Como Plantar Grama Semeada em 5 Etapas para Ter um Gramado Mais Bonito que o do Vizinho.

Tempo de leitura: 6 min

Como Plantar Grama Semeada

Quer ter a grama mais verde que a do seu vizinho? Então você está no caminho certo, pois vou lhe mostrar como plantar grama semeada. A única e melhor maneira de se ter um gramado magnifico!

Você verá também como fazer a manutenção de seu gramado, para que ele sempre continue bonito e saudável.

Acompanhe essas 5 etapas para aprender à como plantar grama por sementes, além das 4 técnicas de manutenção do gramado perfeito.

Direto ao ponto.

Etapa 1 Para Plantar Grama Semeada – Compre as melhores sementes de capim.

Um bom gramado só se formara se for cultivado a partir das melhores sementes.

Procure sementes de capim que possuem resistência a doenças e insetos, resistência à seca e que não seja do tipo que invade canteiros, paredes e calçadas.

O preço dessas sementes de capim de alta qualidade é pequeno, pois se comparamos ao tempo que será investido na correção do gramado no futuro, acaba saindo melhor.

Para conseguir os melhores resultados no seu gramado, você precisa das melhores sementes de grama.

As sementes de boa qualidade que também iram determinar a beleza da cor e densidade do gramado, que irá cobrir o solo. Aposto que quem quer um gramado quer ele bem vivo e que cubra todo o solo.

Etapa 2 Para Plantar Grama Semeada – Prepare o solo

Para plantar um novo gramado, comece ao soltar o solo, com uma enxada ou qualquer outra ferramenta do tipo, o solo deve ficar solto em uma profundidade de cerca de 7 a 10 cm.

Depois remova pedras e paus que possam deformar o gramado.

Já aproveite também para nivelar o solo principalmente em locais onde o solo costuma a formar covas que podem acumular água. E ao soltar o solo evite deixa-lo em pedaços grandes

Nesta etapa é onde você também deverá corrigir os nutrientes do solo, pois depois tudo será o plantio.

Se o solo for arenoso demais tente misturar um solo mais argiloso, com uso de esterco e muita matéria orgânica o solo será ideal para plantar grama semeada. No entanto caso o solo seja argiloso demais acrescente um solo arenoso e também muita matéria orgânica.

A matéria orgânica pode ser compostagem, esterco ou húmus de minhoca. O importante é adicionar matéria orgânica ao solo já que ela irá manter o solo úmido por mais tempo e impedir que o solo se compacte com facilidade.

Viu algum adubo que serve para gramados e quer usa-lo? Agora é um bom momento para aplicar.

Etapa 3 Para Plantar Grama Semeada – Plante sementes de grama

Essa é uma das ferramentas mais comuns para fazer o plantio das sementes perfeitamente.

Como plantar grama semeada é muito fácil! Você simplesmente precisará espalhar as sementes uniformemente à mão pelo solo, mas não as deixe nem muito próximas nem muito longe uma da outra.

O ideal seria usar cerca de 640 sementes por metro quadrado, mas isso é difícil de se fazer manualmente.

Etapa 4 Para Plantar Grama Semeada – Cobrir as sementes

Tampe as sementes com cerca de 2,5 cm de solo corrigido da mesma forma que o outro. Firme o solo levemente e evite pisar nele já que isso pode causar compactação e matar as sementes.

Apenas de uma boa irrigada no solo, dessa forma a própria água irá fazer com que o solo se acentue.

Etapa 5 Para Plantar Grama Semeada – Molhe frequentemente

Mantenha o solo úmido, pois isso irá melhorar a taxa de germinação das sementes. Regue superficialmente, mas com frequência, isso é cerca de 1 vez por dia.

Plantar grama semeada pode ser feito entre as meses de principalmente de primavera, mas até o inicio do outono, pois nesse período as chuvas podem ajudar com a economia de água e trabalho.

Veja um passo-a-passo muito semelhante abaixo:

Manutenção de seu gramado:

Não adianta plantar as melhores sementes para nascer as melhores gramíneas, se você não for cuidar para manter as plantas vivas e viçosas.

A manutenção de gramados se baseia em arejar o solo, cortar a grama e remover as ervas daninhas. São técnicas de manutenção simples, mas são de retorno muito bom.

Ervas daninhas no seu gramado

Elas podem nascer em qualquer lugar, pois há muitas maneiras de serem trazidos para o jardim, seja por pássaros, animais e até mesmo pelas roupas.

Mesmo que a grama sufoque e impeça muitas ervas daninhas de nascer, existe uma longa lista de ervas daninhas que podem nascer e até mesmo matar seu gramado pouco a pouco.

A melhor opção para remover ervas daninhas do gramado é remove-las manualmente, mas muitas vezes o gramado poderá estar infestado de ervas-daninhas.

Confesso que arrancar ervas daninhas de um gramado é muito cansativo, por isso em alguns casos o uso de herbicidas pode ser útil.

Remoção de palha

Conforme as folhas do gramado vão morrendo elas vão se acumulando entre as folhas novas e o solo, essas folhas até certo ponto não são prejudiciais para a planta.

No entanto com o tempo elas se tornam uma barreira, essa barreira impede que a umidade e ar desça até as raízes.

O acúmulo cria um bloqueio, impedindo que a umidade e os nutrientes essenciais penetrem no solo e desçam até as raízes. É possível até mesmo identificar essas áreas em casos muito críticos.

Essas áreas se tornam macias ao pisar e a falta de nutrientes causará manchas no gramado assim como folhas feias e sem vida.

A melhor solução é usar um processo chamado de escarificação, que é um processo para remover a cobertura do gramado, ao como plantar grama semeada isso deverá ser um passo frequente dependendo da especie.

Mas para isso use ferramentas como um escarificador

Melhorar a drenagem

Um gramado com pouca capacidade de drenagem fica encharcado por horas, até mesmo dias. Esse tipo de problema pode levar a morte do seu gramado e outras complicações, isso se a drenagem não melhorar.

A causa mais comum para o jardim não drenar a água é a capacidade de absorção do solo. Por isso recomendei que você misturasse matéria orgânica e areia ao solo caso ele seja muito argiloso.

Assim como a descompactação aeração do solo é essencial para mante-lo macio e com alta capacidade de absorção.

Arejar

O processo de aeração permite que o ar e a água penetrem melhor no solo até a área onde estão as raízes.

A aeração é realizada através da criação de pequenos orifícios no solo, para isso você usar diversas ferramentas como um garfo de jardim, ou ainda ferramentas e maquinas especiais para a função.

Ao como plantar grama semeada você não precisará fazer isso de imediato, pois no preparado de solo você já arejou e amaciou.

Embora pareça um processo demorado e complicado de se fazer, ele só precisar ser realizado uma vez por ano, em locais com pouca circulação de pessoas.

Quer conhecer algumas ferramentas que permitem você fazer todas essas técnicas de manutenção? Assista o vídeo abaixo!

Quanto tempo demora para semente da grama nascer?

Pode chegar até 60 dias dependendo da espécie.

Dependendo da especie as sementes de grama podem demorar até 60 dias para nascer.

Se você estiver com muita pressa para cobrir uma área com grama a melhor alternativa continua sendo plantar os tapetes de grama. Com isso você irá pular a etapa de brotamento.

Dica Extra:

Você deve estar pensando, se as sementes demoram tanto para nascer como vou fazer para plantar grama semeada sem que o solo encha de ervas daninhas?

Isso é um pouco difícil já que o uso de venenos não deve ser usado no solo durante o crescimento das sementes do gramado.

Já plantou algum gramado alguma vez? Conhecia algumas das técnicas de manutenção?

Gostou desse artigo? Então compartilhe no Facebook é só CLICAR AQUI!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


3 Comentários

  • Ramon disse:

    Tndencioso. Matéria encomendada por vendedores de tapetes de grama.
    Pobre a matéria. Muito triste.

  • Valter disse:

    Muito bom essas dicas .

  • Valter disse:

    Muito boa essas dicas