Cobertura de Solo para Jardim e Horta: O Segredo dos Jardins e Hortas Profissionais.

Tempo de leitura: 6 min

5 Plantas para cobertura, Lambari, Clorofito, Senecio, vinca minor, phlox

Cobertura de Solo para Jardim e Horta

Imagine um jardim exuberante e uma horta produtiva, onde a beleza e a praticidade se unem em perfeita harmonia. Se você busca simplificar a manutenção de seu Jardim, a cobertura de solo é a solução que você esperava.

Pois neste artigo, desvendaremos os segredos da cobertura de solo para jardim e horta, revelando como ela pode transformar seu espaço, economizar tempo e conservar recursos.

Continue lendo para descobrir as melhores opções de cobertura de solo e como elas podem revolucionar seu jardim ou horta.

Direto ao ponto.

Tipos de Cobertura de solo para Jardim e Horta.

Existem inúmeras opções de Tipos de Cobertura de Solo que você pode ter em seu jardim e horta. Neste artigo também vou te mostrar quais escolher para seu projeto, mas no geral você deve escolher de acordo com seu objetivo.

Cobertura de Solo para Jardim e Horta

Mulch Orgânico:

Na minha opinião as melhores e também as mais baratas. O Mulch são resíduos orgânicos que como folhas e palha de grama que usamos para cobrir o solo. São de longe as melhores pois simulam as condições naturais que nossas plantas crescem.

De longe não são as mais bonitas, mas trazem muitos benefícios como cobertura de solo para jardim e principalmente para horta.

Conforme a cobertura vai se decompondo ela traz nutrientes de volta para o solo, melhoram a qualidade do solo e reduzem muito a evaporação da agua do solo.

Além disso usar folhas e palha como cobertura de solo permite que o solo conserve a temperatura. Se suas plantas estão morrendo pelo calor, certamente essa cobertura simples e barata pode ajudar a resolver.

Pedras Decorativas:

Se você trabalha com jardinagem e paisagismo esse tipos de cobertura de solo vai ser mais útil para seus projetos, já que é mais estético que os demais.

Existem vários tipos de pedras que você pode usar como cobertura de solo para jardim, no entanto não são recomendadas para hortas.

As pedras britas são as mais baratas, mas considere também opções como Campos do Jordão, Seixos e pedriscos. Conheça outras opções no artigo de nossos amigos da Native Garden.

Pedras decorativas te dão uma grande vantagem em jardins, pois exigem uma baixíssima manutenção e além disso te fornecem uma ótima drenagem de agua.

Cobertura Viva

Não quer usar nada morto para cobri o solo do seu jardim? Então a única opção é usar cobertura viva, plantas baixas que te fornecem a mesma proteção do Mulch e são tão bonitas quanto a cobertura de pedras.

Uma grande vantagem de usar cobertura viva no jardim é que as raízes dessas plantas trazem mais estabilidade ao solo, evitando erosão.

Mas ao mesmo tempo, a cobertura de solo para jardim viva exige mais manutenção de podas e contra possíveis doenças e pragas.

Continue acompanhando esse artigo para ver minha seleção de plantas para cobertura viva.

Ah, e claro. Certamente você não quer cobertura viva em hortas, pois essas plantas a mais vão competir por nutrientes do solo com suas hortaliças e legumes

Cobertura de Solo para Jardim e Horta

Casca de Pinus:

Usar a casca de pinus como cobertura de solo para jardim também é uma ótima opção, protege muito do impacto da chuva no solo e traz um senso estético rustico e único.

Além disso, fornece um controle térmico muito melhor. Mas infelizmente são opções caras de se ter e áreas grandes.

É uma ótima opção para usar no paisagismo, exigindo uma baixa manutenção

Benefícios da Cobertura de Solo

As coberturas de solo para jardim e horta trazem uma serie de benefícios, tornando a vida das suas plantas mais agradável e prática.

Certamente Coberturas de solo fazem toda a diferença, até mesmo agricultes expedientes usam elas em lavoras plantando grama para fazer palhada (mulch) e então plantar suas cultivares de safra.

Solo descoberto não é natural e suas plantas sentem o efeito disso. Conheça os benefícios:

Controle de Ervas Daninhas: Uma cobertura bem feita impede que o sol chegue ao solo, dessa forma dificulta a germinação de ervas daninhas.

Conservação de Água: Da mesma forma, com menos contato do sol no solo, menos a agua nele evapora, deixando ele mais úmido para as raízes das suas plantas.

Estética Atraente: Adiciona um toque de beleza e sofisticação ao jardim, principalmente quando usamos pedras e pinus.

Proteção contra Erosão: A cobertura de solo para jardim e horta evita a perda de solo devido à chuva e vento.

Controle de temperatura: Plantas gostam de estabilidade, com a cobertura de solo a temperatura tende a se manter estável em dias quentes e frios, dessa forma as raízes da sua planta tem mais conforto para crescer.

Qual a Melhor Cobertura de Solo para Mim?

Escolher a cobertura de solo ideal depende das suas preferências e das necessidades do seu jardim. Então, antes de decidir, leve em consideração o seguinte:

Estilo e Design: Qual estética você deseja alcançar? Clássica, contemporânea ou natural?

Certamente as pedras e cascas de pinus trazem mais estilo, mas a cobertura viva é mais natural.

Clima e Localização: Considere o clima da sua região e a exposição solar do seu jardim.

Não use pedras em locais quentes de muito sol, pois esquentam muito.

Manutenção: Quanto tempo você pode dedicar à manutenção do jardim?

Pedras fornecem o mínimo de manutenção, por outro lado a cobertura viva exige podas frequentes. O Mulch precisa sempre de reposição

Se você quer cobertura de solo para horta, certamente a melhor opção será o Mulch organico, é barato e traz ótimos benefícios para suas plantas.

Saiba mais sobre hortas com outros de nosso artigos [CLIQUE AQUI]

5 Plantas Cobertura de Solo para Jardim.

Lambari, clorofito, senecio, Vinca minor, phlox

Quer adicionar um toque verdejante e convidativo ao seu jardim? Aqui estão cinco plantas de cobertura de solo para considerar, algumas se adptam ao sol pleno, no entanto outras exigem sombra.

Lambari: Uma planta rasteira com cores unicas, roxo e verde. É muito resistente, mas prefere ficar sempre na meia sombra.

Clorofito: Semelhante a grama é altamente resistente tanto na sombra quando no sol pleno. No entanto suas folhas podem chegar a até 30 cm de altura, dependendo a variedade.

Senecio azul: Quer uma suculenta? Aqui está, perfeita para jardins rústicos no sol e meia sombra.

Vinca-Minor: Uma planta simples que floresce e tem uma folhagem escura elegante. No entanto é recomendada para areas sombreadas.

Phlox Rastejante: Tenha um tapete rosa, roxo ou branco em seu jardim. Certamente você vai amar essa planta resistente a seca e sol.

Qual a melhor cobertura para o solo?

A melhor cobertura para o solo depende do contexto e das necessidades específicas, mas no geral o Mulch (folhas e palha de grama) é o melhor e mais barato. Dependendo do contexto, pedras podem ser melhores em locais que caem muita agua. E casca de pinus é melhor para controle termico.

Como fazer uma cobertura do solo?

Para fazer uma cobertura do solo, siga os passos gerais:

  1. Escolha o tipo de cobertura que melhor atende às suas necessidades e objetivos
  2. Limpe a área, removendo detritos e ervas daninhas.
  3. Aplique a cobertura escolhida de maneira uniforme sobre a superfície do solo.
  4. Mantenha uma espessura adequada da cobertura, geralmente de 5 a 10 cm.
  5. Certifique-se de que a cobertura não encoste diretamente nos troncos das plantas.
  6. Reponha a cobertura conforme necessário para manter o solo protegido e saudável.

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!