Como cuidar de samambaias no interior e exterior de casa.

Tempo de leitura: 8 min

Você sabia que saber como cuidar de samambaias pode ser mais fácil do que você imagina? Apesar de haver mais de 12 mil espécies dessas plantas em todo o mundo, o processo de cuidado é praticamente o mesmo em todas elas.

As samambaias são uma das plantas mais antigas do planeta, existindo há mais de 300 milhões de anos! Elas são incrivelmente adaptáveis e podem prosperar dentro de casa com a quantidade certa de umidade e iluminação.

No entanto, correntes de ar seco, temperaturas extremas e muita sombra ou sol podem prejudicá-las.

Neste artigo, vamos mostrar como cuidar de suas samambaias de forma simples e eficaz para que elas recompensem você com lindas folhagens verdes. Então, se você quer saber como manter suas samambaias saudáveis e bonitas, continue lendo!

Direto ao ponto.

Formas de como cuidar de samambaias (interior e exterior)

Aqui estão algumas as maneiras mais fáceis através das quais você poderá descobrir como cuidar de samambaias corretamente.

Nos ajude ao compartilhar esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

1. Manter ou pendurar os vasos de samambaia no local apropriado

A primeira e mais importante coisa é colocar o pote de samambaia na área apropriada, onde fica bastante luz solar indireta.

Para samambaias em interiores

Se você estiver mantendo o vaso de samambaia em local coberto, tente mantê-la perto da janela. Mas não na frente dela, pois a luz do sol a afetará gravemente. 

A brisa da manhã e a luz indireta são cruciais para uma samambaia prosperar. No verão, feche a janela à medida que a temperatura aumenta. 

Para samambaias ao ar livre

Nós penduramos principalmente os vasos de samambaia em sacadas ou as colocamos na borda. Lá eles terão luz suficiente, mas tenha cuidado para não mantê-las sob a luz direta do sol.

Como as nossas varandas enfrentam a maior parte do calor diário da luz solar, as samambaias morrem facilmente. Portanto ao cuidar das suas samambaias, certifique-se de que o lugar onde você está mantendo os vasos de samambaia é fresco.

2. Mantendo a temperatura correta

As samambaias não gostam de temperaturas altas ou baixas. Eles crescem preferencialmente em temperatura média variando de 20 a 30 °C.

Para as samambaias interiores

Cozinhas e banheiros são os lugares perfeitos para cuidar das suas samambaias. Mas se a temperatura aumentar, o que certamente acontecerá no verão, você precisa esfriar a temperatura. Para isso, você pode regá-la de forma consistente.

Para os fetos ao ar livre

A estação do verão torna-se muito áspera porque o calor indireto faz com que as samambaias sequem muito rapidamente. 

Se o calor fica fora de controle e rega contínua também não funciona, então provavelmente você deve trazê-las para dentro. 

Embora à noite você pode colocá-las de volta em seu lugar, pois a brisa da noite irá mantê-los frescas.

3. A umidade deve ser mantida sob controle

Com alto nível de umidade no ar, as samambaias crescem muito bem. Você pode manter o nível de umidade alta manualmente para suas samambaias de interiores e exteriores.

Esse é um dos principais segredos de como cuidar de samambaias, imagine samambaias crescem em florestas úmidas e próximo a rios, esse locais são úmidos.

Para manter o nível de umidade alto, você pode usar a técnica do duplo pote sua samambaia. Primeiro selecione um pote maior que o pote que você plantou sua samambaia.

Em seguida, cubra-o com musgo embebido em água.

Agora coloque o segundo pote no pote maior e cubra o solo com uma camada de musgo molhado. Ele irá bloquear a umidade nas panelas que ajudará a proteger a samambaia.

Mas não se esqueça de misturar o musgo com freqüência. Além disso, você pode usar um umidificador. Nesse caso, coloque o umidificador perto do vaso.

Mas tome cuidado a nebulização frequentemente pode resultar em manchas.

4. Molhar suas folhagens internas ou externas regularmente

Eu sei que somos pessoas ocupadas, mas francamente falando, a maneira mais fácil de cuidar das suas samambaias e mante-las frescas e vivas é mantendo o solo úmido adequadamente.

Samambaias geralmente precisam de muito pouco cuidado. A única coisa que eles mais precisam é de umidade. Regularmente regá-los irá mantê-los saudáveis ​​por um longo tempo. 

Samambaias dentro de casa precisam de menos rega do que samambaias ao ar livre.

Além disso, você tem que manter o solo úmido. Não o inunde com água. 

Para drenar o excesso de água, os seus vasos de samambaias devem ter orifícios de drenagem.

Esses buracos também são adequados para as raízes das samambaias crescerem adequadamente. 

Então lembre-se de fazer um orifício de drenagem e umedecer o solo quando necessário.

5. Retire as partes mortas da sua samambaia

As samambaias são por natureza muito resistentes e quase não são afetadas por nenhuma doença. Por esse motivo, as pessoas gostam de plantar samambaias dentro de casa.

Mas, em qualquer caso, se sua samambaia for afetada por alguma doença, é melhor cortar as partes mortas antes que ela contamine a samambaia inteira.

As samambaias internas são afetadas principalmente pela diminuição devido à luz e ao ar inadequados. 

Se você ver que toda a planta esta afetada, corte-a da raiz. Porque não há motivo para cuidar de samambaias doentes.

Se, em qualquer caso, os insetos começarem a se formar em sua samambaia. Corte a parte da planta que esta mais afetada.

Saber como cuidar de samambaias com problemas simples se resume a isso, em alguns casos apenas cortar as folhas não será suficiente e você deverá usar as técnicas que mostrarei mais à frente.

6. Fertilização de suas samambaias

As samambaias não são aquele tipo de planta que necessita de muito fertilizantes para crescer. Portanto precisam de uma quantidade muito insignificante.

Se você tem seu próprio jardim, então você pode fazer o fertilizante em casa a partir de folhas secas e galhos. Em seguida, misture-o com o solo da sua samambaia.

Ou, você pode usar fertilizante líquido comprado na loja para plantas domésticas. Lembre-se de usar fertilizante orgânico, pois será seguro para a samambaia, bem como para a sua saúde.

Fertilizantes líquidos são muito fáceis de usar. Até mesmo alguns fertilizantes são instruídos a misturar com água e depois pulverizar as plantas.

Você pode começar a fertilização após 6 meses a partir do plantio da samambaia. 

E continue a fertilizá-la uma vez por mês em quantidade adequada, pois uma quantidade inadequada pode queimar a planta, isso pode ser comum de acontecer até você pegar o jeito de como cuidar de samambaias.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

7. A etapa final envolve o transplante de sua samambaia

Samambaias geralmente ficam muito grande e espessas em um ano. Então, depois de cada ano, você precisa substituí-lo por um pote maior.

Este processo será agitado e precisara de muitos cuidados, também levará tempo. Portanto, antes de transplanta-las, separe-as cuidadosamente das raízes.

À medida que crescem em aglomerados, o processo de separação torna-se fácil. Agora plante-os em vasos diferentes e cuide delas individualmente.

Considere repotting pelo menos uma vez em um ano para manter suas samambaias saudáveis. Assim você terá sempre novas mudas de samambaia

Problemas comuns ao cuidar de samambaias

Sua samambaia pode ser atacada por cochonilhas isso é até um sinal que o ambiente está seco para a sua samambaia. Tenha sempre em mãos um inseticida natural para acabar com os insetos. Veja agora alguns problemas em samambaias.

SINTOMA: Folhas que se tornam marrons e crocantes nas bordas das folhas
CAUSA: Muita água, baixa umidade, alto teor de sais ou deficiência de potássio

SINTOMA: pálido, um pouco crocante.
CAUSA: Muito sol direto ou submerso

SINTOMA: As folhas inferiores estão morrendo
CAUSA: É normal que folhas de samambaias sejam descartadas. Limpe-as.

SINTOMA: Amarelamento, caules / folhas pretas
CAUSA: Doença que causa podridão na raiz ou excesso de água

Propagação

Samambaias produzem esporos, que aparecem como manchas marrons no verso das folhas. Se você quer propagar samambaias, remova as folhas e coloque-as em um saco de papel para secar. 

Quando os esporos caírem das folhas, plante-os na mistura inicial de sementes.  As samambaias de brotaram dos esporos.

Especies de samambaias comuns.

Algumas especies de samambaias são mais comuns que outros aqui no Brasil, algumas estão até mesmo em extinção, mas você pode fazer uma coleção com as especies abaixo:

  • Ninho-de-passarinho
  • Avenca
  • Chifre-de-Veado
  • Murerê rendado
  • Asplênio
  • Renda portuguesa
  • Samambaia da Amazônia

5 dicas bônus para cuidar de samambaias.

1- Samambaias espessas podem ser difíceis de regar. Tente usar um regador com um bico longo para direcionar a água no centro da planta. Regue com generosidade, até que seja drenado no fundo da panela.

2- Banheiros e cozinhas são bons ambientes para samambaias por causa de toda a água corrente. Coloque as plantas longe de aberturas e ventiladores para evitar a secagem. Adicione musgo bem molhado em torno da base da planta para ajudar a manter a umidade na sujeira.

3- Ajude a manter os níveis de umidade usando recipientes duplos para suas samambaias. Plante a samambaia em um vaso de fibras e coloque. Cubra o topo do recipiente com musgo úmido.

4- Uma samambaia chifre-de-veado ( Platycerium ) é uma samambaia incomum que não requer solo, pois se fixa em madeira. Ela pode ficar presa a um objeto orgânico, como um pedaço de madeira flutuante, e pendurada na parede. 

5- Ajude as suas samambaias de vez em quando cortando folhas marrons.

https://www.youtube.com/watch?v=NIoqwM975Kw

Bom é só isso mesmo, daria até um bom e-book para venda esse artigo, no entanto se for gratuito dá pra ajudar mais pessoas.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Deixe um comentário com alguma dúvida, elogio ou respondendo essa pergunta “Qual a sua especie de samambaia preferida?

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário