muitos de nós amantes das plantas e jardineiros temos que lidar com esse problema, a falta de espaço. Tanto quem mora em apartamento, casa sem quintal ou até mesmo sem espaço para mais plantas.
No entanto você ainda quer ter lírios e suas lindas flores em casa, e como consequência acaba se perguntando “como eu faço para plantar lírios em vaso?”
Se você estiver se perguntando isso, saiba que é possível, desde que você tenha espaço para um recipiente de tamanho médio à grande.
Para cultivar lírios e vaso você vai precisar dos seguintes itens:
Bulbos de lírio saudável;
Você pode comprar bulbos de lírio em muitos lugares. Nunca plante qualquer bulbo que esteja mole ou mofado. Plante apenas as lâmpadas que parecem saudáveis.
Uma drenagem adequada é muito importante para os lírios.
Pois os lírios gostam de solo úmido, mas tome cuidado para que ele não fique encharcado isso fará com que os bulbos apodreçam.
O recipiente deve ser de preferencial de barro e com orifícios de drenagem no fundo. Para ter drenagem extra, adicione uma camada de pedras no fundo do recipiente.
Essas pedras ajudaram a fixar os lírios no solo, e dar peso ao recipiente. Caso você esteja plantando lírios altos prefira também recipientes mais fundo.
Areia;
A areia aumenta o espaçamento entre os grãos de argila, consequentemente aumentando a drenagem do solo. Pode acontecer de você ter um solo muito fértil em casa e querer usá-lo em seu lírio, no entanto ele é muito argiloso.
Sendo assim adicione areia ao seu substrato para deixá-lo mais drenável. Veremos algumas receitas de substrato perfeito para lírios mais a frente. Quando se trata de como cuidar de lírios, acertar no solo é fundamental para o sucesso.
Fertilizante;
O melhor fertilizante para lírios é a farinha de osso, o solo que você irá preparar para seu lírio por si só já é fértil e por isso não iram precisar de muitas recomendações.
Hora de plantar;
Quando você tem tudo o que precisa, pode começar a plantar lírios em vasos. Encha 1/3 do vaso com areia (essa areia não é a mesma a ser usada no substrato) e de uma batidinha para firmar.
Posicione os bulbos dos seus lírios nesse nível.
Depois de ter organizado o bulbo, cubra com bastante mistura de envasamento para que as pontas dos bulbos fiquem levemente expostos.
Cuidado com lírios em vasos;
Uma vez que os lírios no seu vaso começarem a crescer, adicione mais mistura de vaso ao recipiente. Mas mantenha o solo a uns 2 cm da borda do vaso para regar quando a camada superior do solo estiver seca.
Simplesmente enfie o dedo no solo e verifique se estiver seco pode regar.
Seus lírios podem viver normalmente no vaso, mas se preferir também é possível fazer com que ele adormeçam.
Você pode seguir as dicas que te ensinei de como cuidar de lírios e mante-los vivas em um vaso, ou você pode faze-los adormecer por alguns meses.
Mistura de envasamento recomendada para lírios:
Lírios amam solo arenoso, e sem duvidas eu entendo, a areia facilita muito a drenagem do excesso de água, algo que os lírios amam. Certamente adicionar partes de areia à um solo fértil será o melhor para os lírios.
Os bulbos de lírio também aumentam de tamanho em um solo mais arenoso, deixando a planta mais saudável.
Como a areia constitui a maior parte da mistura e não contém nutrientes, a fertilização se torna mais importante.
A areia não contém nutrientes, sendo assim será mais necessário adicionar fertilizantes naturais.
Existem duas opções de substrato para você usar com seus lírios, seguindo todas as exigências necessárias para a planta.
2 partes de areia
1 parte de argila
1 parte de húmus
40% de areia
30% de húmus
30% de compostagem
Rega
O maior perigo para os lírios em vasos é o excesso de água, acho que eu já enfatizei o suficiente. Os lírios amam a umidade abundante, mas somente quando ele tem uma boa drenagem.
O maior problema é que a podridão causada pela má drenagem de água só irá aparecer quando for tarde demais. Molhe quando plantado, e depois espere secar para fazer outra rega.
Está gostando desse artigo? Então nos ajude compartilhando ele no Facebook é só CLICAR AQUI!
Tipos de lírios
Ao aprender como cuidar de lírios você irá perceber que nem todos os lírios são Verdadeiros, os lírios verdadeiros crescem de bulbos e são do gênero Lilium.
Existem muitas plantas que mesmo tendo o nome de lírio não são lírios, por exemplo os lírios da paz, lírios de um dia, lírio glorioso entre outras plantas.
Os lírios verdadeiros compõem cerca de 100 especies muito diferentes entre si, e provavelmente você nunca tenha visto todas. Conheça mais sobre as especies de lírios aqui!
Veja aqui também algumas gêneros de lírios que não são lírios:
Especies mais comuns de Lírio:
Esses são os 3 principais lírios:
Lírios Orientais
Esses lírios são conhecidos e cultivados mundialmente devido ao perfume de suas flores, sendo essa sua característica principal.
Essa especie de lírio é a mais procurada por criadores e amantes.
Lírios Asiáticos
Essa especie surgiu devido a vários cruzamentos entre varias especies de lírios nativos da Asia. Essa especie ao contrario dos orientais tem flores menores, mas a variedade de cores é muito maior as cores são laranja, creme, rosa, branco e roxo, ganhando destaque por suas tonalidades fortes.
Esse lírio geralmente florescem no início do verão e são relativamente fáceis para aprender como cuidar de lírios asiáticos, na verdade cuidar de lírios é fácil, necessitando apenas de regas regulares e lugares onde bata sol pleno ou meia sombra. No entanto, por serem de regiões temperadas precisam ficar longe da luz solar extrema.
Lírios Longuiflorum
Esses dse destacam pelo tamanho de suas grandes flores, mas ainda infelizmente só possuem a cor branca.
Os Lírios Longuiflorum se destacam pelo tamanho monstruoso de sua flores, mas infelizmente só existem na cor branca.
Talvez seja necessário acrescentar uma dica quando se trata de aprender como cuidar de lírios Longuiflorum, usar um apoio, isso vai permitir que a planta não quebre com o peso das flores e o vento.
Plantas que são lírios falsos:
Essas plantas são parentes próximas dos lírios, outras nem tanto. Mas todos mesmo sendo chamados de lírios são falsos.
Lírio de um dia
Lírio de um dia são flores lindas, é um prazer para qualquer jardineiro cuidar de lírios dessas flores. Essas especie vem crescendo muito com o passar dos anos, das cerca de 15 especies originais encontradas na Eurásia, acabaram surgindo outras 35000 hibridas.
O mais interessante dessas plantas é que uma adulta pode gerar entre 200 a 400 flores durante um mês, mas infelizmente essas flores duram apenas um dia
Certamente essas flores mesmo não sendo lírios verdadeiros faram o seu jardim se tornar muito mais lindo.
Lírio abacaxi
Eucomis, também conhecido como lírio abacaxi, são bulbos com flores muito exóticas. As folhas longas e com tiras podem ser verdes ou bordô, e as hastes são às vezes manchadas de cores contrastantes. E as cores da flor podem ser branco, rosa ou violeta.
Lírio abacaxi têm folhagem bonita, bem como flores interessantes. As plantas normalmente crescem entre 45 a 60 cm de altura sendo largas também nessa proporção.
Os Lírio abacaxi são nativos da Africa do sul, onde crescem em áreas abertas e rochosas, naturalmente com uma boa drenagem de água. Esses Lírios ao contrario do que parece são bem fáceis de cuidar, tem flores duradouras e folhagens muito viva.
Lírio glorioso
Absolutamente nada se compara a beleza dos lírios gloriosos ou gloriosa. Essa especie é muito interessante são bulbos que crescem como trepadeiras, e não dão nenhum esforço para cuidar, tudo que precisam é de solo fértil e sol.
Também conhecidos como lírios de fogo, esses trepadeiras são ótimas opções de plantas para cobrir treliças e dar mais verde em espaços pequenos. Não há nenhum segredo em como cuidar de lírios de fogo
Lírio da paz
Com seu amigável nome de “lírio-da-paz”, o Spathiphyllum é uma planta que gosta de baixa luminosidade sendo lírios fáceis de cuidar.
Uma vantagem de cuidar de lírios da paz é que dentro de casa é que elas removem muitas toxinas do ar, incluindo formaldeído e amônia. É uma planta perfeita para se ter dentro de casa.
Lírio-do-brejo
Essa especie é nativa da Asia tropical, sendo uma planta de alta resistência. Na sua região nativa é muito comum as famosas monções, ventos que alteram o ambiente rapidamente de acordo com as estacões, caso você consiga imitar essas condições seu lírio irá crescer maravilhosamente.
Lírios-do-vento
Suas flores lembram lírios, mas também se parecem com açafrão. Essas flores normalmente só aparecem depois de uma chuva, e assim carregam o nome de lírios da chuva também.
Essa é uma planta ótima para vasos, e assim como os outros devem ficar em solo fértil, arenoso e em sol pleno.
Gostou desse artigo? Então nos ajude compartilhando ele no Facebook é só CLICAR AQUI!
Hey, você já tem lírios em seu jardim? Quais você tem? Qual sua maior dificuldade com essas plantas? Achou esse artigo de Como cuidar de lírios útil, ou ainda posso melhorar em algo? Deixe seu comentário e vamos melhorar ainda mais esse Artigo!
Comentários