Horta em casa: Como Fazer A Sua e Ter uma Alimentação Verdadeiramente Saudável (Saúde Mental e Física)

Tempo de leitura: 16 min

horta em casa

Uma pesquisa feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2010, diz que 28% dos alimentos ultrapassam os limites de agrotóxicos recomendados. A horta em casa é uma das soluções para esse problema.

Com tantos agrotóxicos contaminando as hortaliças, ervas, grãos e frutas fica difícil fugir do câncer.

Mas ainda existe uma alternativa: recorrer as alimentos orgânicos, e por coincidência ou não você pode plantar em casa. E nesse artigo vou te ensinar como fazer uma horta em casa passo-a-passo.

Agora uma curiosidade, você sabia que pesticidas, herbicidas e fertilizantes (agrotóxicos) químicos têm sido associados a:

  • Câncer de mama
  • Função cerebral danificada
  • Defeitos de nascença
  • Parkinson
  • Abortos espontâneos
  • Câncer de próstata
  • Infertilidade
  • Leucemia infantil
  • Autismo
  • E muito, muito mais …

Então, um dos maiores benefícios de ter uma horta em casa, é simplesmente livrar você de todos os riscos causados por agrotóxicos.

Direto ao ponto.

Escolha o lugar correto para fazer sua horta em casa

A primeira coisa a fazer, certamente, é olhar em volta e descobrir onde fazer sua horta em casa.

Quanto mais ensolarado o local, melhor para uma horta, porque o sol é o ingrediente mais importante para o cultivo de plantas saudáveis. 

A maioria dos vegetais precisa de sol pleno (pelo menos seis horas de luz solar direta por dia) para crescer com seu potencial máximo, portanto, evite meia sombra de árvores ou construções durante o dia.

Comece se perguntando quanto espaço você tem disponível?

Independente de você morar em apartamento ou casa com quintal. Isso não será problema existem varias formas de se fazer uma horta com vários tipos de canteiro.

Além de um local com muito sol eu recomendo que você prefira também um local com pouca circulação de pessoas. E não vá atrapalhar ninguém, nem as plantas.

Canteiros

Agora que você já escolheu o local, e já sabe qual espaço e quanto você tem disponível. Veja quais dos tipos de canteiro abaixo você pode usar.

Uma dica que eu sempre recomendo é que você busque ideias no Pinterest.

Canteiro elevado;

Eu acredito ser uma das melhores maneiras para se fazer uma horta em casa, não só por serem fáceis de fazer e manter, mas principalmente por conseguirem alta produção.

Dica: se você escolher esse método que eu recomendo. Posicione o solo tendendo a parecer com uma pequena morro para assim você terá mais espaço para plantar.

Plantio direto no solo;

Sinceramente não recomendo. Pode parecer fácil, mas dependendo do solo pode ser uma perda de tempo.

Por exemplo plantar batatas em um solo argiloso e úmido, se a planta conseguir se desenvolver na umidade, ela ainda não crescerá muito com um solo compactado que impedira o desenvolvimento das raízes.

O solo deve ser trabalhado e corrigido se você quiser colher muito!

Canteiros na janela;

Belos e versáteis, imagine ter esses belos canteiros com vários dos seus temperos favoritos na janela da sua cozinha.

Para colher hortelã ou alecrim é só esticar o braço!

Horta vertical;

Uma horta vertical é uma maneira simples de aumentar o espaço de plantio, reduzir problemas com insetos e doenças, e ainda embeleza varandas e pátios.

Dê uma olhada aqui para aprender a fazer.

Horta suspensa;

Frutas e vegetais que economizam espaço tornaram-se tão populares que uma indústria caseira foi construída em torno de soluções de plantio para pequenos jardins.

Uma maneira fácil de fazer uma horta em casa, mesmo com pequeno espaço é cultivar vegetais pendurados em cestas.

Vasos;

As plantas cultivadas em vasos podem ser uma adição a uma paisagem já formada ou uma horta por si mesmas.

Ao plantar em vasos de viveiro , baldes , barris, sacos de cultivo, ou qualquer outra coisa que você encontrar em casa, você estará adicionando estética e praticidade ao seu quintal e casa.

Iluminação

Eu já te disse isso, mas é um dos pontos essenciais de uma horta, você deve quase que por obrigação entende-lo.

Você deve conhecer o local onde fará suas horta para não faze-la em um local coberto. Esse é o único dos pontos essenciais que não pode ser alterado, pois depende do sol.

Como todas as plantas, os vegetais precisam do sol para iniciar a fotossíntese.

Este processo transforma a energia da luz em glicose, que as plantas usam para produzir substâncias como celulose (para construir paredes celulares) e amido (fonte de alimento).

Os legumes que crescem mais rapidamente, precisam do que é chamado de sol pleno, de pelo menos 6 a 8 horas de luz solar direta por dia.

Se você plantar hortaliças em local sombreado provavelmente não terá muito sucesso com sua horta em casa .

Horta em casa, o que plantar?

Horta em casas o que plantar

A primeira dica aqui é plantar o que você gosta. Se você plantar algo que não gosta quem, irá comer? Será uma total perda de espaço e tempo.

A outra dica é saber que dependendo do espaço e canteiro alguns tipos plantas não serão recomendados.

Ervas, Hortaliças e Frutas

Ervas: Alecrim, Orégano, Hortelã, Manjericão, Sálvia, Salsa, Cebolinha, Folha de louro, coentro.

Hortaliças: Abóbora, Abobrinha, Acelga, Alcachofra, Alface, Alfafa, Almeirão, Aspargo, Berinjela, Brócolos, Cebola, Alho, Chicória, Chuchu, Couve, Couve-flor, Espinafre, Feijão e ervilha, Lentilha, Feijão-preto, Vagem, Jiló, Maxixe, Milho, Pepino, Pimentão, Ora-pro-nóbis, Batata, Batata-doce, Beterraba, Cenoura, Gengibre, Inhame, Repolho, Rúcula, Rutabaga, Tomate

Frutas: Abacaxi, morango, melancia, melão, jabuticaba, limão, laranja, uva, mamão, caju, maracujá.

Se preferir plantar algo mês-a-mês veja esse artigo aqui.

Esta gostando? Então Nos Ajude Compartilhando No Facebook Clicando Aqui!

Como Preparar o Solo da Sua Horta em casa.

Embora alguns jardineiros possam ser abençoados com solo perfeito para fazerem sua horta em casa , a maioria de nós cultiva em solo ruim. O solo tem muita argila, é muito arenoso, tem muitas pedras ou é muito ácido, não se desespere. 

Transformar um solo pobre em um solo abençoado não é difícil de fazer, uma vez que você entenda os componentes de um solo saudável.

O solo é composto de rocha e matéria orgânica, água e ar. 

Mas a “magia” escondida em um solo saudável são os organismos vivos. Pequenos animais, vermes, insetos e micróbios que se desenvolvem quanto esses elementos estão equilibrados.

Minerais: 

Aproximadamente 50% do solo em sua horta são rochas desgastadas pelas forças do vento, chuva, congelamento, descongelamento, entre outros processos químicos e biológicos.

O tipo de solo é geralmente classificado pelo tamanho dessas partículas minerais: areia (partículas grandes), silte (partículas de tamanho médio) ou argila (partículas muito pequenas). 

A proporção de partículas de areia, silte e argila determina a textura de seu solo e afeta a disponibilidade de drenagem e nutrientes, o que, por sua vez, influencia o quanto suas plantas crescerão.

Pois dependo do solo os nutrientes podem ser levados pela água, ou até mesmo as raízes das plantas podem não se desenvolver.

Matéria orgânica:

Matéria orgânica são os restos parcialmente decompostos de organismos do solo e vida vegetal, incluindo líquenes, musgos, animais, gramíneas, folhas, árvores e todos os outros tipos de matéria vegetativa.

Embora seja apenas uma pequena fração do solo (normalmente de 5 a 10%), a matéria orgânica é absolutamente essencial. 

