Mesmo que o que eu vou te dizer pareça desanimado, saiba, Orquídeas Vandas não são para iniciantes. Elas precisam de elementos muito específicos, mas também tenho algo animador para te dizer sobre como cuidar de vandas, o clima da maior parte do Brasil ajuda muito no cultivo.
Certo o clima ajuda, mas e os cuidados, o que preciso fazer para cultivar vandas saudaveis que deem as flores mais lindas?
Simples, veja as dicas que o pessoa do Orquidário Oriental deu para cuidar de vandas, eles criam essas plantas a tanto tempo que já sabem todos os segredos sobre essas lindas orquídeas.
Agora veja os conselhos de especialistas para aprender como cuidar de vandas.
As Vandáceas são originárias da Ásia, são epífitas (crescem em troncos de árvores) e requerem muita umidade. Existem mais de 80 espécies, ex. Vanda teres e Vanda tricolor e milhares de híbridos. É uma planta de fácil cultivo, porém requerem cuidados constantes.
Esse gênero tem o crescimento monopodial, ou seja, crescem verticamente. E têm o crescimento relativamente lento. Em média levam 6 a 8 anos pra crescerem e atingirem o porte adulto, após a primeira florada e se bem cuidadas podem florir até 3 vezes por ano.
As flores são impressionantes, com uma diversidade muito grande de tonalidades. Magenta, azul claro, amarela, vermelha… Com folhas que formam uma espécies de leque e outro ponto bem chamativo são as suas raízes.
As raízes são o ponto mais importante no cultivo desse gênero. Pois elas não gostam de ficar confinadas em vasos com substrato, as suas raízes têm o crescimento vigoroso, necessitam de muita umidade e gostam de ficar expostas, aéres, pois também realizam o processo de fotossínte.
Como cuidar das Vandas?
Ao adquir o seu exemplar, a primeira dica é saber escolher a sua planta. Adquira plantas que estejem bem vigorosas, com folhagens sem manchas e principalmente com muitas raízes.
A segunda dica é em relação ao local em que ela irá ficar acomodada. Precisa ser um lugar bem claro, mas nada de sol direto. Se ficar em um local muito ensolarado, as suas folhas poderão queimar, e se ficar em um local muito escuro, dificilmente ela irá florir.
Escolhemos a planta e o local, agora precisamos cuidar delas. E o ponto mais importante nas Vandas são as suas regas. Elas necessitam de muita umidade, regue todos os dias. Sim, todos os dias. No verão regue três vezes ao dia.
Não tem tempo? Escolha um local bem úmido para elas, próximo a fontes de água, como o chuveiro ou lavanderia (desde que tenha muita claridade), se ficar em um ambiente externo, coloque em um local com bastante vegetação, podendo ficar próximas à Bromélias, Lírio da Paz, folhagens como Costela de Adão e espalhar britas no chão também ajudam a manter a umidade do ambiente.
Nutrição:
As Vandas requerem bastante nutrientes, escolha um bom fertilizante e adube semanalmente, recomendamos intercalar um adubo equilibrado (20-20-20) ou de manuteção com um adubo enraizador. Outra maneira muito eficaz de adubar as Vandas é regar todos os dias com adubo, porém usando uma quantidade mais fraca, por exemplo:
Se o fabricante recomendar o uso de 1g de adubo para um litro de água, dilua a mesma quantidade de adubo em 2 a 3 litros de água, assim elas irão estar sempre nutridas, pois como suas raízes são aéreas o fertilizante não fica parado no substrato, o que ocorre em plantas de vaso.
Se manterem em locais quentes o seu crescimento será bem vigoroso, se no inverno elas passarem frio o seu metabolismo ficará bem lento. Siga essas dicas e as Vandas, as Rainha das Orquídeas com certeza irão trazer muitas alegrias com a sua imponente exuberância.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Orquidário Oriental você pode CLICAR AQUI para conhecer a floricultura online deles e entrar em contato, ou você pode segui-los no Instagram @orquidariooriental
Compartilhe esse artigo com quem também pode gostar dessas dicas para cuidar de orquídeas vandas, e deixe seu comentário com alguma dúvida ou sugestão!
Comentários