Revelado: Os Segredos para Fazer uma Horta Orgânica Perfeita! Conceito e Pratica.

Tempo de leitura: 15 min

As palavras horta orgânica, alimentação orgânica, e tudo mais com orgânica vem ficando cada vez mais comum no vocabulário brasileiro. Mas afinal o que é esse conceito?

Com tendencia das pessoas de mudarem seus hábitos alimentares para melhor, algumas começaram a buscar a saúde em alimentos que não fizeram o uso de profundos químicos, que podem causar câncer no futuro.

Escrevi este artigo, para que você entenda melhor o que é uma horta orgânica e como você pode faze-la, ainda mais produtiva do que uma que usa químicos.

Algumas pessoas viram um negócio lucrativo, já que pé possível cobrar mais pelos seu produto, já outras querem plantar os seu próprio alimento em casa, e garantir a qualidade.

Direto ao ponto.

O que é horta orgânica?

Basicamente o estilo de plantio orgânico é usar apenas itens naturais para ajudar no crescimento de suas plantas. Dessa forma você não contamina alimento e solo com químicos altamente tóxicos.

Certamente cultivar hortaliças sem usar químicos é difícil, mas é possível além de aumentar sua qualidade de vida e valor do produto caso seja o seu objetivo.

Se você produz hortaliças orgânicas faça questão de frisar isso e mostrar o benefícios que ela pode trazer para a saúde humana. Por exemplo:

  • Pela alimentação é onde mais absorvemos químicos cancerígenos, tendo uma alimentação natural certamente as chances de ter câncer são reduzidas drasticamente.
  • Alimentos orgânicos são mais saborosos, que dona de casa não quer isso?

Se você pretende fazer uma horta orgânica em casa, esses benefícios também estão inclusos, certamente com muitos outros.

Como disse a definição básica de o que é horta orgânica é não usar fertilizantes sintéticos e pesticidas. Mas fazer uma horta orgânica é muito mais do que simplesmente substituir produtos químicos sintéticos por aqueles derivados de fontes naturais.

Está gostando desse artigo e quer compartilhar? Então CLIQUE AQUI para compartilhar no Facebook!

Como fazer horta orgânica passo-a-passo:

Agora que você sabe qual é toda a filosofia por traz de uma horta orgânica, vou lhe mostrar como fazer a sua. Os conceitos abaixo podem ser usados em qualquer escala de horta, ou seja em um canteiro de quintal ou numa horta gigante.

Solo:

O solo sempre será um dos fatores determinantes para o sucesso de uma horta orgânica, ele deverá formar um ambiente onde:

  • Surgiram organismos benéficos para as plantas, sejam minhocas, fungos, bactérias e outros micro-organismos.
  • Deverá fornecer nutrientes necessários para as plantas.

Os organismos vivos solo atuaram de muitas maneiras, por exemplo: as minhocas ajudam a decompor a matéria orgânica, e cavam tuneis que mantem o solo com ar, que é extremamente necessário para as raízes das plantas.

Muitos fungos também ajudam as plantas, eles se instalam nas raízes das plantas e ajudam na captação de nutrientes para a planta.

O solo também deve ser rico em minerais, sejam eles macro ou micronutrientes, portanto para adicionarmos esses ingredientes é necessário a adicção de matéria orgânica no solo.

No entanto a matéria orgânica leva tempo para se decompor e muitas vezes os nutrientes não são liberados facilmente para as plantas. É nesse momento que entram os micro-organismos.

Por esse motivo a criação de todo um ecossistema é super importante para o desenvolvimento das plantas.

A matéria orgânica além de fornecer os nutrientes para as plantas, irá fazer com que o solo se mantenha úmido para as raízes das plantas. O solo úmido é fundamental para o desenvolvimento de hortaliças.

O solo também deve sempre sem mantido, na linguagem comum “fofo”, um solo assim irá permitir que as raízes cresçam com mais facilidade, e ira permitir que ar e água penetrem mais profundamente no solo.

E como fazer isso? O mais importante é adicionando matéria orgânica, em segundo lugar é não compactando o solo. Um solo compactado é aquele solo que você aperta ou pisa em cima, resumindo terra dura.

Outro fator importante é o pH do solo, que deve ser mantido nos níveis ideais para as planta que você está cultivando.

PH:

O nível de pH mais aceito pelas plantas normalmente é entre 5,5 e 7,0, sendo 7 solo neutro, abaixo de 7 solo acido e acima alcalino. Mesmo que muitas plantas optando por 5,5 e 7,0, existem varias outras que gostam de solos alcalinos ou mais ácidos.

Se o pH estiver errado ele não irá fazer com que sua planta morra, mas você vai perder muito na produção e sabor.

Veja o vídeo abaixo e faça um teste de solo totalmente caseiro:

Solo ácido. Se o pH do seu solo for menor que 6,5, pode ser muito ácido para a maioria das plantas. Embora algumas gostem.

A maneira mais comum de aumentar o pH do seu solo (torná-lo menos ácido) é adicionar cinzas da madeira, que também contem potássio e oligoelementos.

Mas se atente, se você adicionar muita madeira, poderá alterar drasticamente o pH e causar desequilíbrios de nutrientes.

Se seu solo for superior a 6,8, o teste dará como alcalino e você precisará acidificá-lo. Isso pode ser feito com a adição de matéria orgânica no solo.

Compostagem:

composteira

Saiba que ao saber como montar uma horta orgânica com compostagem você terá bons resultados e sucesso, do plantio a colheita.

A compostagem é simplesmente matéria orgânica deteriorada, digo matéria orgânica, pois muitos materiais podem ser usados, um galho, uma casca de banana, restos de verduras.

Quando você mistura vários desses itens, eles se decompõem naturalmente em um fertilizante rico em nutrientes.

Essa compostagem fornece também alimento para bactérias e fungos, além de minhocas, grilos e muitas outras formas de vida. 

O único problema é que a compostagem é um processo que leva meses, para ficar pronto e ser usado. Apesar de tudo é muito eficiente, além de benéfico para a natureza de muitas formas.

Fertilizantes:

O solo muitas vezes irá precisar de manutenção, adicionando vários nutrientes que iram permitir que o solo fique rico em algum nutriente especifico novamente.

Para isso usamos também meios de conseguir esses nutrientes naturalmente. Veja abaixo alguns do vários dos fertilizantes naturais que existem!

Esterco animal.

O esterco normalmente vem de vacas e aves. O esterco tem muita matéria orgânica e nitrogênio, mas é pobre em nutrientes. São bem utilizados em conjunto com outros fertilizantes.

Dica: Cuidado com o uso de esterco fresco como fertilizante, pois ele pode queimar plantas.

Farinha de sangue.

A farinha de sangue é seca, o sangue é seco e coletado dos matadouros de gado. É uma fonte tão rica de nitrogênio que os usuários precisam ter cuidado para não aplicar demais e queimar as raízes de suas plantas.

Aplique farinha de sangue sempre antes do plantio para estimular o crescimento de folhas verdes.

Ela pode ser comprada em varias casas agrícolas ou pela internet.

Farinha de Osso.

A farinha de osso é apenas osso moído. É uma ótima fonte de cálcio e contém até 15% de fosfato. A farinha de osso permite que as plantas gerem fortes sistemas radiculares e uma floração floração perfeita.

É frequentemente usado no cultivo de flores, bulbos, legumes e árvores frutíferas.

Fosfato de Rocha.

O fosfato de rocha é uma rocha de fosfato à base de cálcio ou cal que geralmente é moída em pequenas migalhas.

Este pó de rocha contém muito fosfato e um grande número de oligoelementos. O fosfato de rocha não sai do solo, permanecendo inalterado até ser absorvido pelas raízes.

Se todos esses são fertilizantes orgânicos, quais são os químicos/inorgânicos?

Bom os químicos são feitos em fabricas sinteticamente, ao contrario desses que são derivados.

Está gostando desse artigo e quer compartilhar? Então CLIQUE AQUI para compartilhar no Facebook!

Rega;

Rega não é só uma obrigação a ser feita para que plantas permaneçam vivas, é possível usar a rega para conseguir os melhores resultados possíveis em ao montar uma horta orgânica em casa.

Para regar de maneira correta existem varias regrinhas básicas a serem feitas.

Em primeiro lugar faça uma rega profunda. Ela permite que as hortaliças de raízes longas, produzam mais e sejam muito mais resistentes.

Um solo que se mantem úmido por até um metro de profundidade irá permitir que as raízes se desenvolvam profundamente. Desse modo eles tem acesso a mais nutrientes e uma reserva de água maior. Logo produzem mais.

A rega profunda exige água constante e em intervalos, você pode contar com o uso de um dos sistemas de irrigação que vou te mostrar logo á mais.

Com raízes profundas as plantas tendem a sofrer menos com os dias quentes, já que as raízes não ficam na superfície.

O solo na superfície também deve ser mantido úmido ainda mais em dias quentes, para conseguir isso rege as suas hortaliças quase que todos os dias. Ainda mais em dias quentes e de sol pleno.

E para proteger o solo do contato direto com o sol, que faz ele secar rapidamente e esquentar use e abuse da cobertura de solo.

A cobertura de solo é útil em muitas maneiras, mas principalmente ajuda a manter o solo úmido por mais tempo. Exitem dois tipos de cobertura:

  • Morta: palha, casca de arvores, entre outras opções.
  • Viva: outras plantas, principalmente rasteiras ou baixas.

As duas são super eficientes, mas use a que mais se adequar ao seu projeto.

Por exemplo, no final desse artigo vou te mostrar uma técnica de alta produção que mistura usa aboboras rasteiras no solo com cobertura, enquanto outras plantas crescem para o alto.

Sistemas

Você já pensou em criar seu próprio sistema de irrigação para o seu jardim ou horta? imagine só um jardim que se rega!

Se você tem um jardim ou uma horta relativamente grande, sabe quanto tempo leva para regar água todas as plantas.

Embora a instalação do seu próprio sistema de irrigação possa parecer um projeto caro, ele não precisa ser assim.

Ter o seu próprio sistema de irrigação no jardim irá economizar dinheiro, porque você não precisa usar tanta água. O sistema coloca a água diretamente nas raízes das plantas, que é onde ela precisa ir.

Para que sua vida se torne mais fácil decida qual sistema você irá usar quando ainda estiver pensando em como irá fazer uma horta orgânica.

Sistema de irrigação por gotejamento;

O sistema de irrigação por gotejamento é fácil de instalar ele é apena uma manqueira com furas ligada à uma torneira.

Você pode desencaixá-la quando não estiver usando, e assim terá seu suprimento de água externo para outras coisas. Esse sistema não exige muito tempo para se configurar.

Sistema Simples de Irrigação com Balde;

Um balde de 20 litros e algumas mangueiras são tudo o que você precisa para criar seu próprio sistema de irrigação. Dependendo dos materiais que você tem em mãos, esse sistema sairá de graça.

Você só precisa adicionar a mangueira para que chegue aos locais desejados. Esse é um projeto barato que funciona muito bem. Apenas se atente em deixar o balde alto.

Dica; coloque água usada no balde como água da roupa ou da chuva.

Sistema de Irrigação com Garrafa.

O que acha de fazer um sistema de aspersão de área com uma garrafa PET? Ele é muito simples, mas não é muito eficiente dependendo de como você irá usar.

Faça vários furos, na lateral de uma garrafa PET, depois coloque a ponta da mangueira na boca da garrafa. É um projeto simples, mas ainda barato.

Está gostando desse artigo e quer compartilhar? Então CLIQUE AQUI para compartilhar no Facebook!

Horário

Muitas respostas para as duvidas dos jardineiro são confusas, mas a resposta para a seguinte duvida será sempre a mesma. Quando devo regar minha horta?

Existem duas respostas.

A primeira é regar as plantas pela manhã. O melhor momento para regar as plantas é no início da manhã, enquanto ainda está fresco. Isso permitirá que a água escorra para o solo e chegue as raízes da planta sem haver água perdida pela evaporação.

A rega no início da manhã também fara que a água refresque o solo durante a parte mais quente do dia, assim suas plantas lidaram melhor com o calor.

O segundo melhor horário para regar uma horta orgânica é no final da tarde.

Nesse horário o calor deve ter passado, mas ainda deverá haver sol suficiente para que as plantas sequem antes de anoitecer. A rega neste horário irá permitir que as plantas possam absorver água por um tempo muito maior.

Mas tenha cuidado as plantas devem conseguir se secar antes da noite chegar, pois elas podem contrair algum fungo foliar.

Iluminação

De quanto sol uma horta precisa?

Bom, a quantidade de sol necessária para cada vegetal varia.

Alguns vegetais exigem luz solar por apenas algumas horas tendo alguma sombra ou sol pleno. Mas em caso de dúvida de quanto sol sua horta precisa, use esta lista como referência geral:

Mas pode saber, essas plantas precisam de boas quantidades de luz solar diária para serem bem produtivas.

  • Legumes frutíferos: 8 horas de luz solar direta.
  • Vegetais de raiz e ervas: 6 horas de luz solar direta.
  • Vegetais Verdes: 4 horas de luz solar direta.

Quando discutimos esse assunto as variáveis são grandes, tudo depende da especie que você esta plantando.

Minha recomendação é, pelo menos impedir, que suas plantas recebam o sol direto nas horas em que o sol está mais forte, pois da mesma forma que o sol é importante ele pode danificar nossas plantas.

Alias, use essas regras como apenas como base.

Saiba também que a energia que o sol fornece a qualquer tipo de planta é absolutamente vital para o seu crescimento.

A quantidade de sol que cada hortaliça recebe determinará se crescerá corretamente ou se ela murchará e morrerá.

O que Plantar;

TemperosVerdurasLegumesFrutas
Hortelã Alface AbobrinhaMorango
Manjericão CouveBeterrabaMirtilo
Alecrim RepolhoCenouraAbacaxi
Coentro AcelgaBatataFramboesa
Pimenta RuculaBeringelaMaractujá
Orégano BrócolisMilhoMamão
Cebolinha EspinhaafreChuchu
AlhoCouve-flortomate

Sementes e Mudas;

Plantar as sementes diretamente no local fixo ou fazer mudas e depois plantas?

Você deve estar pensando “nossa plantar diretamente no solo é mais fácil”. Eu realmente concordo com você, mas se você quer ter uma horta altamente produtiva você deverá fazer mudas em um berçário.

Mas porque? Simplesmente, porque ao plantar diretamente no solo as pode acontecer de as sementes não nascerem, serem devoradas por animais, ou seja, você ficaria com um espaço incompleto.

No entanto fazendo as mudas em um berçário e depois transplantando, você estaria garantindo que as mudas fiquem seguras, além de ter controle sobre o ambiente onde elas estão, não deixando receber muito sol nem chuva.

Com mudas de um berçário você também poderia escolher as melhores mudas para transplantar.

As duas maneiras são boas, e agora fica por sua conta escolher. Qual é melhor para você?

O que vale mais a pena e como, plantar direto pu fazer mudas

Pragas e doenças;

Por estarmos lidando com uma horta orgânica, logo devemos também usar inseticidas e soluções naturais em nossas plantas. Como por exemplo receitas com plantas, armadilhas, atração de predadores naturais para pragas e remédios caseiros.

Eu já escrevi alguns outros artigos que podem te ajudar com possíveis problemas.

Como um que ensina você à atrair joaninhas para que elas se alimentem de pragas como o pulgão.

Ou esse outro onde mostro 16 maneiras eficazes para que você elimine caramujos e lesmas de qualquer lugar.

Existem também algumas receitas para que você elimine pragas como essas que o Thiago ensina em seu blog.

Esse vídeo pode também te ajudar com o aparecimento de fungos em suas plantas.

Está gostando desse artigo e quer compartilhar? Então CLIQUE AQUI para compartilhar no Facebook!

Como aproveitar espaço?

Já pensou se é possível colher mais, sem que minhas plantas percam em produtividade.

Se você já pensou nisso ou não a resposta é sim, é possível plantar mais plantas no mesmo espaço e também plantar combinações de plantas sem que uma atrapalhe a outra.

Plante em triângulos ao invés de linhas.

Horta |

Em todos os locais por onde você for será comum ver as cultivares organizadas em linhas. Mas o que poucas pessoas te contaram é que as plantas organizadas em linhas não fazem o máximo proveito do espaço.

Na verdade existe uma maneira de melhorar o aproveitamento do espaço ao montar uma horta orgânica, que e permite aumentar sua o numero de pés de planta em até 14%.

Essa estrategia de plantio se chama plantio em triangulo, veja a imagem abaixo para entender, como é feito.

Mas ainda tome cuidado para que as plantas não fiquem muito próximas para que não aconteça de você perder a produtividade.

Cultive plantas trepadeiras para aproveitar o espaço.

Não importa o tamanho do espaço que você ter disponível, você pode plantar verticalmente. Você pode fazer uma horta vertical, ou ainda mais fácil cultivar plantas trepadeiras, como:

  • Tomates;
  • Melões;
  • Feijão;
  • Chuchu;
  • Ervilha;
  • Uva;
  • Pepino;

Cultivar hortaliças verticalmente também economiza tempo. A colheita e a manutenção são mais fáceis de serem realizadas, pois os frutos ficam visíveis e as doenças são vistas com mais facilidade.

Tente cultivar trepadeiras em treliças em pelo menos um lado do canteiro. E vá ajudando as plantas a subir se necessário. Dependendo do ambiente em que você está plantando

Escolha pares compatíveis.

O que acha de plantas varias culturas no mesmo espaço, onde uma acaba ajudando a outra? Legal essa ideia né, e ela é possível.

Esse estilo de plantio trás muitos benefícios, como maior aproveitamento do espaço sem perder a produtividade, além de produzir muito mais.

Uma das combinações mais famosas é as três irmãs; milho, feijão e abóbora. O milho sustenta o feijão, enquanto a abóbora cresce livremente no chão servindo como uma cobertura de solo.

Outras combinações compatíveis incluem:

  • Tomate, manjericão e cebola;
  • Alface e ervilhas;
  • Cenouras, cebolas e rabanetes;
  • Beterraba e aipo.

Um detalhe importante é que o solo exigira mais nutrientes para as plantas que fores plantadas em combinação.

Você pretende fazer uma horta orgânica de que tamanho? O que você quer plantar? O que você mais gostou nesse artigo? Achou que está faltando alguma coisa. Deixe um comentário, e vamos aprender algo juntos.

Gostou desse artigo e quer compartilhar? Se sim, você só precisa clicar aqui para compartilhar ele no Facebook. Aposto que você conhece alguém que irá gostar da ideia.

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário