Como Cuidar de Bromélias e Possuir um Jardim de Folhas Coloridas e Brilhantes.

Tempo de leitura: 13 min

Se você está com problemas com sua bromélia, ou acabou de obter a sua primeira planta, deve estar achando que é uma planta difícil de cuidar. E na verdade é, elas tem exigências quanto o local a umidade do ar, e para dificultar algumas nem raízes tem. Como cuidar de bromélias que nem tem raízes?

Bom, bromélias podem se tornar plantas muito fáceis de cuidar, tudo que você precisa para isso está neste passo-a-passo. Aqui você verá o porquê de a folhagem de algumas bromélias é mais colorida do que outras, por exemplo.

Você conhecerá as melhores espécies para se plantar na sombra ou no sol. Aplicando essas dicas em suas bromélias, elas certamente lhe darão cores vivas nas folhagens e até mesmo frutos.

Direto ao ponto.

Um pouco sobre as bromélias:

Bromélias são em sua maioria plantas epífitas, que são aquelas que crescem apoiadas em árvores, mas não são parasitas. Algumas possuem raízes para o solo, no entanto essas raízes não são profundas.

Por serem plantas que crescem em sua maioria em copas de árvores, elas acabam por preferir locais com sombra. Mas isso não vale para todas as espécies de bromélias.

Aprender como cuidar de bromélias é fácil, no entanto essas plantas possuem algumas especificidades para se obter o máximo de cores de suas folhas.

Solo/Substrato:

O solo é a base da maioria das plantas, fornecendo tudo o que a planta precisa. Mas as bromélias, devido as suas adaptações especiais, têm necessidades estranhas quando se trata de solo.

As bromélias terrestres por exemplo, são suscetíveis à podridão radicular se as raízes permanecerem úmidas por muito tempo. Assim concluímos que os melhores solos para algumas especies de bromélias são aqueles que drenam rapidamente.

Solos bem drenados;

Esse é um solo básico para bromélias, ele é uma parte de pequenos pedaços de casca, uma parte de areia ou perlita, e uma de solo com compostagem. Esta mistura drena a água rapidamente sendo adequada para bromélias terrestres.

Essa mistura também funciona bem para bromélias que precisam que o solo fique seco entre as regas, dominar todos os processos de como cuidar de bromélias leva tempo e prática.

Para as bromélias epífitas que crescem em árvores uma mistura de envasamento de orquídeas já será o suficiente.

Solo com mais umidade;

Algumas espécies de bromélias precisam de um solo que retenha umidade entre as regas, mas ainda assim drenam a água.

Você pode fazer essas mistura de solo com quatro partes de solo com compostagem, uma parte de perlita, uma parte de vermiculita, uma parte de areia afiada e uma parte de estrume de vaca curtido.

Esse solo tem uma drenagem rápida, mas continuará úmido por dias. E lembre-se nem todas as bromélias toleram o solo úmido, portanto, certifique-se de que esse solo atenda às necessidades da espécie certa.

Bromeliáceas ao ar livre;

As bromélias podem ser plantadas ao ar livre, mas o solo deve ser modificado para drenar água, assim como a espécie deve estar em local que a forneça luz suficiente para a planta. Veremos mais sobre esse importante fator luz mais a frente.

Rega:

As bromélias possuem um “copo” central que é formado por suas folhas, e é aí que você deve regá las. Porém a água que ficar ali não deve ser de torneira, os minerais podem prejudicar a planta. Você pode usar água da chuva para isso ou água destilada, assim cuidar de bromélias ficará fácil.

Ponha mais água no “copo” a cada 10 dias, pois assim ela terá sempre água fresca e não ultrapasse 1/4 do copo. Um detalhe importante é: evite manter a flor com água.

Já a rega no solo deve ser feita conforme as necessidades da espécie, mas o ideal é que você sempre faça uma rega profunda.

Iluminação:

Como qualquer planta tropical a maioria das bromélias gostam apenas de muita luz, mas não de sol pleno e quente. Na natureza elas crescem nessas condições, onde há muita luz porém não direta.

Elas até podem viver por algum tempo em locais com menos luz, no entanto elas não vão florescer nem manter a linda cor.

Existem também espécies de bromélias de sol pleno, essas são bromélias terrestres que suportam muito bem o sol pleno. No fim desse artigo existem algumas recomendações de espécies para sol e sombra.

Propagação:

Usando esse artigo para como cuidar de bromélias em alguns anos uma simples bromélia pode se transformar em um jardim inteiro de bromélias. Suas flores duram muito tempo e sempre após a flor morrer a planta dará início a produção de mudas.

Esses brotos que surgiram a partir da base da planta-mãe parecem com pequenas versões da mãe e eles que você usará para propagar sua bromélia.

Para tirar as mudas use uma pá afiada, faca ou serra. Corte o mais fundo possível, mesmo que a planta esteja muito enterrada no solo. Não se preocupe em cortar as raízes, pois essa muda ainda não as desenvolveu.

Depois de remover o filhote você pode colocá-lo em um novo pote, com um novo substrato ou ainda dependendo da espécie colocá-lo em uma árvore. Esses filhotes imediatamente já começam a crescer. Dentro de 2 a 3 anos a sua bromélia deve florescer, e desse modo gerar novas mudas.

Uma planta mãe saudável geralmente produz vários filhotes, às vezes até três ou quatro, antes que a planta morra completamente.

Esse é um tipo de propagação assexuada, que na verdade gera um clone. Você pode aprender como cuidar de bromélias por sementes também, no entanto é um processo mais demorado e difícil.

Floração:

O mais legal das bromélias são suas flores que duram por muitas vezes meses. No entanto algumas bromélias após terem florescido nunca mais voltam a florescer. Assim como existem espécies que florescem constantemente.

Assim que a flor morrer você deve removê-la para que a planta possa gastar sua energia apenas formando filhotes e não com uma flor agora morta. Mesmo que não floresçam mais, não jogue sua bromélia fora após a floração, pois iram vir novas bromélias.

Eventualmente, as espécies que florescem apenas uma vez começam a morrer lentamente, mesmo que isso possa levar anos para ocorrer. Tudo que você terá serão aquelas mudas que ela irá gerar.

Manutenção:

A manutenção serve para deixar nossas plantas sempre bonitas e com as bromélias não é diferente. Elas são plantas que exigem pouca, mas ainda exigem manutenção. A mais comum é cortar a flor assim que ela começa a morrer, para que a planta foque a energia na produção de novas plantas.

Outras formas de manter as suas bromélias bonitas são:

Recorte as áreas mais feias nas folhas das suas bromélias, como as pontas secas e feiras. Dando a mesma forma para às outras folhas mantendo a beleza.

Caso esteja se perguntando isso não machuca uma bromélia? A resposta é não. Corte também as folhas mortas ou quase mortas do caule principal.

Fertilizantes:

Como cuidar de bromélias durante a estação de crescimento (primavera/verão) também é fácil. Use fertilizantes líquidos com um pulverizador nas folhas ou na base da planta.

A maioria dos fertilizante equilibrados como por exemplo 10-10-10 servem, mas evite fertilizantes químicos e orgânicos com alto teor de nitrogênio.

Os fertilizantes ricos em nitrogênio prejudicaram a capacidade das suas plantas florescerem, no entanto se você quiser uma folhagem bonita esse é o elemento certo.

As bromélias também entram em dormência no meses de inverno e seca. Caso a planta seja fertilizada nesses meses as provavelmente se queimaram.

Quando as bromélias estão bem enraizadas no solo elas podem ser fertilizadas com fertilizantes de liberação lenta. Isso se for início da estação de crescimento.

Esteja ciente que mesmo as bromélias sendo naturalmente plantas epífitas, elas podem ser “ensinadas” a absorver nutrientes pelas raízes.

Saiba também cada espécie de bromélia possui suas especificidades, um pouco diferentes. Afinal, cada espécie adaptou-se à ambientes diferentes. Assim como o seu o seu objetivo com cada espécie pode ser diferente ou quer flores ou folhagens.

Envasamento:

Quando você compra uma bromélia em uma floricultura ou Garden Center, elas geralmente estão para florescer e não iram crescer mais. Assim não exigem a troca de vaso, pois as bromélias tem sistemas radiculares muito pequenos.

Por outro lado, caso você compre uma bromélia muito jovem e pequena, ela ainda estará na fase de crescimento e possivelmente ela deverá ser transplantada.

Para saber se está na hora de transplantar sua bromélia o vaso não estará retendo água, é a hora de mudar.

Um vaso de seis polegadas de diâmetro é provavelmente o maior tamanho que sua bromélia exigirá.

Use um vaso limpo, se ele tiver sido usado anteriormente, lave-o com sabão neutro e água. Quando seu vaso estiver pronto, preencha-o com uma mistura de envasamento para bromélias sempre bem drenável, como foi mostrado acima.

Em seguida coloque a bromélia no vaso e pressione mais um pouco de substrato em torno da planta. Tome cuidado para que todas as folhas fiquem para acima do solo. A circulação de ar nessas folhas inferiores é fundamental para a saúde da planta.

Uma dica importante é ver se sua planta está muito pesada, caso isso ocorra ela deverá ser estocada até que fique bem enraizada.

Tipos de bromélias e como cuidar:

Alguns tipos de bromélias são mais bonitas que outras, abaixo estão os gêneros com plantas e flores mais ornamentais. Veja também como cuidar de bromélias com as restrições de cada espécie.

Aechmea;

Aechmea é uma planta de interior muito colorida e exótica, mas até de certa forma comum entre as especies de bromélias. Ela pode chegar à uma altura de 30 até 50 cm perfeita para vasos.

Quanto a luz essa não é uma daquelas bromélias que podem ficar no sol, no entanto ela pode receber muita luz indireta. Suas flores são vermelho pastel, e surgem do centro da planta. Essa bromélia é também uma nativa da América Central e do Sul.

Aechmea, assim como todas as outras bromélias, requer solo rico em matéria orgânica e muito bem drenado para crescer bem. Por ser nativa das florestas tropicais ela é sensível ao ar seco em nossas casas.

Por isso pulverizar a planta regularmente ajudará ela a se sentir em casa.

Billbergia;

A Billbergia é uma planta muito cultivada em ambientes internos, preferindo clima mais frio e fresco comparado com as outras espécies de bromélias. Essa espécie de bromélia é um pouco menor variando sua altura entre 30 e 40 cm

Quanto a luz ela também gosta de receber luz indireta, dessa forma sua folhagem ficará sempre viva e esverdeada. Ela é nativa da América do Sul, na verdade mais especificamente aqui do Brasil e da Argentina, sendo cultivada especialmente por suas folhas.

Billbergia, assim como a Aechmea geralmente não requer muita água, no entanto suas folhas podem e devem ser regadas com um pulverizador e de preferência pela manhã.

Guzmania;

Das espécies aqui citadas é uma que possui folhas mais longas, é normalmente cultivada dentro de casa, pois precisa apenas de exposição à luz indireta. Assim a Guzmania consegue manter sua folhagem sempre viva.

Essa plantas é mais nativa da américa central especificamente do Caribe. Essa espécie de bromélia possui uma das “flores” mais bonitas, na verdade o que mais tem valor ornamental nessa flor, são suas coloridas cabeças de flor.

As flores verdadeiras da Guzmania ficam escondidas dentro dessa cabeças de flor, sendo elas branca

É uma planta fácil de cuidar desde que sigam as dicas de solo drenável, água nas folhas e deem apenas luz indireta.

Tillandsia;

Essas são as famosas plantas aéreas, também conhecidas como Tillandsia, elas são algumas das plantas mais fáceis de cuidar, pois nem de solo ou suporte precisam. Essas bromélias são chamadas de aéreas, pois não exigem solo já que retiram seus nutrientes do ar.

No entanto elas ainda precisam de água e luz para sobreviver. Elas são plantas epífitas, assim como as orquídeas e outras bromélias. Elas conseguem viver sem raízes, pois usam pequenos “vasos” localizados ao longo de suas folhas, chamados tricomas que capturam nutrientes e a umidade do ar.

Por não precisarem de solo essas plantas estão revolucionando a jardinagem em escritórios e ambientes internos. Elas permitem uma variedade de decorações muito grande e diferente.

Embora como cuidar de bromélias aéreas seja fácil, elas ainda precisam de atenção para serem saudáveis. Uma Tillandsia saudável pode viver por vários anos e até mesmo dar mudas.

Alguma espécies de Bromélias de sol:

A maioria das bromélias cresce em copas de árvores, onde não recebem luz solar direta, sendo assim quando elas ficam em ambientes de sol intenso, acabam queimando ou perdendo a cor. No entanto algumas espécies de variedades específicas são capazes de viver no sol direto, são elas:

Conheça outras plantas de Sol pleno com nosso artigo 32 Plantas para jardim resistente ao sol, flores e folhagens.

Neoregelia;

As Neoregelias possuem sem dúvidas nenhuma uma das folhagem mais exuberantes entre as espécies de bromélias. Possuem uma variedade cores impressionantes. Sua altura varia de 30 a 40 cm.

Essa já uma das espécies que pode ficar em contato direto como o sol, mas esteja ciente de que para conseguir que ela dê o máximo de contraste da sua folhagem entre rosa e verde, ela deverá ficar na meia sombra. Quando você estiver aprendendo como cuidar de bromélias você irá perceber melhor isso.

Na natureza, as Neoregelias coletam e absorvem água por meio de seus centros e também através de sua folhagem. Sendo assim suas raízes tem principalmente a função de ancorá-las em outras plantas ou onde estiverem crescendo. 

Você deve manter o centro com cerca de 1/4 de água. Se você o mantiver cheio, especialmente nos meses de seca, o centro tende a apodrecer.

Ananas cosomus;

A planta que dá origem a uma deliciosa fruta, o abacaxi. A Ananas é uma bromélia de tamanho médio entre 40 a 50 cm que possui folhas estreitas de cores verde-escuras com parte inferior prateada. 

O pé-de-abacaxi também pode ficar rosado quando exposto a muita luz indireta. Já fruta é produzida em uma haste no meio da planta e leva vários meses para amadurecer totalmente. Esta planta de abacaxi pode crescer dentro de casa ou ao ar livre. Sendo nativa também das Américas.

A planta não é em si muito ornamental, no entanto pés-de-abacaxi carregados com uma fruta certamente chamaram atenção por muito tempo.

Hechtias e Dyckias;

Essas aqui são dois gêneros cuja a maioria das espécies são tolerantes ao sol pleno. Essas plantas são adaptadas para climas áridos em ambientes com muitas rochas, de onde são nativas essas plantas aguentam o sol forte do dia e as noites frias.

Essas plantas normalmente têm folhas duras com espinho muito afiados, muito parecida com o caraguatá brasileiro. Mesmo assim ainda são muitas vezes comparadas com suculentas. Como cuidar de bromélias com espinhos nem sempre é uma boa ideia, elas cortam muito.

O mais interessante dessas plantas é sua imensa variedade de cores vibrantes, elas podem ser vermelhas, marrons, verdes, e até mesmo de coloração preta.

Em Resumo…

Seguindo esses segredos como cuidar de bromélias ficará fácil.

Lembre-se que para as folhagens ficarem coloridas elas acabam preferindo locais com mais sombra. O solo deve ser sempre bem drenável, isso se ela for uma espécies terrestre. E nunca se esqueça de regar o interior da parte central de uma bromélia.

Esteja ciente também que depois que uma bromélia floresceu ela irá começar a morrer aos poucos. No restante essa planta é pouco exigente.

Compartilhe esse artigo com quem também vai amar cuidar de bromélias saudáveis e lindas! É só CLICAR AQUI PARA COMPARTILHAR NO FACEBOOK!

Deixe também um comentário com sua opinião sobre bromélias, duvidas ou o que achou do artigo! Isso me ajuda a saber se você gosta desse tipo de assunto!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!