Como Fazer Vela de Citronela que Espanta Mosquitos e suas Doenças

Tempo de leitura: 5 min

Em um mundo onde os insetos irritantes e, muitas vezes, perigosos, como o mosquito Aedes aegypti, estão à espreita, é fundamental encontrar maneiras eficazes de mantê-los afastados. As velas de citronela podem ser verdadeiras maravilhas nesse sentido, mas o gasto pode ser desanimador. Talvez aprender como fazer vela de citronela seja melhor…

Não sou médico, mas estou mais do que disposto a tomar medidas para proteger minha família dessas pragas incômodas, e acredito que você também.

Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC), mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo contraem doenças transmitidas por mosquitos todos os anos, incluindo o temido Zika vírus, malária e dengue. Pior ainda, um milhão dessas pessoas perdem a vida devido a essas enfermidades.

Os mosquitos não afetam apenas os seres humanos, mas também nossos queridos animais de estimação, causando problemas como vermes, dengue e febre amarela.

A boa notícia é que ter citronela em sua casa e jardim já pode proporcionar uma redução significativa na presença desses indesejáveis insetos. Além disso, clicando aqui você conhece 31 plantas que podem ajudar a manter os mosquitos longe do seu jardim. Continue lendo para descobrir como fazer suas próprias velas de citronela.

Economize dinheiro reutilizando alguns itens.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Fazer suas próprias velas é certamente uma ótima maneira de reutilizar criativamente os materiais que você já tem em casa. É também uma excelente maneira de manter o baixo custo ao fazer sua própria vela caseira de citronela.

Reutilize latas de alumínio ou aço de produtos como milho e ervilhas

O tamanho do recipiente determina quanta cera e quantas mechas você precisa, mas todas funcionam bem para fazer vela de citronela.

Você também pode reutilizar os frascos de vidro, e é uma ótima ideia se você está dando velas caseiras como presente. (Remova os rótulos antigos usando água quente e pronto!)

A única ressalva com o vidro é que você não quer que eles sejam muito fundos.

A vela aquecerá o vidro enquanto o que pode causar a quebra. Se você optar por reutilizar os frascos de vidro, é melhor mantê-los não mais altos do que um jarro de tamanho tradicional (cerca de 4-6 ”).

A parte mais cara ao fazer vela de citronela é a cera, e a reutilização da cera de outras velas é uma excelente maneira de compensar um pouco o custo.

Para os pavios você pode fazer mechas de velas caseiras com barbante, pedaços rasgados de algodão (como de uma meia ou de uma toalha velha) ou cadarços (com o revestimento de plástico cortado no final).

Amarrar o final de seu pavio caseiro a uma pequena arruela de metal ajudará a dar ao pavio, e amarrar a outra extremidade em torno de um lápis colocado no topo do recipiente ajudando a manter o pavio reto.

Detalhes sobre a cera

Diferentes tipos de cera irão queimar de forma diferente. A cera de abelha, por exemplo, queima lentamente enquanto a cera de parafina normalmente queima muito mais rapidamente.

Soja, outras ceras à base de vegetais e ceras combinadas ficam no meio das duas.

Você pode usar qualquer cera que caiba no seu orçamento. Se você acabar usando cera de abelha, adicione um óleo barato para baixar a temperatura da queimadura. Tanto o óleo de palma como o óleo de coco fracionado são ótimos para isso.

Uma temperatura mais baixa ajudará a evitar que o recipiente se quebre se você estiver usando vidro. Dessa forma você ajudará a evitar que a vela rache no meio ou se afaste do lado do recipiente.

Como regra geral, quanto mais lenta a cera queima, mais amplo o pavio precisa ficar; quanto maior o recipiente, mais mechas você precisa.

Pode levar algumas experiências em casa para encontrar a combinação perfeita de pavio / cera / recipiente.

Algumas outras dicas úteis para aproveitar ao máximo a sua vela de citronela caseira:

Deixe a vela curar por 48 horas antes de usar.

Na primeira vez que acender a vela, aponte a chama na base do pavio para que um pouco de cera se derreta e seja puxada para o pavio.

A primeira vez que você acender a vela de citronela caseira, deixe queimar até as bordas para que haja uma grande piscina de cera derretida antes de expelir.

Como fazer uma vela de citronela

Ingredientes:

  • Banho-maria (uma panela e uma tigela de vidro)
  • Água
  • Latas ou pequenos baldes galvanizados
  • 500g de cera (cera de abelha, cera vegetal, parafina ou velas velhas)
  • 1 xícara de palma ou óleo de coco.
  • Barbantes ou o que você for usar
  • Óleo essencial de citronela (você precisa de 30g por quilo de cera)
  • Óleos essenciais adicionais se você não é fã do cheiro de citronela (opcional – hortelã-pimenta, cravo e eucalipto funcionam bem)
  • Pistola de cola quente ou adesivos de pavio para ajudar a segurar o pavio no lugar no fundo do recipiente (opcional)
  • Fita, lápis, canudos ou pauzinhos para ajudar a manter a mecha reta enquanto a cera esfria (opcional)

Nota: Existem varias empresas com óleos essencial por ai, e eu recomendo que você pesquise bem antes de comprar. Dá para fazer o seu, mas o resultado não será o mesmo.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno na sua configuração mais baixa. Enquanto isso, em banho-maria, derreta a cera.

Isso pode levar de 30 minutos a uma hora, dependendo do tipo de cera que você usou. Quando a cera derreter, desligue o forno.

Adicione a palma ou o óleo de coco e deixe derreter.

Deixe a cera esfriar um pouco, adicione o óleo de citronela e mexa bem.

Coloque um pavio no fundo de um recipiente e coloque algumas colheres de sopa de cera cuidadosamente.

Empurre delicadamente a parte inferior do pavio para o fundo do recipiente para que, à medida que a cera esfria, ela prenda o pavio no lugar.

À medida que a cera esfria, ela passa de límpida a turva, começando do lado de fora para dentro.

Com cuidado, despeje a cera no (s) recipiente (s).

Coloque o recipiente em uma assadeira, no forno quente.

Deixe a vela esfriar no forno quente por várias horas, de preferência durante a noite. Eu recomendo que você aproveite para fazer um bolo e depois colocar as velas para esfriar junto ao forno

Esse processo de resfriamento lento ajuda a evitar rachaduras quando a vela esfria.

Mova a vela para um local fresco por 48 horas para curar completamente. Apare o pavio. Certifique-se de seguir as dicas acima quando acender sua vela de citronela caseira pela primeira vez!

Esse artigo foi útil? Se sim compartilhe dessa forma você estará ajudando muitas pessoas. Espantar mosquitos em tempos como esse pode ser muito útil! É só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário