O que é Bulbos e Como eles Podem Facilitar os Cuidados no seu Jardim?

Tempo de leitura: 11 min

Narcisos, Iris e Jacinto

Umas das duvidas mais comuns de jardineiros iniciantes é entender o que é bulbos. Muitos jardineiros mesmo iniciantes já viram, mas não sabem o que é nem para que servem os bulbos. Por isso resolvi escrever esse post, muitas plantas legais tem bulbos.

De forma simples, bulbos são uma parte da planta que permite o armazenamento de nutrientes e da próxima flor. Essa habilidade deixa a planta mais resistente ao calor, frio, seca e solo fraco. Algumas delas também costumam desaparecer depois de florescer e voltam só na próxima primavera, isso dá a impressão da planta ter morrido, mas não é o que acontece.

Ao saber identificar esse tipo de planta seu jardim poderá se tornar um jardim com flores lindas, com cores vivas e plantas super resistentes, de hábitos totalmente diferentes das plantas mais comuns.

Mas não é somente isso que define os bulbos, existem tipos de bulbos que se diferem muito. Como bulbos falsos e verdadeiros e tipos de bulbos verdadeiros.

Aqui vou te mostrar os tipos de bulbos e saber identificar os hábitos de crescimento dos bulbos falsos e verdadeiros.

Além disso você verá as plantas de bulbos verdadeiros com fotos, são 8 especies maravilhosas! Descobrira qual a melhor época para o plantio de bulbos assim como qual o melhor solo.

Direto ao ponto.

O que é Bulbos?

A definição de Bulbo é qualquer planta que armazena seu ciclo de vida completo em uma estrutura subterrânea.

Existem dois tipos básicos de bulbos, os verdadeiro e os falsos.

Os bulbos verdadeiras, como tulipas e a cebola geralmente têm uma pele ou casca de papel do lado de fora, isso como característica principal. Esses tipos de bulbos são chamados de bulbos tunicados.

A túnica ajuda a manter o bulbo úmido quando está em estado de dormência ou esperando para ser plantado. No entanto, algumas bulbos verdadeiros, como os lírios, não têm a casca. Dessa forma os bulbos secam com mais facilidade.

Todos os bulbos verdadeiras possuem as seguintes características:

  • Eles são meio arredondados, tipo uma bola. Mas são estreitos até topo, e as folhas e caules de flores aparecem a partir deste ponto no centro.
  • Com ou sem uma casca, os bulbos verdadeiros têm uma parte plana na parte inferior. É daí que as raízes crescem, é também onde brotos, novos bulbos, surgem.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Para que servem os bulbos?

Bulbos são normalmente herbáceas anuais. Eles têm um período de crescimento, floração e um período de dormência em que eles voltam para o solo alguns meses depois da floração. Mas isso não é regra, se a planta se sentir confortável ela permanecerá verde e viva até a próxima floração.

Durante o período de crescimento e floração as plantas bulbosas armazenam nutrientes no bulbos, esse mesmo nutriente será usado ela planta nos meses de dormência.

Sendo assim a principal função dessas estruturas é armazenar reservas de nutrientes para garantir a sobrevivência das plantas.

Sabia também que os bulbos podem ser armazenados e plantadas apenas para florescer?

Veja o vídeo da Raquel, abaixo e entenda mais sobre isso, veja porque essas plantas são tão sensacionais!

Melhor época para plantar bulbos?

Saber qual a melhor época para para plantar plantas bulbosas é como ainda mais importante do que saber o que é bulbos, devemos no concentrar no demais hábitos.

Os bulbos, como muitas outras plantas podem ser plantados em qualquer época do ano, mas para florescerem na primavera que é a estação de floração preferida pela maioria das planta bulbosas em condições ideais, a estação mais indicada para o plantio é o outono, isso aqui no Brasil.

As tulipas são um caso a parte, elas são plantadas no outono para florescerem no inverno. Pois a condições de frio que essas plantas gostam ficam de fácil acesso.

Veja aqui > Como cuidar de tulipas <

Confusão!

Muitas estruturas parecidas e com a mesma função dos bulbos são também chamados de bulbos, esses são os bulbos falsos.

Este grupo inclui cormos, tubérculos e rizomas. Cada um deles também é preenchido com açúcares de carboidratos para estimular o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Resumindo são estruturas com quase as mesmas funções dos bulbos, mas cada um tem suas especificidades.

Bulbos falsos

Tubérculos: o que é tubérculo?

Um tubérculo é uma estrutura de armazenamento de nutrientes que permite a perenização da planta e ajudando ela a sobreviver nos meses secos e no inverno.

O tubérculo é formado a partir de um caule ou raiz, podem ser de duas formas, alguns tubérculos apenas armazenam nutrientes para a planta já outros, podem também gerar novas mudas.

Temos como exemplo a batata.

Raízes tuberosas: o que são raízes tuberosas?

A raiz tuberosa difere de outras estruturas radiculares pelas reservas de nutrientes armazenadas em sua raiz real, em vez de um caule aumentado.

Temos como exemplo nesse caso a dália.

Rizomas: o que é rizoma?

Um rizoma é na verdade um caule inchado, que cresce horizontalmente na superfície ou abaixo dela. Em algumas plantas, esse tipo de estrutura de enraizamento pode ser muito invasivo.

O rizoma do lírio-do-vale se espalha horizontalmente no subsolo e produz sementes que se desenvolvem em novas plantas. Esta planta é aumentada na paisagem cavando no outono e removendo sementes de raízes desenvolvidas para replantio.

Em muitos casos os rizomas acabam deixando um pedaço no solo e com o tempo esse pedaço volta a crescer.

Cormo: o que é cormo?

O cormo é a base inchada do caule que é modificada para armazenamento de nutrientes. É muito parecido com um bulbos, mas quando cortado no meio é possível ver as diferenças.

Como exemplo dessas plantas temos os gladíolos.

Exemplos de Lindas Flores de Bulbos Verdadeiros:

Criar bulbos é fácil, eles florescem em 1 estação do ano depois adormecem ou continuam verdes até o próximo ano. O único problema dos bulbos é que a rega deve ser bem controlada, o solo não deve jamais ficar encharcado.

Os bulbos tendem a apodrecer com muita facilidade, mas o solo deve sempre ficar úmido. Digo isso para a maioria das especies, pois cada uma tem suas especificidades. Uma dica geral é fazer um solo arenoso com muita matéria orgânica.

Dessa forma o solo iria reter um pouco mais de umidade sem ficar encharcado.

Outro detalhe importante é a luz, bulbos amam luz na sua fase de crescimento, por isso disponibilize-a para que ele tenha um crescimento e floração perfeitos.

Lírios:

Uau! Existem muitas especies de lírios, tantas que algumas nem lírios verdadeiro são. Existem hoje dois tipos de lírios os verdadeiros e os falsos. Os falsos são plantas de parentesco próximo, mas com flores muito parecidas, algumas das flores são até mesmo mais bonitas.

Já os lírios verdadeiros crescem a partir de bulbos que podem ser plantados na primavera ou no outono. As plantas têm caules grossos e verticais e as flores são grandes em forma de trombeta. 

Eles também tem variedades que florescem em tempos diferentes, uma dica é plantar varias especies para ter flores durante uma estação inteira.

É impossível não se apaixonar por essas plantas as flores são grandes e vivas e podendo durar varias dias com floração.

Para aprender mais sobre lírios veja esse outro artigo aqui.

Narciso:

Os narcisos nos dão muitas flores por muito tempo, com o minimo de cuidado possível. Essas plantas prosperam em qualquer lugar e voltam ano após ano com muito mais flores. Com o tempo, até um pequeno plantio de 20 bulbos se torna gradualmente cem ou mais bulbos.

O segredo para que os narcisos se multipliquem é deixa-los no solo de ano para ano para que se acumulem. Você pode planta-los em fronteiras e canteiros de flores, pátios e recipientes o importante é não planta-los com outras plantas no mesmo espaço.

Existem também muitas variedades de narcisos, com varias cores, o amarelo é a cor da flor mais comum, mas existem flores com branco, vermelho-alaranjado e rosa, além de flores com duas cores.

Outras características da flor de narcisos são as seis pétalas e uma coroa central em forma de trombeta, mas existem hoje muitas variedades cultivadas.

Tulipas:

Quando pensamos em Cpensamos em tulipas. Essas lindas flores infelizmente são extremamente difíceis de criar no Brasil, já que elas exigem clima frio e ao mesmo tempo seco para se desenvolverem.

Em países da Europa principalmente a Holanda elas crescem bem, tanto que existe um parque na Holanda apenas para tulipas, é um lugar absurdamente lindo!

No Brasil temos também uma criadora no estado de São Paulo, eles trazem bulbos de tulipa da Europa e depois fazem com que floresçam no inverno e vendem. Mas esses bulbos que veem são híbridos e raramente darão alguma nova tulipas em seu jardim ou vaso.

Aprenda como Cultivar Tulipas e porque pode ser uma má ideia fazer isso, Clique Aqui!

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Jacinto:

Essas flores são maravilhosamente perfumadas! Uma pena que são toxicas para cães e gatos que a consumirem. Os jacintos são plantas com muitas flores em tons azuis bem vivos, são também plantas pequenas, mas isso é compensado pelo tamanho da haste de flores.

Esses bulbos hoje em dia são pouco comuns, mas nem sempre foi assim. No seculo 18 e 19 essas plantas eram as mais usadas por jardineiros no mundo todo. Tanto que existiam mais de 2000 cultivares de jacinto, hoje em dia eles são dificilmente vistos em jardins mesmo com seu perfume doce e maravilhoso.

Realmente é impossível tentar entender porque ninguém mais os planta. Esses bulbos são fáceis de cuidar, tem lindas cores, vários bulbos podem ser plantados no mesmo vaso, além de poder criá-los dentro de casa (atenção saiba que se eles estiverem dentro de casa ela será tomada pelo perfume mais maravilhoso que você já sentiu!)

Resumindo planta os bulbos de jacinto!

Coroa Imperial:

Uma planta com flores poderosas e únicas, plante coroa imperial no seu jardim ela será o centro das atenções do seu jardim e tema de todas as conversas de visitas e amigos. Não só pela beleza, mas seu caule de flores pode passar de 1 metro de altura.

Cada bulbo produz uma haste grossa, robusta, ereta que se eleva a 120 cm de altura. No topo do caule crescem folhas verdes em forma de lança com margens onduladas. E do meio dessas folhas surgem as flores que nascem escondidas para depois roubar a cena.

Não é a toa que esse bulbos tem o nome de imperial não é mesmo?

Caso queira criar essa planta a minha dica é que você faça um discreto suporte se sua região venta muito.

Cebola ornamental:

Quem disse que cebola não pode ficar no jardim? Tenho certeza que não foi a cebola ornamental. Essa planta é parente das cebolas, alhos e alhos-porós.

A combinação de formas da cebola ornamental cria um design de jardim com textura e profundidade. As plantas maduras são cobertas por dezenas de flores de longa duração. A folhagem é verde escura brilhante, semelhante a grama e tolerante ao calor.

Você vai amar essa plantas em seu jardim, ela é fácil de cuidar, aguenta seca, mas o que eu acho melhor mesmo é que ela atrai polinizadores para o jardim.

Essa planta de bulbo certamente teria a mesma função que a da coroa imperial. A função de chamar atenção.

Amarílis:

Uma planta para ficar em vasos no sua casa, além disso uma planta extremamente fácil de cultivar, basta solo, rega e luz o suficiente que ela fará o resto. Pura coisa impressionante sobre a amarílis é que depois que ela for plantada em torno de 6 a 8 semanas elas começaram a florescer.

Esse é sem duvida um dos bulbos mais facies de cultivar dessa lista, e além disso produz lindas flores. Que podem até serem usadas como flores de corte ou como preferir.

O único problema dessa planta é que a floração acontece apenas 1 vez ao ano, mas esse processo pode ser burlado com alguns segredos que eu te conto nesse post. No entanto esteja ciente de que esse processo desgasta a sua planta e bulbo.

Crino:

Muito confundido com o lírios, mas sinceramente não tem nada haver com os lírios.

Essa planta é ideal para o Brasil, pois ela ama o calor e umidade, produzindo uma imensa quantidade de flores durante o outonos. Sua folhagem também é longa, bonita, verde escura e brilhante. Mas além disso essa planta é muito resistente ao sol pleno.

O crino todo ano na época de floração solta um logo caule que irá gerar as flores no topo, dali surgem de 8 a 10 flores que vão desabrochando ao longo de uma a duas semana. Mesmo a floração durando semanas as flores duram apenas alguns dias, o que é bem triste.

O que achou dos bulbos? São plantas fáceis de cuidar? Você tem alguma dessas plantas? Já perdeu alguma? Conte para mim aqui nos comentários!

Gostou de saber o que é bulbos? Então se você conhece alguém que também gostaria de ler compartilhe com ele! Isso nos ajuda imensamente. Você também pode nos ajudar compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário