23 Plantas para Jardim de Inverno: Saiba Agora o que Plantar.

Tempo de leitura: 16 min

Quem não quer ter mais luz natural entrando em sua casa? Ninguém suporta casas escuras e sem circulação de ar! Mas isso só é possível de se fazer com um jardim de inverno, e para faze-lo precisamos dar vida ao escolher as plantas para jardim de inverno certas, ou vai ser apenas uma parede com vidros qualquer.

E quero te mostrar neste artigo, quais são as melhores plantas que você pode escolher para um jardim de inverno ficar único. Geralmente essas plantas são folhagens, mas te mostrar varias opções de flores que você pode cultivar nesses ambientes, você não terá apenas mais luz, mas também terá muita cor!

Primeiro quero te mostrar o que realmente é um jardim de inverno, depois veremos por que não usar qualquer planta, e por fim veremos as 23 plantas para jardim de inverno, e confesso que você vai amar a numero 23!

Direto ao ponto.

O que é um jardim de inverno e para que serve?

Um jardim de inverno é um cômodo feio junto à casa, mas com uma abertura externa ou protegido por uma vidraça que permite a entrada da luz no ambiente.

Outra forma de proteger um jardim de inverno é com um pergolado superior.

Mas para que serve?

O jardim de inverno é usado para recreação ou lazer no período mais frio do ano, geralmente no outono e inverno. Contudo na prática ele é usado também para o cultivo de plantas comestíveis ou ornamentais.

Outra função muito comum é a de promover a entrada de ar e iluminação em um ambiente muito fechado como ocorre nas construções feitas na divisa do terreno. Já as plantas para jardim de inverno ajudam a aumentar a umidade, limpar o ar e decorar um ambiente que poderia ser muito sem graça.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Porque não devemos usar qualquer planta no jardins de inverno?

Não devemos usar qualquer planta nos jardins de inverno, pois ele é um ambiente que recebe muita luz. No entanto essa luz não é direta de sol pleno.

Existem muitas plantas que crescem e florescem apenas no sol pleno, e o ambiente que um jardim de inverno proporciona são de poucas horas de sol direto ou até mesmo nenhuma.

Sendo assim as plantas ideais para esse ambiente são as de meia sombra ou luz difusa.

1- Peperômia e Hera:

As Peperômias são plantas com lindas folhas ornamentais estampadas, essas da foto são as Peperômias melancia. As mais lindas não minha opinião.

Elas são plantas herbáceas perenes nativas aqui do Brasil. Por serem plantas que crescem entre árvores as peperômias acabam sendo ótimas plantas para jardim de inverno, pois amam ambientes com sombra e luz indireta.

Quanto a rega essa planta é bem exigentes. As peperômias preferem solo com drenagem rápida e que sequem entre as regas, mas pode relaxar porque você poderá plantas peperômias junto com as próximas plantas.

Por serem plantas herbáceas baixas as peperômias acabam ficado ótimas como forração do seu jardim de inverno, dessa forma elas impedem que ervas daninhas cresçam no jardim. As peperômias também são ótimas plantas para se colocar em vasos.

2- Dedinho-de-moça:

A dedinho-de-moça é uma especie de suculenta muito fácil de cuidar. Por ser uma suculenta ela prefere sol pleno o dia todo, mas também crescem bem em meia sombra que é mais comum em jardins de inverno.

Como qualquer outra suculenta a dedinho-de-moça não gosta de ambientes úmidos e encharcados. Ela prefere muito mais que você a regue apenas quando o solo estiver totalmente seco.

Uma coisa que não mencionei sobre essa suculenta é que ela é pendente, ficando maravilhosa em vasos verticais ou pendurados. Sua cor é que chama atenção sendo de um verde claro incomum.

A dedinho-de-moça é de baixa manutenção esse por si só é um motivo para que você não mecha com essas plantas para jardim de inverno, eu recomendo que você evite manuseá-lá pois com qualquer toque as folhas podem cair.

3- Jade:

Uma mini-árvore suculenta, conforme as plantas jade vão crescendo vão se assemelhando cada vez mais com uma arvore ou bonsai. Sua folhagem é quem também tem valor ornamental, podendo ter varias cores, mesmo dando flores quando adulta elas são pouco valorizadas em jardins.

Quando se trata de plantar jade o ideal é que ela fique me um vaso com as condições de crescimento ideais. Essa planta é muito recomendada para jardineiros iniciantes pois é extremamente fácil de cuidar.

As jades tem uma facilidade enorme em se adaptar a varias condições de luminosidade, sendo que resiste em ambientes de sol pleno até sombra. No entanto a floração só ocorre quando ela está em sol pleno.

Outra vantagem dessa planta é que ela não gosta de ambiente úmidos e deve ser plantada em solo com drenagem rápida e sequem estre as regas.

4- Orquídea: 

Quem não gosta de orquídeas que atire a primeira pedra!

Orquídeas plantas para jardim de inverno são fenomenais, no entanto um pouco exigentes. Mas qualquer trabalho e tempo vale a pena com orquídeas, pois suas flores são recompensadoras. Tenho absoluta certeza que elas iram amar estar no seu jardim de inverno.

As orquídeas são plantas epífitas não parasitarias, ou seja crescem em árvores, mas as usando apenas como suporte. Sendo encontradas em todas as Américas com regiões tropicais e úmidas.

Por esse motivo as orquídeas no geral gostam de sombra, pois crescem entre arvores onde a luz é mais escassa. Obviamente isso varia de especie para especie, assim como a rega.

No geral as orquídeas são fáceis de cuidar, mas existem especies muito exigentes de todas as formas, sendo impossíveis de cuidar.

5- Violeta:

Pequenas flores quase que o ano todo, essa é característica principal das violetas. As violetas são plantas fáceis de cuidar desde que suas folhas não sejam molhadas, mas por serem baixas e pequenas é difícil evitar isso.

O seu principal valor ornamental são as flores que hoje estão disponíveis em varias cores como branco, rosa, salmão e violeta. Além de varias formas de pétalas.

Sendo assim é melhor que as violetas sejam plantadas em vasos pendentes no seu jardim de inverno. Elas são nativas das florestas nebulosas da africa. Dessa forma acabaram se tornando plantas para jardim de inverno ideias que gostam apenas de luz indireta e regas regulares em solo drenável.

Aprenda a cuidar de violetas aqui.

6- Bromélia:

Excelentes plantas para dar um toque mais tropical ao seu jardim de inverno. Suas flores é quem possuem valor ornamental mais duradouro, mas ainda assim as bromélias geram flores que duram muitos dias até meses.

No entanto depois da floração a planta começa a morrer. As Bromélias podem ser como as orquídeas e crescer em árvores ou podem ser terrestres, tudo varia da cultivar.

As bromélias são facilmente encontradas em florestas tropicais e no cerrado. Preferindo ficar em solo mais seco e drenável com luz indireta ou meia sombra.

Uma coisa interessante a se saber sobre as bromélias é que suas folhas folhas são quem mais absorvem nutrientes e água.

7- Espada-de-são-jorge:

Acho que todo jardineiro já deve ter tido uma Espada-de-são-jorge alguma vez na vida, afinal suas folhas são lindas e coloridas, mas também são plantas fáceis de cultivar com muita resistência.

Por crescerem com facilidade em ambientes com menos sol direto ela se torna excelente como plantas para jardim de inverno, exigindo pouca manutenção e cuidados. Mesmo sendo fácil de cultivar essas plantas temo crescimento lento, o que pode ser um problema para os ansiosos.

São varias as especies de Espadas-de-são-jorge todas com cores e formas diferentes, assim seu jardim de inverno poderá ter vários tons de verde.

A facilidade das Espadas-de-são-jorge a se adaptar a luminosidade e espetacular. No entanto as raízes não podem ficar em solo encharcado, isso pode levar ao apodrecimento da planta.

8- Pacová:

Também conhecida como Babosa-de-pau, nome devido ao seu caule gordinho. Mas o que realmente chama a atenção nessa planta são suas folhas com um verde brilhante surpreendente, que lembra muito a couro.

Essa nativa brasileira é marcada como epífita, mas pode ser plantada no solo também, desde que ele seja bem drenável e com muita matéria orgânica. Por ser epífita essa planta gosta de meia sombra ou luz indireta.

Seguindo as recomendações certas o Pacová acaba se tornando uma planta de fácil cultivo que trara muita beleza ao seu jardim de inverno e um charme tropical para sua casa.

9- Samambaia: 

Uma das plantas para jardim de inverno mais antigas do mundo, tão antigas e resistente que viram os dinossauros nascerem e morrem em um piscar de olhos. As samambaias são plantas bem rústicas mesmo, se multiplicam por esporos, e absorvem nutrientes e água pelas folhas.

No seu jardim de inverno as samambaias podem muito bem ocupar o espaço aéreo do seu jardim assim como as paredes, em vasos verticais e pendurados.

São inúmeras as especies de samambaias encontradas em todas as regiões de florestas tropicais e úmidas do mundo. As samambaias são plantas fáceis de cultivar desde que você as mantenha em solo úmido e longe da luz direta do sol.

Essa é mais uma das plantas para dar um ar tropical ao seu jardim vertical.

Aprenda a cuidar de samambaias aqui

10- Lirio da paz:

Mais uma especie de plantas para jardim de inverno com flores, os lírios da paz são plantas fáceis de cultivar sendo muito utilizado na decoração do interior de casas. É uma planta nativa da região equatorial na América do Sul.

Essa é a planta certa para quem quer flores no jardim de inverno desde que ele não fique totalmente exposto ao sol, o sol pode queimar suas folhas. Outro ponto de destaque do lírio da paz, são suas longas folhas, de coloração verde escura e aparência brilhosa.

Uma necessidade dessa planta é a umidade que é necessária para que ela continue sempre impecável. Manter as folhas úmidas é também necessário.

Mas com esses cuidados um lírio da paz pode manter suas “flores” por muitas semanas e até meses.

11- Palmeira ráfis:

Uma palmeira de pequeno porte muito comum em ambiente internos ou jardins de inverno. Seu uso ornamental está no caule coberto por fibras e na folhagem densa, alongada e verde escura.

Ela é nativa da Asia e China sendo perene e formando com o tempo uma grande touceira de mais palmeiras.

A Palmeira ráfis pode ser cultivada no contato com o sol ou na meia sombra, ela é bem resistente. O que ela não tolera é o frio que pode mata-lá. Já a rega deve ser frequente, sempre mantendo a planta úmida, mas jamais encharcada. Manter suas folhas sempre úmidas também faz muito bem.

A palmeira rafis é também uma daquelas plantas que purificam o ar segundo a própria NASA.

Nos ajude compartilhando esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

12- Zamioculca:

Mais uma planta para a lista das super resistentes. Suas folhas brilhantes e carnudas são quem possuem valor ornamental. É ideal para se plantar em regiões sombreadas onde outras plantas para jardim de inverno normalmente não sobreviveriam.

Suas flores são bem simples e sem graça, sem valor ornamental nenhum. As zamioculcas também tem crescimento lento, mas podem crescer bastante.

No entanto para que as zamioculcas cresçam saudáveis e fortes elas devem ser plantadas em solo muito drenável rico em matéria orgânica, assim ela pode ser regada regularmente. Mas sem que ocorra o acumulo de água no fundo.

13- Palmeira chamaedórea:

Essas belas palmeiras tem o ritmo de crescimento lento, então não precisa se preocupar muito com ela ocupar todo o seu jardim de inverno te impedindo de ter outras plantas. E tende a crescer menos quanto menor a quantidade de sol que ela recebe. Assim temos uma palmeira de baixa manutenção com no máximo 1 metro de altura.

Ela é nativa da América central e Guatemala, sendo normalmente usada como planta ornamental no mundo todo, devido ao seu apelo tropical bem demarcado, mas além disso temos a facilidade de cultivo dessa palmeira.

Ela deve ser cultivada em jardins de inverno com meia-sombra, com substrato rico em matéria orgânica para deixar o solo drenável, permitindo a rega frequente. Essa palmeira não deve ficar em contato direto com o sol, ele pode causar queimaduras na folhagem.

14- Palmeira-leque:

Que palmeira mais maravilhosa, ou não? Essas folhas são únicas!

Não preciso nem dizer pelo que essa palmeira é cultivada, qualquer um percebe logo de cara. As folhas arrendondadas dessa palmeira formam gigantes leques que lhe renderam o nome de palmeira-leque.

Essa é uma das maiores plantas que você terá no seu jardim de inverno, podendo chegar aos 3 metros de altura. Mas seu tronco é pequeno não ocupando muita área, e permitindo o plantio de outras plantas

A palmeira leque gosta muito de umidade e calor, no entanto deve ser cultivada em meia sombra ou sol pleno, com solo fértil de drenagem rápida enriquecido com muita matéria orgânica. É interessante proteger essa planta de ventos, pois podem rasgar sua belas folhas.

15- Árvore-da-felicidade:

Esse é um arbusto que cresce com facilidade em varias regiões tropicais e subtropicais da Asia. Esse gênero são divididos em duas especies principais chamados de macho e fêmea. No entanto não precisam um do outro para prosperar. Isso faz apenas parte de um superstição chinesa.

A Árvore-da-felicidade tem seu valor ornamental das suas folhas pequenas e densas quando aplicadas técnicas de corte. A lenda por traz dessas plantas para jardim de inverno diz que as pessoas que as ganham, terão o lar repleto de harmonia.

Elas tem uma resistência a luz solar muito grande podendo ficar no sol pleno o até mesmo na sombra, desde que o solo seja drenável com areia e rico em matéria orgânica

16- Ciclanto:

Ciclanto

O Ciclanto é um arbusto perene nativo da região amazônica, que pode chegar até 2 metros de altura. Suas folhas são grandes tendo até um metro de comprimento e é nelas que está seu valor ornamental.

Essas plantas para jardim de inverno possuem uma fragrância adorável, variando de canela para baunilha. Esse fator também é ornamental.

Para cuidar dessa planta precisa-se elas estejam em ambiente úmidos e quentes, pois ela não se desenvolve bem em climas quentes. o melhor para essa planta é cultiva-lá em solo com esterco de gado bem curtido. Evitar também que ela receba sol direto é essencial, com exceção do sol da manhã

17- Pleomele:

Uma planta com folhagem que lembra o clorofilo, no entanto essa é uma planta arbustiva semi-lenhosa que pode chegar aos 3 metros de altura. É muito usada no paisagismo e decoração de interiores.

Acredito que essas plantas para jardim de inverno sejam uma das melhores para ter em jardins de inverno, pois elas são capazes de purificar o ar eliminando formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.

Sua resistência quanto ao sol também é de se admirar ela pode ficar em sol pleno ou em sombra com luz solar indireta. O solo também deve ser fértil muito bem drenado e rico em matéria orgânica. Embora o Pleomele seja resistente à luz solar ele acaba preferindo ficar na meia sombra, ainda mais quando o ambiente é muito quente.

18- Pau d’água:

Essas plantas para jardim de inverno são nativas de toda a africa tropical, suas folhas é quem possuem valor ornamental, mesmo que essa planta gere flores perfumadas. A planta pode chegar a até 6 metros de altura quando está no solo.

Mesmo com o nome Pau d’água essa planta prefere ambientes quentes com solos úmidos, mas muito bem drenáveis. Já mesmo podendo ficar em sol pleno o Pau d’água prefere a meia sombra em regiões maias quentes. Esterco de gado também funciona muito bem na composição do solo dessa planta.

Certamente o Pau d’água deixará o seu jardim de inverno muito mais bonito com o contraste de seu tronco e folhas.

19- Singônio:

Uma herbácea de forração com folhagem muito decorativa, que varia de acordo com a idade da planta. Mesmo produzindo flores com valor ornamental o que mais importa no Singônio são suas folhas.

Para se cultivar o Singônio você terá que planta-lá em um ambiente com meia sombra. O solo deve ser bem drenável rico em matéria orgânica, mas a umidade deve ser constante.

O Singônio quando cuidado com muita dedicação pode se tornar uma planta trepadeira, é muito legal ver isso!

20- Begônia:

Existem diversas especies de begônias sendo plantas cujo seu principal valor ornamental está nas flores que podem ser nas cores amarela, vermelha, rosa, branca, laranja ou com cores misturadas. O legal também é que essas plantas é que elas florescem o ano todo.

A begônia pode crescer até 30 cm de altura, sendo ideal para vasos ou bordaduras com mais destaque. As begônias são excelentes para jardineiros inexperientes pois seus cuidados e manutenção são simples. No entanto os resultados são incríveis.

Como as demais plantas para jardim de inverno dessa lista as begônias preferem meia sombra com solo úmido e bem drenável.

21- Antúrio:

O antúrio é uma planta muito fácil de cuidar, pois requer muito pouca atenção para manter flores bonitas por muito tempo. Os antúrios também são plantas nativas da amazônia, onde crescem entre as arvores.

Com o cuidado certo e a fertilização regular, a planta produz constantemente novas flores. No entanto, existem ciclos de três meses de floração, com alguns meses sem floração e depois três meses de floração novamente.

Os antúrios gostam de ficar em locais bem iluminados, mas não gostam da luz solar direta. O solo do antúrio deve ser parecido com o de orquídeas assim como o resto de seus cuidados.

Aprenda a cuidar de antúrios aqui.

22- Beijo pintado:

O Beijo pintado é nativo da Nova Guiné e vem sendo cultivada e aprimorada a muito tempo pelos jardineiros ingleses, esse aprimoramento deixou a planta com flores muito maiores do que os beijos comuns.

O beijo pintado ama luz solar, no entanto muita luz direta pode ser prejudicial para a planta. O recomendável é que ela tome pelo menos 4 horas de sol por dia. Mas como estamos tentando projetar um jardim de inverno isso não será um problema.

Regue elas quando o solo começar a secar, essas plantas para jardim de inverno preferem solo sempre úmido. No entanto, eles não podem tolerar solo encharcado ou muito seco. Se o solo secar completamente entre a rega, sua planta pode murchar ou perder flores.

23- Jasmim de inverno:

Uma trepadeira resistente de baixa manutenção, que produz muitas flores na primavera e no verão. Essa planta é excelente para crescer nas paredes um um jardim de inverno.

A Jasmim de inverno pode se adaptar muito bem ao sol pleno ou sombra que é o que queremos para nosso jardim de inverno. O solo também deve ser rico em matéria orgânica, pois isso permiti a drenagem da água assim como uma maior retenção da umidade.

Então você tem um jardim de inverno ou pretende construir? Quais plantas você já tem? Qual planta dessa lista te chamou a atenção? Tem alguma outra indicação de planta? Me conte ai nos comentários!

E se você acha que tem alguém que gostaria de ver essas plantas para jardim de inverno, compartilhe! Você pode CLICAR AQUI e compartilhar no Facebook! Isso nos ajuda muito a continuar escrevendo.

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!