Ter plantas no jardim vai muito além apenas de cobrir algo na terra. Você pode muito bem cobrir coisas, e dar mais vida com essas Plantas Trepadeiras que escolhi para você escolher e plantar em seu jardim.
Aqui está uma seleção das melhores plantas trepadeiras que podemos encontrar nos jardins. Você vai encontrar aqui espécie para cobrir paredes, pergolados, cercas, com e sem flores, além de até mesmo espécies para sombra.
Saiba que certamente essas plantas vão dar muita vida ao seu jardim, sem ocupar muito espaço no solo. Então você ficará surpresa com a quantidade de trepadeiras que pode caber até mesmo no menor jardim.
Direto ao ponto.
Amarelinha – Thunbergia alata
A Planta Trepadeira Amarelinha é uma planta perene tropical que é normalmente cultivada como uma trepadeira com flores. Essa trepadeira florida é tão fácil de cuidar quanto encantadora.
Suas flores parecem margaridas à distância, com cinco pétalas amarelas e o entro escuro. Já suas folhas podem ser em forma de coração ou ter uma forma de ponta de flecha.
Essa planta de crescimento rápido terá vida relativamente curta, mas gera mudas por auto semeadura. O que pode ser um problema se não for controlada.
Altura média: 1 a 2,5 metros
Sino Azul – Billardiera heterophylla
O Sino Azul é uma planta muito popular na Austrália, é uma planta trepadeira, retorcida e perene que tem a capacidade de se tornar invasora em outras regiões quentes.
Se plantada com cuidado, elas são uma boa adição como planta de pergolados e jardins maiores até mesmo em regiões mais frias, pois tem boa tolerância à geada, depois de adulta.
Certamente você vai amar ter essas plantas Australianas em seu jardim, já que suas flores possuem a belíssima forma de sinos azuis.
Altura média: 2 metros
Bomarea – Bomarea multiflora
Uma trepadeira herbácea com folhas alongadas em tons verdes escuros. Certamente o tom escuro das folhas faz suas flores em forma de trombeta na cor laranja se destacar ainda mais nos jardins.
Elas crescem muito bem em solo úmido, mas bem drenado como planta de flores precisam de sol pleno. Se estiver procurando por trepadeiras para ter em vaso, essa e as ditas acima são boas opções.
Altura média: 1,5 a 3 metros
Cipó Alho – Mansoa alliacea
Aqui temos uma trepadeira de caule lenhoso, muito comum de se ver em livros de paisagismo tropical. Mesmo que você nunca tenha visto essas trepadeiras são comuns do México ao Brasil.
E apesar de seu nome esses Cipós não tem nada a ver com os alhos ao a familia deles. Uma vantagem dessa trepadeira é que ela tem o crescimento mais lento, pois é uma lenhosa, isso facilita sua manutenção.
Altura média: 2,5 a 3 metros
Cipó-de-são-joão – Pyrostegia venusta
Grandes Arbustos de crescimento rápido, que atingem alturas incríveis. Suas flores laranjas são muito vistosas e crescem em abundancia. Deviam se chamar de Explosão Alaranjada!
São ótimas plantas trepadeiras para esconder paredes, cercas, pergolados e até prédios (eu acho, pois elas são enormes).
Você pode plantar essas trepadeiras em vasos no seu terraço também, e deixar que cresçam como planta pendente de sol pleno.
Se quiser aproveitar todo o potencial de floração dessas trepadeiras, plante em sol pleno, para florescerem máximo!
Altura média: 8 a 12 metros, mas não se surpreenda se atingirem os 20 metros
Clematis – Clematis sp
Clematis são trepadeiras muitos populares no mundo todo, pois sempre proporcionam uma boa cobertura e muita cor. Uma boa combinação dessas trepadeira é com rosas.
Existem uma grande variedade dessas plantas trepadeiras com flores para você escolher, com flores que variam em tamanho, desde pequenas moedas a até tamanhos como de pratos.
Clematis podem ser ótimas para atrair polinizadores, cobrir cercas e treliças com folhas e flores.
Mas não é fácil manter a beleza dessa flor, a maioria das Clemantis precisa de um solo fértil e retentor de umidade e sol pleno.
Altura média: 2 a 3 metros.
Congeia – Congea Tomentosa
A Congeia possui flores muito parecidas com as flores de orquídeas, ela pode ser uma videira florida ou um arbusto rastejante.
O diferente dessas trepadeiras é que suas flores são pequenas e insignificantes, são suas brácteas que chamam a atenção.
As cores podem variar de rosa a até lavanda, uma característica comum também é ver o chão próximo dessas plantas colorido.
Altura média: até 4 metros.
Cuspidaria – Cuspidaria convoluta
Folhas ovaladas e coriáceas, com aquele brilho ceroso. As flores tem tons azuis escuro, lilás e branco, vindo em grande cachos.
Se você gosta de jardins com flores de aroma doce, e que deem um ar romântico, essas plantas trepadeiras são perfeitas para você!
Aproveite todos os seus belos atributos e plante dessas trepadeiras de crescimento lento em um canteiro perto da janela do seu quarto ou em seu pergolado.
Altura média: 2,5 a 3 metros.
Esqueletinho-de-jardim – Ipomoea quamoclit
O Esqueletinho-de-jardim, é uma trepadeira com flores pequenas e delicadas em forma de estrela, na cor vermelho brilhante, mas também como uma planta de folhagem.
Pois suas folhas são de forma anormal comparando com outras plantas, veja por você mesmo.
Elas são anuis, ou seja morrem todos os anos. No entanto elas são plantas que vão voltar todos os anos também. Elas são plantas trepadeiras que crescem rápido, e de forma agressiva, florindo por quase 1 mês inteiro.
Altura média: 4 a 6 metros.
Flor-de-cera – Hoya carnosa
As Flores de cera são espetaculares quando florescem, elas são plantas delicadas e incomuns, então tenha carinho por elas. Um Detalhe importante é que elas devem crescem em sombra, mas com muita luz indireta.
Além disso essas plantas trepadeiras não servem para cobrir nada, sua orçamentação está nas folhas brilhantes e a nas suas lindas flores.
Altura média: 2 a 2,5 metros.
Flor-de-são-miguel – Petrea volubilis
Esta planta Tropical é uma perene que produz flores violetas, roxas ou as vezes até azuis que se assemelham á forma de uma estrela.
Embora as flores não sejam plantas de flores perfumadas, se estiverem em seu jardim, esta planta trepadeira definitivamente realçará a beleza do seu jardim.
Como qualquer outra videira florida ela requer sol pleno para florescer seus lindos cachos de flores. No entanto, a planta também pode suportar meia sombra, mas você não deve deixa-la na sombra.
Altura média: 3 a 5 metros.
Lírio Glorioso – Gloriosa rothschildiana
Essa planta não é exatamente um lirio de verdade, mas tem suas flores muito parecidas e daí vem seu nome, elas são trepadeiras de pouca folhagem, mas que geram lindas flores!
Embora não seja tão comum de se ver por aí, essa é uma planta de fácil cultivo, que gera tubérculos (batatas) que a tornam até mesmo fácil de se fazer mudas.
Em alguns locais do mundo ela é até mesmo considerada uma planta invasora, pois se espalha com facilidade e tem muita resistência.
Altura média: até 2,5 metros.
Hera japonesa – Parthenocissus tricuspidata
Onde há necessidade de plantas trepadeiras que se apegam e toleram condições de sombra e sol, poucas plantas são tão adequadas quanto a Hera de Japonesa.
Esta trepadeira lenhosa perene decídua é extremamente fácil de cultivar, mas você provavelmente precisará podá-la periodicamente de forma agressiva para mantê-la sob controle.
Mesmo que ela não seja tão problemática quanto a hera inglesa, a japonesa pode danificar tapumes de madeira, calhas e até mesmo telhados se não for supervisionada.
Mas ainda assim você vai querer essas plantas em seu jardim, e até mesmo nas suas paredes que vão ficar protegidas do sol.
Altura média: até 30 metros.
Gloria da Manhã – Ipomoea purpurea
Provavelmente você começou a procurar por plantas trepadeiras na intenção de encontrar essa famosa flor, a Gloria da Manhã!
A glória da manhã é muitas vezes a primeira das plantas trepadeiras que nós nos familiarizamos. Elas são plantas resistentes, assim como suas primas batatas, mas suas raízes não são comestíveis.
As flores em forma de trombeta de cores vivas da glória-da-manhã comum têm uma leve fragrância e atraem borboletas e beija-flores. O que dá o nome dessa trepadeira é o fato de suas flores abrirem apenas quando o sai.
Altura média: 2 a 3 metros.
Ipoméia Rubra – Ipomoea horsfalliae
Uma trepadeira de crescimento lento, que tem folhas duradouras e palmadas. Já suas floressão cerosas o que as deixa brilhantes em tons principalmente de Bordô, mas existem tons roxos e branco.
As flores da ipoméia rubra costumam atrair os beija-flores, abelhas e borboletas.
Quanto aos seus usos ornamentais ela é uma planta trepadeira tropical, ideal para revestir grades, treliças, cercas ou pergolados. Apesar de delicada no seu primeiro ano, após seu pleno estabelecimento, ela se torna bastante resistente.
Altura média: 3,5 a 4,5 metros.
Jade Azul – Strongylondon macrobothrys
Acredito que essa seja a flor mais bonita do mundo. Pode falar com com um orquidófilo, amante de rosas do deserto, ou ainda com entusiastas de Lírios, certamente vão concordar com o titulo dessa flor.
Ao menos se não for a mais bonita, ela está entre as mais belas que existem.
Já que as flores dessa trepadeira crescem como pingentes pendurados em grandes cachos de flores em forma de garra
Elas são plantas trepadeiras agressivas que cobrem arvores onde são nativas, o que pode ser de difícil manutenção para você. Se você não puder dar espaço para essa trepadeira, ou não quiser trabalho com uma planta agressiva, não indico mesmo que suas flores sejam únicas.
Altura média: até 18 metros.
Jade vermelha – Mucuna bennettii
Também conhecida como chama da floresta, essa planta trepadeira embora não seja da mesmo espécie, possui as mesmas características do Jade Azul, com a diferença da cor das flores especialmente.
Elas também tendem a ser plantas menos agressivas que as jades azuis, além de até mesmo gostarem mais de sombra que suas amigas. Talvez se você tenha gostado da Jade Azul, mas perdeu interesse por ser agressiva, essa é uma boa opção.
Altura média: 9 a 12 metros.
Jasmim Estrela – Trachelospermum jasminoides
Arbustos de crescimento rápido, ou seja pode ser uma boa opção para seu projeto. Elas possuem folhas coriáceas em tom verde escuro. O que dá seu nome são suas flores brancas em forma de estrela que possuem um doce aroma.
Normalmente são usadas em jardins onde ficaram isoladas de outras plantas que chamam atenção, além disso precisam de suportes para crescerem e cobrirem areas que você precisa.
Uma característica importante delas que não encontramos em outras plantas é sua resistência a salinidade, o que pode ser útil em jardins próximos ao mar.
Normalmente cressem bem em sol pleno, mas em regiões quentes pode ser necessário cultiva-la em meia-sombra.
Altura média: 2 a 6 metros.
Jasmin-dos-poetas – Jasminum polyanthum
Existem poucas variedades de plantas trepadeiras que podem viver bem dentro de casa, certamente a Jasmim-dos-poetas pode ser uma boa opção para você. Se quiser plantas trepadeiras dentro de casa.
São trepadeiras vigorosas, com pequenas flores em forma de estrela, que certamente iram com apenas algumas dessas pequenas flores encher uma sala com seu perfume glorioso, pungente e delicioso, inebriante e levemente doentio.
As flores perfumadas duram muitas semanas devido ao grande número de flores que nascem, e que além disso se abrem em sequência garantindo uma fantástica floração.
Altura média: 2 a 6 metros.
Jiboia – Epipremnum pinnatum
Precisa de mais uma planta legal para enriquecer sua coleção de plantas trepadeiras para dentro de casa ou sombra? A Jiboia pode ser exatamente o que você está procurando, certamente você vai gostar dessa planta e de suas variedades.
A Jiboia é uma espécie de planta pendente de sombra ou uma trepadeira, onde seu maior valor ornamental está em sua folhagem colorida e brilhante. Além da folhagem elegante, você certamente ficará surpreso com a facilidade de cultivo e cuidado delas.
Altura média: até 12 metros.
Lágrima-de-cristo – Clerodendrum thomsoniae
A Lágrima-de-cristo é uma videira subtropical que se envolve em torno de uma treliça ou outro suporte e vai escalando até onde der. Os jardineiros apreciam a planta por sua folhagem verde brilhante e flores carmesim e brancas deslumbrantes.
Nas condições ideais de crescimento, elas podem crescem a alturas consideráveis, suas longas hastes são marcadas por flores brancas e vermelhas, enquanto as folhas em forma de coração são distinguidas por veias em tons escuros.
Altura média: 3 a 4 metros.
Lanterninha-japonesa – Abutilon megapotamicum
A Lanterninha-japonesa, embora tenha japonesa no nome é nativa do Brasil, e tem esse nome pois as flores crescem como pequenas lanterninhas de postes vintage. Elas são a escolha perfeita para um jardim de inverno ou para crescer em um recipiente em um pátio ensolarado.
Plante a Lanterninha-japonesa em solo úmido, mas bem drenado, em um local ensolarado e protegido.
Altura média: 1,5 a 2,5 metros.
Lapageria – Lapageria rosea
Essas plantas trepadeiras são nativas das regiões costeiras do Chile. Além disso é também a flor nacional do Chile e recebeu o nome da Imperatriz Josephine Lapagerie, esposa de Napoleão Bonaparte. No entanto, não pode ser cultivada em qualquer lugar e requer um cuidados especiais para florescer.
As folhas grossas e coriáceas que são sinos pendentes de 7,5a 10 cm de comprimento normalmente vermelhos
Altura média: 3,5 a 4,5 metros.
São arbustos de folhas opostas, de forma oval e de cor verde profundo. As flores atarracadas perfumadas podem ser de cor amarelada, rosa ou roxa. Além disso elas produzem frutos vermelhos.
Normalmente são utilizadas como plantas trepadeiras, mas precisam de suporte para revestir paredes, pérgulas ou vedações.
Elas precisam de sol pleno ou sombra leve, mas preferem ter sombra nas raízes. Localizadas ao sol, produzirão mais flores do que à meia-sombra.
Altura média: 3,5 a 4,5 metros.
Maracujazeiro – Passiflora alata
As flores do maracujá são sem duvida sensacionais, essas plantas trepadeiras nativas das nossas florestas, crescem se segurando em qualquer lugar que der, certamente se você quer uma opção de planta trepadeira com frutas essa é a melhor!
No entanto maracujás devem ser plantados sabendo que você precisa de muito espaço para ela cresça.
Altura média: normalmente acima dos 10 metros.
Dama da Noite – Ipomoea alba
Uma bela e grande flor branca, no entanto essa beleza desabrocha apenas durante a noite, encantando os ambientes com seu perfume adocicado.
Elas são primas das glorias da manha que já citamos, no entanto tem suas pequenas diferenças, como os habitos. Elas tem folhas grandes, em forma de coração, verde-escuras em caules robustos e ligeiramente espinhosos.
Suas flores ficam abertas a noite toda, exalando sua doce fragrância no ar, antes de fechar novamente na manhã seguinte.
Altura média: 3 a 6 metros.
Ora-pro-nobis – Pereskia aculeata
Esses cactos tropicais (sim, são cactos), estão se tornando bastante incomuns e possuem muitas características diferentes de qualquer outra planta de sua família. Eles além de folhas, crescem procurando apoio como as Alamandas e Primaveras.
Isso faz desse cacto uma boa opção de plantas trepadeiras. Que também geram flores maravilhosas, como os demais cactos, suas flores são alaranjadas e únicas! Por isso ela é, sem dúvida, um dos gêneros de cactos mais interessantes e incomuns.
Altura média: 5 a 4 metros.
Papo-de-peru – Aristolochia gigantea
A Papo-de-peru produz flores exóticas, de formato estranho, manchadas de manchas marrons e brancas e gargantas amarelo-alaranjadas. As flores com aroma cítrico são realmente enormes, medindo pelo menos 25,5 cm de comprimento.
Altura média: 4,5 a 6 metros.
Parreira de Uva – Vitis sp
Muita gente pensa que para se ter uvas em casa precisa de muito espaço e um grande terreno, mas a verdade é que mesmo em vasos num pequeno jardim ensolarado, você pode ter as suas uvas.
Uvas podem ser boas plantas trepadeiras para você ter em seu jardim, além disso você vai colher doces frutas direto do seu quintal.
Altura média: 4,5 a 6 metros
Hera Americana – Parthenocissus quinquefolia
Se você precisa de uma planta trepadeira que cresce desenfreadamente esse é uma boa escolha. Normalmente é usado para revestir paredes de grandes casas, com sua folhagem volumosa.
Elas tem flores discretas no verão, mas o mais bonito de se ver, são as folhas vermelhas e laranjas no outono. Seu cultivo é simples e tolera sol pleno ou meia sombra para se desenvolver.
Altura média: normalmente entre 10 e 15 metros, mas pode ultrapassar os 20 metros
Guarda-Chuvinha Roxo – Rhodochiton atrosanguineus
Folhas em forma de coração, e flores com forma de guarda chuvas. Aposto que você não procurava por essas características, mas já deve ter amado!
Essas plantas trepadeiras, podem dar muita vida ao seu quintal, criando muita cor e uma sensação de alegria.
O Guarda-Chuvinha Roxo é frequentemente usado em vasos suspensos, pois cai em cascata sobre as bordas. No entanto ela não estaria nessa lista se você não pudesse plantá-las em um local vertical, como uma parede, treliça ou pérgola.
Altura média: cerca de 3 metros.
Rosa trepadeira – Rosa wichuraiana
Rosas por si só já são lindas, mas sabia que existem rosas trepadeiras? São como as roseiras normais, folhas, flores, espinhos, mas tem os hábitos de uma planta trepadeira.
Seu jardim pode ficar ainda mais bonito e especial com essas rosas trepadeiras. Certamente essa é a planta ideal para você cobrir arcos, treliças e obeliscos de jardins.
Altura média: entre 5 e 6 metros.
Sapatinho-de-judia – Thunbergia mysorensis
Sapatinho-de-judia, uma das plantas trepadeiras dessa lista com as flores mais belas possíveis, além disso são adaptadas ao nosso clima. Pois crescem nativas nas cordilheiras tropicais indianas.
A forma como as flores desenvolvem é muito semelhante as flores das Jades azuis e vermelhas,
Altura média: pode crescer até 6 metros, mas os cachos podem atingir 1 metro de comprimento.
Sete-léguas – Podranea ricasoliana
Maravilhosas flores rosas que veem em cachos, atraindo borboletas e beija-flores, pois suas flores são adaptadas a esses polinizadores. Uma trepadeira de crescimento rápido, folhagem cheia, perfeita para fazer uma garagem para seu carro em chácaras ou fazendas.
Mas elas não são apenas plantas trepadeiras bonitas, são também resistentes ao sol, calor e a seca. O que pode ser exatamente o que você procura em uma trepadeira.
Altura média: entre 3 e 6 metros.
Solanum – Solanum laxum
Flores brancas, suavemente perfumadas, e um bico amarelo central. Para que essa plantas cresçam alto você vai precisar amarrar seus caules em fios, corda e arames.
Se você gosta de flores diferentes do comum, mas que não percam o toque delicado essas são uma ótima opção para você ter em destaque no seu jardim.
Altura média: entre 6 a 12 metros.
Trepadeira-castanha – Tetrastigma voinierianum
Nativa do Sudeste Asiático, está é uma planta trepadeira que se desenvolve rápido e escala qualquer coisa que estiver por perto. Dessa forma ela cobre qualquer coisa rapidamente com sua folhagem densa e escura.
No entanto, o que faz ela diferente são seus caules vermelhos, e a folhagem nova coberta de pelos castanhos. Essas são uma daquelas plantas que também soltam seiva que acabam atraindo formigas.
Altura média: entre 4 a 8 metros.
Trompete Chinesa – Campsis grandiflora
O Trompete Chinesa é uma trepadeira para quem gosta de muitas flores. São trepadeiras lenhosas nativas de solos rochosos.
Sua folhagem é verde-escura e muito pesada, por outro lado suas flores em forma de trompete tem tons quentes que contrastam na folhagem.
Seu método de escalada é por raízes aéreas o que os torna adequados para cobrir todos os tipos de superfícies ásperas, incluindo troncos de árvores, mas mantenha elas longe de paredes de madeira.
Altura média: entre 5 a 8 metros de altura
Capuchinha – Tropaeolum majus
Essas aqui são certamente amadas por suas flores vivas, são plantas de crescimento rápido e simples de cultivar. Na verdade preferem até mesmo que não sejam tocadas.
Suas folhas são arredondadas lembrando as do lótus.
Existem variedades de capuchinha para quase todos os fins de jardinagem: cobertura de solo, beirais, pendentes e lógico que para escalada. Além disso suas flores são comestíveis, tendo sabor apimentado.
Altura média: 1 a 3 metros de altura
Tumbergia Azul – Thunbergia grandiflora
Certamente as plantas trepadeiras são as que mais tem variedades em tons azuis, e com a Tumbergia Azul não é diferente. Originaria também da Índia, ela cresce rapidamente em climas quentes, o que para nó é uma vantagem.
Estas plantas trepadeiras são ideais para usar como revestimento de paredes, cercas e pergolados, mas precisam de suporte.
Além disso são plantas bastante resistentes a pragas e doenças, desde que estejam nas suas condições de cultivo ideais.
Altura média: 4,5 a 6 metros de altura
Unha de Gato – Ficus Pumila
Confesso que acho essa trepadeira muito interessante, pois possui um crescimento diferente das demais plantas dessa lista. Ela se agarra a superfícies lisas como muros e paredes, e por ali mesmo fica.
Dificilmente essas raízes vão se soltar do local em que está, no entanto, com o desenvolvimento de galhos laterais isso pode acontecer.
Deve ser podada sempre que começar a sair de controle, pois como disse elas pesam, e podem destruir o apoio.
Altura média: 9 a 12 metros de altura
Glória Carmesim – Vitis coignetiae
As folhas de uma Glória Carmesim, são arredondadas e com covinhas, que se transformam em tons ardentes de vermelho, dourado e laranja quando o outono chega. É perfeita para cobrir uma grande estrutura, como um galpão ou garagem
Infelizmente ainda é uma planta trepadeira dificilmente encontrada em nossas terras, mas comum nos jardins de Portugal.
Altura média: até 15 metros de altura
Wistéria-japonesa – Wisteria floribunda
Umas das minhas favoritas dessa lista, a Wistéria é uma trepadeira conhecida por enfeitar muitos lugares com suas flores perfumadas. Além disso suas flores também agradam os olhos de quem as vê.
Mas sem os devidos cuidados ou colocação, pode se tornar uma planta destrutiva.
O fator mais importante a considerar quando cultivamos Wistérias é a localização. Pois a Wistéria é uma trepadeira que requer suporte e poda regular para mantê-la sob controle. Além disso é indicado cultiva-las em locais de áreas abertas, para ficar fácil de podar.
Altura média: 6 a 12 metros de altura.
Comentários