15 Plantas Pendentes de Sol que Dão Efeito Cascata em Vasos e Canteiros Suspensos.

Tempo de leitura: 11 min

Aqueles canteiros com flores e folhagens que parecem estar derramando como uma cascata são realmente lindos! E ao ar livre eles ficam mais impressionantes, seja em canteiros de janelas ou paredes. No entanto para isso precisamos das plantas pendentes de sol certas!

Encontrar as plantas certas para uma função é a uma das partes mais importantes e difíceis ao se fazer um jardim. Plantas de meia-sombra não podem ficar no sol pleno, pois iram morrer ou ficar feias.

Por isso resolvi facilitar as coisas para você, apenas imagine como essas plantas pendentes iram ficar onde você quer planta-las.

Separei para você 15 plantas pendentes que gostam de sol perfeitas para seu projeto, e no final desse artigo coloquei também uma espécie BÔNUS, aposto que ira gostar.

Direto ao ponto.

As 15 Melhores Especies de Plantas Pendentes de Sol.

O que você gosta mais flores ou folhagens? Independente da sua resposta separei os dois aqui para você.

Minha dica é fazer combinações com essas plantas. Por exemplo usar as plantas de flores e folhagens mais densas combinadas com uma folhagem com um efeito cascata mais marcado.

Lambari e lobélia-azul formam uma combinação muito legal e você também pode testar outras combinações de arranjos de plantas. Certamente que é isso que falta em seu jardim!

1- Petúnias (Petunia)

15 Plantas Pendentes de Sol - Petúnias

A petúnia é uma das plantas pendentes de sol de mais fácil cultivo. Com muito pouco esforço, mas muita luz, ela começara a florescer e enchera seu vaso flores vivas e folhagens.

Suas cores variam entre o simples branco para tons mais vivos como azul, vermelho, violeta, rosa. No entanto em algumas variedades as pétalas dessa planta possuem mesclagem de cores.

Ela é uma planta originaria de regiões tropicais como a America do Sul. Podem atingir até 30 cm de altura.

Embora essas plantas sejam resistentes elas são sensíveis a doenças comuns em suas parentes.

No geral ela necessita de regas profundas em solo drenável, com muita luz solar. Caso fique em sombra o numero de flores cairá na floração.

A petúnia possui 4 variedades principais:

  • Grandiflora;
  • Hedgiflora;
  • Multiflora;
  • Milliflora;

Sendo que dentre elas as melhores para ficarem como plantas pendentes de sol pleno são as Hedgiflora, Multiflora.

2- Onze-Horas (portulaca)

15 Plantas Pendentes de Sol - Onze-Horas

Uma suculenta nativa do Brasil para nossa lista! Essa plantinha é muito comum de se encontrar nos campos do Mato Grosso do Sul, com suas flores elas se destacam com muita facilidade.

Essa suculenta é chamada assim pois suas flores tendem a abrir nos maiores períodos de iluminação solar e calor, no caso a partir das 11 da manhã.

O cultivo dessa suculenta vem aumentando cada vez mais pelo mundo. Isso devido ao seu fácil cultivo e floração abundante.

A folhagem dessa planta não é tão bela quanto suas flores que podem variar entre as cores branco, rosa, laranja amarelo, vermelhos.

Devido a sua estrutura terrestre a onze-horas acaba se tornando uma ótima planta para canteiros pendentes, ainda mais se for combinada com outra planta com mais folhagem.

Você pode criar suas onze-horas em garrafas PET também aprenda aqui como fazer!

Mostre essas plantas para suas amigas e amigos do Facebook é só CLICAR AQUI para compartilhar!

3- Begônia Asa de Dragão (Begonia Boliviensis)

Essa planta com flores vermelhas e folhagem escura é a Begonia Boliviensis, um tipo de begônia incomum.

Ela é uma planta nativa da América do Sul, mais precisamente das florestas altas dos Andes, Bolivia e Argentina.

Mesmo de altitudes altas onde normalmente é mais frio, essa planta se tornou resistente ao sol.

Mesmo em vasos essa planta precisa de um local onde há espaço para crescer e prosperar sem ser incomodado.

Os cuidados com essa plantas no geral são muito simples, ela exige solo drenável, pode receber vários níveis de luz solar. Já as regas são sempre as mesmas, deve ser feito.

4- Rabo-de-Burro (Sedum morganianum)

Suculenta para sol pleno - Rabo de Burro

Uma das suculentas mais legais de se ter, pois diferente das demais ela possui características de plantas pendentes de sol pleno e ainda gosta de ambientes com pouca rega.

Logo também precisam de pouca atenção para crescer saudáveis

Suas folhas gordinhas preenches todo os caule. No entanto tome cuidado ao manusear, pois elas se soltam com muita facilidade.

Essas suculentas também geram flores, elas são como pequenos sinos rosados que nascem na ponta do caule. A cor das flores se destaca no verde fosco do Rabo-de-Burro.

Como cuidados essa suculenta exige apenas que o solo seja fértil, e drenável, assim como qualquer outra suculenta. E como iluminação prefere o sol pleno.

Ela uma plantinha tipica do México, mas pode nascer em toda a América do Norte. Onde é claro não há frio intenso.

Quanto ao seu comprimento essa suculenta pendente pode chegar aos 1,5 m. Mas pode ficar despreocupada que isso levará anos.

5- Dedo de Moça (Sedum rubrotinctum)

Prima mais nova da Rabo-de-Burro, no entanto a Dedo de Moça possui especialmente as folhas mais curtas e ovais comparada à sua prima.

Quanto a rega essa suculenta possui as mesmas características de sua parente, muito sol, solo fértil e drenável.

Algumas coisas legais para se saber sobre a Dedo de Moça é que diferente da Rabo de Burro ela não ficará tão longa quanto.

Mas o melhor é que sua folhagem pode mudar de cor, se tornando vermelha. Especialmente isso ocorrerá no verão, caso ela receba muito sol.

Um detalhe sobre a Dedo de Moça e a Rabo de burro é que elas podem até ficar na meia sombra como muitos dizem. No entanto esteja ciente que a folhagem não será densa e bonita.

Certamente você irá amar ter essa planta suculenta em vasos ou canteiros suspenso.

6- Batata Doce Ornamental (Ipomea)

Já imaginou criar batatas como planta ornamental de jardim?

Eu aposto que não, assim como muitas outras pessoas. Mas quem não gostaria de ter uma folhagem escura como a dessas batatas?

A Batata Doce Ornamental, como já diz é uma planta tuberosa, com folhagem densa que pode se espalhas pelo solo. Ou no nosso caso se tornar pendente.

Mesmo possuindo batatas, elas não são comestíveis. A unica razão para criar essas plantas pendentes de sol, é pelo valor ornamental de sua folhagem.

Sua folhagem combina com outras plantas de flores, assim você poderá formar lindos arranjos de flores (Link para Vídeo) e folhagens suspendas.

Existem basicamente 6 variedades, são elas:

  • Margarita- Folhagem comum.
  • Ace of Spade- Folahegem negra.
  • Bright Ideas Rusty Red- Folhagem verde e roxa.
  • Goldfinger- Folhas verdes em formato de estrela.
  • Blackie- Folhas negras em formato de estrela.
  • Caroline Purple- Folhas verdes e roxas em formato de estrela.

Todas possuem os mesmo hábitos de crescimento.

7- Lambari (Tradescantia zebrina)

Planta Lambari - planta de sol pleno e sombra

Outra planta pendente e de forração muito valorizada pela sua folhagem escura e brilhante. Também possui flores, mas são pouco valorizadas.

Ela também pode ser cultivada em locais onde há sombra. Quanto aos cuidados o Lambari gosta de ficar em solo úmido e rico em mareia orgânica.

Além das cores diferentes o Lambari é uma planta muito resistente que e de fácil cultivo. Alias são poucas as plantas mencionadas aqui que são complicadas de criar.

Caso queira aprender mais sobre essa plantas recomendo que veja esse artigo aqui.

Como o valor ornamental do Lambari está em suas folhas ele ficará ótimo caso seja plantado como outras plantas pendentes de sol pleno. Ainda mais se essas plantas tiverem flores como é o caso da Lobélia-Azul.

Conhece alguém que precisa ver essas plantas? Então compartilhe essa lista no Facebook é só CLICAR AQUI!

8- Lobélia-Azul (Lobelia erinus)

Plantas Pendentes de Sol - lóbelia-azul

Flores azuis mais vivos que os da Lobélia-Azul é quase impossível de se encontrar!

Por ser uma planta rasteira ela se encaixa muito bem em vasos suspensos, essas flores sim causam a sensação de cascata quando florescem.

As cores das flores podem variar muito dependendo da cultivar, a mais comum é a “Lua Azul” que possui as flores azuis vivos. No entanto existem variedades com flores brancas e vermelhas.

Assim como existem também variedades com folhagens de cores diferentes, como folhas avermelhadas entre outras.

Essa plantas quando podada corretamente pode ficar no formato arrendondado, pois é densa. Sendo muito versátil em solo, suspensas no ar ou em canteiros elevados.

Suas cores azuis podem causar a sensação de um espaço mais amplo quando posicionadas corretamente.

9- Cacto-Sianinha (Selenicereus anthonyanus)

Cacto-Sianinha (Selenicereus anthonyanus)

O Cacto-Sianinha é uma espécie de cacto epífita, isso quer dizer que assim como orquídeas, esses cactos crescem em troncos de árvores. No entanto não são parasitas.

Essas plantas são originarias das florestas do México. Seu curioso formato que-lhe rendeu alguns apelidos como “Costela de peixe” e “Zig-Zag”.

Segundo pesquisadores vem da tentativa da planta em se adaptar a ambientes com pouca luz, como florestas.

Mesmo sendo uma plantas adaptada para o ambiente mais escuro como na sombra essa especie de cactos pode ficar muito bem em locais com sol pleno.

Além de seu formato ornamental esse cactos renderá flores grandes, com um degrade de vermelho e creme. Suas flores assim como a Dama-da-noite abrem durante a tarde e se fecham ao amanhecer.

Seu solo como de qualquer outro cacto deve ser bem drenável e rico em matéria orgânica.

10- Gerânio Pendente (Pelargonium peltatum)

Gerânio Pendente (Pelargonium peltatum)

Se você quiser vasos sempre floridos não perca tempo e plante Gerânios Pendentes! O segredo para essa planta sempre florescer é muito sol, pouca água e um solo rico em matéria orgânica.

Outro segredo é sempre arrancar as flores que estivem morrendo, assim você irá estimular o crescimento das próximas flores.

A unica diferença dessas plantas pendentes que gostam de sol com os gerânios normais é que suas flores não possuem o mesmo perfume, e além disso as folhas se parecem muito com folhas de Hera-inglesa.

Quanto as flores, elas surgem em caules separados da folhagem o que permite muito mais destaque nelas.

11- Flor Canhota (Scaevola aemula)

Flor Canhota (Scaevola aemula)

A Flor Canhota é uma planta nativa da Austrália. Já seu nome é assim, pois as flores da planta apresentam o formato de uma mão.

As cores da Flor Canhota podem variar entre azul, lilás ou branco, dependendo da cultivar. Florescendo do inicio da primavera até o final de outubro.

Por ser também uma planta rastrejante e ramificada a Flor Canhota acaba se tornando ideal para vasos. Mas devido a sua densidade devem ser cultivadas sozinhas em pequenos vasos.

Ela deve ser cultivada em locais com sol pleno, mas aceita sombra no período da tarde, ainda mais se o clima for muito quente. O solo deve ser drenável é rico em matéria orgânica.

Compartilhe esse artigo no Facebook você só precisa CLICAR AQUI!

12- Calibrachoa (Calibrachoa)

15 Plantas Pendentes de Sol - Calibrachoa

Também conhecida como Mil-sinos devido a sua imensidão de flores que surgem na primavera. Essa planta nativa pode chegar até 30 cm de altura, e se parece muito com as petúnias.

No entanto suas flores são menores e a planta tende a formar um pequeno arbusto e depois começa e tomar o aspecto pendente.

Sua florescência é do fim da primavera até o inicio do outono. Suas flores por serem nativas tendem a atrair abelhas e beija-flores, e como todo bom jardineiro sabe esses animais são super importantes.

Ela deve ser cultivada sob muito sol pleno, comum para plantas com tantas flores como a Calibrachoa. Já o solo deve ser fértil rico em matéria orgânica e regado frequentemente.

13- Erva-da-Graça (Bacopa monnieri)

Erva-da-Graça (Bacopa monnieri)

Comum em locais pantanosos e úmidos da índia a Erva-da-Graça pode atingir até 6 cm de altura, mas pode se espalhar pelo solo formando um tapete.

Suas flores são brancas e possuem o interior amarelo, já sua folhagem pequena é serrilhada.

É uma planta pendente de sol de fácil cultivo, mas não tolera solo seco.

14- Lotus Berthelotii (Lotus berthelotii)

15 Plantas Pendentes de Sol - Lotus

Uma planta muito rara, na realidade quase extinta no ambiente natural. Principalmente pela recolhida da especie para uso em jardins.

No entanto o que quase a matou também a salvou, hoje existem muitas variedades da especies feitas para uso em jardins e no paisagismo.

Por ser nativa das ilhas canarias elas acabam que por preferir pouca água no solo, mas muito sol. Assim elas podem facilmente gerar suas flores conhecidas pelo formato de bico de pomba.

E sim o nome Lotus não tem nada a ver com a verdadeira flor.

Como planta pendente ela é uma ótima escolhas, pois forma longos ramos densos com suas flores vermelhas. Não se tornando uma planta alta, mas rasteira.

15- Amarelinha (Thunbergia alata)

Plantas Pendentes de Sol - amarelinha

Diferente das demais plantas pendentes que gostam de sol dessa lista a Amarelinha é uma planta trepadeira comum na Africa. Sua maior vantagem é o crescimento rápido e a imensidão de flores que ela dá.

Por isso essa planta acaba sendo muito utilizada no paisagismo para cobrir objetos indesejados ou um ponto especifico. Para que ela de muitas flores, a planta deve ser cultivada em solo rico em fosforo e potássio.

A facilidade de cultivo dessa planta é extraordinário, tanto que o fato dela se adaptar a vários ambientes e climas diferente lhe rendeu o nome de “biscatinha” em alguns lugares do mundo.

Bônus: Cacto amendoim pendente.

Echinopsis chamaecereus

Um cacto de crescimento rápido e denso, mas o mais impressionante dessa especie são suas flores laranjadas e vermelhas vivas como fogo.

Os cuidados desse cactos são como os outros, muito sol, pouca água e solo bem drenável. Assim com muita facilidade esse magnifico cactos irá florescer e dar vida ao seu jardim inteiro.

Sem duvidas esse cacto pendente de sol será uma verdadeira atração em seu jardim, mas não vá encostar nele.

Qual dessas plantas você mais gostou? Você já cria alguma? Qual projeto você está pensando em fazer, uma parede verde, vasos pendurados, canteiros de janela? Deixe um comentário e vamos aprender juntos!

Gostou desse artigo e quer compartilhar no Facebook? Simples é só CLICAR AQUI! Isso também nos ajuda muito!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


9 Comentários

  • G. Esmeralda disse:

    Plantas sensacionais!!!

  • Nelísia disse:

    Excelente artigo! Me ajudou muito a decidir o que vou colocar no meu pergolado até as trepadeiras cobrirem-no! Parabéns e gratidao!!🙏

    1. Julio Crowford disse:

      UAU! Boa Ideia, essas plantas vão ficar lindas!
      O problema vai você querer abandonar essas plantas depois…

  • Ana Margarida Neves Aragao disse:

    Estou chocada com tantas flores lindas. Um colorido que me tira o ar. Amo!

    1. Julio Crowford disse:

      Obrigado pelo comentário Ana! Sinal que estou indo caminho correto…

  • Neusa disse:

    Lindas flores.
    Quero aprender c cultiva las

    1. Julio Crowford disse:

      É só continuar acompanhando meu trabalho aqui😁

  • Rejane disse:

    Amei tudo!
    Temos algumas.
    AS POSSIBILIDADES E CORES SÂO DEMAIS!