Veja o vídeo abaixo e aprenda uma maneira simples de fazer matéria orgânica para adicionar à sua horta em casa, certamente você poderá usar essa dica.

Ela une as partículas do solo em migalhas que permitem que o ar e a água se movam pelo solo. A matéria orgânica também retém a umidade e é capaz de absorver e armazenar nutrientes. 

Mas o mais importante é que a matéria orgânica é alimento para micro-organismos do solo.

Você pode aumentar a quantidade de matéria orgânica em seu solo, adicionando adubo, compostagem, esterco animal, coberturas ou turfa. 

Vida do solo: 

Os organismos do solo incluem as bactérias e fungos, protozoários, ácaros, minhocas e outras criaturas encontradas em solos saudáveis, eles são fundamentais para uma horta em casa de sucesso. 

Eles ajudam a converter matéria orgânica e minerais do solo em vitaminas, compostos que viram nutrientes que as plantas precisam para crescer.

Ar: 

Um solo saudável tem cerca de 25% de ar. Os micro-organismos, insetos e minhocas exigem muito ar para viver. O ar no solo também ajuda as plantas a absolver nitrogênio atmosférico.

Para garantir que haja um fornecimento equilibrado de ar em seu solo, adicione muita matéria orgânica e da mesma forma evite compactar o solo.

Água: 

Um solo saudável também contém cerca de 25% de água. A água, como o ar, é mantida nos espaços dos poros entre as partículas do solo. 

Idealmente, seu solo deve ter uma combinação de grandes e pequenos espaços porosos. E a matéria orgânica é a chave, porque estimula a formação de terra. 

A matéria orgânica também absorve água e a retém até que seja necessária pelas raízes das plantas.

Todo solo tem uma combinação diferente desses cinco componentes básicos. Certamente se equilibrá-los, você pode melhorar drasticamente a produtividade do solo e da horta em casa. Mas primeiro, você precisa saber que tipo de solo você tem.

Textura e tipo do solo

Você não precisa ser um cientista para determinar a textura do solo em sua horta. 

Para ter uma ideia aproximada, apenas coloque um pouco de terra na palma da mão e umedecê-la levemente, logo depois passe a mistura entre os dedos. 

Se parece arenoso, seu solo é arenoso; caso seja suave, como pó de talco úmido, seu solo é siltoso; se parecer pegajoso ele é rico em argila.

Preparando o solo ideal para uma horta em casa.

como fazer uma horta em casa

Essa parte pode ser bem complexa e vou tentar facilitar ao máximo.

Para ter um solo poderoso em casa primeiramente reste o PH do solo, o ideal para uma horta em 5,5 e 6,5. Você pode atingir esses níveis adicionando matéria orgânica ao solo.

Outro ponto fundamental é a textura do solo que nós falamos antes a textura ideal. 50% argila, 30% matéria orgânica e 20% areia, com essas proporções temos a terra.

Agora podemos enriquece-la e deixa-lo um substrato perfeito. Eu recomendo que você use compostagem, esterco e carvão vegetal para misturar ao solo e deixa rico em nutrientes, mas nunca em excesso.

Rega

O melhor momento para regar as plantas da sua horta em casa é no início da manhã. Isso permitirá que a água escorra para o solo e atinja as raízes da planta sem perder água na evaporação.

Regar no início da manhã também irá disponibilizar a água para as plantas ao longo do dia para que as plantas possam lidar melhor com o calor do sol.

Há um mito na jardinagem onde diz que regar de manhã fará com que as plantas queimem. Isso é mentira.

Em primeiro lugar, quase todas as áreas do mundo não recebem sol o suficiente para as gotículas de água queimarem as plantas.

Em segundo lugar, mesmo se você mora em uma área onde o sol é tão intenso, as gotículas de água seriam evaporadas no calor muito antes de poderem focalizar a luz do sol.

O segundo melhor horário.

O segunda melhor horário para regar uma horta é no final da tarde ou no começo da noite.

Se você está regando legumes no final da tarde, o calor do dia deve ter passado. Mas ainda deve haver sol suficiente para secar as plantas um pouco antes da noite cair.

Regar as plantas no final da tarde ou no início da noite também reduz a evaporação e permite que as plantas passem várias horas sem o sol a absorver água em seu sistema radicular.

Uma das coisas a ter cuidado se você regar no final da tarde é para se certificar de que as folhas têm um pouco de tempo para secar antes da noite chegar.

Isso ocorre porque as folhas úmidas durante a noite estimulam os problemas com fungos, como o oídio ou fuligem, que podem prejudicar suas plantas.

Mas se você estiver usando um sistema de irrigação por gotejamento ou por imersão, poderá regar até o anoitecer, pois as folhas da planta não se molham.

Dica: rega profunda é melhor que superficial.

Sistemas de rega para uma horta em casa:

Você não tem tempo para regar suas plantas pela manhã, ou noite? O que você acha de investir em um sistema de irrigação para facilitar seu trabalho e ainda economizar água?

Se você resolver fazer um sistema de irrigação, saiba que ele dependera do tipo de canteiro que você quer ter.

Por exemplo, nas hortas verticais você pode molhar apenas a parte de cima do canteiro que a água irá escorrer.

Irrigação por gotejamento

Este sistema de irrigação fácil de instalar funciona por gotejamento. Ele é ligado à sua torneira e rega perfeitamente o seu horta quando necessário. 

Este sistema é o mais barato e fácil de instalar, mesmo que você tenha que comprar todos os equipamentos eles não são nada caros

Com esse modelo você pode regar qualquer tipo de canteiro, desde que sua caixa de água seja mais alta que a horta.

Dica: se você puder investir em equipamento para captar água da chuva seria uma oportunidade de economizar água.

Sementes ou mudas

Sementes e mudas

O que é melhor de usar semente ou mudas? Isso dependerá exclusivamente de você.

Uma semente é uma planta embrionária encapsulada. As sementes podem ser cultivadas de várias maneiras.

Pequenas sementes devem ser colocadas na superfície de um solo para sementes porque, em cobertas com muita espessura, podem não germinar.

Para outras sementes, recomenda-se que sejam plantadas com o dobro da profundidade da própria semente.

Eu recomendo muito que se você tiver tempo, faça mudas em um solo e separado e depois pense em mudar para seu canteiro. Suas chance de ter muitas mais plantas saudáveis será maior

Adubos naturais

Como você já deve ter visto o solo é a chave de uma grande colheita na sua horta em casa.

E para se ter um maior resultado porque não usar adubos orgânicos?

Os produtos orgânicos são ideais, porque eles alimentam o solo, criando um ambiente sustentável. Solo saudável leva a plantas saudáveis.

Como na natureza, um solo orgânico vivo com micróbios e fungos libera nutrientes lentamente para as plantas.

Ao enriquecer o solo com suplementos orgânicos e estimular o crescimento de organismos benéficos, você fornece as plantas as ferramentas necessárias para acessar nutrientes no solo.

Você pode usar:

  • Resto de café
  • Casca de ovo
  • Casca de banana
  • Ervas verdes, capim, trevos
  • Cinzas
  • Plantar batatas
  • Compostagem
  • Chá

Como evitar problemas e fazer inseticidas naturais.

Está gostando desse artigo? Então Nos Ajude Compartilhando No Facebook Clicando Aqui!

Possivelmente você terá vários problemas com pragas na sua horta em casa. A melhor maneira de combate-las evitando que elas cheguem e se propaguem.

Mas para isso existem algumas defesas que você pode usar na sua horta.

Não deixe a umidade reinar: se a umidade não matar sua plantas ela certamente atrairá fungos.

Use plantas que defendem suas plantas: algumas plantas podem ajudar a repelir algumas pragas, assim como atrair insetos predadores.

Atraia insetos predadores: predadores pode ser uma palavra forte, eles na verdade são bem benéficos se alimentando de pragas, por exemplo as joaninhas se alimentam de pulgões.

Barreira física: o vento pode carregar insetos para oa sua horta, quebrar suas plantas, ou secar o solo mais rapidamente, e se você o barrar isso não será problema. Você pode usar uma cerca-viva.

Se esses métodos não forem o suficiente use os inseticidas, fungicidas e antibacterianos, mas os naturais.

Calda de fumo é poderosa, veja como fazer e proteger sua horta em casa!

  • Coloque 800 ml de álcool em uma garrafa plástica de no mínimo 1,5 litro.
  • Coloque na garrafa 100 gramas de fumo de rolo picado (é fácil de achar em loja agrícolas) e deixe por 24 horas.
  • Após 24 horas, colocar 1 copo de água na garrafa, feche bem, agite e deixe em um local escuro por cerca de 3 dias.
  • Após isso coe a solução em um pano fino, espremendo bem o fumo.
  • Coloque o líquido em uma garrafa escura, você pode acoberta-la usando plastico preto.

Para usar é só agitar o frasco e colocar um copo (200 ml) da calda em 2 litros de água com sabão.

Fungicida e antibacteriano para plantas.

Nem tudo são insetos, inseticidas não vão funcionar com fungos e bactérias.

Essa receita é 100% natural, então não vai causar nenhum mal à sua saúde, nem da sua família e animais.

Você vai precisar de 3 Ingredientes em partes iguais, são eles:

  • Camomila seca
  • Canela em pó
  • Cavalinha

Nada difícil né, talvez a cavalinha não encontremos com facilidade, mas em casas de produtos orgânicos ou ervas podemos acha-la.

Agora você vai fazer um chá com esses ingredientes, colocá-los em um pulverizador, ou como preferir, e passar em suas plantas. É bem simples mesmo!

Para saber quando necessário de uma olhada nesse artigos aqui em baixo:

horta no quintal

3 Métodos comprovados para acabar com as ervas daninhas.

Retirar ervas daninhas da sua horta em casa uma-a-uma leva muito tempo, sei disso muito bem. E ainda pode ser um trabalho muito estressante.

Se você estiver pensando que não ha mal em deixar essas plantas crescerem na sua horta, vou te provar o contrario.

Toda planta precisa de nutrientes para crescer, e da onde você acha que as ervas daninhas iram retirar os nutrientes para elas crescerem?

Exatamente do solo da sua horta em casa, elas não estão só atrapalhando a estética, mas roubando nutrientes.

A melhor maneira para acabar com as ervas daninhas é evitando que elas nasçam em seu canteiro.

Faça elas dormirem

Cada centímetro do seu canteiro tem muitas sementes de ervas daninhas, mas apenas aquelas na parte superior do solo recebem luz suficiente para começar a germinação.

Cavar e plantar traz sementes de ervas daninhas escondidas para a superfície, então cave apenas quando você precisar e imediatamente cubra o local com plantas ou cobertura morta.

O mesmo acontece quando usamos cobertura de solo. Mas acredito que manter um cobertura fechada é muito mais fácil que não cavar.

Palha/ casca/ pedras/ folhas beneficia plantas mantendo o solo fresco e úmido, mas também priva as ervas daninhas da luz. As coberturas orgânicas também podem hospedar grilos e besouros, que buscam e devoram sementes de ervas daninhas.

Além disso o solo fica mais escuro impedindo que sementes brotem.

Dica: eu recomendo que você use casca de pinus ou palha. Em algumas hortas é comum cobrir o canteiro com uma lona e perfurar apenas onde for plantar.

Corte!

Quando você não pode remover as ervas daninhas, a próxima melhor coisa é cortar-la.

Cortar os topos de ervas daninhas perenes, como uma trepadeira, reduz a propagação de sementes e força-as a esgotar as reservas de comida e a exaurir o suprimento dos brotos radiculares, limitando assim sua disseminação.

Regue as plantas não as ervas daninhas.

Use a seca ao seu favor, privando ervas daninhas de água. O sistema de irrigação por gotejamento é perfeito para esse trabalho, pois irriga apenas as plantas que você quer molhar. Deixando as ervas daninhas morrendo sem água.

Gostou desse artigo? Aprendeu como fazer uma horta em casa? Se sim nos ajude e compartilhe no Facebook é só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também: