Veja Como Transplantar Rosa do Deserto Facilmente!

Tempo de leitura: 5 min

como transplantar rosas do deserto

O que todos os cultivadores de rosas do deserto querem é exibir uma planta com um caudex magnifico, mas como transplantar rosa do deserto para que ela eu consiga esse efeito?

É normal jardineiros iniciantes terem medo de transplantar sua plantas, pois tem medo de mata-las. Entretanto esse artigo vai te ajudar a perder o medo de matar sia rosa do deserto.

Você verá exatamente os benefícios de transplantar sua rosa do deserto, o momento de certo de fazer o procedimento e é claro como transplantar sua rosa do deserto.

Por que transplantar?

Mas por que transplantar uma rosa do deserto? Você pode ter vindo até esse artigo pois alguém te disse que deve transplantar ou você já tem algum conhecimento sobre rosas do deserto e tem um por que para transplantar.

Se você já sabe o porque desse trecho sugiro que pule para o próximo tópico.

Bom, com o tempo as raízes de rosas do deserto vão crescendo e engordando, como de qualquer outra planta. No entanto suas raízes são muito fortes e tendem a penetrar no vasos e rachá-lo ou rasga-lo caso seja um vaso e plastico.

O caule ou o caudex das rosas do deserto com o tempo também engordam e podem ficar feios e muito grandes para o vaso.

Esses também são dois em dicadores de que você precisa transplantar suas rosas do transplantar suas rosas do deserto, logo. Aposto que você não quer perder um vaso devido as raízes dessa planta não é mesmo?

Outro motivo muito comum para se transplantar rosa do deserto, mas sem ter um motivo de necessidade é para fazer o destacamento do caudex e raízes da planta.

Suas raízes são muito ornamentais e belas em vasos, certamente se você cria rosas do deserto você vai querer exibir suas raízes

O replantio da rosa do deserto também deve ser feito se você suspeitar que haja podridão nas raízes.

[adrotate group=”7″]

Quando transplantar?

Um fator muito importante que você deve se atentar em como transplantar rosa do deserto é quando transplantar.

Transplantar no momento certo é garantir o vigor de sua planta por muito tempo. Além disso as chances de sua planta receber muito dano com a adaptação é menor que em outras épocas do ano.

A regra geral é transplantar rosa do deserto durante sua estação de crescimento, mais especificamente nos meses e verão e primavera. Com isso suas raízes terão a estação de crescimento completa para se recuperar e voltar a crescer.

Está gostando? Então compartilhe no Facebook é só CLICAR AQUI!

Como transplantar?

Em primeiro lugar tome as devidas providencias de segurança. As rosas do deserto possuem uma seiva muito venenosa que pode causar irritação na pele apenas em entrar me contato, veja mais aqui!

Se proteja usando luvas, principalmente se for fazer cortes em sua rosa do deserto.

Para transplantar você irá precisar de um recipiente com 3 a 5 cm a mais de diâmetro que o anterior. Para saber o diâmetro meça o espaço de uma ponta a outra do circulo do meio do circulo 🚫.

Certifique-se de que o vaso tenha uma boa drenagem com furos em seu fundo, dessa forma as raízes terão o ambiente que preferem crescer.

Vasos de argila são os mais recomendados para rosas do deserto, pois sua superfície atua de forma que ajuda a água a drenar mais rápido. Com esse tipo de vaso as chances de sua rosa do deserto apodrecer é ainda menor.

Você pode usar qualquer recipiente que quiser, quero deixar isso bem claro, no entanto os de argila são os melhores

Depois de escolher o recipiente você deverá preparar o substrato para suas rosas do deserto nesse outro artigo eu explico melhor como preparar esse substrato para rosas do deserto.

Substrato:

Você pode usar a seguinte receita para a função:

  • 1 parte de areia.
  • 6 partes de vermiculita
  • 1 parte de fibra de coco.
  • Uma parte e meia de matéria orgânica.

Ao aprender como transplantar rosa do deserto verifique se o solo está seco antes mesmo de remover a planta. Dessa forma a extração será mais fácil, só ao apoiar o recipiente de lado o solo já irá se soltar.

Caso o vaso seja de plastico sinta-se a vontade para apertar as laterais e e soltar e quebrar o solo.

Após remover a planta dedique algum tempo removendo todo o solo antigo que ainda está preso entre as raízes. Corte as raízes que não apresentam boa aparência e vede os cortes com canela em pó para impedir que doenças entrem.

[adrotate group=”7″]

Posicionamento:

Agora é hora de colocar a planta em seu novo vaso. Não se esqueça um dos nossos objetivos é expor o caudex de sua rosa do deserto acima do solo. Afinal essa é a marca registrada da planta não são nem suas flores

Se você é novata saiba que o caudex é uma área grossa e inchada do caule, próximo ao nível do solo. Todo esse processo também se chama “levantamento”.

Mesmo sendo a marca da planta não é recomendável expor seu caudex se a planta tiver menos de 3 anos de idade. No entanto se ela tiver a idade certa você deve posiciona-lo para que ele fique entre 2,5 e 5 cm acima do solo.

Claro que isso comparado a altura anterior das raízes.

Detalhe se você estiver expondo o caudex, saiba que agora na parte que foi exposta é possível que haja queimaduras de sol nela, portanto você deverá introduzir sua planta gradualmente no sol.

Evite principalmente o sol do meio dia e do inicio da tarde, e sempre deixe sua rosa receber o sol da manhã, no máximo até as 10 horas.

Primeiramente coloque a sua rosa do deserto na posição que você quer e em seguida encha o recipiente com o substrato, espalhando as raízes pelo vaso.

Não regue a sua planta por cerca de uma semana, dessa forma você vai permitir que a planta se cicatrize de cortes adequadamente.

Extras:

  • As rosas do deserto podem ter os caudex acima ou abaixo do solo.
  • A seiva das rosas do deserto é venenosa.
  • Elas podem ficar bem mesmo que estejam apertadas no pote.
  • O caudex incha à medida que a planta cresce.
  • Esse tipo de planta se adéqua muito bem aos vasos mais largos que altos.
  • Transplante é melhor feito durante a estação de crescimento, na lua minguante.
  • Saiba mais como transplantar rosa do deserto assistindo esse vídeo.

Quantos anos tem a sua rosa do deserto? Por qual motivo você pretende transplantar? Sua rosa do deserto é de enxerto? Deixe um comentário, vamos aprender juntos!

Gostou desse artigo é quer compartilhar? Então compartilhe no Facebook com duas amigas e amigos é só CLICAR AQUI!

[adrotate group=”7″]

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!