Flores Nativas: Conheça 12 Espécies e Porque Cultiva-las.

Tempo de leitura: 7 min

Flores Nativas do Brasil

Buscando uma lista de boas flores nativas para ter em seu jardim e que iram te dar menos trabalho?

Se sim, esse é o artigo certo para você, separei algumas boas espécies de flores nativas do Brasil que você pode plantar e ter pouca dificuldade em cuidar.

Nesse artigo vou te mostrar 4 motivos de por que cultivar flores nativas, e além disso vou te mostrar algumas boas opções de plantas para você, dentre, arbustos floridos, arvores floridas, trepadeiras e muitos outros tipos de flores!

Direto ao ponto.

Porque Plantar Flores Nativas?

Existem muitas vantagens em se plantar Flores Nativas, conheça algumas delas.

Economizam água

As flores nativas geralmente precisam de menos água do que as plantas não nativas. Pois como as plantas nativas são adaptadas à quantidade típica de chuva que uma área recebe, geralmente não precisam de irrigação.

As plantas nativas também desenvolvem sistemas radiculares profundos que lhes permitem armazenar água por longos períodos, pois são adaptadas ao solo.

Não precisam de fertilizante

Se fertilizar suas plantas não nativas (incluindo sua grama não nativa) é como ver seu tempo e dinheiro indo pelo ralo, então você vai adorar as plantas nativas.

As plantas nativas se adaptaram ao solo de seu ecossistema. Portanto, se eles se adaptaram a solos pobres ou férteis, eles podem sobreviver com os nutrientes disponíveis no solo sem a ajuda de fertilizantes.

Isso não apenas economiza tempo e dinheiro, mas também é um grande benefício para o meio ambiente.

Menos venenos e pesticidas

Os pesticidas são outro poluente que as espécies nativas não requerem. Após anos de adaptação, as plantas nativas desenvolveram sua própria defesa natural contra insetos, doenças e fungos da região.

Logo esse tipo de problema será visto com menos frequência.

Resistência ao clima local

Como as plantas nativas se adaptaram ao clima local e às condições climáticas, é mais provável que elas sobrevivam do que as plantas não nativas.

Por exemplo, se você mora perto do oceano as plantas nativas do local terão melhor resistencia ao sal e a maresia por exemplo. O mesmo acontece em locais onde tem geadas, neve e falta de chuva.

Mesmo que a planta sinta o dano de uma geada ela muito provavelmente irá se recuperar.

Bromélia – Bromelia

Bromélia - Bromelia

São comuns de se encontrar por todo o Brasil. Geralmente essas flores nativas crescem em locais úmidos de floresta ou presos a árvores. Isso significa que as bromélias são adaptadas para climas quentes, úmidos e sombreados. 

As bromélias preferem a luz indireta, ou seja ambientes iluminados sem sol direto. No entanto, algumas delas podem suportam sol pleno. Uma vantagem dessas flores nativas é que suas flores podem durar por muitos dias, até meses.

E se você gosta de cores de flores nativas duradouras, invista em Bromélias.

Mas saiba que essas plantas tendem a morrer sempre depois da florada, o que acontece depois de 2 anos após o plantio.

Saiba mais sobre Bromélia e variedades diferentes dessas flores nativas do brasil nesse outro artigo.

Helicônia – Heliconia

Helicônia - Heliconia

Se você prefere flores nativas com folhagem e volume, prefira plantar Helicônias, nativas de florestas como a Amazônia, essas “bananeiras” crescem rápido e dão um ar de clima tropical a qualquer ambiente.

Essas plantas têm folhas grandes, semelhantes as bananas, em torno de caules grossos e resistentes. As hastes das flores formam folhas cerosas extremamente coloridas, dessa forma muitos beija-flores tendem a se sentir atraídos por essas flores.

Onze-horas – Portulaca grandiflora

Flores nativas

Com a crescente popularidade das suculentas nos últimos anos, a Onze-horas merece um lugar nessa lista. Certamente você amou saber que essa suculenta é uma das nossas Flores nativas, pois são apaixonantes devido as cores de suas flores.

Além disso são plantas despreocupadas crescem com facilidade, e são tolerantes ao calor e à seca. Seria uma das flores nativas ideais dessa lista para se iniciar.

Essas flores no entanto também são versáteis como cobertura de solo, além de se darem bem como plantas pendentes de sol pleno. Como crescem rapidamente podem ser usadas para preencher rapidamente os pontos vazios atraindo abelhas e borboletas.

Cipó-de-são-joão – Pyrostegia venusta

Cipó-de-são-joão - Pyrostegia venusta

Cipó-de-são-joão é uma trepadeira perene que carrega as mais maravilhosas chuvas de flores alaranjadas que se pode encontrar no mundo das plantas. Além disso elas tem folhas verdes exuberantes que são emparelhadas ao longo dos galhos finos e longos.

Se você ama trepadeiras e quer investir em uma que tenha flores, escolha essas flores nativas de Cipó-de-são-joão. Elas tem muita facilidade para crescer e se agarram a qualquer coisa.

Saiba que essas flores nativas, no entanto precisam crescer em ambientes bem ensolarados, se quiser ter o máximo de cor possível durante os meses de maio e setembro.

Além de tudo o Cipó-de-são-joão é uma planta resistente que tolerará geadas e secas, depois de adulta.

Alamanda – Allamanda cathartica

Essas flores nativas são favoritas de muitas pessoas por ai, não é difícil de encontrar um jardim com Alamandas. Certamente isso acontece devido a facilidade do cultivo dessas plantas nativas.

Desde que tenham muito sol, elas vão crescer muito em quase todos os ambientes e vão encher seu jardim com uma folhagem verde escura com muitas flores amarelas.

No entanto uma pequena dificuldade que essa planta pode te trazer é que seus ramos crescem rapidamente, exigindo uma poda frequente.

Viuvinha – Petrea volubilis

Flores nativas

A Viuvinha é uma linda trepadeira tropical que se parece um pouco com as glicínias com suas flores roxas em aglomerados. Um ponto interessante dessas flores nativas é que elas podem florescer varias vezes no ano.

Essas plantas nativas prosperam em sol pleno, mas toleram sombra parcial em solo úmido, fértil e bem drenados. Uma vez estabelecida, poucos cuidados são necessários, além de podas e regas ocasionais.

Saiba que por ela ser uma trepadeira você deve fornece uma treliça ou cerca. E não se preocupe quando ver folhas caindo, isso sempre ocorre antes da floração, mas depois a folhagem volta a crescer.

Caliandra – Calliandra harrisii

Caliandra é uma planta arbustiva que possui folhagens e flores extremamente ornamentais. Elas crescem rapidamente, atingindo um metro e oitenta de altura rapidamente, mas se não for podada pode passar os 3 metros.

Como você já deve esperar de uma flor nativa como essa, elas preferem sol pleno e ambientes com solo úmido.

Essas flores nativas chamaram atenção em seu jardim, pois possuem flores rosadas e felpudas. No entanto saiba que elas não combinam muito com jardim tropicais, o ideal seria jardins mais no estilo mexicano ou desértico.

Primavera – Bougainvillea

Flores nativas

Primavera é um arbusto que tem hábitos de planta trepadeira com lindas flores vibrantes. São resistentes a quase tudo além de extremamente versáteis, pois podem ser usadas como cerca-viva, portais ou como cobertura de pergolados.

Se você gosta de plantas com folhagem verde bonita e com flores vibrantes, tenha primaveras em seu jardim. Algumas variedades das cores de flores que você pode encontrar, são as rosas, roxas e brancas.

Jacarandá – Jacaranda

O jacarandá é uma bela arvore de floração tropical, podendo tornar o chão um tapete roxo sempre que florescer. Além disso é uma excelente arvore de sombra para ruas, parques e praças, podendo atingir 15 metros de altura facilmente.

Uma curiosidade é que essa maravilhosa arvore de flores nativas ficou tão famosa que hoje é possível encontra-la por todo o mundo, devido a facilidade de cultivo e resistência a climas amenos, certamente você vai amar também.

Flor-de-maio – Schlumbergera truncata

Flores nativas

Esse cacto tropical é nomeado assim, pois sempre floresce em maio, é além de uma boa flora nativa, uma execelente planta de sombra pendente

Bom, e embora seja um cacto essa planta não possui espinhos, então você pode cultivala sem sem o problema de se machucar

Para ter sucesso com essas flores nativas, não as plante em solos que segurem a agua, use muita matéria orgânica no solo, não regue em excesso, nem mesmo coloque ela no sol pleno. Seguindo isso você terá dificuldades com essas plantas.

Petúnias – Petunia hibryda

Uma bela flor perene que floresce o ano todo, e em muitas cores como pêssego, vermelho, branco, roxo vermelho, roxo, amarelo claro. Além disso é uma flor forte, fácil de cultivar.

Elas podem ser cultivas como planta pendentes de sol ou meia sombra, mas que quer aproveitar essas flores nativas ao máximo o ideal é que você as use em arranjos de vasos. Onde ela é a planta mais baixa combinada com uma planta alta ou folhagem.

Sininho – Abutilon megapotamicum

Sininho - Abutilon megapotamicum

Em todo o mundo muitas pessoas querem cultivar essas flores, mas dificilmente conseguem. No entanto existe uma vantagem para nós que moramos em seu território de cultivo.

Nosso clima, solo, tudo é ideal para que você possa ter essas belas flores nativas em seu jardim. Tenho certeza que você chamara muita atenção com elas!

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário