12 Tipos de Orquídeas Fáceis de Cultivar com Floradas de Tirar o Fôlego!

Tempo de leitura: 19 min

Jardim com varios tipos de orquídeas

Dentre todos os tipos de orquídeas, se eu te perguntar quais são as mais bonitas, com características mais ornamentais e ainda assim fáceis de cultivar você saberia me responder?

Pois é… Aposto que não, mas neste artigo eu vou te mostrar tudo sobre os principais tipos de orquídeas que existem, são mais de 700 no mundo, no entanto apenas algumas, como as 12 desse artigo se destacam por beleza e facilidade de cultivo!

Cada tipo de Orquídea tem suas próprias necessidades, e você deve respeitar isso. Muitas pessoas não sabem como cultivar orquídeas simplesmente por não saberem disso, mas aqui vou detalhar tudo para você!

Vou te mostrar as 12 tipos de orquídeas / gêneros mais famosos e ornamentais. Além disso falarei sobre os hábitos características de cada gênero. Assim você poderá decidir quais são as melhores espécies para seu jardim.

Direto ao ponto.

Quantos tipos de orquídeas existem?

Uma das primeiras coisas a se descobrir quando se planta orquídeas é que existem muitas variedades de muitas especies de orquídeas diferentes. Mas enfim quantos tipos de orquídeas existem.

Para a alegria de muitas pessoas nós temos no total cerca de 50 Mil variedades de orquídeas, 20 mil podemos ver na natureza e as outras 30 Mil cientistas desenvolveram em laboratório

Esse elevado numero de especies torna essas plantas o maior grupo do mundo!

Só no Brasil existem cerca de 3500 espécies habitando nossas florestas, sendo aqui, um dos maiores habitats naturais de orquídeas. Mas também pode se encontra-las em outros locais do mundo.

Suas formas podem variar muito, exitem orquídeas do tamanho de um moeda, assim como pode-se encontrar orquídeas de quase uma tonelada

Mesmo que pareçam plantas tropicais existem espécies para todos os continentes, o único lugar que não não tem orquídeas nativas é Antártida, razões obvias.

Como Identificar Espécies de Orquídeas?

como identificar as vários tipos de orquídeas
Tipos de Orquídeas

Mais de 50 mil espécies de orquídeas no mundo, não é fácil identificar todas há menos que você seja expert em todos os tipos de orquídeas.

Se você não souber o nome da orquídea, a maneira mais fácil de identificá- la é por meio das flores. Observe a forma, cor, padrões e tamanho da flor.

A maioria das orquídeas tem várias cores, portanto você não pode identificar uma orquídea apenas pela cor ou tamanho da flor, mas isso pode ajudar você à reduzir a grande lista de especies.

Veja como identificar especies de orquídeas conhecendo duas características principais.

Existem cerca de 700 gêneros de orquídeas. Observar a simetria das pétalas é uma das maneiras mais simples e fácies de identificar suas orquídeas

Muitas das orquídeas também são plantas epífitas, e crescem se apoiando em árvores. Essas características bem especificas tornam essas plantas fáceis de identificar.

Bromélias. por exemplo, também podem ser epífitas, mas sua folhagem, flores e forma de adquirir nutrientes são totalmente diferentes das orquídeas.

O que são gêneros?

Agora deixe e eu explicar uma coisa muito importante, pois a seguir irei mostrar os principais gêneros de orquídeas, e você deve ter uma noção básica do que isso significa.

Como disse existem cerca de 700 especies de orquídeas, mas afinal o que são gêneros?

De forma muito resumida e simples podemos dizer que gêneros são subdivisões dentro de uma mesma especie.

Isso ajuda os cientistas a separar as diversas variedades ainda mais as especies entre si.

Os gêneros de tipos de orquídeas mais comuns.

Existem muitos tipos de orquídeas, e se nós formos dividi-las falar de gênero por gênero será uma total perda de tempo. Por isso irei falar apenas das mais comuns que possuem maior valor ornamental.

