Todos já pensaram em ter maravilhosos Girassóis em casa não é mesmo? E sabia que essas majestosas flores são muitos fáceis de cuidar, mas para conseguir o seu melhor é precisa aprender como cuidar de girassol corretamente.
Nesse artigo você irá aprender as técnicas corretas para que cuidar de girassóis magníficos ainda continue fácil. Nunca foi tão fácil cultivar girassol altos, fortes com flores de invejar o próprio sol!
Nosso método se baseia em 3 pontos cruciais para qualquer planta solo, rega e luz. No entanto você aprendera muito mais aqui, como: como cuidar de girassóis em vasos, quando plantar girassol, como plantar semente de girassol e tipos de girassol.
O que mostramos aqui só deve ser lido por quem quer aprender como cuidar de girassol com flores grandes e lindas sem que a planta se caia por ser fraca e não aguentar ficar em pé. Resumindo girassóis saudáveis.
Direto ao ponto.
Solo:
Os girassóis são plantas incrivelmente resistentes e crescem em qualquer tipo de solo, desde que esse solo não seja um solo encharcado.
Mesmo indo bem em vários tipos de solo nada impede de nós darmos uma ajudinha para eles ao preparar um solo com as condições de crescimento ideais. Dessa forma sua planta florescera radiante!
Os girassóis preferem solos levemente ácidos com um pH entre 6,0 a 7,5. Um teste de solo em casa pode ajudá-lo a determinar o que o solo do seu jardim precisa.
Depois de estabelecidos os girassóis podem até mesmo resistir a tempos de seca. Para que ele se estabeleçam eles precisaram de mais ou menos 10 dias após a brotação.
Mesmo resistindo a tempos de seca e estiagem essas plantas cresceram melhor e mais saudáveis se o solo tiver uma boa drenagem, mas também muita matéria orgânica.
E como fazer isso?
Simples! Para conseguir a drenagem o solo deve ter uma quantia de areia que permitirá a água escorrer. Esse nível de areia deve estar compondo entre 20 a 30% do solo.
Agora para se conseguir manter o solo úmido você precisará de composto orgânico, terra de jardim e esterco. Essa parte da mistura solo ira deixa-lo mais fértil.
Esses elementos deveram representar entre 30 a 40% do solo, com uma boa umidade até mesmo a rega poderá ser reduzida e solo estará fértil para o seu girassol.
E o resto da mistura do solo? Essa parte poderá ser feita com terra comum mesmo, não há problema.
Depois disso se atente ao solo, verifique principalmente se ele está drenando e sugando bem a água, caso não esteja misture mais areia ao solo. Aprender como cuidar de girassol é você vai ajustando se necessário.
Cobertura:
Cobertura é sempre bem-vinda para qualquer tipo de planta, elas ajudam a mante-lo úmido, fresco, nutrido e protegido em dias de sol intenso.
Além disso as ervas daninhas não crescem em solo com cobertura, pois é muito escuro para elas. Umidade é essencial para girassóis que estão desenvolvendo suas flores.
O cobertura pode ser feita com cascas de pinho e ter uns 5 cm de altura no minimo.
Mostre as ideias desse artigo para quem também precisa compartilhando no Facebook você só precisa CLICAR AQUI!
Quando plantar girassol:
Todas as plantas tem a sua época de plantio, mesmo que algumas possam nascer em qualquer estação do ano todas tem uma época onde iram dar o seu melhor.
Ok, mas quando plantar girassol?
O ideal é plantar o girassol no meses de primavera e verão, mas a melhor época para se planta-los são nos meses de dezembro e janeiro.
Se você se considera uma jardineira ou jardineiro profissional uma dica é plantar vários girassóis com a diferença de 2 semanas entre os “lotes”, assim você garante flores durante o verão todo. Não seria legal?
É interessante saber também que os girassóis crescem muito rápido. Muitos podem atingir até 12 pés de crescimento em apenas 3 meses.
Com as condições adequadas de cultivo (solo, rega e iluminação), os girassóis devem atingir a maturidade em 70 a 100 dias após o plantio.
Como plantar sementes de girassol:
O girassóis não são apenas alegres e bonitos, mas suas sementes também podem servir como aula de jardinagem para crianças. Você pode facilmente germinar uma semente de girassol seguindo alguns dos métodos em vídeo abaixo:
O método acima de como plantar semente de girassol é o mais segura, e simples.
Entre 2 a 3 dias os brotos já surgiram. Você colocará as sementes em um recipiente de vidro transparente. Coloque água nas sementes tampe o recipiente com uma tela ou tecido velho e fino.
Então deixe as sementes por 8 horas de molho. Retire a água e deixe o resto escorrer. Esse processo serve para despertar as sementes.
Assim que as sementes começarem a nascer mude-as para um recipiente com terra de jardim e regue todos os dias com spray, depois espere que elas cresçam para serem transplantadas.
A jardineira do vídeo come os brotos, no seu caso apenas mude-os para o local definitivo.
Você também pode plantar as sementes direto do jardim assim que os brotos surgirem, embora a taxa de brotação caia um pouco.
O método acima para você cuidar de girassol com mudas rápidas também funciona, mas exige um pouco mais de habilidade e experiencia.
Após germinar as sementes você pode muda-las para o solo que você aprendeu a fazer nos tópicos acima.
Como Plantar Semente de Girassol diretamente no solo;
Talvez métodos que permitam que permitam que suas sementes tenham mais chances de germinar não agrade você, dessa forma aqui você pode aprender como plantar suas sementes de girassol no solo e ainda ter uma alta taxa de germinação.
As sementes devem ser plantadas a com 2,5 cm de profundidade e no minimo 10 cm de distancia. Se os girassóis forem gigantes o espaçamento deve ser de 25 cm.
Mas por que fazer isso? Olha por exemplo, caso a planta seja grande e você plante perto de outra muda elas tendem a ficar com caules finos e flores menores do que o desejado.
Para semear, regue o solo, coloque as sementes e cubra terra de jardim. Se o solo for mantido úmido, as mudas aparecerão dentro de 5 a 10 dias.
Eu recomendo colocar pelo menos 3 sementes por cova. Assim você terá mais chances de alguma nascer e caso todas nasçam escolha a melhor para crescer.
Rega:
Veja bem girassóis suportam períodos de seca, no entanto eles não serão majestosos caso fiquem muito tempo sem água. Por isso se atente as regas dessas plantas.
Dê bastante umidade, principalmente na germinação. Como as sementes de girassol contêm grandes quantidades de óleo natural, elas requerem muita água para a germinarem.
Após o plantio, regue bem o chão. Mantenha o solo úmido com água frequente e leve até que ocorra a germinação.
Se tiver mudas em recipientes, cubra seus vasos com filme plástico transparente para manter a umidade. E retire o plástico assim que as sementes brotarem.
Para plantas grandes a rega já não precisa ser realizada com muita frequência ainda mais se você seguir os passos da criação de solo, onde ele manterá as raízes úmidas o suficiente para suportar alguns dias sem água.
Nesses casos uma rega profunda de 2 a 3 vezes por semana ou quem sabe nenhuma vez por semana já é o suficiente. Digo nenhuma pois o período de plantação de girassóis são nos meses de mais chuva no Brasil.
Como cuidar de girassol em locais com chuva frequente é muito fácil!
Caso chova as plantas não precisaram de água por uns 3 a 4 dias dependendo das condições e ambiente.
Luz:
Um dos fatores mais importantes para se ter girassóis com flores gigantes e lindas é acertar na iluminação.
Os girassóis são plantas que precisam de sol pleno para crescer rápido e florescer. Seu próprio nome já diz isso, alias no final desse artigo está explicado porque os girassóis são chamados assim.
Os girassóis precisam de no minimo 8 horas de luz solar direta por dia, quanto mais melhor serão seus resultados
Mostre as ideias desse artigo para quem também precisa ver compartilhando no Facebook você só precisa CLICAR AQUI!
Floração, isso se você souber como Cultivar seu Girassol:
Que os girassóis tem flores grandes e chamativas todos sabemos, mas ainda existem duas grandes duvidas sobre sua floração.
A primeira é quando os girassóis florescem?
E a resposta é depende, para um girassol gigante florescer pode levar de 4 a 6 meses (120 a 180 dias), mas isso após a semeadura. Por outro lado algumas variedades de girassóis começam a flores com apenas 2 meses.
Certamente os girassóis que florescem mais rápido são menores e possuem flores também menores. Agora é de escolha do jardineiro escolher qual ele que plantar em seu jardim.
No final do artigo existe uma seleção de Tipos de Girassol para varias funções e ornamentações.
A segunda per gunda é: Os girassóis são anuais ou perenes?
Bom, embora a maioria das especies de girassol sejam anuais, ou seja florescem apenas 1 vez e morrem, outras podem ser perenes.
Como exemplo das perenes que retornar a florescer são os girassóis-de-jardim ou girassol de praia (Helianthus debilis). Eles tem pequenas pequenas flores, mas em uma amarelo muito vivo.
No entanto mesmo havendo Tipos de Girassol que são perenes, as mais favoritos que são grandes são as anuais.
Fertilização:
Flores grandes e amarelas, e muitas sementes é a primeira coisa que vem a nossa mente quando pensamos em girassóis.
Para darmos uma ajudinha e as flores se tornarem ainda mais bonitas e brilhantes em descobrir como cuidar de girassol podemos adicionar fertilizantes naturais ricos em fósforo para ajudar a floração.
Esses fertilizante pode ser especialmente sementes de abobora trituradas, elas são ricas em fosforo e vão dão um “boom” na flor do seu girassol.
No entanto não é obrigatório, se você preparou o solo como foi mostrado no inicio desse artigo seus girassóis já tem o suficiente para florescer.
Como Cuidar de Girassóis em Vasos:
Cultivar girassóis em vasos é uma ótima opção para quem quer flores em locais pequenos como cuidar de um girassol em apartamento com sacada, ou quintal pequeno. Desde que a planta receba sol suficiente está tudo bem.
Para se cultivar girassóis no vaso você irá precisar algumas dicas abaixo além de fornecer sol o suficiente para sua planta. Siga esses passos atentamente e tire o máximo de seu girassol.
O recomendado é que você plante em vaso apenas girassóis de variedades pequenas que atingem no máximo 1,5 metros. As variedades “mamute” também podem ser cultivadas em vaso, mas isso exigira um vaso grande.
Na lista no fim desse artigo darei algumas ideias de especies ideais para se plantar em vasos.
As especies de girassol para vasos exigem um recipiente de 30 a 40 cm de profundidade, certamente uma especie maior pode exigir uma vaso de até 60 a 70 cm.
Preparando o Vaso para o seu girassol:
Prepare seu vaso com já se atentando onde irá ficar e receber de 6 a 8 horas de sol por dia, lembre-se quanto mais melhor.
Se o vaso que você escolheu tem muitos furos ou furos grandes, recomendo que você coloque algum tecido ou filtro de café de papel para impedir que o terra saia do recipiente.
Após colocar o tecido coloque uma camada de drenagem com pedras, cascalho, pedaços de terracota, etc. Depois da camada de drenagem coloque o solo para girassol, uma mistura como a do inicio do artigo.
Em seguida regue bem para que o solo se acentue e fique justo.
Girassóis em vasos precisam de mais água do que no solo, pois o solo fica menos tempo úmido e suas raízes não podem ir profundamente no solo para encontrar água.
Evite também deixar que o recipiente receba muita chuva e muito vento. Se em sua região o vento é contante pense também na possibilidade de fazer escora para seu girassol.
Tipos de Girassol e como cuidar de outras espécies de girassol:
Dentre as mais de 60 tipos de girassol que existem podemos dividi-las em alguns grupos, são eles: os Mamutes, os Anões e os Normais (não vou citalos porque todos conhecemos eles de plantações e alimentos de pássaros).
Por serem plantas nativas dos EUA, mas muito cultivados na Russia os nomes acabam sendo bem complicados
Mamutes:
Esses Tipos de Girassol são as mais altas normalmente atingem cerca de 4,5 metros de altura.
Arranha-céu;
Essa especies é leal ao seu nome, e atingem facilmente os 3,5 metros de altura. Seus caules são muito fortes suportante todo o seu peso com facilidade. Suas pétalas também são grandes atingindo os 30 cm.
Gigante americano;
Tome cuidados ao plantar uma planta como o Gigante americano, eles passam dos 4,5 metros de altura. Só digo que essa planta é ideal para quem quer chamar muita atenção no jardim.
Anões:
Muitas pessoas pensão em girassóis como vigas altas e com uma flor radiante no topo. Mas com o aumento da demanda em girassóis os florista começaram a trabalhar em tipos mais compactos, ideais para vasos.
Como cuidar de girassol anão é tão fácil quanto ps normais.
Little Becka;
Sua altura é cerca de 60 cm, tornando-se ideal para vasos. Essa é uma das poucas variedades bicolor com pétalas laranjadas e amarelas. Ela fica ótima em jardins para adicionar cor.
Pacino, A Espécie Ideal de Girassol para se Criar em Apartamento.
Também conhecido como ouro anão ele acaba normalmente crescendo entre 30 a 40 cm de altura, mas suas flores são extremamente radiantes e nascem varias em uma única planta.
Essas espécies de girassol são ideais para você aprender a conhecer como cuidar de um girassol em apartamento. No entanto em jardim de casas térreas eles também são muito chamativos
Coloridos:
Essas especies possuem cores fascinantes, imagine seu jardim com essas flores incríveis!
Andarilho da Terra (Earthwalker);
Atingem no máximo 3 metros de altura, mas normalmente ficam no 2 metros, suas flores largas e quem se destacam com lindas cores como rosa, dourado e vermelho.
Moulin Rouge;
Suas cor vermelho escarlate escuro são impossíveis de se encontrar em outras plantas, são plantas que ficam lindas em buques.
Mostre essas especies de girassol para suas amiga compartilhando no Facebook você só precisa CLICAR AQUI!
Extras:
Separei algumas curiosidades de dicas a mais para seus girassóis. Como por exemplo as sementes de girassol são comestíveis e muito nutritivas, veja abaixo:
Benefícios da Semente de Girassol:
O girassol é uma planta utilizada a muito tempo pelos povos indígenas das Américas. Dessa forma ele se tornou um simbolo das culturas americanas antigas, usando essa planta para muitos fins.
Hoje em dia o mais utilizado são suas sementes que são saudáveis e geram o óleo de girassol.
As sementes de girassol são ricas em vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso mantendo-o saudável, eles também são uma boa fonte de fósforo, magnésio, ferro, cálcio, potássio, proteína e vitamina E.
Eles também contêm minerais como: zinco, manganês, cobre, cromo e caroteno, bem como ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que são aquelas gorduras como o omega 3, que mantem o corpo saudável.
Por ser uma boa fonte zinco, as sementes de girassol são melhoram nosso sistema imunológico. Eles também podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas, enquanto a vitamina B pode ajudar a combater o estresse.
Os girassóis também são ricos em fitoesteróis que são substancias que melhoram o funcionamento do sistema imunológico e até a proteção contra certos tipos de câncer.
Anatomia do girassol:
A gigante flor dos girassóis é na verdade um conjunto de muitas flores minúsculas. O centro do girassol, onde as sementes se desenvolvem, é composto de pequeninas flores que as abelhas amam!
Ajude as abelhas aprendendo como cuidar de girassóis.
As pétalas externas são conhecidas como flores de raio. Já as flores do centro têm órgãos sexuais masculinos e femininos e podem produzir sementes.
Girassóis costumam dependendo do tipos de girassol ficar muito alto. O atual recorde mundial de girassol mais alto foi estabelecido em 2014, a uma altura imponente de 10 metros, cultivada por Hans-Peter.
Seguindo as dicas desse artigo aposto que os seus girassóis podem passar disso facilmente!
Você planta girassóis ou planeja plantar? Quais especies você quer ter, as mamutes ou as anãs? Você já comeu sementes de girassol? Conte para nós nos comentários, se tiver alguma dica deixe-a também!
Nos ajude também compartilhando esse artigo o Facebook você só precisa CLICAR AQUI!
Comentários