25 Flores de verão: tenha lindas flores mesmo depois da primavera

Tempo de leitura: 13 min

Como é triste a primavera acabar, a maioria das plantas só iram florescer no próximo ano… Você também fica triste com isso? Mas aposto que você já deve ter pensado em como ter mais flores durante o ano, e isso é possível! Basta você conhecer plantas que florescem em outras estações como as flores de verão.

Neste artigo separei varias especies de plantas que florescem apenas no verão, se você combinar essas plantas com as flores de primavera, você irá ter duas estações com flores em seu jardim, (ou metade do ano se sua região tiver apenas inverno e verão).

Quando as flores de primavera de seus vizinhos tiverem morrido, o seu jardim continuara florescendo e deixando todos babando!

Procurei descrever um pouco sobre essas plantas, então não será má ideia você ler sobre cada uma. Dá para ter uma boa noção sobre as plantas se são boas para você. E não se assuste se não conhecer algumas dessas plantas, todas podem ser facilmente adquiridas.

Direto ao ponto.

26 Flores de verão (a 25 é a melhor e aposto que você nunca viu!)

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Zinia

A flor de Zinia se sente à vontade em qualquer jardim, dando origem a muitas flores durante o verão. Os usos das Zinias são tão variados, mas infelizmente os jardineiros mais novos tentem a plantá-las isoladas sem fazer arranjos.

Houve época em que a zínia era provavelmente a planta anuária mais popular do mundo.

Sua cores são muito variadas, assim como as especies de cultivares, que podem variar de 15 centímetros até 2 metros de altura. As cores normalmente são em tons quentes que certamente darão mais calor visual ao verão.

Dalia

dália

Como eu sempre digo minhas flores favoritas!

Com sua cor intensa, força e capacidade de manter a floração, as dálias são fáceis de cultivar e dão vida ao seu jardim. As dálias gostam de solo bem equilibrado e compostado com muito acesso ao sol. 

Com 42 espécies diferentes e milhares de cultivares, as dálias oferecem muitas variedades. Variações de cor, forma de flor, tamanho e folhagem facilitam a localização de um que você vai adorar.

O mais incrível das dálias é que elas são o tipo de flor que resolvem florescer quando ninguém mais floresce, é como se elas soubessem que são bonitas e não querem compartilhar espaço com mais ninguém.

Uma perene tuberosa, tenro e perene das terras altas e montanhas do México e da Guatemala, elas florescem anualmente, produzindo numerosas cabeças de flores em vários caules.

Aprenda como cuidar de dálias aqui!

Margarida

Perdendo apenas para as orquídeas, a família das margaridas é o maior grupo de plantas com flores do planeta, com 23.000 espécies atualmente aceitas, espalhadas por 1620 gêneros.

Estas flores florescem desde as regiões árticas até as regiões tropicais e desérticas, e podem facilmente se tornar as flores de verão perfeitas para o seu jardim.

Primavera

como fazer mudas de primavera

Uma Primavera no jardim oferece folhagem verde brilhante durante todo ano. As Primaveras em jardins exigem algum esforço, mas muitos acham que essas trepadeiras lenhosas tropical vale o esforço de se cultivar.

As Primavera tem flores coloridas com caules espinhentos, mas suas flores alaranjadas, amarelas, carmesim ou roxas são, na verdade, folhas modificadas chamadas brácteas. As brácteas cercam as flores reais que são pequenas e brancas.

Girassol

Girassol é uma planta anual nativa das Américas. Geralmente cresce 5 a 12 metros de altura e é um grande ponto focal para qualquer jardim. O girassol não é apenas atraente para nossos olhos, mas pode ser benéfico para um jardim. 

Mesmo assim, tem algumas desvantagens que você deve considerar cuidadosamente antes de plantá-lo em um jardim.

Um dos truques de jardinagem mais fortes é usar plantas companheiras que ajudam umas às outras a prosperar em um jardim. Girassol é uma planta companheira digna de alguns vegetais. A alface, por exemplo, gosta de sombra, então em uma área ensolarada, um girassol maduro pode fornecer isso. 

Raízes de girassol cavam canais profundos, que podem ajudar as raízes do milho a crescer profundamente no ano seguinte, se plantadas no mesmo local. A cebolinha é uma boa planta companheira para girassóis, repelindo os pulgões que as flores atraem.

Aprenda mais sobre Girassóis Clicando aqui!

Peônia

Peônias são uma das plantas perenes mais conhecidas e mais amadas. Isso não é de surpreender, se formos considerar sua beleza e fragrância, a natureza sem problemas e a longevidade. 

Se uma peônia está bem situada e feliz, ela pode florescer por 100 anos ou mais com pouca ou nenhuma atenção. Isso significa que vale a pena passar algum tempo escolhendo o local certo para plantar, mesmo que ela cresça em qualquer local sem dificuldade. 

Mas como todas as plantas, as peônias serão mais saudáveis, mais vigorosas e mais floríferas se tiverem condições de crescimento ideais.

Nenhum jardim de verão está completo sem essas plantas imponentes. Assim como um bique de flores de noiva

Tagetes

As flores de verão Tagetes competem com o sol quando se trata de brilhar. Graças à sua baixa necessidade de manutenção, não requer atenção diária de um jardineiro.

Não se pode mais pensar em um jardim de verão sem tagetes. Com a sua brilhante inflorescência amarelo-limão a vermelho-castanho, aumenta a imagem não só dos canteiros de flores, mas também dos vasos das varandas.

A flor de tagetes ficou fora de moda por algum tempo, o que pode ter sido devido ao seu forte aroma, que foi considerado por muitos como desagradável.

Este perfume foi criado a partir de versões mais recentes da planta. O novo perfume tinha vantagens, já que afastava parasitas como a mosca branca de uma maneira natural.

Cana da índia

Lindas e fáceis de cuidar, as Canas da índia acrescentam um toque tropical e colorido a qualquer jardim. Essas belezas são nativas da América do sul mais precisamente Peru e Equador. 

No jardim, as Canas da índia oferecem interesse vertical com hastes fortes e altas. Folhas grandes e substanciais proporcionam uma textura arrojada para os desenhos de plantação.

Criadores domesticaram a cana da índia selvagem para produzir variedades com diversas cores de folhas e flores, além de diferentes alturas de plantas. As cores das folhas variam de verde sólido para preto, para misturar com as flores que vão de vermelho, laranja, amarelo e rosa. 

Cosmos

cosmos

Cosmos são plantas anuais ridiculamente fáceis de cultivar e nos recompensa com lindas flores. Se você está procurando uma planta que vai ficar florescendo por meses, cosmos são uma ótima escolha.

As flores ficam mo topo de hastes finas e formam uma nuvem de cor deixando que não só serve para deixar o verão mais vivo, mas também para atrair polinizadores.

Cosmos crescem facilmente em canteiros e vasos. As plantas podem lidar com a seca, solo pobre e negligência no geral. Eles até mesmo semeiam, mas não a ponto de se tornar um incômodo. Esta é uma planta de manutenção realmente baixa.

Papoila ou Papoula

Plantas anuais e perenes, mas uma surpreendente variedade de cores e hábitos de crescimento. São fáceis de cultivar e tem um ciclo de floração bem rápido.

Papoulas vão prosperar por anos e cada vez mais surpreendentes. Mantenha-as moderadamente bem regados em clima quente e seco e não fertilize.

Onze-horas

Onze-horas é uma suculenta tolerante ao calor nativa das planícies quentes e secas na Argentina, sul do Brasil e no Uruguai. São cultivadas em todo o mundo pelas suas flores vistosas que florescem o verão todo.

Onze-horas é uma planta semi-suculenta que armazena água em suas folhas carnudas e caules. As folhas verdes brilhantes são alongadas e cilíndricas com pontas pontiagudas.

Petúnias

As petúnias têm flores largas em formato de trombeta e folhas ramificadas que são peludas e um pouco pegajosas. Dentro da família petúnia, há uma grande variedade: flores simples e duplas, pétalas com babados ou lisos, cores listradas, com veios ou sólidas, hábitos de amontoamento e em cascata e até mesmo algumas com fragrância. 

A maioria das petúnias vendidas hoje é híbrida, desenvolvida para propósitos específicos de design. Eles crescem facilmente quando você os transplanta para um jardim.

Hortênsias

As hortênsias são excelentes para uma variedade de locais de jardim, ficando ainda mais lindas em plantações de grupos. As variedades são abundantes. Infelizmente as Hortênsias só são mais comuns na região sul do pais

Gloriosa

Gloriosa

A Gloriosa é a escolha ideal para plantar em um jardim de inverno quente, onde vai se enrolar em apoios ou fios a uma altura de cerca de 1,2 m.

Uma planta exótica que floresce no verão, o lírio glorioso requer condições quentes de crescimento para encorajar os tubérculos a desenvolver raízes. A melhor maneira de plantar esses lírios é em vasos e usar as técnicas de estufa.

Sempre plante o tubérculo com o broto voltado para cima. Certamente você irá se apaixonar pelas flores da gloriosa ou também conhecida como lírio fogo, elas são flores de verão que expressam bem o calor.

Conheça mais sobre lírios verdadeiros e falsos em outro artigo meu “Como Cuidar De Lírios: Conheça Os Segredos Da Planta

Pluméria

Não são bem flores de verão, mas a pluméria é um gênero de onze espécies de arbustos e pequenas árvores nativas da América tropical do Brasil ao México e Caribe. Algumas espécies de híbridas são cultivados como ornamentais em áreas tropicais e subtropicais em todo o mundo.

Recentemente foram naturalizadas na Ásia e nas ilhas do Pacífico, elas são muito usadas em cemitérios ou em torno de templos hindus e budistas.

Plumérias tem ramificações espessas, e suculentas, mas frágeis, com fina casca cinza e seiva leitosa que pode irritar os olhos e causar dermatite em algumas pessoas. Folhas alongadas, coriáceas e carnudas, são carregadas em cachos próximos às pontas dos galhos.

Hibisco

Com Hibiscos fica fácil de adicionar o fascínio exótico as flores de verão ao seu jardim. Existem dois tipos principais de hibisco: Hibiscos perene crescem como arbustos. E o hibisco tropical que é uma excelente planta para vasos.

 Ambos os tipos têm flores grandes e coloridas, mas o hibisco tropical tende a florescer mais do que o hibisco perene.

Hibiscos tropicais e hibisco perenes fazem um show no jardim. São essas as flores que você imagina quando senta na beira de uma piscina. Eles têm folhas verdes escuras (às vezes brilhantes) e flores rosa, amarelo, laranja, lavanda, vermelho, branco ou bicolor. 

Crisântemo

Cultivada pela primeira vez na China há mais de 6 séculos, esse tipo de margarida foi cultivada inicialmente como uma erva associada ao poder da vida.

As flores de crisântemo variam de branco deslumbrantes a bronzes profundos, e as plantas resistentes são destacadas com folhas verdes escuras.

As flores de crisântemo parecem ter uma infinidade de pétalas, mas cada pétala individual é na verdade uma pequena florzinha.

Agerato

O Agerato é uma planta anual de floração nativa do México. A planta produz flores peludas e adornadas em cabeças de flor arredondadas e densas adicionando cor azul suave ao jardim, mesmo em sombras parcial.

Ele é uma das poucas plantas anuais tolerantes à sombra leve. Florescendo desde o final da primavera até o verão e todas as qualidades acima fazem desta espécie de plantas com flores uma ótima opção para recipientes externos.

O Agerato também é considerado uma das melhores plantas para repelir mosquitos.

Crócus

Os Crócus são plantas perenes, de baixo crescimento, formando moitas, cultivadas a partir de cormos. As cores de suas flores podem ir de branco, malva, lavanda, amarelo e listrado.

São normalmente encontrados crescendo em florestas e até jardins costeiros ou gramados suburbanos. Existem varias especeis de Crócus que podem ter períodos de floração diferente um do outro, certifique-se de escolher a certa.

Os Crócus são muito adaptáveis ​​e pequenos o suficiente para serem colocados em canteiros de flores, debaixo de árvores ou até mesmo no gramado, são flores de verão bem versáteis que te permitem usar a criatividade ao plantar. Existem mais de 80 espécies de Crócus.

Orquídeas

As orquídeas não são mais difíceis de cuidar do que suculentas. Elas apenas exigem técnicas de raga diferentes.As orquídeas são um grupo grande e diversificado de plantas, e sim existem algumas especies muito difíceis de criar em casa até impossíveis. Mas algumas são bem fáceis. 

O mais impressionante nas orquídeas certamente são suas flores que vem em varias cores e em cachos. Normalmente eles crescem se apoiando em arvores, mas existem algumas técnicas para telas em vaso

Astromélia

Também conhecida como lírio peruano ou lírio dos Incas, a Astromélia é uma planta perene de pouca manutenção que produz grandes e dramáticas flores com uma variedade de cores vibrantes durante o verão.

São flores perfeitas para buquês, adicionando uma explosão de cores de tirar o fôlego ao ambiente interno. Na maturidade, essas plantas majestosas atingem alturas de até 1 metro. 

Celósia

Essas flores de verão anuais de aparência incomum podem florescer por até dez semanas, a Celósia pode florescer em vermelho, roxo, ouro, rosa ou às vezes cores de flores bicolores.

O nome “Celosia”, significa “queimar” em grego, talvez porque quando floresce em grande número, o tipo plumosa floresce em conjunto, lembrando fogo.

Lírios de um dia

Lirio de um dia

É muito difícil de encontrar uma planta fácil de cuidar como os Lírios de um dia. Essa é uma opção de flores de verão para jardineiros casuais e experientes.

O Lírios de um dia é muitas vezes dito como a planta perene perfeita porque é:

  • Possui uma variedade imensa de cores.
  • É capaz de sobreviver a uma imensa variedade de climas.
  • Combina com todos os tipos de paisagens.
  • Resistente à seca e a problemas de pragas e doenças na maioria das hortas. 
  • Adaptável a várias condições de solo e luz.

O único problema é que os Lírios de um dia possuem flores que duram apenas 1 dia, mas isso se recompensa com as muitas flores que viram.

Gladíolo

Gladíolo é uma perene conhecida por ter altos picos de flores. Uma ótima flor de corte, os gladíolos ficam lindos em buquês. 

Gladíolos crescem extremamente bem no clima quente do verão. Você pode produzir essas flores em seqüência, plantando eles com datas alternada variando a cada poucas semanas.

Aprender a cuidar do gladíolo irá recompensá-lo com uma enorme variedade de cores e eles também funcionam muito bem para flores de corte.

Eucomis bicolor ou Lirio Abacaxi

Eucomis são bulbos que florescem no verão com flores exóticas que dão o nome “lírio abacaxi”. As folhas longas e com tiras podem ser verdes ou bordô, e as hastes são às vezes manchadas de cores contrastantes. As cores das flores de Eucomis podem ser  brancas, rosa ou violeta.

Eucomis são fáceis de cultivar e suas flores são duradouras. Certamente são flores únicas para se ter em um jardim.

Aciano

Na primavera quase todas suas flores estão florescendo e chamando sua atenção, mas o aciona não segue essas regras e deixa para florescer no verão.

Acianos são anuários extremamente coloridos com flores azuis em um tom incomum de se ver.

Embora azul seja a cor mais comum nesta planta; variedades brancas, vermelhas, rosa e roxas também podem ser encontradas.

Gostou desse artigo? Então nos ajude compartilhando ele no Facebook é só CLICAR AQUI! É um imenso favor!

Já tem algumas dessas flores de verão? Conhecia a estrategia de plantar flores de estações diferentes para ter mais flores durante o ano? Acha que eu poderia melhorar esse artigo de alguma forma? Deixe seu comentário, isso me ajuda muito!

E se ainda não pegou o seu, baixe meu Guia Absoluto de Jardinagem é só Clicar Aqui!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários