Direto ao ponto.
Horta no quintal

Com certeza você já pensou em fazer uma horta em sua casa, mas ficou um pouco confuso sobre o que e como fazer, então no post de hoje vamos te ensinar a fazer uma horta no quintal.
Requisitos para fazer uma horta em casa.
Primeiramente escolha a área em seu quintal que você deseja fazer a sua horta, ao escolher o lugar é preciso observar se o local tem boa iluminação solar, em média é necessário de 4 a 6 horas de iluminação solar por dia, isso é fundamental para o crescimento da planta.
Existem algumas espécies que conseguem sobreviver com a luz indireta como por exemplo a couve, o manjericão, a rúcula o espinafre, a alface entre outras. Entretanto, nunca deixe de escolher um local bem ensolarado, e da mesma maneira é preciso ver quais plantas precisam diretamente do sol para o crescimento.
Preparo do solo

O solo é a parte mais importante do plantio, a maneira em que o solo é preparado interfere diretamente no plantio em sua horta. Portanto é ideal que você prepare corretamente o solo em seu quintal, principalmente se ele já foi plantado, não queremos de forma alguma que a terra fique empobrecido de nutrientes.
Procure cuidar do solo cerca de 3 semanas antes de fazer o cultivo. Para preparar a terra não tem mistério algum, o resultado vai ser uma terra rica leve e solta.
Para preparar a terra você vai precisar de:
- Terra comum ou vegetal (3 medidas)
- Húmus (1 medida)
- Areia ( ½ medida)
Misture a terra, o húmus e areia até essa mistura ficar homogênea e já está pronta sua terra! Viu como é simples preparar a terra.
Lembre-se prepare a terra 3 semanas antes, ela precisa de tempo para produzir melhor. Esse preparo de terra vale para jardim e horta também.
Preparando os canteiros.
Agora que sua terra já está preparada é o momento de preparar os canteiros, em geral procure espaçar de 40 a 50 centímetros entre os canteiros.
Com a ajuda de uma enxada faça canteiros com aproximadamente 25 centímetros de altura, é sempre bom deixar esse nível de altura para que a planta possa se fixar melhor no solo.
Além disso, fofe a terra cerca de 25 centímetros de profundidade para que as raízes possam crescer, se necessário limpe o local, retire os matos, pedras e sujeiras. Caso possuir alguma erva daninha retire todas pela raiz para que futuramente estas não voltem a crescer e infestar sua plantação.
Após isso, faça uma nivelação na parte superior do canteiro para que fique completamente reto e propício a plantação o ideal são 15 centímetros de superfície.
Escolha boas sementes

Na hora do plantio é muito importante escolher sementes de qualidade, essa com certeza é uma das partes mais importantes para obter sucesso em sua horta. De nada adiantaria preparar o espaço mais ensolarado e a melhor terra se as suas sementes não são de qualidade.
Você encontra informações sobre as sementes no verso da embalagem delas, nela possui a indicação da melhor época de plantio conforme as regiões do país.
Existem ali algumas cores que indicam cada região e também qual o melhor mês para cada região.

É preciso saber também algumas coisas básicas como:
- Veja a validade das sementes

- Olhe o peso da embalagem (para pequenas hortas quanto menor o peso melhor)
- Veja a porcentagem de germinação destas sementes
- Ao usar as sementes você perceberá que algumas estão em embalagens laminadas, essas embalagens protegem contra o ar, do calor, e da umidade. Portanto se não usar tudo feche bem o saquinho.
Como fazer uma horta (Preparando as mudas)

Quando você for começar a cultivar suas verduras ou legumes é preciso levar em conta a maneira em que você quer produzir as suas mudas, em geral a maioria das plantas podem ser plantadas diretamente no solo, mas você pode optar por fazer mudas pela terra, pela água e até mesmo pelo ar.
A seguir mostraremos 3 processos de fabricação de uma muda
1° Processo (Germinação no pote)
Essa técnica de germinação é bem simples, é uma das técnicas mais fáceis, senão a mais fácil de todas, com essa alternativa você só vai plantar a semente após a germinação completa.
Para este processo você vai precisar de:
Você irá precisar de:
- Sementes daquilo que você escolheu plantar
- Uma vasilha com tampa
- Duas folhas de guardanapo
Pegue uma vasilha e coloque um guardanapo no fundo dela, em seguida pegue a sementes daquilo que você escolheu plantar e jogue sobre o papel, jogue outro guardanapo por cima.
Após isso, com um borrifador molhe o guardanapo com água e feche a tampa da vasilha e coloque “no meio” da geladeira, a raiz com o passar dos dias irá começar a brotar. Quando elas estiverem germinadas coloque diretamente no canteiro (siga as instruções de espaçamento na embalagem da planta).
2° Processo (Construção de uma mini estufa)
As estufas são uma excelente opção para a germinação das sementes, principalmente em épocas de frio, com um frio intenso algumas plantas como tomates e pimentas tem dificuldades em germinarem. Mas não é o frio que vai te impedir de plantar a sua plantinha não é verdade ? Por isso irei te ensinar o passo a passo para construir uma mini estufa em sua casa.
Precisaremos de:
- Uma sementeira
- Sementes
- Terra
- Substrato
- Uma caixa de isopor
- Plástico transparente
- Elástico ou um barbante
Como iremos construir:
- Primeiramente pegue a sementeira e corte até atingir um tamanho que possa entrar dentro da caixa de isopor.
- Após isso, misture metade de substrato com metade da terra e coloque na sementeira.
- Fure um pequeno buraco com 1 centímetro de profundidade nas covinhas da sementeira, coloque de duas a três sementes e cubra com um pouco da mistura de terra e substrato.
- Com um borrifador, borrife um pouco sobre a sementes recém plantadas, coloque a bandeja dentro da caixa de isopor.
- Forre o plástico sobre a caixa e prenda bem com o elástico ou barbante.
Agora você já tem uma mini estufa para germinar suas sementes.
Atenção em dias quentes é bom você furar um pequeno buraco sobre o plástico para que o ar quente possa sair favorecer a troca de ar com o ambiente.
3° Processo (Aceleração com vinagre)
Vamos precisar de:
- Sementes
- 1 Copo com água 200 ml
- Uma peneira pequena
- Vinagre (qualquer tipo de vinagre)
- Uma sementeira
Modo de Fazer:
- A princípio pegue um copo com água e coloque 30 ml de vinagre e misture bem
- Agora coloque as sementes que você quer germinar e dê uma misturada
- Deixe essas sementes por 4 horas na água
É necessário deixar o tempo de 4 horas na água para que o vinagre possa amolecer as cascas da sementes, sendo assim a germinação irá ser muito mais rápido.
Você irá notar que algumas sementes irão pro fundo e algumas ficarão boiando na superfície do copo. Aquelas em que não afundarem são as que provavelmente não irão germinar porque estão ocas.
Após as 4 horas retire as sementes ruins que estão por cima e jogue a água do copo em uma peneira, após isso plante normalmente em sua sementeira.
Transplantando as mudas
Depois das sementes já germinadas, é necessário fazer o transplante para que ela possa crescer em um ambiente apropriado segundo o seu porte. O transplante pode ser feito quando a sua muda já possuir algumas folhinhas.
Antes de começar a transplantar é necessário molhar o local em que a muda está, seja na sementeira ou em algum pote, se você puxar a mudinha diretamente é bem provável você estragá-la. Espere cerca de uma hora após molhar.
Retire as mudas do substrato e com a terra preparada faça uma cova e plante-as no buraquinho, siga as regras de plantio conforme o que você escolheu plantar.
3 Dicas essenciais para sua horta, não cultive nada sem conhece-las!
1ª Rotação de culturas
A rotação de culturas consiste em reduzir o cansaço do solo, isso significa que a cada plantio é cultivado algo diferente do já foi cultivado naquela terra, com necessidades diferentes de nutrientes diferentes do que anteriormente foi plantado. Quando estiver preparando sua horta no quintal lembre-se sempre.
Benefícios da rotação de cultura
- Melhora o solo em condições físicas, químicas e biológicas
- Ajuda no controle de pragas
- Auxilia na reprodução de matéria orgânica
- Estabiliza a produtividade
- entre outros
2ª Use o espaço eficientemente
Muitas pessoas pensam que é preciso ter um grande quintal para construir uma horta, entretanto não é verdade você pode adaptar e planejar o espaço em que você for plantar. Pode-se plantar em vasos se você morar em um apartamento.
Marque bem os espaços para economizar o máximo possível, é possível também usar algum suporte vertical se a sua horta for pequena.
3ª Quantidade de água
A maioria das hortaliças precisam de água para desenvolver suas funções essenciais para a planta como a fotossíntese, a falta de água pode delimitar a queda na produtividade. Lembre-se sempre, as plantas produzem mais quando a quantidade de água é suficiente.
Na hora de aguar considere a umidade do solo naquele momento, se o solo estiver úmido não é preciso regar seu canteiro, se estiver seco é necessário irrigar.
Opte por regar nos períodos da manha e da tarde, evite o período da tarde pois é nesse momento que a taxa de evaporação é muito alta comparada aos demais períodos.
Como preparar uma terra forte
Veja Também Adubo Caseiro Para Plantas [Os 5+ Poderosos].
Viu só como fazer uma horta no quintal é bem fácil ? Compartilhe esse post com um amigo que precisa ver isso !
Publicação escrita por Luiz Felipe do site Jardim e Horta
Comentários