Quanto maior for seu jardim, mais difícil de lidar com as ervas daninhas em nosso jardim fica, é sempre um desafio enorme, elas nunca param de vir.
Por isso aqui separei algumas maneiras de livrar-se das evas de maneira totalmente natural, além disso vou te mostrar como ler as ervas daninhas.
Mas acredito que a melhor parte desse artigo, é onde falo sobre como evitar que as ervas daninhas aprecem em seu jardim, veja como fazer isso…
Direto ao ponto.
O Que é Erva Daninha?
Segundo o dicionario erva daninha é: Uma planta que nasce espontaneamente em local e momento indesejado, podendo interferir negativamente.
E essa definição de o que é erva daninha não esta incorreta, mas ainda falta complemento. Como porque chamamos de “erva”.
As ervas daninhas também normalmente produzem um grande número de sementes, ajudando a sua propagação.
Eles geralmente são plantas resistentes acima da media nascendo em vários locais e condições, normalmente são as primeiras plantas a colonizar um local.
Uma erva daninha pode ser uma espécie de planta exótica (que não é do lugar) ou nativa (especie que é do local).
Em grande maioria essas plantas pertencem ao grupo das ervas.
Já as ervas são todas as plantas que não produzem estruturas lenhosas, essas plantas possuem o caule macio e maleável, sendo normalmente pequenas. Um exemplo de erva bem conhecido é a bananeira.
Já se perguntou por que seu caule é fácil de contar, e não produz madeira como outras plantas? É por que ela é uma erva.
Porque devemos eliminar as ervas daninhas
Talvez você possa se perguntar por que devemos eliminar ervas daninhas, e existem muitos motivos para fazermos isso. Vou te mostrar algum deles aqui.
Um dos motivos para eliminarmos as ervas daninhas é simplesmente pelo fator estético. Você não quer um monte de planta, atrapalhando seus arranjos, não é mesmo?
Além disso as ervas daninhas impedem que sementes nasçam, roubam espaço das outras plantas. Mas além de tudo isso o pior que essas plantas fazem é roubar nutrientes das nossas plantas.
Isso impede que elas se desenvolvam totalmente!
Por isso ao eliminar as ervas daninhas devemos deixa-las no local onde estavam, para que os nutrientes voltem para o solo.
Mas tome o cuidado, para não deixar sementes das plantas daninhas na terra. De outra forma, seu trabalho será inútil. Corte e utilize as folhas.
Como Eliminar ervas daninhas de Maneira Orgânica.
Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!
Há muito tempo os venenos químicos estão sendo usados para matar ervas daninhas em jardins, mantendo seu gramado, horta e canteiros perfeitos.
Mas, a cada ano que passa mais pessoas deixam que querer usar produtos químicos em suas vidas, o mesmo acontece com pesticidas e herbicidas. Esses produtos podem causar danos à longo prazo ao ambiente e seres vivos.
Pensando em como fazer um mundo melhor, qual a maneira mais responsável de como eliminar ervas daninhas sem prejudicar o meio ambiente?
Existem sim herbicidas orgânicos, no entanto eles não escolhem as plantas que iram matar. Tome cuidado ao usar.
Herbicidas orgânicos podem conter concentrados derivados de plantas como óleo de cravo, ácido cítrico ou ácido acético (vinagre).
Eles são tão eficazes quanto os químicos, mas são de origem orgânica e muito menos perigosos para pessoas, animais e o meio ambiente.
Lembre-se de que essas alternativas não escolhem o que matar, mesmo assim elas são mais aconselháveis a usar do que os herbicidas químicos.
Infelizmente ainda não existem herbicidas orgânicas capazes de escolher uma especie ou característica de determinada planta para matar. Mas a ciência orgânica está evoluindo aos poucos.
Se você tem um gramado de grama esmeralda, por exemplo, esses herbicidas serão capazes de eliminar as ervas daninhas da grama esmeralda ou de qualquer outro gramado.
Receitas para acabar com Ervas daninhas:
Veja agora algumas das receitas de herbicidas mais efetivas que você encontrará para usar.
Vinagre;
Uma receita muito comum e efetiva é a mistura de vinagre com sal. Use 3,3 litros de vinagre, 1 xícara de sal ou 1 colher de sabão. A partir dessa podem ser feitas inúmeras receitas, mas geralmente semelhantes.
O vinagre possue acido acético, ele mata as células da planta uma por uma fazendo com que parem. O sal neste caso desidrata o tecido da planta e o sabão faz com que a mistura grude na planta.
Embora eu não recomende o uso de sal esse receita é muito boa.
A eficácia da mistura pode ser melhorada com concentrações mais fortes de vinagre, já que a maior parte do vinagre comprado em lojas é de 5% de ácido acético, mas podem ser encontradas concentrações de até 20%.
Plantas com pelos ou revestimentos cerosos podem não ser completamente erradicadas pela mistura de vinagre. Por isso use as outras misturas.
Borato de sódio.
Uma receita ainda pouco conhecida é a de água e borato de sódio. Primeiro, misture 300 gramas de borato de sódio com 120 ml de água morna, essa mistura irá se tornar uma pasta, depois dilua-a em 24,5 litros de água.
Aplique essa mistura onde tiver enfestado de ervas daninhas, tomando o cuidado para não matar outras plantas.
Para menores aplicações dissolva 10 ml de borato de sódio em pó para 2,5 litros de água
Essas misturas devem ser aplicadas nas folhagem das planta que você quer eliminar.
Solução de Álcool
Esta substância adstringente funciona removendo a umidade da folhagem da erva. Privada de sua força vital, a erva morre. Misture a solução em um frasco de borrifador para facilitar o uso.
A preparação é tão simples quanto diluir o álcool com água: use um litro de água para diluir a cada duas colheres de sopa de álcool.
Como no vinagre, aplique em um dia ensolarado e pulverize diretamente sobre as ervas daninhas, tomando cuidado para mantê-lo longe de outras plantas.
Farinha de milho
Existe uma maneira de fazer com que as ervas daninhas não nasçam, mas como já disse qualquer outra planta que você plantar também não irá nascer.
Para isso você pode usar farinha de milho, esses alimentos possuem proteínas presentes em alimentos com glúten de milho que impedem as sementes de germinarem, e consequentemente cresçam.
Para usar basta polvilhar a farinha de milho sobre o solo. E se aplicadas em mudas recém nascidas também as matará.
Existem outras maneiras para evitar que as ervas daninhas nasçam, vou mostra-las mais a frente.
Jornais
Que matar uma planta sufocada? Essa é então a técnica certa!
Molhe varias folhas de jornal velho e coloque em cima da planta que você quer eliminar. Desse modo você irá privar a planta do que ela precisa para viver.
Luz e ar, depois de alguns dias a planta terá morrido sufocada.
Bicarbonato de sódio
Sabe aquelas ervas daninhas que nascem no vão da calçada, e do piso? Você pode elimina-las facilmente despejando Bicarbonato de sódio em sua folhas e raízes.
O bicarbonato também pode ser usado como inibidor que impede as ervas daninhas de nascerem no local por algum tempo.
Remoção manual
Embora muitas pessoas considerem um trabalho muito exaustivo, essa é uma das formas mais eficientes de controlar ervar daninhas. Mas concordo que eliminar ervas daninhas da grama pode ser difícil.
Ao longo do tempo você percebera que com consistência na remoção das ervas daninhas no hora exata, elas iram diminuir consideravelmente. Ainda mais se você fizer a remoção antes da floração das ervas.
Uma conselho importante é remover as ervas daninhas até as raízes, não apenas no nível dos solo.
Se o seu caso for uma infestação de ervas daninhas em um gramado, regue bem seu gramado antes de remover as ervas, isso irá facilitar a remoção da raízes principais.
Uma das vantagens de remover as ervas daninhas de seu gramado à mão é que assim você estará arejando o solo do canteiro ou do gramado. Novamente você sairá ganhando.
Remover as ervas daninhas à mão também te mantém em forma, tanto que pessoas que dizem fazer a remoção a mão não sentem-se incomodadas ou acham que seja um trabalho penoso.
Como Evitar Ervas Daninhas: .
Além de ficar se preocupando em arrancar as ervas daninhas ou ficar despejando vinagre sobre elas, você também pode pensar em como evitar que elas nasçam.
Cobertura
A cobertura de solo é importante para as plantas de muitas maneiras, e uma delas é prevenir que as ervas daninhas.
Ela forma uma barreira que impede que a luz solara chegue ao solo, desse modo as ervas daninhas não nascem. A cobertura também irá incentivar que insetos que se alimentam de sementes de ervas se desenvolvam.
Existem basicamente dois tipos de cobertura de solo, a morta e a viva. As suas são eficientes.
A cobertura morta consiste em usar matéria orgânica como casca e folhas para fazer a cobertura, mas também pode ser usada pedras por exemplo.
Temos também a cobertura viva, nela usamos outras plantas para cobrir o solo, essas plantas normalmente são rasteiras, com a folhagem extremamente densa.
Escolha qual a melhor para você.
Escolher o solo fundo
Onde você acha que estão as maiores concentrações de sementes de ervas daninhas? Você concorda comigo que é na superfície não é mesmo?
Bom então por que ao coletarmos solo pra um canteiro não pegamos o solo que está mais profundo do que o solo da superfície.
O solo que está mais ao fundo não apenas tem menos sementes, mas também é um solo que está menos queimado pelo sol e ainda carrega muitos nutrientes.
Esterco e fertilizantes de procedência
Assim como acontece com o solo fundo, você deve escolher pegar esterco que não está muito na superfície do solo.
Da mesmo forma caso você compre solo para usar em seu jardim, como humus de minhoca, compostagem entre outros tipos. Escolha alguém em que você já confie.
Quanto menos sementes de ervas daninhas tiverem no solo que você usar, menos trabalho você terá ao lidar com ervas daninhas no futuro. Parece logico para você?
Leitura de solo pelas ervas daninhas.
Todos os jardineiros tem esse problema em comum…
Mas você já parou para pensar o que elas podem estar apenas querendo nos dizer algo além de nosso jardim precisa de manutenção rápida contra elas?
Talvez você não saiba, mas ervas daninhas podem ser ótimos indicadores de solo, e nós jardineiros podemos usar isso ao nosso favor. Os jardineiros que sabem lê-las tem grande vantagem, para resolver os problemas de solo.
Inclusive existe base cientifica para isso, muitas universidades ensinam isso em cursos como os de agronomia. Por exemplo, musgo no solo pode ser sinal de má drenagem do solo, compactação e má fertilidade.
Mas antes de tudo saiba que “ler suas ervas daninhas” não é uma maneira precisa de avaliar seu solo, no entanto você pode ser uma dica útil de que algo está acontecendo com ele.
Depois de confirmar suas condições de solo, você tem duas opções:
- Cultivar plantas adequadas ao solo que você possui.
- Tomar medidas para alterar o solo para acomodar melhor as plantas que você deseja cultivar.
Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!
Tipos de ervas daninhas
Conheça agora o que cada erva daninha pode estar querendo te dizer, e tire uma conclusão rápida sobre seu solo.
Essas são as especies de ervas daninhas mais comuns que você vai encontrar em todo o território brasileiro, talvez algumas não existem em seu local e talvez outras tenham nomes diferentes.
Oxalis stricta
Esses tipos de ervas daninhas indicam principalmente que o solo é pobre, e outras plantas não querem crescer nele.
Poa annua
Estilo capim o cabelo de cão, como é conhecida possui folhas verde claras e crescem aglormeradas.
Essa planta costuama dizer que o solo está compactado e precisa ser areado
Euphorbia prostrata
Seu nome comum é quebra-pedra, pois ela cresce facilmente em locais com solos extremamente compactados, apertados e pequenos. Um exemplo de onde essas plantas nascem é em rachaduras.
Se esses tipos de ervas daninhas aparecerem em seu quintal, isso pode indicar a necessidade de aeração do solo. Mas também pode indicar a presença de nematoides que podem ser perigosos e muito prejudiciais para a sua horta.
Amendoim bravo ou leiteira (Euphorbia heterophylla)
Esses tipos de ervas daninhas indicam que possui desequilíbrio entre Nitrogênio e micronutrientes, principalmente Molibdênio e Cobre.
Azedinha ou Trevo-azedo (Oxalis articulata)
A Azedinha indica que a Terra é argilosa, ou o pH está baixo, quem sabe ainda exista deficiência de Cálcio e de Molibdênio.
Beldroega (Portulaca oleracea)
A erva daninha do bem. Ela indica que o Solo é fértil, não prejudica as lavouras, protege o solo e é planta alimentícia com altos níveis de proteína.
Cabelo-de-porco (Carex sp.)
Significa que ou o solo está compactado ou ainda pode dizer que há pouco Cálcio.
Capim-carrapicho
Quer dizer que o solo é muito fraco, erodido e compactado. Desaparece com a recuperação do solo. Tipos de ervas daninhas como esse indicam que o solo precisar de cuidados rápidos.
Carqueja
Indica que o solo está pobre, ou ainda indica, compactação superficial, prefere solos com água estagnada na estação chuvosa.
Carrapicho-de-carneiro
Essa planta indica que há falta de Cálcio no solo;
Dente-de-leão
Ao contrario da beldroega o dente-de-leão indica que o solo está fraco.
Guanxuma
Indica que o solo está compactado ou erodido. Em solo fértil fica grande e cheia já em solo pobre fica pequena.
Picão preto
Solo com excesso de Nitrogênio e deficiente em micronutrientes, principalmente Cobre.
Essa erva daninha pode dizer que o tem muito desse elemento
Tansagem
Indica que o solo solo tem pouca ar entrando.
Tiririca
Costuma dizer que o solo está ácidos, muito compacto ou com carência de Magnésio.
Aposto que deu para entender que isso não pé uma ciência perfeita,
Quais tipos de ervas daninhas atacam seu jardim? O que você faz para controlar-las? Você sabia que as ervas daninhas podem ser lidas para entender seu solo? Deixe um comentário e vamos nos conhecer melhor!
Quer mostrar esse artigo para suas amigas e amigos que também? Então compartilhe no Facebook você só precisa CLICAR AQUI!
Comentários