14 Suculentas de Sol Pleno que Não Queimam com o Calor.

Tempo de leitura: 5 min

Suculentas de sol pleno são conhecidas por serem plantas que toleram a seca devido a suas habilidades para reter água nas folhas, caules e raízes. Por isso é comum supormos que as suculentas precisam de muito calor e sol intenso para crescerem.

No entanto sinto em te dizer que isso é uma mentira. A maioria das suculentas tem as folhas queimadas quando ficam no sol pleno em dias muito quentes. Eu falo mais sobre isso neste outro artigo.

Como disse a maioria das suculentas são afetadas, mas existe uma minoria que pode ficar em locais de sol pleno mesmo em dias quentes sem sofrer nenhum dano. Mas uma sobrinha no meio dia é sempre bem-vinda.

Vou citar não apenas a especie, mas em alguns casos o gênero que abrange mais suculentas que gostam de sol pleno ou a família. Mas antes veja algumas dicas para suculentas em sol pleno em dias quentes.

Direto ao ponto.

Dicas:

[adrotate group=”8″]

Regue o solo pela manhã, isso manterá o solo fresco durante as horas mais quentes do dia. E como o dia é estará quente as suas plantas não ficaram em solo úmido por muito tempo.

Outra dica é fazer suas suculentas pegarem uma sombrinha ao meio-dia. Isso vai impedir qualquer chance que essas plantas tenham de queimar no sol.

Agora vamos ver as 14 especies de suculentas de sol pleno que separei para você.

Graptoveria 

Um gênero que cobre varias especies de suculentas, elas são um gênero de plantas hibridas entre Graptopetalum e Echeveria. Esse gênero possui exemplares muito bonitas que podem servir para varias utilizações de forração e também em vasos.

Elas sempre formam uma roseta com varias folhas carnudas, mas o seu ponto destaque são as cores que as variedades apresentam, podendo ser verde-zuladas, pretas, rosas e em outros vários tons de verde,

Graptopetalum

Um gênero de suculentas muito conhecidas com suculentas que gostam de sol que nascem no Paraguaí e no México, uma das mais famosas que talvez você já tenha visto é a Planta Fantasma.

A folhagem dessas plantas tem um diferencial bem interessante, elas mudam de cor conforme ficam maiores, e também quando variam de ambiente.

São plantas muito resistentes a temperaturas extremas, tanto frio quanto o calor.

Pachyphytum

A mais conhecida desse gênero é a suculentas diamante, ou planta diamante. É um gênero de suculentas que cobre o México e os Estado Unidos.

Assim como as primeiras suculentas desse grupo elas são pequenas e resistem muito bem ao calor e sol intenso.

Tenha mais assunto com suas amigas ao compartilhas essa lisa no Facebook, é só CLICAR AQUI!

Agave

Quem não conhece as majestosas agaves? Essas plantas embora não pareçam também são suculentas e resistem muito bem ao sol intenso e calor dos deserto.

No México existem plantações dessas suculentas de sol pleno para produção de tequila, já que apenas elas e cactos crescem em locais onde a temperatura chega à 50°C.

Embora algumas especies sejam absurdamente gigantes, outras podem ser pequenas como a agave dragão. Você pode até fazer um jardim Xeriscape com essas suculentas que gostam de sol .

[adrotate group=”8″]

Aloe

babosa

Aloe ou Babosa são plantas muito conhecidas pelo seu uso medicinal, especialmente em peles queimadas na utilização de cosméticos. Em maioria as 450 especies são originarias do continente africano. Sendo encontradas em regiões áridas.

Elas são plantas muito resistentes, principalmente as maiores quanto ao calor. Elas também servem como planta de interior resistindo à um nível de luz bem baixo.

Aeoniums

Os Aeoniums são suculentas de aparência estranha, tem caules longos e arqueados e rosetas com folhas tão perfeitas e brilhantes que você pode pensar que é uma planta falsa.

Existem cerca de 35 espécies, e a maioria é nativa das Ilhas Canárias. Elas toleram bem o calor, no entanto exigem mais água que as plantas anteriores. Algumas plantas do gênero podem ser bem altas atingindo até 1,20 m.

A mais famosas das 35 especies é o Aeonium arboreum, que possue folhas negras, é praticamente uma planta de outro mundo!

Euphorbia Tiruacalli

Essa suculenta é muito estranha, ela aparenta ser um arbusto quase morrendo, pois não possui folhas apenas muitas caules e galhos. Algumas variedades podem atingir quase 5 metros, sendo que são nativas da Africa.

Por não possuir folhas que representa esse papel são os seus numerosos caules. Caso queira essa planta em seu jardim tome cuidado, pois sua seiva é toxica. Uma das vantagens dessa suculenta é que ela tolera o sal em regiões litorâneas.

Sedums

Um dos gêneros de suculentas mais comuns que podem existir, alguns exemplos dos sedums são as suculentas de sol pleno dedo-de-moça e o rabo-de-burro, sendo essas também plantas pendentes de sol pleno.

Essas suculentas são normalmente encontraras em todo o hemisfério norte, das Américas. Eles suportam a seca, o frio intenso, o solo infértil, o sol pleno em altas temperaturas e ainda nos recompensam com cores de folhas e flores deslumbrantes!

Sempervivum

Também conhecidas como Sempre-vivas, essas suculentas também formam rosetas, no entanto suas folhas diferente das demais, são bem pontiagudas. Essa planta está produzindo novas rosetas a todo instante, e no fim formam um grande amontoado de suculentas.

As Sempre-vivas são suculentas que gostam de sol muito resistente, em seu habitat natural crescem em meio a rochas no deserto. Onde toleram frio intenso, neve, calor e seca.

[adrotate group=”8″]

Crassula Ovata

Uma suculenta que pode com o cuidado certo formar um lindo bonsai, com facilidade, elas são nativas da Africa, tolerando muito bem o calor e chagando aos quase 2 metros de altura caso não seja podada.

Mesmo resistindo o sol pleno e ao calor intenso essa suculenta irá amar regas constantes desde que esteja em solo de drenagem rápida.

Senecium

Senecium é um gênero muito grande de suculentas, com mais de 1.000 espécies espalhadas pelo mundo. Existem alguns arbustos grandes dentre as especies, mas a maioria são pequenos, e outra grande parte são de plantas rasteiras.

Em locais onde há sol pleno e clima muito quente essas plantas podem ser usadas com forração, absorvendo e mantendo o solo fresco para planta que não toleram calor.

Lampranthus

Também conhecido como cacto-margarida, essa planta não tem muito ha ver com cactos. São plantas baixas atingindo no máximo 30 cm e gostam de florescer bastante.

Sua folhagem é semelhante a das onze-horas, assim como seus hábitos rasteiros. São planta muito resistente ao calor, no entanto devem ser cultivadas em solos férteis.

O que achou dessas suculentas de sol pleno? Qual você gostou mais? Você já cria alguma? Alguma das suas suculentas já queimou no sol? Deixe um comentário e vamos aprender juntos!

Quer compartilhar essas suculentas com alguém? Então compartilhe no Facebook é só CLICAR AQUI! Tenha assunto com suas amigas!

[adrotate group=”8″]

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


7 Comentários

  • Fernanda Maria disse:

    Olá,
    Estou tentando montar um mini jardim tem dois anos já.
    Nem sei como vou fazer se tiver que trocar toda a terra dele.
    As que toleram bem o sol lá realmente, são as Crassulas o problema é que só encontro as que ficam grandes, e o problema é que as que você citou aqui também são bem grandes.
    Conhece alguma suculenta resistente a sol forte que fique pequena? Como se fosse uma forração ou que não fique muito alta?
    Se pudesse ver uma foto minha do vaso seria até melhor para entender…

    1. Julio Crowford disse:

      Olá Fernanda.
      Bom uma suculenta que se mantém baixa e funciona como forração é a “onze-horas”, mas existem outras variedades como: Lampranthus, Sempervivum, Haworthi e Lithops.
      No entanto mesmo eu te passando essas especies você ficará restrita há poucas opções de plantas e o que que te recomendo é plantar suculentas que possam ser podadas. Elas se regeneram com facilidade.
      Quanto ao solo suculentas não precisam de muitos nutrientes, por isso a troca não será frequente.

  • sandra disse:

    boa tarde. sobre o rabo de burro diz q é de sol pleno. Discordo. O meu vizinho tem uma que permanece no tempo com sol de 30 graus e com chuva e a dele tem um verde claro quase amarelado e parece que não cresce. Já a minha fica na sombra recebendo muita luz e indiretamente o calor do sol. Ela cresceu muito e tem a cor bem verdinha bem saudável, está muito linda.

    1. Roger L. disse:

      Isso realmente acontece com qualquer planta. Acontece que em muitos lugares da cidade outros fatores podem interferir na planta.
      Além do solo e regime de regas, reflexo pode matar uma planta, paredes quentes e pedras também, ventilação, mormaço… E até mesmo produtos químicos na agua. Tenho um rabo de burro também, e ele cresce muito bem no sol… Diga a seu vizinho pra ele tentar mudar o solo, depois regas e por ai vai…

  • Roseneide disse:

    Gostaria de saber o que devo fazer ,qdo a colchonilha não está nas folhas da planta e sim na terra!!

    1. Roger L. disse:

      Olá, tente mudar o solo de sua plantinha, e borrifar caldo de fumo nas raízes antes de replantar.