Brassavola;

Brassavola

Durante a noite esses tipos de orquídeas brancas e fantasmagóricas liberam seu doce aroma, como se tivessem medo de libera-lo durante o dia.

Além do doce perfume essas orquídeas florescem com muita frequência. E até mesmo em alguns casos esses tipos de orquídeas podem florescer o ano todo. Suas flores são pequenas, mas em compensação vem aos montes.

Esse tipo de orquídea é muito fácil de cultivar, também são do tipo epífita assim como a grande maioria das orquídeas. Suas folhas são em forma de tubo, sendo longas e finas.

As orquídeas Brassavola gostam de receber muita luz solar indireta. Uma Brassavola saudável tem folhas manchadas, com leves marcas avermelhadas nas folhas.

Já as plantas com folhas verde escuras tendem a estarem sofrendo com falta de luz.

Diferentes das outras orquídeas essas não precisam de tanta umidade no ar como as outras, pois as Brassavolas suas folhas tem a habilidade de trasnpirar menos. Por isso regue-as menos e saiba identificar quando está faltando água.

Por serem orquídeas que podem florescer durante o ano todo elas devem ser constantemente fertilizadas.

Veja aqui alguns fertilizantes naturais que você pode usar para fazer sua orquídea florescer e ser novamente saudável.

Ela é uma orquídea que prefere estruturas montadas como placas de crescimento de samambaia, troncos, xaxim e cestas. Se planta-las em recipientes normais use argila expandida, carvão e cascas de madeira.

Esse gênero de orquídeas é formado por cerca de 17 especies, nativas dos trópicos americanos. Algumas das especies de orquídeas mais famosas são as:

  1. Cucullata: flores longas, com folhas pendentes.
  2. Reginae: elas são pequenas.
  3. Tuberculata: é a que mais floresce, e a que tem folhas mais pendentes.
  4. Nodosa: suas flores e folhagem são mais robustas.

Phalaenopsis;

Está gostando, então compartilhe esse artigo no Facebook, é só CLICAR AQUI!

Sem nenhuma duvida quase todos os cultivadores de orquídeas começarem a cultiva-las pelo gênero Phalaenopsis, esse tipo de orquídea foi também a primeira de muita gente, sendo uma das mais amadas.

Elas são um daqueles tipos de orquídeas muito fáceis de cultivar, por isso é ótima opção para iniciantes no mundo das orquídeas. Além disso essas especies costumam florescer muito, suas flores também deram o seu apelido de orquídeas borboleta.

Suas folhas são grossas como de suculentas, mas o seu cordão de flores é o que realmente chama a atenção, além disso cada flor pode durar semanas!

Essas orquídeas precisam de luz solar indireta, caso fiquem em contato com o sol as folhas iram queimar. Na verdade elas nem precisam de muita luz indereta. Você sabe se ela esta recebendo luz suficiente quando.

Uma planta saudável terá folhas verdes mais escuras na parte superior e manchas vermelhas próximo ao caule.

Em seu habitat natural essas plantas crescem em arvores, como epífitas, ou seja seu substrato deve imitar uma arvore. Por isso use substratos a base de casca de arvores. Ele deve ter muita circulação de ar.

Diferentes de muitas orquídeas essas não possuem muitos sistemas de armazenamento de água, e por isso tem baixa resistência a secas.

Existem cerca de 60 especies de orquídeas verdadeiras do gênero phalaenopsis. Durante os anos elas foram muito hibridizadas e existem milhares de híbridos. Algumas das mais conhecidas são as:

  1. Amabilis: Flores brancas, com o centro amarelo, essas são as mais famosas.
  2. Schilleriana: Parecidas com a amabilis, no entanto tem a cor rosada.
  3. Bellina: Tem uma forma curiosa, de estrela
  4. Aphrodite: São brancas e do tamanho da palma de uma mão.

Cattleya;

Aclandiae

Um gênero de orquídeas mundialmente conhecidos por terem flores muito grandes. Elas são grandes a ponto de medir 20 cm de diâmetro.

Além disso esse tipo de orquídeas são plantas com folhagens muito bonitas, escuras e vistosas brilhantes.

A vantagem desses tipos de orquídeas é que elas não crescem muito bem dentro de casa, mas em climas tropicais crescem facilmente fora de casa.

Elas tem estruturas semelhantes as bulbos isso permite que essas plantas sejam mais resistentes a seca. No entanto muitos cultivadores as cultivam em condições úmidas demais e a planta acaba morrendo.

O sol nem é o problema para elas orquídeas, elas amam muita luz solar indireta e podem até mesmo se acostumar a ficarem em sol pleno desde que possuam umidade e o sol não fique extremamente quentes!

Não haveria problema delas tomarem o sol da tarde ou manhã…

Elas não são orquídeas muito exigentes à um tipo de solo especifico, você pode planta-las em substratos bem misturados com casca de madeira, argila expandida, perlita ou carvão vegetal.

Uma desvantagem de cultiva-las é que essas orquídeas, não florescem muitas vezes no ano. Elas podem florescer no máximo 2 vezes com força máxima.

Existem varias espécies do gênero na natureza, mas infelizmente essas foram as mais hibridizadas, em floriculturas encontramos apenas as hibridas. Algumas espécies conhecidas são:

  1. Walkeriana: Flores grandes e rosadas.
  2. Trianae: Suas pétalas brancas tem detalhes lindos.
  3. Aclandiae: Algumas de suas pétalas são estampadas como uma onça, já a central é rosa.
  4. Forbesii: Sua simplicidade deixa essas orquídeas lindas!

Laelia;

Laelia

Muitos dos exemplares de orquídeas mais bonitas pertencem a esse gênero, pois possuem uma imensa variedade de cores e formas de flores e folhas. Suas flores muitas vezes são rosa ou roxas com aparência muito vistosa.

Em geral as Laelias são plantas duráveis ​​e fáceis de cultivar, que podem prosperar facilmente com pouca atenção.

Essas foram as orquídeas que participaram do cruzamento que deu origem as orquídeas mais famosas do mundo as “Brassolaeiliacattleya“.

Essas orquídeas tem hábitos muito parecidos aos da Cattleya. Elas gostam de muita luminosidade, mas não gostam de receber luz solar direta.

As Laelias são dos tipos de orquídeas de grandes altitudes, isso faz com que elas não recebam muita umidade, apenas mantenha as suas de Laelia com umidade controlada nas raízes.

Seu substrato deve ser o mesmo que o usado para as orquídeas do gênero Cattleya. Uma mistura com vários materiais diferentes. Elas também prosperam facilmente em placas para samambaias.

Caso você as plante em vasos, replante-as todo ano, sempre em substrato novo e em vaso um pouco maior.

As orquídeas Laelia são um gênero com 23 espécies. À alguns anos existiam muito mais especies de orquídeas, mas atualmente forem muitas delas renomeadas em outros gêneros. As que sobraram são em maioria mexicanas, algumas especies são:

  1. Anceps: As mais fáceis de cultivar entre as variedades do gênero.
  2. Gouldiana: Flores rosas com que nascem em caules muito longos.
  3. Speciosa: Resistência é a palavra que define essa orquídea, que tolera seca e frio.
  4. Marginata: Suas flores são pequenas, e as pétalas alongadas e onduladas.

Miltonia;

Miltonia

As flores dessas orquídeas se parecem muito com flores de outras plantas, as amores-perfeitos. Talvez isso tenha ajudado esse tipo de orquídea a ter ainda mais popularidade.

Essas orquídeas tem origem em nas grandes altitudes dos Andes, México, Panamá e Brasil. No entanto essas variedades preferem climas mais frios, que só se encontram em locais mais altos.

Cultive-as na sombra, recendo luz solar indireta, ou em poucas horas as folhas estarão todas queimadas. Isso vale para os tipos que gostam de frio.

Algumas Miltonias mineiras, toleram o sol desde que não fiquem neele nas horas mais quentes do dia.

Onde essas plantas crescem, chove quase todos os dias, devido a isso elas se tornaram intolerantes ao acumulo de água. Isso quer dizer que essas plantas são muito preferem receber água diariamente, mas em um substrato que drene muito rápido.

Questões como ventilação material do substrato influenciam muito nisso. Essas são um dos tipos de orquídeas que mais gostam de umidade.

Atualmente existem cerca de 20 espécies desse gênero que você pode encontrar na natureza. Algumas das mais famosas são:

  1. Spectabilis: A mais comuns dentre as variedades, ela é uma das especies de orquídeas brasileiras.
  2. Moreliana: Suas flores são roxas de forma que se destacam da folhagem.
  3. Clowesii: Essa é uma variedade dos tipos de orquídeas da terra.
  4. Regnellii: Suas flores são fantásticas, existem uma variedade que combina cores como roxo e amarelo.

Vanda;

Vanda

Entre todos os gêneros de orquídeas, as vandas produzem as flores mais lindas de todas. Essas incríveis orquídeas, se penduram em arvores em locais quase sem substrato. Em casa elas são cultivadas de uma maneira que se assemelha a plantas áreas.

As vandas são orquídeas que se ramificam muito, e com o tempo podem se tornar espécimes gigantescos.

As gloriosas Vandas…

Suas raízes são tão grandes que é muito difícil de mante-las dentro de um recipiente.

Sem ser desanimador, as vandas não são orquídeas para jardineiros iniciantes. Até mesmo os jardineiros mais experientes encontram dificuldades no seu cultivo.

Essas orquídeas requerem muita luz indireta, mas podem tolerar tranquilamente o sol da manhã, só não podem receber sol das horas mais quentes do dia.

As raízes da vanda são cultivadas de forma que ficam expostas sem nenhum substrato. Esse pequeno detalhe as torna plantas que requerem muita água.

Suas raízes devem ser mergulhadas na água pelo menos 1 vez por dia, até ficarem coloridas, e também 1 vez ao dia você deve espirrar água na raízes para que elas fiquem úmidas e possam absorver água.

Esses tipos de orquídeas são nativos da Ásia e Oceania. As suas condições de crescimento principais são muito calor e umidade.

Uma das principais características das orquídeas vandas e que por terem raízes enormes elas são cultivadas de forma que as raízes ficam livres no ar. A melhor maneira de cultiva-las é em uma base de apoio penduradas sem substrato.

Existem cerca de 40 especies de orquídeas vanda na natureza, mas se contarmos os híbridos esse numero passa da casa dos milhares. Algumas das especies mais lindas são:

  1. Coerulea: Possui muitas flores violetas com pintas brancas.
  2. Tricolor: Suas flores são muito exóticas e com forma estranha.
  3. Denisoniana: Parecida com a primeira, mas sua cor é um amarelo imensamente vivo.
  4. Luzonica: Além das flores, suas folhas são mais grossas que as das outras, também podem chegar a 50 cm de comprimento.

Grammatophyllum;

Grammatophyllum;

Está gostando, então compartilhe esse artigo no Facebook, é só CLICAR AQUI!

Uma das maiores vantagens desses tipos de orquídeas é que suas florações veem seguidas, sempre uma atrás da outra. Elas também possuem estruturas semelhantes aos bulbos que as permitem armazenar água por mais tempo.

Outra característica sobre comum desses gêneros é que suas flores são em maioria amarelas ou marrons.

Essas orquídeas também podem formar densas arranjos com suas folhas e flores altas, ao primeiro ver essas plantas nem se parecem com orquídeas comuns.

As Grammatophyllum, crescem muito bem em níveis de luz moderadas. Elas costumas ser muito usadas no paisagismo para cobrir troncos de arvores.

Se sua folhagem estiver com uma coloração verde-limão isso significa que ela está recebendo níveis de luz suficientes. Caso a folhagem esteja escura, mesmo sendo bonita isso é sinal que falta luz e a floração está sendo afetada.

Elas são plantas que não devem ficar totalmente secas, mas também não se importam em estar num ambiente mais úmido.

Essas orquídeas fazem parte do pequeno grupo de tipos de orquídeas que não se importam em serem transferidas de um vaso para outro. Elas preferem que isso seja feito depois de cada florada, pois um novo crescimento se inicia depois de cada floração.

Elas ficam muito bem cultivadas em cestas de madeira e arame com substrato altamente drenável.

Existem cerca de 13 plantas no gênero, e algumas das mais famosas são as:

  1. Speciosum: A verdadeira orquídea tigre.
  2. Scriptum: Suas pétalas de flores parecem ter o desenho de uma placa de sistemas, sua folhagem também é uma das mais cheias;
  3. Stapeliiflorum: Suas flores são de cor cinza o que é raro dentre as plantas.

Spathoglottis;

Spathoglottis

Essas orquídeas também são uma ótima escolha para quem está entrando no mundo do cultivo de orquídeas. Eles são conhecidos por suas flores grandes e vistosas e vêm em uma ampla variedade de cores e tamanhos.

Elas são conhecidos por suas flores grandes e vistosas que tem uma ampla variedade de cores e tamanhos. Ás Spathoglottis são tipos de orquídeas da terra, o que significa que elas se tornam uma orquídea ideal para canteiros em jardins tropicais.

As Spathoglottis, são orquídeas tropicais e crescem em locais úmidos e quentes, onde dão suas flores que variam de roxo a branco e amarelo.

Elas podem ser amplamente usadas no paisagismo, por serem exóticas.

Essas orquídeas devem receber um pouco de luz solar direto por alguma parte do dia, obviamente esse sol deve se muito fraco, os da manhã ou fim de tarde são os suficientes.

As orquídeas Spathoglottis gostam de umidade, principalmente depois da floração, mas deve se ter cuidado. Muita umidade apodrece suas raízes.

O solo dessas orquídeas deve ser rico em matéria orgânica e ter alta drenagem. Usar solo de florestas seria o mais indicado.

As Spathoglottis são ótimas orquídeas para iniciantes devido a sua facilidade de cultivo, mas tem hábitos bem incomuns da maioria das orquídeas.

Existem cerca de 40 especies do gênero, e todas são terrestres. Umas das mais famosas é:

  1. Plicata: Também conhecida como orquídea violeta, também conhecida como orquídea violeta.

Brassia;

Brassia

As Brassias são um gênero de orquídeas nativas das Américas, onde normalmente são chamadas de orquídeas-aranhas devido ao formato alongado de suas flores.

Uma das maiores curiosidades desta planta é que, seu formato atrai um tipo especifico de vespa que à confunde com uma presa. O pólen gruda na vespa que ao “atacar” outra flor passa o pólen.

As florestas onde esses tipos de orquídeas não encontradas possuem uma alta e densa cobertura de feita por arvores grandes e fortes. Portanto as Brassias exigem apenas luz parcial no seu desenvolvimento.

Elas também devem ser regadas todos os dias, jamais permita que elas sequem, pois esse tipo de orquídea exige muita umidade para prosperar.

Por serem um tipo de planta epífita essas orquídeas, não precisam de solo. Elas se fixam muito bem em madeira, mas devem ter algo para segurar mais umidade como esfagno.

Imitar as condições naturais onde essas orquídeas crescem não é fácil, por isso não cultive-as se achar que não irá conseguir imitar os suas condições necessárias.

Existem mais de 60 especies do gênero que podem ser encontradas na natureza. Algumas das mais conhecidas são:

  1. Verrucosa: Cada haste com flores pode carregar até 16 flores,.
  2. Caudata: Muito parecida com a primeira, mas com flores amareladas.
  3. Arcuigera: Essa especie possui as petá-las mais longos do gênero.

Oncidium;

Oncidium

Está gostando, então compartilhe esse artigo no Facebook, é só CLICAR AQUI!

Esses tipos de orquídeas são muito valorizadas no interior de casas, pois seus cachos de flores possuem centenas delas.

Essas orquídeas possuem uma grande área bulbosa nos caules, de onde surgem muitas raízes brancas e finas. As folhas dessas orquídeas também são grandes podendo ter cerca de 60 cm!

Os Oncidiums gostam de luz para se desenvolver, ela deve ser abundante e indireta, elas amam luz. As questões de luz dessa planta são fáceis de resolver, mas se atente às próximas questões.

A rega dessa planta deve ser feita com cuidado, pois elas exigem que o substrato fique pouco úmido entre as regas, e a drenagem deve ser muito rápida. Isso devido aos grandes pseudobulbos que esses tipos de orquídeas tem.

Eles tendem a apodrecer com facilidade.

Oncidiums podem ser encontrados em muitos habitats, desde planícies subtropicais semiáridas até florestas de nuvens frias e enevoadas. As mais conhecidas são:

  1. Ornithorynchum: Seus cachos de flores rosadas são imensos e muito abundantes.
  2. Cheirophorum: Muitas flores pequenas e amarelas.
  3. Longipes: Suas flores lembram uma bailarina, com o vento até parece que elas estão dançando.
  4. Sarcodes: Nativas e com flores muito bonitas com tons amarelos e laranjados.

Dendrobium;

Dendrobium

Nativas do sudeste da Ásia, o gênero Dendrobium é um dos maiores de todos os grupos de orquídeas. Existem cerca de 1.200 espécies, e elas crescem em quase todos tipos de climas, desde planícies quentes e úmidas até montanhas mais altas e frias.

São consideradas ótimos tipos de orquídeas para iniciantes, mas elas também tem seus problemas.

Por exemplo, elas gostam de luz natural indireta e forte, elas até crescem em locais com menos luz, no entanto você provavelmente quer ver essas belezuras florescendo.

O substrato deve ter boa drenagem e ser arejado para permitir que o ar entre e espalhe.

Elas também gostam de ar com umidade. Dessa forma saiba que se as folhas começarem a ficar na cor marrom isso é um sinal de que a planta precisa de mais umidade.

Outro detalhe é que as Dendrobiums devem ser podadas sempre, após cada floração. Essa poda deve ser feita cortando a espiga de flores acima da parte folhosa da planta.

Entre as mais de 1200 espécies as mais conhecidas são:

  1. Nobile: Conhecida por seu caule grande e coberto de flores.
  2. Bigibbum: Suas flores lembram muito as orquídeas Phalaenopsis.
  3. Thyrsiflorum: É incrível como suas flores parecem com narcisos.

Cymbidium ;

Cymbidium

Essas plantas são minúsculas, mas vem ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros do mundo. Por serem mais resistentes ao frio e por possuírem longas cachos de flores.

No verão deixe-as receber muita luz indireta. E podem receber luz direta desde que seja no inicio da manhã ou no fim da tarde.

Elas também de precisam de um longo período de frio para poder florescer novamente, ou seja são ótimas orquídeas para a região sul do Brasil.

As principais especies são:

  1. Floribundum: Muitas flores na cor salmão.
  2. Eburneum: Uma das mais lindas flores do gênero.

Concluindo…

Existem muitos tipos de orquídeas, com hábitos, formas e necessidades diferentes.

Mas são apenas algumas que possuem grande valor ornamental, e normalmente está ligado à suas flores.

Muitos tipos de orquídeas também são fáceis de cultivar como as Phalaenopsis, Laelia e Spathoglottis, no entanto existem as orquídeas que até os jardineiros mais experientes tem dificuldades de cultivar.

Agora resta saber quais gêneros de orquídeas você prefere? As simples ou as mais diferentes?

Compartilhe esse artigo se gostou! Assim todas as pessoas que você conhece também amam orquídeas poderão conhecer essas tipos e aprender mais sobre elas! É só CLICAR AQUI para compartilhar no Facebook.

Ah! Eu tenho um ebook Gratuito onde te mostro os 10 erros que te impedem de ter orquídeas saudáveis e sempre floridas! Pegue o seu Agora!!!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário