20 Plantas Usadas Como Muro para Todas as Utilidades.

Tempo de leitura: 14 min

Se você está lendo esse artigo provavelmente você deve ter uma bom motivo para querer fazer um muro com plantas não é mesmo? Sendo assim vou facilitar sua vida e te mostrar 20 plantas usadas como muro!

Essas plantas iram ajudar você com o que você precisar! Você que isolar o som? Quer diminuir o vento? Quer privacidade? Nessa lista tem a planta certa para cada problema seu.

E não somente isso lhe mostrarei algumas informações que podem te ajudar a cuidar dessas plantas, a altura que elas podem ter, e como usa-las.

Também separei essa lista principalmente em arbustos e trepadeiras, que podem te ajudar ainda mais com ao fazer ou fechar uma área com cerva viva de forma mais rápida ou resistente.

Direto ao ponto.

Arbustos;

Podemos dividir todas as plantas usadas como muro em duas categorias básicas. As trepadeiras que precisam de uma base para formar o muro, e os arbustos que crescem e se tornam o muro apenas com ajuda da poda.

E sobre os arbustos que irei falar nesta parte, eles são plantas semelhantes as arvores, no entanto são menores e muito ramificadas em sua base.

Elas são as plantas que realmente podem formar um muro, já que a quantidade de caules formara uma barreira densa, muitas vez até mesmo com espinhos!

O único problema é que você deverá se atentar a cuidar da folhagem, pois muitas vezes a planta usada como muros criara tantos ramos que em seu interior não haverá folhas.

Buxinho

O arbusto muito conhecido no Brasil, é uma planta de folhagem verde bem escura e de certa forma ainda muito densa, quando cuidada corretamente.

Embora seja uma planta muito utilizada na jardinagem brasileira o buxinho não é uma planta nativa. A origem do buxinho é asiática e europeia, onde cresce em regiões de clima mais temperado e mediterrâneo.

É uma planta que exige poucos cuidados além da poda de formação, o buxinho tolera até mesmo o frio.

Uma desvantagem dessas plantas para muros é seu tempo de crescimento, mas isso a leva a exigir pouca manutenção. O buxinho leva cerca de 3 a 4 anos para chegar aos 50 cm de altura.

Mas sua altura pode chegar aos 2,5 metros com o passar de muitos anos.

Camélia

Imagine, uma cerca viva carregada de flores lindas e únicas. É isso que a camélia pode fazer por você. Suas belas flores flores também podem ser colhidas e colocadas em vasos dentro de caso onde duraram vários dias.

Sua origem também é asiática, mais precisamente das Coreias e do Japão, onde prefere o clima tropical. Dessa forma a camélia é uma planta usada para muro perfeita para ao Brasil.

O solo para a camélia deve ser rico em matéria orgânica, para reter mais umidade, quanto mais quente a região mais regas sua planta irá exigir.

Sua altura dependo da especie pode varias entre 1,5 metros até 3 metros de altura.

Algumas das vantagens dessas plantas usadas como muro é que elas podem manter sua folhagem verde brilhante durante o ano todo. E suas flores podem ter as cores branca, rosa e vermelha.

Murta

Certamente as plantas usadas como muro mais famosas e ideais para essa função em toda essa lista de plantas. Suas folhas são verde escuras e brilhantes, isso permite que as flores brancas se destaquem na folhagem.

Suas flores também são extremamente perfumadas, tendo um cheiro doce semelhante ao de jasmim.

As murtas são plantas comuns na índia onde, desse modo as murtas se adaptaram muito bem ao clima do Brasil.

O sol pleno é o mais indicado para essas plantas para muros, pois desse modo elas podem florescer muito mais do que na sombra.

A murta podem chegar à incrível altura de 9 metros! Certamente isso permitirá que você faça uma cerca viva muito alta. O crescimento da murta é uma tanto rápido, assim a poda deverá ser frequente.

Quer compartilhar esses artigo no Facebook? É só CLICAR AQUI!

Laurotino

Outro arbusto muito florido. Suas flores são pequenas, no entanto vem aos montes, sendo normalmente brancas ou rosadas.

A origem dessa planta usada como muros é europeia, sendo trazida ao Brasil principalmente pelos portugueses.

O Laurotino é uma planta que exige sol pleno para que venha a florescer com mais intensidade e frequência, mesmo sendo uma planta de regiões mais frias.

Seu solo também deve ser rico em matéria orgânica e muito fértil, provavelmente você deverá enriquecer o solo com fertilizante naturais. Se o solo reter umidade por bastante tempo ela não exigira regas frequentes.

Sansão do campo

Acredito eu que essa seja uma das plantas usadas como muro ideais para uma cerca viva, ela é nativa, resistente, tem uma folhagem verde clara e densa, no entanto a sua vantagem é que seus galhos são cheios de espinhos.

Essa característica permite que a planta forme uma verdadeira barreira que irá impedir e desencorajar qualquer coisa de passar por ali.

Por ser uma planta nativa do Brasil o sansão do campo se dá muito bem, mas o solo deve ser fértil e reico em matéria orgânica até que a planta se estabeleça por completo.

Em cerca de 2 anos você terá uma cerva viva de sansão do campo com 4 metros de altura. Um crescimento consideravelmente rápido.

Sua altura pode chegar os 8-9 metros e você poderá deixar que ela cresça dessa maneira, pois seus caules são lenhosos e muito resistentes. Isso permite que você tenha uma cerca viva que isole o som e funcione como quebra vento.

Bambu

Realmente muitas das especies exigem espaços muito grandes, no entanto existem também especies pequenas para se ter na cidade como cerca viva.

Os bambus são plantas para muros comuns em muitas partes do mundo como Brasil, China entre outros países.

Sendo sempre plantas que exigem poucos cuidados, seja em solo qualquer, iluminação que deve ser em sol pleno, e regas que as vezes não será necessário.

Em torno de 3 a 6 meses as cercas vivas de bambu de varias especies diferentes já estarão formadas.

Tome cuidado ao escolher as especies que você irá usar existem bambus colossais com altura de 1 a 20 metros.

Nenhuma planta para muro cresce tão rápido quanto o bambu, e ainda é capaz de dar tantas benefícios quanto ela. Por exemplo, serve para:

  • Barreira contra vento e poeira,
  • Isolador de Barulho,
  • Criação de um espaço mais privado

Azálea

Mais um arbusto extremamente florido para que você possa ter como cerva viva. No entanto não uma planta tão alta quanto as outras plantas usadas como muro dessa lista.

Sua origem vem do japão e China países também tropicais e úmidos como o Brasil.

Algumas informações importantes sobre essa planta são que elas devem ser cultivadas em meia sombra principalmente nos horários mais quentes do dia.

Além disso a Azálea deve ter solo fértil, acido, rico em matéria orgânica.

Como disse as Azáleas são panta que não crescem muito, ficando normalmente entre 60 cm até 1,20 metros de altura. Mas em compensação são plantas para muros que podem dar muitas flores lindas.

Hibisco

Além de tomar ao chá de hibisco você também pode se aproveitar dessa planta usada como muros para fazer uma cerca viva densa e com flores bonitas e tropicais.

A origem do Hibisco é da Ásia, devido a semelhança de seu habitat natural com o Brasil o hibisco é facilmente cultivado em nosso pais, sendo uma planta que marca nosso clima tropical.

É uma planta fácil de ser cultivada suportando salinidade leve no solo e sombra parcial. Um erro muito comum nos cultivadores de hibisco é deixar sua planta em baixo de outras plantas usadas como muro maiores que fazem sombra.

Isso impede que a planta se cresça saudável e com folhagem densa, pois ela é uma planta totalmente de sol pleno.

O hibisco como planta para muro pode chegar aos 2,5 metros de altura, mas esse tamanho pode exigir muito tempo.

Ixora

Ixora é uma arbusto comum no Brasil, por ser de fácil cultivo e ainda dar lindos cachos de flores vermelhas que duram dias. Suas flores também tem uma textura de couro sendo muito brilhantes.

Um bônus da ixora é que ela é uma planta capaz de atrair polinizadores para seu quintal, e isso faz um bem enorme para seu jardim e plantas.

A Ixora é uma planta nativa de ambientes tropicais de países como a Malásia e Indonésia.

Suas necessidades básicas são um solo rico em matéria orgânica não exigindo muita fertilidade, apena sol pleno.

Quanto a altura da Ixora ela pode chegar a ter quase 1,5 metros, não sendo também uma planta alta.

Trepadeiras;

As plantas trepadeiras também servem como plantas usadas como muro, no entanto elas precisam de uma base para se apoiar e crescer. Muitas dessas plantas são de fácil cultivo e além disso crescem muito rápido.

Essas plantas também costumam florescer muito mais que os arbustos, dando flores maravilhosas para seu jardim.

Como disse essas plantas para muros exigem uma apoio, esse apoio pode ser uma treliça de aço, pode também ser uma cerca de madeira, um muro de cimento para algumas especies, outra planta, enfim use sua criatividade para fazer o apoio.

Unha-de-gato

Tem um muro sem graça ou ainda quem sabe uma parede que você gostaria de cobrir com alguma planta? A unha-de-gato é a planta perfeita para essa função.

Além disso ela é uma das plantas usadas como muro que não ira precisar de uma apoio além do próprio muro ou parede.

Sua origem também é asiática sendo muito comum em países como China, Japão e Vietnã.

A Unha-de-gato é uma planta simples de se cuidar, ela exige poucos cuidados, como solo fértil e rico em matéria orgânica e podas muito frequentes para que a planta se mantenha na emparelhada.

Seu tempo de crescimento é em torno de 3 a 4 anos, não é uma planta de crescimento rápido, no entanto é uma ótima plantas usadas como muro.

Nesse tempo a unha de gato pode atingir os 12 metros de altura, ou ainda passar disso se bem cuidado e com o tempo.

Quer compartilhar esses artigo no Facebook? É só CLICAR AQUI!

Petúnia

A petúnia é uma planta trepadeira que produz flores magnificas para o seu jardim. Existem 4 tipos principais com flores diferentes são elas:

  • Grandiflora: que possuem flores grandes
  • Hedgiflora: se espalham melhor sobre o solo
  • Multiflora: tem flores pequenas, no entanto são muitas
  • Milliflora: tem flores ainda menores que as Multifloras, no entanto são mais resistentes que as demais

As petúnias são plantas para muros nativas da argentina sendo de fácil cultivo na região sul do pais.

Suas necessidades são poucas, ela exige apenas sol pleno, rega moderada em solo rico em matéria orgânica. Embora seja uma trepadeira excelente devido a sua floração elas não crescem tanto, raramente passa dos 50 cm de comprimento.

A cor de suas flores varia entre branco, vermelho, bege, rosa, laranja, violeta e também em flores com cores misturadas.

Ipomeia

Quer uma trepadeira de vasos longa para cobrir grandes áreas, e que ainda seja carregada de flores? Então planta as trepadeiras da família da ipomeia.

As Ipomeias são plantas nativas de todas as Américas, isso permite que essas plantas usadas como muro sejam de fácil cultivo em todo o nosso continente.

Elas são plantas pouco exigentes, que necessitam basicamente de solo fértil, drenável, mas sempre mantido úmido com regas frequentes ou ainda com matéria orgânica do solo.

Seu tempo de crescimento é rápido para se ter noção as sementes normalmente germinam a partir de 3 dias após o plantio.

O comprimento dessas plantas usadas como muro também pode ser longo, já que elas chegam até os 12 metros, dependendo da especie.

Algumas das especies mais comuns são:

  • Ipoméia – Ipomoea cairica
  • Glória-da-manhã – Ipomoea purpurea
  • Ipomeia-rubra – Ipomoea horsfalliae
  • Boa-noite – Ipomoea alba
  • Esqueleto – Ipomoea quamoclit
  • Algodão-bravo – Ipomoea carnea

Alamanda

A Alamanda é uma planta usada como muros trepadeira muito comum no paisagismo brasileiro, suas flores são especialmente amarelas. Sua floração pode durar quase o ano todo.

Alamanda é uma planta nativa do Brasil, talvez por isso seja tão comum de vermos ela em jardins. No entanto é uma planta toxica que deve ser mantida longe de crianças.

Ela é também uma planta que exige poucos cuidados ainda mais por ser uma planta nativa. Tudo que a Alamanda irá precisar é de muita luz solara direta e regas frequentes.

Seu comprimento é de em media 3,0 metros até 3,5 metros de altura.

Além das floração amarela que permanece por quase o ano todo, as folhas da alamanda também tem seu valor ornamental, sendo que elas são verdes escuras e brilhantes.

Viuvinha

Uma planta semelhante a primavera, pois seu caule inicialmente surge como uma trepadeira e depois se torna o caule lenhoso. Isso permite que você conduza os caules da maneira que você quiser enquanto jovens.

A Viuvinha é uma planta nativa do Brasil, sendo que ela é facilmente encontrada no cerrado.

Para que uma Viuvinha carregue de flores ela deve ser cultivada em sol pleno com regas frequentes e podas e outras técnicas de formação.

A altura dessa planta pode variar de 9 a 12 metros. Essas são ótimas plantas para se ter como plantas usadas como muro, pois essas plantas crescem alto com suporte, depois se tornam verdadeiras arvores que iram proteger seu espaço.

Amor agarradinho

Esse nome vem do fato das flores dessa planta terem o formato de coração que e ficarem sempre uma próxima uma da outra, essas flores atraem muitos insetos polinizadores que são benéficos para seu jardim.

Essa planta é nativa do México, onde pode gerar flores rosas e brnacas.

A Amor agarradinho é uma planta de cultivo simples, necessitando de regas periódicas, sol pleno e adubação para manter as flores por mais tempo.

Uma outra vantagem dessa planta é seu comprimento longo, ela pode chegar á ter até 12 metros de comprimento. Sua folhas nascem aos montes nos ramas e facilmente essa planta cobrirá uma área grande

Primavera

Uma planta que dá cachos grandes de flores que duram dias, também são conhecidas como bougainvilles. Quando seus ramos ainda estão jovens a primavera pode ser manuseado para que cresça e cubra onde você desejar.

Ela também é uma planta nativa que cresce muito bem em todo o Brasil, e em outros países.

A bougainville não exige muitas diferenciais de outras como em outras plantas usadas como muro. Tudo que ela precisa mesmo é de muito sol pleno.

Quanto a sua altura ela pode variar entre 4,5 metros e 6 metros. Isso é u suficientes para cobrir muitos muros.

Tenho um artigo muito interessante para criadores de primavera, caso já tenha a sua vale a aprender.

Congeia

Quer uma trepadeira com flores cor de rosa ou lilas? Sua folhagem é muito densa assim como as suas flores.

A Congeia é uma planta nativa de regiões quentes como a Índia e Malásia, e assim as como a primavera ela possue inicialmente caules como de planta trepadeiras e que depois se tornam caules lenhosos.

Ela é uma ótima planta para cobrir treliças, grades e cercas em sol pleno, quando já estabelecidas elas formam uma grande muita que esconde toda a construção.

Essa semi-trepadeira pode alcançar os 6 metros de altura, no entanto com a poda correta dificilmente chegará a isso.

Jasmim

Existem varias plantas chamadas de jasmim, no entanto as únicas verdadeiras são as plantas do gênero “jasminum”. Suas flores normalmente são pequenas, mas sempre são muito perfumadas.

Muitos estudos dizem que sua origem é do Himalia, onde essa planta ganhou muito significado.

Suas necessidades básicas são o sol pleno, muita matéria orgânica no solo, regas regulares e fertilização para que ela mantenha a floração frequente.

Seus ramos podem chegar a ter os 3 metros de comprimento, mas para que ela chegue a essa altura, será necessário um pouco de tempo. Algumas das especies verdadeiras são as:

  • Jasmim-árabe
  • Jasmim-dos-poetas
  • Jasmim-asa-de-anjo

Sete Léguas

Uma das melhores trepadeiras dessa lista, isso devido ao seu crescimento rápido e as belas grandes flores que essa planta produz. Sua origem é australiana.

Onde gosta de ficar em locais quentes, com muito sol pleno, matéria orgânica no solo e um local onde não acumule água, o solo deve ser drenável.

Mesmo sendo uma planta de crescimento rápido ela deve ter como apoio algo forte que suporte todo o peso que a planta irá gerar.

Seu comprimento médio é de 12 metros, com folhagem densa, muitas flores, e caules e raízes aéreas, uma verdadeira parede viva!

Tumbérgia-azul

Uma trepadeira de flores azuis cor do céu, ideal para quem quer um resultado mais rustico com plantas usadas como muro. Seus ramos se espalham por todos os lados quanto tem um bom apoio.

A Tumbérgia-azul é uma planta nativa da Índia, mas que ainda atrai polinizadores como abelhas e beija-flores para seu jardim. Além disso é um arbusto de baixa manutenção, se formos comparar com os demais.

Sua media de altura é cerca de 4 a 6 metros, e em cerca de 6 meses uma cerca baixa já pode ser coberta por ela.

Ela deve ser cultivada em sol pleno com solo fértil e rico em matéria orgânica, além disso precisa de regas regulares.

Qual dessas plantas usadas como muro mais te interessou? Qual será a função de sua cerca viva, ou quer cobrir apenas um muro? Faltou alguma planta? Deixe um comentário com a resposta!

Gostou desse artigo e conhece alguém que precisa velo? Então compartilhe ele no Facebook é só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


3 Comentários

  • Edna Ribas de Abreu disse:

    Qual endereço pra visita?

  • eliane lima disse:

    Gosto de cerca viva com o malvisco familia do hibisco so da o botão.