Aprenda Como Plantar Suculentas em Vidro e Regar com Facilidade Mesmo Juntando Água!

Tempo de leitura: 3 min

Existem alguns vasos de vidro incríveis para suculentas, mas eles não têm orifícios de drenagem. Se suculentas são plantas que não podem ficar na umidade, como plantar suculentas em vidro mesmo sem orifício de drenagem

As suculentas precisam de raízes que secam rapidamente, por esse motivo usamos um substrato de drenagem rápida para suculentas. Elas não gostam de ficar na água por mais de um dia ou dois e começarão a apodrecer se ficarem molhadas por muito tempo.

É por isso que o mais recomendado é usar vasos com orifícios de drenagem, para que haja o escoamento da água.

No entanto, se você estiver cultivando suculentas dentro de algum comodo, como escritório ou sala, é provável que você queira um vaso sem orifício de drenagem.

Dessa forma você não precisa se preocupar com seus moveis ficarem molhados.

Mesmo sendo difícil, nesse artigo vou te contar algumas maneiras simples para plantar e cuidar de suculentas em vasos de vidro sem orifícios.

Solo bem drenado

[adrotate group=”8″]

Usar um solo bem drenável é extremamente importante para vasos sem drenagem, pois esse tipo de solo permite mais fluxo de ar.

Embora a água não tenha para onde escorrer, é mais fácil evaporar a água se o solo tiver partículas grandes de areia.

Você pode usar um substrato com mais perlitas e areia, para facilitar na drenagem.

Outra dica que poderá te ajudar muito é adicionar pedras maiores no fundo do recipiente. Essas pedras podem ocupar até 1/3 do fundo do vaso.

Essas pedras iram permitir que a água da rega se acumule no fundo com mais facilidade, dessa forma ficaram longe das raízes das plantas. Você pode usar pedras coloridas para deixar seu vaso mais bonito e diferente.

Já para impedir que a areia se acumule no fundo você pode usar musgo entre as pedras e a areia.

Meça!

Um dos maiores problemas com a rega em um vaso sem drenagem é saber quanta água você derramou. Mas os seus vasos de vidro tem uma vantagem, você pode ver quanta água foi usada e está ocupando.

Mas nem sempre esse é o caso com outros tipos de vasos sem drenagem, por isso você pode estar usando algo parra medir a quantia de água necessária em cada rega.

Use um copo medidor para conseguir o máximo aproveitamento.

Você também pode usar pipeta de medição, colheres, enfim qualquer coisa para manter um controle regular da quantia a ser usada.

Está gostando desse artigo e quer compartilhar? Então CLIQUE AQUI e compartilhe no Facebook!

Quanta água

[adrotate group=”8″]

Agora a parte mais complicada de como plantar suculentas em vidro e regar é saber quanta água é necessária para manter a planta viva.

O objetivo é derramar água suficiente para que todo o solo se molhe, mas evite o excesso de água no fundo do vaso.

Se você derramar muita água, use um pano ou toalhas de papel para tentar absorver parte dela. Se seu vaso for pequeno, você poderá derramar o excesso de água.

Você também pode usar uma mangueira até o fundo do recipiente, puxar todo o ar e deixar i excesso de água sair pela mangueira.

Para ter por onde começar derrame água igual a metade do volume do recipiente. Portanto, se o seu recipiente tiver cerca de uma xícara de solo, você usara 1/2 xícara de água.

Use isso como ponto de partida e ajuste conforme necessário, se sua planta precisar de água regue, se sua planta estiver amarelando e apodrecendo comece a regar menos, e seque o solo.

Por esse motivo medir uma quantidade específica de água é a melhor maneira de manter suculentas vivas em um vaso de vidro sem um orifício de drenagem.

Com que frequência regar

A resposta para essa pergunta é muito simples. Regue somente quando o solo estiver completamente seco. Regar seguindo uma programação semanal, por exemplo de 15 em 15 dias, nem sempre funciona.

Tudo depende do ambiente em que sua planta está, e você deverá saber identificar a quando regar.

Como Plantar

Agora que você já sabe como cuidar de sua suculentas em vidro. Veja como plantar e juntar tudo!

Em primeiro lugar encha 1/3 do recipiente com pedras como perlita. Depois de um umedecida nelas. Depois caso você consiga, por que não é obrigatório, coloque uma camada de musgo.

Logo depois cubra o musgo com uma camada de areia. Nesse ponto você já deve ter o substrato preparado, então posicione a planta e coloque o substrato até a altura ideal.

Por ultimo cubra o substrato com mais uma camada de pedriscos para decorar, ou areia. E então regue para que tudo se assente.

Qual o tamanho do recipiente que você tem? É um terrário ou copo? Quais suculentas você tem? Deixe um comentário e vamos aprender juntos!

Gostou desse artigo e quer compartilhar? Então CLIQUE AQUI e compartilhe no Facebook!

[adrotate group=”8″]

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

  • rodrigo disse:

    opa conteúdo bom gostei das suas dicas para plantar suculentas em vidro