10x Mais Suculentas! Veja Como Fazer Mudas de Suculentas é tão Fácil que Você nem Saberá o que Fazer com Tantas Suculentas!

Tempo de leitura: 11 min

Quem tem suculentas, sempre quer ter mais! Até mesmo pela simplicidade que é de se fazer muitas mudas de forma rápida. Mas se engana quem diz que é só arrancar a folha que funciona para fazer mudas de suculentas, nem todas espécies brotam assim.

Usar as folhas não é a única opção para se propagar suculentas, existem inúmeras técnicas, que muitas vezes dão até mais certo, e nesse Guia vou te mostrar todas elas!

Existem muitas formas de se fazer mudas de suculentas, elas permitem essa versatilidade, mas não são todas as espécies que funcionam assim. Assim como à vários detalhes que melhoram seus resultados na multiplicação das suas suculentas.

Ao usar o que vou te mostrar aqui você terá tantas suculentas que nem terá mais espaço para planta-las!

Vou te mostrar tudo nesse Guia, desde fazer um berçário de Suculentas até o replante das suas mudas no solo certo e ambiente ideal!

Antes de te mostrar como fazer mudas de suculentas quero te mostrar como fazer um berçário de Suculentas, onde seus bebes iram crescer. É no berçário que nós iremos cultivar essas mudas até estarem prontas para replantar.

Direto ao ponto.

O que as mudas precisam? Como Fazer um Berçário de Suculentas e Como Cuidar de Mudas de Suculentas.

Recomendo que você comece a fazer um berçário de suculentas, aprender a como fazer o berçário onde as folhas ou sementes iram ficar até se desenvolverem. Mas além disso precisamos também entender como cuidar de mudas de suculentas, pois as mudas tem hábitos muito diferentes das suculentas já adultas.

Antes de mais nada você deverá arranjar um recipiente para ser usado como berçário de Suculentas, ele não precisa ser fundo, apenas recomendo que seja largo. Algo como uma bacia irá funcionar muito bem, apenas deve ter furos de drenagem.

Solo

Primeiramente iremos começar com a preparação do solo para fazer um berçário de suculentas. Muitas pessoas indicam um solo rico em matéria orgânica, e realmente é bom, algo como húmus de minhoca ou compostagem, mas eu também já fiz mudas em solos argilosos e funcionou muito bem!

Qualquer solo que consiga reter umidade por um bom tempo irá funcionar bem, apenas não plante na areia.

O segredo para fazer mudinhas de suculentas com sucesso é a umidade do solo, as raízes precisam de umidade para se desenvolver, e é sobre isso que iremos falar no próximo tópico do berçário de Suculentas

Umidade

Enquanto suculentas adultas não precisam ser regadas todos os dias, as mudinhas em desenvolvimento precisam. Mas saiba que ainda assim a rega não deverá ser feita para afogar as mudas.

Mantenha apenas o solo úmido, mas não encharcado, é muito bom usar um borrifador para isso, e obviamente não regue durante a noite. Mas durante o dia regue sempre que o solo secar.

Cobrir a boca do berçário de Suculentas com plástico filme transparente, também irá ajudar a reter umidade por mais tempo, agindo como um estufa. Mas não recomendo que você faça isso nas primeiras tentativas. Pois é uma técnica de jardinagem mais avançada.

Você pode usar outros materiais, não apenas o plastico filme. A intenção é dar o efeito de mini-estufa. Também só recomendo isso para sementes, as folhas ou brotos podem apodrecer facilmente.

Mas assim que você ver os brotos comece a garantir um fluxo de ar maior, no entanto ainda mantenha o solo fresco.

Luz

Grande parte das suculentas adultas amam sol pleno! Mas assim como a umidade as mudas fogem desse padrão. Quando se trata de como fazer mudas de suculentas, você deverá faze-las em locais onde o sol não alcance. Apenas luz solar indireta será o suficiente.

As mudinhas de suculentas diferente das adultas não suportam tanto calor e sol, elas ainda não estão preparadas para isso, um berçário de Suculentas deve sempre ficar na sombra.

Se você fazendo mudas por meio das folhas e deixá-las no sol, elas nem brotar vão, pois secaram antes disso.

E se você mover as mudas para o sol antes de estarem prontas, ou da forma errada, provavelmente suas mudas iram queimar e morrer.

Quando Tirar as Mudas de Suculentas do Berçário de Suculentas?

A maioria das mudas ou sementes de suculentas pode pegar rapidamente, mas isso não significa que elas vão crescer rapidamente.

Mas para as suculentas mais comuns, com apenas 5 cm de altura e um sistema de raízes saudável você já pode fazer o replante no local definitivo. Existem especies que acabam exigindo mais atenção, mas esses casos são raros.

No entanto se você tiver uma especie mais sensível ao ambiente, você deverá esperar cerca de 6 a 12 meses para replantar.

E atenção, ao mover sua suculenta de local tome cuidado, em casos onde você tira a muda da sombra para o sol, se a mudança for brusca a planta vai queimar.

Mova a suculenta de local aos poucos, cada dia você deixa ela mais tempo na luz do sol pleno, comece com 30 minutos depois 45, minutos, e ai vai…

Se sua Suculenta se Multiplica assim, Aprenda Como Fazer Mudas de Suculentas com as Folhas:

Sem duvidas essa é a melhor forma para você multiplicar suas suculentas, com facilidade e velocidade! Embora não funcione para todas as especies…

O gênero e a espécie da sua suculenta determinarão se você pode ou não propagar uma suculenta por meio das folhas. Por exemplo, a maioria dos “Sedums“, “Echeverias” e “Graptopetalum” podem ser propagadas a partir de uma folha.

No entanto os “Aeoniums“, nascem apenas com uma estaca, o que significa que você não pode propagá-las apenas com uma folha. Em outras palavras, toda variedade de suculentas é diferente, por isso teste, arrancar uma folha de sua suculenta não vai fazer mal nenhum.

Para pegar uma folha basta torcer suavemente a folha do caule, ela vai se desprender sozinha. Mas talvez ainda seja necessário um leve puxão. Ah! E não se esqueça de escolher folhas saudáveis e adultas, ok?

Muitas vezes vai acontecer da folhas quebrarem, mas saiba que se isso acontecer a folha não irá prestar mais.

Depois de arrancar a folha, coloque-a sobre o solo e no local certo como te ensinei acima, jamais enterre, por mais que pareça obvio enterrar ao menos a ponta da folha, isso não vai funcionar.

Após posicionar corretamente, deixe a ferida secar, isso leva um dia. Quando secar as regas já podem ser feitas, usando de preferencia sempre um borrifador. Neste caso não há problema em molhas as folhas.

Observe como as folhas estão reagindo, elas estão mudando de cor? Ou secando? Se sim, isso é um mal sinal, ou elas estão em um ambiente muito úmido, ou estão em um local com muita luz do sol ou calor.

Se tudo estiver correto em alguns dias suas folhas começaram a criar raízes e logo os brotos iram surgir.

Depois é só seguir com aqueles procedimento para tirar as mudinhas do berçário na hora exata.

E por favor, não se assuste se suas suculentas não brotarem todas, ou se elas tiverem tamanhos diferentes. Isso é totalmente comum de acontecer. As primeiras mudas que fiz tinham muita diferença em tamanho, mas no fim todas ficaram saudáveis!

Como Fazer Mudas de Suculentas a Partir de Sementes, essas Suculentas São Muito Mais Saudáveis e Fortes do que as Outras!

Você vai precisar de muita paciência, mas saiba que as mudas que vem de sementes tendem a ser mais saudáveis e fortes do que as suculentas de mudas de estaca ou folhas. Pois elas são plantas cruzadas e não clones.

Embora o cultivo de suculentas a partir de sementes não seja radicalmente diferente de outras plantas, há algumas coisas que garantirão que você tenha mais sucesso. Abaixo vou te mostrar dicas para começar com o pé direito a aprender como fazer mudas de suculentas com sementes.

A primeira coisa que você irá fazer para fazer mudas de suculentas a partir de sementes é adquirir sementes boas e saudáveis. Elas podem ser suas ou podem ser adquiridas em floriculturas ou pela internet mesmo.

Você vai precisar também de um berçário, como disse eles vão te ajudar muito, e certamente iram aumentar suas chances de ter mais sucesso.

As sementes são extremamente pequenas, portanto pode ser difícil dizer onde suas sementes foram posicionadas. Recomendo que você espalhe bem sobre o local. Após colocar as sementes sobre o solo, coloque um pouco mais de solo apenas para proteger as mudas

As sementes de suculentas precisam de luz e água para germinar. Siga as recomendações que te dei no inicio do artigo, apenas de mais atenção caso o solo seque. Um borrifador vai ser muito útil para você, para manter o solo de suas suculentas fresco.

Tempo de Germinação…

Cada tipo de planta suculenta leva uma quantidade diferente de tempo para germinar. Então se você plantou varias sementes no mesmo local mantenha a calma. Algumas sementes ainda poderão germinar futuramente.

A maioria das suculentas e até cactos germinam em 3 semanas, mas como disse anteriormente outras especies, menos comuns podem levar até 1 ano para germinar.

Mas não fique em panico, em fazer mudinhas de suculentas com sementes, algumas suculentas podem levar muitos anos apenas para florescer e gerar sementes. Ainda bem que as suculentas não tem as flores como principal valor ornamental.

Agora Vamos Ver Como Plantar Mudas de Suculentas que Prosperam!

Depois que suas mudas de suculentas já estiem prontas para replantar você terá que preparar o local fixo, onde ela vai ficar, seja vaso, mini jardim ou enfim qualquer outra coisa.

Apenas não recomendo que você tire ela do berçário e leve direto para o canteiro ao ar livre ou sol pleno.

Nesses casos você deverá plantar em um vaso, esperar que as mudas cresçam ainda mais, e enquanto isso você vai adaptando elas ao ambiente onde elas vão ficar no futuro. Como também já disse não é bom mudar uma suculenta da sombra para o sol bruscamente.

Bom, você vai seguir as dicas de como fazer mudas de suculentas que de dei sobre luz, mas aos poucos irá reduzindo as regas. A grande mudança estará no solo, que deverá ser preparado de forma diferente do berçário. Esse já será o solo definitivo da suculenta.

Basta você seguir a receita abaixo e as instruções para a montagem do vaso, se esse for o caso:

Receita do Substrato super Versátil e de Sucesso:

  • 3 partes de Húmus de Minhoca ou Compostagem (Solo de Jardim);
  • 2 partes Areia grossa;
  • 1 parte de Perlita;

Uma parte é uma medida qualquer, mas desde que seja a mesma. Por exemplo você pode usar uma xícara como 1 parte, ou um balde, mas deve ser a mesma medida para cada parte.

Para preparar o solo basta posicionar no fundo do recipiente (se você for usar um) um filtro de café descartável, depois coloque uma camada de pedras, recomendo que use bastante se for um recipiente alto. As pedras corrigem a altura. Depois das pedras o ideal é colocar areia.

Só depois da areia coloque o substrato já com as partes misturadas. Plante sua suculenta e coloque uma cobertura de solo, seja algumas pedrinhas ou um pouco mais de areia.

Se você quiser mais detalhes sobre o preparo do solo, veja Como Fazer Substrato para Suculentas: Uma Receita Simples e Ideal. Esse artigo também foi escrito por min.

Técnicas Bônus Fáceis, mas Pouco Utilizadas:

Esse artigo não seria um Guia completo se eu não abordasse todas as técnicas não é?

Como Fazer Mudas de Suculentas na Água:

Depois de escutar tantos avisos de quanto a água e umidade podem ser fatais para suas suculentas, essa parece ser uma má ideia.

Essa não é uma técnica muito eficaz, mas pode funcionar. Acho que posso dividi-lá em 2 partes ou modos diferentes. Uma onde as plantas criam raízes na água mas com estaquia. A outra é quando as folhas criam raízes estando apenas em contato com a umidade de uma fonte de água.

As suas técnicas são interessantes, ainda mais se na sua região o solo secar muito rapidamente.

Como nas demais formas de propagar suculentas, você deve deixar as estacas e folhas em um local de sombra, mas com boa iluminação. Não há segredo nenhum, apenas deixe as o corte ou ferida cicatrizar, antes de colocar em contato direto com a umidade.

Veja os videos abaixo para aprender passo-a-passo como usar essas técnicas:

Como Fazer Mudas de Suculentas com Canela:

Nessa técnica a Canela entra apenas como “suporte”. Provavelmente você já deve ter escuta que canela em pó deve ser aplicada na ferida quando cortamos uma planta. E isso é verdade, a canela impede que bactérias e fungos se instalem no local e adoeçam nossas plantas.

Nesse caso você pode aplicar canela em pó no corte, ou ainda na ferida da folha. Isso impede a planta de infeccionar e deixa a cicatrização mais rápida. Logo a planta irá brotar mais rapidamente.

Concluindo…

A forma mais rapida de fazer mudas de suculentas são por meio das folhas.

Basta você fazer um berçário, posiciona-lo em um local sem sol pleno, mas com muita luz indireta, boa circulação de ar e mantenha sempre o solo úmido.

Não há dificuldade em como fazer mudas de suculentas, depois é só aguardar as plantas crescerem até estarem boas e mudar para um vaso maior e com o solo certo para elas.

Já fez mudas de suculentas antes? Deu certo? Se você gostou do artigo, achou que faltou algo, deixe sua opinião e comente!

E não acabou por ai! Pegue meu Ebook Gratuito 13 DICAS PARA CUIDAR DE SUCULENTAS FACILMENTE!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!