18 Melhores Elementos de Jardim para Usar na Decoração de seu Quintal!

Tempo de leitura: 17 min

Tem um jardim grande para embelezar e quer ir além de canteiros e plantas diferentes? Então você veio procurar os elementos de jardim e inspiração no lugar certo!

Neste artigo vou te mostrar 18 ideias de projetos que você pode optar por fazer e não só ocupar uma grande área no seu jardim, mas embeleza-lo. Mas além disso darei dicas valiosas de como criar um design de paisagem legal e escolher as plantas certas para o local.

Tudo para que você possa criar um jardim com os elementos certos em que tudo fique perfeito sem aquela sensação de não estar bom.

Direto ao ponto.

6 Dicas para Montar o Design usando os Elementos de Jardim

Antes de vermos quais elementos podemos usar para formar um jardim ainda mais bonito, eu gostaria de te dar algumas dicas para usar esses recursos sem se arrepender depois.

É complicado querer mudar um lago de lugar ou forma depois de ter se passado dois meses. Então veja essas dicas para fazer um jardim magnifico de primeira.

1- Integre seus ornamentos entre os elementos de jardim!

A regra mais importante com os elementos e items de jardim é agrupá-los com as plantas. É improvável que um elemento como um lago com apenas água e pedras no centro de um espaço vazio fique legal, mas se adicionar-mos plantas aquáticas e plantas ao redor ficará legal.

Tome cuidado com o tamanho, se for muito pequeno, parecerá perdido e algo grande demais sobrecarregará o espaço.

2- Paisagismo define o tom

A cor e o estilo de todo o ambiente ao redor também influencia no planejamento da colocação e design dos items. Gosto de dividir principalmente em rustico e moderno.

Caminhos em preto ou prata, organizados em um design regular, formarão o cenário perfeito para um esquema elegante e moderno, enquanto rodelas de madeira um pouco mais dispersas formão um padrão mais rustico.

O mesmo funciona para o estilo do elemento que você que por no jardim. Um gazebo de bambo não combina muito com uma casa moderna nem mesmo pequena. Atente-se ao tamanho do ambiente e e elemento.

3- Nunca economize em seus canteiros

Se puder ocupar os espaços entre pedras, ocupe! Assim como se você puder cobrir espaços aéreos e o solo no chão, sempre use muitas plantas para cobrir casa espaço possível.

4- Mantenha seu gramado em forma

Olhe para o seu jardim e a maior planta, que ocupa mais espaço provavelmente será o gramado. Se for um jardim verde, sem falhas e bem podado será a primeira boa impressão do jardim.

Mesmo em um jardim com muitos elementos que podem atrapalhar na manutenção o gramado é fácil de se manter. Na verdade elementos de jardim como caminhos e áreas de lazer especificas ajudam à manter o gramado.

5- Crie uma zona de conforto com plantas

A beleza é superficial, as plantas podem fazer mais no jardim do que apenas deixa-lo bonito. As plantas certas, usadas da maneira certa, podem realmente adicionar conforto ao seu jardim.

Plantas perenes em larga escala ou gramíneas ornamentais podem dar privacidade. Uma árvore bem colocada pode fornecer sombra no calor da tarde de verão.

Apenas não pense que você não tem espaço suficiente para uma árvore? Ainda mais com tantas árvores ornamentais compactas disponíveis no mercado, provavelmente existe uma para você.

6- Conheça o propósito do seu jardim.

Historicamente, todos os jardins foram projetados com um dos três objetivos em mente, escreveu o arquiteto paisagista Eckbo: gerar comida, ter espaço de vida ou ser visualmente agradável.

Pergunte a si mesmo, “qual proposito você deseja que o seu jardim cumpra?”

Com uma resposta em mente, você pode projetar um espaço com dupla função, misturando plantas ornamentais e comestíveis em um único canteiro, por exemplo.

Maracujá em um pergolado e canteiros de flores, e plantas de sombra. O maracujá produz sombra e frutos e as outras plantas iram decorar o ambiente

Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

18 Elementos para adicionar ao seu Jardim e deixa-lo único

Agora vamos ver os elementos que você pode adicionar ao seu jardim para compor uma paisagem mais completa, bonita e unica.

Gazebo

Um gazebo de jardim é uma estrutura com uma visão aberta, mas tem um teto para fornecer abrigo. Eles são feitos principalmente de madeira ou suportes metálicos.

Os gazebos são usados ​​para adicionar um toque de luxo ao jardim e criar uma cena legal e relaxante. Eles são relativamente baratos de construir.

Um gazebo também pode ser usado como sombra em jardins grandes ao ar livre, onde as pessoas podem se sentar e desfrutar de um ambiente calmo.

Se você quer deixar um jardim mais luxuoso um gazebo pode ser local perfeito para spa ao ar livre com banheiras de hidromassagem e tudo mais. Só é necessário usar materiais opacos para as cortinas laterais.

Tomar um banho ao ar livre dentro de um gazebo protegido da visão esterna é muito luxuoso. O gazebo pode também criar compartimentos diferentes para servir como local para troca de roupa de banhistas troca.

Um gazebo pode ser muitas coisas além de um local com bancos e sombra, deixe sua criatividade explodir…

Se preferir assista ao vídeo abaixo para aprender a fazer um gazebo com bambu, muito barato e leve de se trabalhar.

Lago

Por que criar um lago além de poder ter peixes em seu quintal?

Existem muitos motivos que podem te levar a fazer um lago em seu jardim, primeiro é fácil e barato, em segundo lugar permite que você cultive plantas aquaticas e que gostem de umidade.

Imagine ter uma flor de lótus em seu jardim, o quão incrível isso seria?

Além disso o ambiente se torna mais úmido, divertido e vai dar muita inveja nos vizinhos, amigos e familiares ao ver um lago ainda mais com peixes.

Mas e os mosquitos, não vão aproveitar?

Se você cuidar do lago não, os peixes se alimentam, o lago também atrairá libélulas que se alimentam de larvas de mosquitos e além disso se a água for movimentada o mosquito não se desenvolverá.

Além disso remover o excesso de vegetação e detritos orgânicos que fornecem comida às larvas de mosquitos, abrigo do sol e esconderijos de predadores são formas alternativas de prevenir os mosquitos.

Veja o vídeo abaixo e aprenda como criar sua própria lagoa de quintal.

Pedras são os elementos de jardim mais versáteis!

Já imaginou como que pedras podem ser uteis em deixar um jardim mais bonito? Mesmo sendo simples pedras grandes ou mesmo pequenas podem transformar um jardim em algo mais rustico ou ainda mesmo em algo mais moderno.

Elas também podem ser usadas em seu lago para dar um toque mais natural e essa é a ideia.

As pedras pequenas podem ser usadas para fazer caminhos, dar cor e até servir como cobertura de plantas como cactos e solo.

Já as pedras grandes podem servir com caminho de laje e ainda com pontos focais, o que consequentemente ajuda a dar mais textura e semelhança ao “natural”. Você pode plantar flores ao redor de uma pedra grande para conseguir uma combinação rustica.

Riacho e Cachoeira

Gostou da ideia do lago e quer ir além? Então faça uma cachoeira com riacho.

Isso vai garantir que os mosquitos também não se propagem e manterá a água oxigenada para os peixes de diversas especies. É mais trabalhoso eu sei, mas definitivamente será único!

O quão relaxante pode ser ficar em seu gazebo descansando vendo suas plantas, flores e animais que elas atraem ao som de uma cachoeira?

Nesse momento o jardim se torna totalmente ligado à natureza.

Tudo que você ira precisar para fazer a cascata e o riacho funcionar será uma bomba que estará sempre reutilizando a água do próprio riacho e o devolvendo com adição de oxigênio.

Veja o vídeo abaixo para conhecer uma bomba submersa.

Caminhos que liguem os outros elementos de jardim…

Caminhos que liguem os outros elementos de jardim...

O caminho irá demarcar por onde você irá passar, assim como todos que entrarem em sua casa. Dessa forma você não verá muitas pessoas invadindo locais que você não quer.

O caminho deve ser ondulado para dar a impressão de distancia e de espaço mais amplo. Assim como deve passar por todo o jardim.

Com um elemento tão importante como o caminho por que não aproveitar para usar o máximo de sua beleza. Podemos usar pedras, formas, madeira, pedriscos e troncos para fazer o seu caminho como quiser.

Veja como fazer blocos de cimento para caminho de jardim.

Cerca de madeira

Cerca de madeira simples para jardim

Uma cerca baixa e com espaçamento, a sua real principal função é simplesmente demarcar os limites da propriedade ou área. Talvez com animais e crianças no local ela possa ser mai útil podendo prende-lo no local.

Também quando bem feita essa cerca de também proteger plantas delicadas do vento forte. Isso também varia do estilo da cerca.

Uma cerca de tábua sólida exige mais madeira e cria uma sensação de encaixotamento. Uma dessas cercas com espaços pequenos e simétricos protege o seu jardim enquanto ainda permite ventilação olhares.

As cercas trilho exigem menos madeira, mas tem uma tendência a simplesmente definir a linha da cerca, não em proteger o local

Veja a ideia abaixo. Foi usado ripas de palete para fazer essa cerca super útil para jardim ou horta. Depois de você fazer a cerca é recomendável passar verniz e uma camada de tinta.

Uma dica se você usar madeira de palete é deixar a madeira de molho em água para que ela não rache com o prego.

Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Cerca-viva

Cerca-viva

Esse elemento irá exigir muita manutenção e cuidados, afinal você estará lidando com plantas. Uma cerca viva pode servir para 4 funções principais: Segurança, bloqueio de som e bloqueio de visão e estética.

Algumas cercas vivas são puramente decorativas. Os arbustos usados ​​para a função de segurança devem crescer densamente e possivelmente ter espinhos ou folhas espinhosas.

Além disso, as cercas vivas são úteis como paredes de privacidade e quebra-ventos. Para esses dois propósitos, você precisa de arbustos mais altos que os de decoração.

Já escrevi um artigo muito completo sobre cercas vivas nele dou vários exemplos de especies que você pode usar.

Bordaduras organizam os outros elementos de jardim.

Bordaduras organizam os outros elementos de jardim.

Bordaduras são elementos de jardim muito semelhantes as cercas vivas, no entanto são baixas e elas tem a função de demarcar e contornar um canteiro com outras plantas dando mais beleza.

As bordaduras servem também para margear caminhos, dando um colorido todo especial ao jardim.

Os tipos de plantas que você irá usar também são especificas e dependem das condições de luz do local onde iram ficar.

Treliças por todos os lados!

Treliças por todos os lados!

Treliças são estruturas de madeira, ferro ou de arames (tela). Essas estruturas podem ser usadas para proteger um local, no entanto seu uso na jardinagem é principalmente permitir que plantas trepadeiras possam subir e cobrir a área.

Você pode cobrir áreas verticais e horizontais com o uso de treliças, isso vai abrir seus olhos para usar a infinidade de plantas trepadeiras que existem.

Já conhece a clematis, jade, alamanda, amor-agarradinho? Elas são todas plantas trepadeiras que você pode ter em seu jardim, principalmente com o uso de treliças.

Pergolado um dos elementos de jardim mais famosos e que te permite ter plantas trepadeiras

Pergolado um dos  elementos de jardim mais famosos e que te permite ter plantas trepadeiras

As pérgulas existem há séculos. Originalmente, elas eram usados ​​mais para o cultivo de uvas e trepadeiras.

Uma pérgola é um elemento de jardim que forma uma área de estar sombreada com postes ou pilares verticais que suportam uma estrutura do tipo telhado de vigas formando uma estrutura aberta e robusta.

Ou seja é a uma estrutura de telhado.

Como resultado um pergolado pode incorporar sozinho, beleza ao seu quintal. Sendo estruturas de jardim que proporcionam assentos, sombra e conforto fora de sua casa, é como uma varanda descolada da casa.

A pérgola cuidadosamente projetada e posicionada fornecerá personalidade ao seu espaço ao ar livre e definirá uma área separada do resto do quintal .

Existem vários modelos que você pode optar por escolher fazer em seu quintal, alguns mais fáceis que outros. Contudo em qualquer pergolado você ganhará mais espaço para plantas, seja trepadeiras ou em vasos pendurados.

O pergolado é uma estrutura que exige muitas maquinas de corte de madeira especiais e o mais indicado é fazer a procura de uma marceneiro. Veja o vídeo abaixo de uma pérgola sem parafusos ou pregos, apenas encaixes.

Obelisco

Obelisco

Um Obelisco é uma estrutura que que auxilia as plantas como tomates a não caírem com o próprio peso. São estruturas simples, mas que acabam se destacando pela altura.

A unica coisa que você pode fazer é posicionar os obeliscos de form simétrica.

Anões ou gnomos um clássico dos elementos de jardim.

Anões ou gnomos um clássico dos elementos de jardim.

Um gnomo de jardim é uma estatueta de uma pequena criatura humanoide geralmente vista usando um chapéu alto e pontudo de cor vermelha. Os gnomos de jardim são produzidos para serem usados ​​apenas para a finalidade de decorar um jardim.

Além disso acredita-se que quem os usa está protegido do mal e das energias negativas.

Estas figuras tiveram origem na Alemanha no seculo 19, posteriormente se espalharam até chegarem aos EUA onde viraram febre.

Seu carácter é simplesmente decorativo podendo ajudar a formar paisagens mais amigáveis e coloridas.

Luzes

Luzes em paisagismo

Um jardim com vários elementos e plantas diferentes deve ter luz para mostrar sua beleza até mesmo durante a noite, e também por outros motivos.

Muitas pessoas estão sempre preocupadas com sua segurança, e as luzes de jardim podem ajudar à resolver isso, já que os jardim podem se tornar escuros durante a noite. 

Se o proprietário tiver câmeras instaladas, será possível ver claramente qualquer atividade que ocorra do lado de fora. 

Caso também alguém da casa decida sair para tomar ar fresco à noite, poderá sair sem tropeçar acidentalmente nas raízes das árvores ou nos vasos de flores, certamente as luzes ajudam nesse ponto. 

Ser capaz de andar em condições seguras pode fazer com que todos se sintam seguros em qualquer situação.

As luzes também iram espantar gatos que podem derrubar tudo ao redor.

Pontos de foco

Pontos de foco de jardins
Nesta imagem arvore é o ponto focal principal

Uma estátua bem posicionada, um agrupamento de plantas de contraste, um banco confortável ou um hibisco vermelho bem chamativo são exemplos de coisas que podem servir como ponto focal no jardim.

Esses elementos proporcionam um local para os olhos descansarem ao apreciar a vista, mesmo que o jardim seja pequeno.

Os pontos focais podem até mesmo ser um objeto no quintal do seu vizinho, como um lindo ipê roxo florescendo, então basta apenas “emoldurar” o objeto de seu próprio quintal.

Um tipo de ponto focal bem simples é adicionar uma planta de flores fortes num vaso para deixa-la mais alta em um local sem muitas cores .

Compartilhe esse artigo no Facebook é só CLICAR AQUI!

Casa de pássaros

Casa de pássaros no jardim

Uma casa de pássaros é muito barata de se comprar, assim como é fácil de fazer. Imagine ter lindos pássaros cantando em seu quintal não é algo exclusivo?

Além disso a natureza fica feliz por ajuda-la, você está contribuindo com ela. As crianças também ficariam feliz em ver como os pássaros nascem e a vida deles funciona na pratica.

Os pássaros que você atrair também te ajudaram comendo ervas daninhas e ainda por cima se alimentando de pragas como cochonilhas

Armário de ferramentas

Armário de ferramentas para jardim

Manter tudo organizado é difícil ainda mais em jardins grandes, por isso o ideal é que todo jardim tenha um local onde possa ser guardado todo o equipamento que foi utilizado.

O jardim não fica feio e desorganizado nem mesmo o local do deposito. Na verdade qualquer visitante percebe que você se empenha no jardim.

Um armário de ferramentas pode ser simplesmente feito com uso de canos de PVC grossos o suficiente para que os copos do equipamentos entrem em um pedaço de 20 cm.

Já imaginou que uma Torneira em destaque possa funcionar como elementos de jardim?

Já imaginou que uma Torneira em destaque possa funcionar como elementos de jardim?

Seu jardim terá muitas plantas? Com certeza né, então por que não colocar uma torneira para ser usada nos fundos da casa ou onde é que estiver seu jardim?

Muitos jardineiros não pensam nisso e não fazem ideia de como o trabalho de acesso a água no jardim é importante. Ainda mais se você pretende um dia trabalhar com um sistema de irrigação.

Uma boa maneira de fazer uma torneira é deixa-la alta com uns 50 cm e no chão fazer um tipo de calçada com para que você possa lavar os pés e mãos.

Fogueira

Fogueira no jardim

Tem espaço para fazer uma fogueira? O que acha de reunir quem você gosta ao redor de uma fogueira aconchegante, e jogar conversa fora enquanto assa alguma coisa?

Seria diferente não é mesmo?

Além de diferente seria uma ótima opção de decoração em um jardim com toque mais rustico para sítios e fazendas, por exemplo.

Veja o vídeo abaixo de como é simples fazer uma fogueira de jardim.

Área de lazer como elemento de jardim.

Área de lazer como elemento de jardim.

Acredito que todo jardim deve ter uma área de lazer, seja um banco, uma mesa com cadeiras ou ainda uma rede. Enfim qualquer coisa que permita você sentar e relaxar vendo seu jardim.

Essa área de lazer pode ser próximo a fogueira, em baixo do pergolado, dentro do gazebo.

Como escolher plantas para meu jardim?

Agora que você já tem varias ideias de elementos de jardim para compor uma paisagem relaxante, quero te mostrar algumas dicas que você pode usar para escolher as plantas certas e deixar seu trabalho certamente ainda mais completo.

Que tipo de solo você tem?

Faça um teste de pH é simples de se fazer com materiais caseiros, veja esse vídeo para fazer o seu. Você também pode comprar um teste, mas eles são

Entenda também qual o tipo de solo, arenoso, argiloso, veja se o solo está compactado, analise quais ervas daninhas crescem nele.

Só depois de entender qual o solo que você tem comesse a fazer uma correção onde for necessário principalmente com matéria orgânica.

Com o solo corrigido escolha plantas que podem sobreviver nele com facilidade.

Escolhendo as plantas para áreas de sombra e sol.

Escolhendo as plantas para áreas de sombra e sol entre os seus elementos de jardim.

Há sombra em seu jardim? Ela é vazada ou é completa? Mesmo com sombra o local recebe muita luz indireta?

Conheça os pontos de sol e sombra de seu jardim agora e no futuro já que estamos lidando com projetos grandes que podem mudar o ambiente do local.

Esses pontos te ajudaram a escolher as plantas de acordo com suas necessidades de luz, sol pleno, meia sombra e sombra. Já escrevi vários artigos que tratam do assunto, veja algum deles:

Como criar um esquema de plantio de sucesso que combine com seus elementos de jardim.

Sempre tenha em mente a regra “planta certa, no lugar certo“. Além disso, sempre plante em grandes quantidades para obter o máximo da sua planta.

Agrupe-as em três ou cinco para formar amplas faixas de cores em seu jardim. Não tenha medo de preencher espaços nos canteiros com plantas e flores aleatórias, os mais belos canteiros, bordas e vasos estão combinando com cores e várias alturas diferentes.

Apenas não plante nada que possa interferir uma na outra, por exemplo plantas muito baixas pode ser sufocadas.

Escolha plantas atraente e de manutenção baixa.

A não ser que você queira todos os dias estar podando e eliminando as folhas mortas, escolha uma planta de manutenção baixa e de quebra seja bonita.

Quais elementos de jardim você mais gostou e pretende usar em um projeto? Gostou das dicas para escolher as plantas certas e criar um Design surpreendente? Deixe um comentário para que possamos trocar informações!

Gostou desse artigo e quer compartilhar? Então CLIQUE AQUI para compartilhar no Facebook! Isso me ajuda muito e incentiva a criar mais conteúdos como esses.

Comentários

Conheça 321 Plantas Ornamentais para Plantar

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários