Pata de Elefante: Aprenda Como Cuidar e Telas Saudáveis

Tempo de leitura: 4 min

Se você está procurando uma planta de interior que seja exuberante e fácil de cuidar, a pata de elefante é uma excelente opção. Com alguns cuidados adequados, essa planta pode prosperar em seu ambiente doméstico, aprenda como cuidar de pata de elefante.

Embora muitos a associem à aparência de uma palmeira, a pata de elefante não pertence à família das verdadeiras palmeiras. Na verdade, ela está mais relacionada a plantas do deserto, como Agave e Yucca.

Originária dos desertos mexicanos, a pata de elefante é uma planta impressionante. À medida que envelhece, desenvolve uma ou mais rosetas de folhas longas e verdes no topo do seu caule. Em ambientes internos, essas folhas podem atingir até 3 metros de comprimento, enquanto ao ar livre podem chegar ao dobro desse tamanho.

Em seu habitat natural, no leste do México, essa planta pode atingir impressionantes 9 metros de altura. No entanto, quando cultivada em jardins como planta de paisagem, raramente ultrapassa os 3 metros. Em ambientes internos, dificilmente passa de 1,5 metros de altura.

Se você está curioso para saber como cuidar de pata de elefante, temos boas notícias: é relativamente fácil! A maior dificuldade será adaptar os hábitos de rega da planta de acordo com o ambiente em que ela se encontra.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Plantio

Use um solo de drenagem rápida, como o de cactos e suculentas. Se você tem vasos de terra. Se você não conhece essa mistura aqui vai a receitinha básica.

Basta misturar 1 parte de terra comum, 1 parte de perlita e 1 parte de areia. prontinho!

Selecione também um pote que tenha um buraco no fundo, para que o excesso de água possa ser drenado.

As patas de elefante não gostam de se sentir em solo úmido por muito tempo, esse na verdade é o principio mais importante ao se aprender como cuidar de pata de elefante.

Se você puder usar um vaso de barro é melhor ainda, pois o material poroso absorverá parte da água, secando o solo mais rapidamente.

As patas de elefante preferem ter o máximo de luz possível, então coloque a planta em um local bem iluminado. Onde essas plantas crescem o sol é abundante.

Tenha cuidado ao manusear uma pata de elefante, pois suas folhas têm pequenas bordas serrilhadas, que podem te arranhar.

Outro detalhe que eu acredito ser muito importante é jamais enterre a base do caule. É muito comum jardineiros inexperientes quererem enterrar o caule.

Cuidados básicos ao cuidar da pata de elefante.

Mantenha o solo razoavelmente seco. Permitindo que a polegada superior do solo seque completamente antes de voltar a regar. Durante o inverno, apenas água ocasionalmente.

Para molhar, molhe o solo e permita que o excesso de água escorra do fundo da panela para um prato. Deixe a panela no prato por alguns minutos, depois despeje a água restante no prato.

Fertilize sua pata de elefante na primavera com um fertilizante de cactos / suculentas e coloque se estiver em um ambiente fechado, em um ambiente mais iluminado.

A temperatura ambiente normal é boa para a maior parte do ano. Nessas condições ideais é possível até mesmo que sua pata de elefante venha à florescer, com seu perfumado cheiro de jasmim da noite.

Replantando

Normalmente as patas de elefante que estão em vasos em ambientes fechados demoram muito para crescer ou nem crescem.

Eles podem passar por muitos anos antes de precisarem ser transplantados.

Mover a planta para um vaso maior dará espaço para ela crescer em altura e perímetro. No entanto, as plantas mais velhas podem ser difíceis de manusear, por isso tente mante-la pequena.

Pragas e doenças

Não existem muitos problemas ao aprender como cuidar de pata de elefante, o desafio será a rega, como dito anteriormente.

A irrigação excessiva pode resultar na podridão da planta. Se você reter a rega, a planta pode ser capaz de resolver o problema. Sinais de podridão do caule incluem folhas amareladas e base e caule da planta macio ou mole.

Os ácaros-aranha ocorrem nas folhas, mas podem ser fixados esfregando um pano com sabão e água nas hastes. Esses ácaros são evidenciados pela presença de teias de aranha na planta.

Pontas marrons nas folhas podem ser um sinal de super fertilização ou submersão, então ajuste suas práticas de criação adequadamente.

Propagação

Raramente, uma pata de elefante (vídeo) pode produzir uma muda que vem da base da planta adulta.

Estes podem ser cortados na base quando atingem pelo menos 4 polegadas de altura e plantados em uma mistura para suculentas.

Antes de plantar, permita que a ferida cortada se cure, você pode usar canela em pó para ajudar. Depois aplique se possível hormônio de enraizamento.

Com essas dicas de como cuidar de pata de elefante, cultivar mudas será ainda mais fácil!

Poda

No início da primavera, você pode reduzir o comprimento das folhas de sua pata de elefante para obter uma silhueta bonita e um efeito mais compacto. Corte as folhas na diagonal.

Se você gostou desse artigo ou foi útil compartilhe! É a melhor forma de ajudar a Guia de jardinagem a produzir mais conteúdos como esse, é só postar no seu grupo de planta e jardinagem do Facebook 😉 CLIQUE AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário