O que é compostagem e como fazer? Guia do melhor adubo.

Tempo de leitura: 9 min

o que é compostagem

Sempre que procuramos algum tipo de adubo natural para nossas plantas encontramos a compostagem como método mais apropriado. Nesse artigo vou te ensinar o que é compostagem e ainda todos os segredos para ter um super composto de solo!

Em questão de conceito o que é compostagem? Bom, segundo o Site Sua pesquisa é:

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico).

É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

Essa é a melhor definição possível, mas fazer seu próprio composto e usar no seu jardim é muito melhor que apenas saber definir o que é compostagem.

Direto ao ponto.

A mãe natureza irá se orgulhar de você!

Talvez você nunca tenha realmente posto os olhos nessa substância rica, marrom-escura ou preta que muitos jardineiros chamam de “Ouro negro”.

Quando você começa a conhecer o composto acabado, você vai se surpreender que ao mesmo tempo aquilo era restos de comida velha nojenta, uma planta de casa morta, uma pilha emaranhada de grama aparada ou folhas que você colocou em sua caixa.

O produto acabado não vai te enojar, vai fazer você se sentir bem orgulhoso!

Claro, você fez a sua parte, mas não se esqueça de que também contou com a ajuda de bilhões de micróbios.

Você deu a eles uma caixa (seu escaninho de compostagem) e muita comida na forma de açúcares e proteínas.

Você se certificou de que eles tivessem ar e umidade adequados, e você teve a gentileza de verificá-los uma vez por semana ou mais.

Por outro lado os micróbios fizeram o resto.

O fato é que a decomposição acontece na natureza o tempo todo: materiais como folhas, legumes, frutas, plantas, ervas daninhas, caules, galhos, insetos, animais, micróbios, etc. Morrem e apodrecem.

Os restos são eventualmente absorvidos no solo e os nutrientes são usados ​​por raízes vivas, fungos e outros micro-organismos.

A Mãe Natureza leva séculos para fazer apenas uma polegada de solo rico em húmus.

Seus esforços de compostagem podem render o mesmo em pouco tempo, algumas semanas ou alguns meses por exemplo!

Tudo para ser usado em seu quintal, jardim e para plantas de casa.

É uma maravilhosa parceria com a natureza dê a ela o seu desperdício e receba de volta matéria orgânica rica em nutrientes na forma de composto.

O composto, em resumo, é uma das melhores coberturas e adubo do solo da natureza. Um jardineiro amigo da terra se esforçará para usar o composto em vez de fertilizantes comerciais.

composto orgânico natural

Futura tendencia mundial.

O composto é o aditivo de solo mais barato que você pode encontrar: você pode fazer isso sem gastar um centavo! Talvez você precise fazer uma composteira ou comprar mas isso é investimento.

Mas fora isso, a matéria prima é considerada muitas vezes lixo, e ao invés de ocupar espaço em lixões, você irá transforma-la em algo reaproveitável.

Coisas sobre a compostagem que você precisa saber!

  • Composto melhora a estrutura do solo, textura e aeração e aumenta a capacidade de retenção de água no solo.
  • O composto solta os solos argilosos e ajuda os solos arenosos a reterem mais água.
  • A adição de composto melhora a fertilidade do solo e estimula o desenvolvimento saudável das raízes nas plantas.
  • A matéria orgânica fornecida no composto fornece alimento para micro-organismos, o que mantém o solo em uma condição saudável e equilibrada.
  • Nitrogênio, potássio e fósforo serão produzidos naturalmente pela alimentação de micro-organismos, portanto, poucas alterações no solo precisarão ser adicionadas.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Qual é a diferença entre composto e fertilizante?

A maneira mais simples de distinguir entre adubo e fertilizante é lembrar disso:

O composto alimenta o solo e o fertilizante alimenta as plantas.

Compostagem e fertilizantes orgânicos podem trabalhar juntos. Desse modo a matéria orgânica no composto absorve os nutrientes do fertilizante que não sejam necessários pelas plantas.

A compostagem também fornece muitos nutrientes que as plantas precisam em pequenas quantidades, como o boro.

como fazer compostagem

Como fazer compostagem:

Alguns equívocos comuns na compostagem doméstica são que complica, por exemplo o cheiro pode não ser muito agradável.

Isso é verdade, mas só se se você compostar da maneira errada.

Compostagem é muito simples, basta colocar materiais orgânicos e uma pitada de terra para criar uma mistura que se transforma em húmus.

Você pode então melhorar seu jardim, horta, seu gramado, alimentar seus vegetais em crescimento e muito mais, com material 100% natural!

Resumindo é isso, mas esse aqui é um guia de compostagem e eu vou te dar um passo a passo simples!

Materiais quais você pode colocar na sua composteira:

  • Resto de frutas
  • Resto de Vegetais
  • Grãos de café
  • Cascas de ovo
  • Recortes de grama e planta
  • Folhas secas
  • Madeira e casca picada.
  • Jornal picado
  • Palha
  • Serragem de madeira não tratada

Dica: Pense duas vezes antes de adicionar cebola e alho à sua pilha de compostagem caseira. Pois acredita-se que estes vegetais repelem as minhocas, que são uma parte vital do seu jardim.

7 passos fáceis para compostagem.

composteira

Escolha o seu tipo de Composteira.

Eu mesmo já registrei mais de 30 tipos de composteiras, variedade não falta.

Mas você pode usar simplesmente uma pilha aberta ou uma lata. As lixeiras têm a vantagem de serem limpas, mantendo os animais fora e preservando o calor.

Você pode comprar caixas de compostagem de uma variedade de lojas de jardinagem e de casa, ou você pode construir seu próprio cantinho de adubo.

O tamanho e o tipo que você for comprar ou constrói dependerá de quanto material compostável você gerar.

No vídeo abaixo você pode aprender como fazer uma composteira fácil na sua casa.

Escolha seu local onde fará sua compostagem.

Você deve escolher um local que seja plano, bem drenado e ensolarado. Mais importante, você deve encontrar uma localização conveniente.

Acredito que se você tiver uma fossa antiga, agora coberta por areia seria um bom local. Apenas se você tiver e for um local conveniente ok?

As Camadas influenciam.

Comece com uma camada de materiais drenáveis, como galhos, para permitir a drenagem e a aeração. Após cubra essa camada com folhas.

Em seguida, basta alternar entre camadas de materiais verdes (material rico em nitrogênio) e seca (material rico em carbono).

Adicione resíduos de cozinha e do quintal à medida que eles se acumulam.

Junte seus restos de cozinha em um recipiente em sua cozinha.

Encontre um local prático para armazenar este contêiner no balcão, embaixo da pia ou no freezer.

Quando estiver cheio, esvazie seu conteúdo no compartimento de compostagem.

Sempre que você adicionar restos de comida ou resíduos de quintal, certifique-se de cobri-lo com uma camada de terra. Entretanto se você não adicionar terra, seu composto ficará molhado e quebrará mais devagar.

Se possível, colecione e armazene folhas secas em um velho lixo no outono para que você possa usá-las no seu ano todo.

Dependendo do tipo de composteira de adubo ou pilha que você escolheu, pode haver formas específicas de adicionar e manter o composto.

Mas se você comprou a maioria dos compostores que você compra vem com instruções. Siga estas instruções para ter melhores resultados.

O vídeo acima também explica tudo passo a passo para aquele tipo de composteira, caso você queria faze-la.

Continue a adicionar camadas até que sua composteira esteja cheia.

O conteúdo da composteira encolherá quando começar a se decompor.

Mantenha.

Para obter o composto finalizado mais rapidamente, verifique sua caixa de adubo e certifique-se de que as seguintes condições sejam atendidas:

1-Quando você adicionar material novo, certifique-se de misturá-lo com as camadas inferiores.

2-Os materiais devem estar muito molhados. Adicione materiais secos ou água, o que for necessário, para atingir o nível de umidade.

3-Misture ou vire o composto uma vez por semana para ajudar no processo de decomposição e eliminar o odor.

Colha seu composto.

O composto acabado será escuro, friável e cheirará a terra. Você deve ser capaz de ter terminado o composto dentro de quatro a seis meses após o início da compostagem.

O composto acabado terminará no topo da composteira ou pilha de compostagem. Remova todo o composto acabado da caixa, deixando materiais inacabados na lixeira para continuar a decomposição.

Certifique-se de que o processo de decomposição esteja completo antes de usar seu composto, no entanto caso contrário, micróbios no composto poderiam tirar nitrogênio do solo e prejudicar o crescimento das plantas.

minhocas na compostagem

7 Dicas matadoras de compostagem

Use 50-50 verde e marrom.

Partes iguais de matéria verde (como resíduos de cozinha e recortes de grama fresca) e matéria marrom (como palha, serragem e folhas caídas) são a dieta ideal para os micróbios que decompõem os materiais orgânicos, certamente assim você terá uma decomposição mais rápida.

Fatie e pique para compostar mais rápido.

Cortar ou triturar matéria orgânica compostável agiliza o processo de compostagem, fornecendo mais área de superfície para os organismos que lidam com o processo de decomposição.

É como gelo, quanto mais triturado mais rápido ele descongela.

Pense fora da cozinha.

Resíduos de jardim como folhas, de relva e ervas daninhas; cinzas de madeira, poeira de aspirador de pó, cabelo, muita matéria orgânica além disso os restos de cozinha pode compor o composto do jardim.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Diga não às plantas doentes.

Os patógenos que disseminam a infecção podem sobreviver ao processo de compostagem, sendo assim evite compostar plantas doentes e resíduos vegetais infectados.

Compostagem de plantas doentes pode espalhar a doença em todo o seu jardim.

Sem animais.

Pedaços de carne, peixe, gordura e óleo não devem ser adicionados a uma pilha de compostagem ao ar livre, jamais.

Não só levarão muito tempo para se decompor, mas também vão feder e atrairão animais para sua compostagem.

Por essa razão, alguns jardineiros também evitam colocar cascas de ovos em suas pilhas. Mas cascas de ovos podem adicionar muito cálcio na sua matéria, isso é decisão sua.

Mantenha sua pilha de compostagem úmida.

Para que a decomposição ocorra rápido, sua pilha de composto precisa de calor, ar e umidade.

Para testar sua pilha de compostagem quanto à umidade, pegue um pouco na sua mão e aperte. Se escorrer, sua pilha está muito molhada. Adicione um pouco de massa marrom.

Se parecer seco como poeira, adicione água e mexa.

Sua pilha de compostagem não precisa estar em pleno sol.

Praticamente qualquer local funcionará, desde que a pilha não esteja ao lado de árvores e outras plantas.

Em climas quentes, um local sombreado costuma funcionar melhor do que um local totalmente ensolarado, pois a matéria de compostagem seque muito rapidamente.

infográfico dicas de compostagem

Compartilhe No Seu Site!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

12 Comentários